Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

boa tarde, tudo tranquilo? Queria dicas de qual kit CPU + placa-mãe + RAM comprar até uns R$ 2000-2200.
Uso para edição de vídeos, motion e design gráfico, utilizando mais o after effects, photoshop e premiere. Também jogar uns jogos aí kkkk (como EA FC, CS 2, cod warzone, nba 2k)

e se possível, qual valor posso anunciar o kit anterior (sei q a placa-mãe provavelmente é descarte)

tenho a seguinte configuração:

i5 4460
B85M-G ASUS (está com defeito e por isso preciso fazer esse upgrade no kit)

12gb ram (4+8 1600mhz)
SSD 480gb WD sata III
fonte xpg pylon 650w (comprada em fev/2023)

RTX 2060 6gb ASUS dual oc (dez/2022 - sei que é muito acima do kit atual, comprei mas não consegui fazer logo o upgrade)

gabinete ninja aero (mid tower)

estou em duvida entre kit do i5 12400f, i5 12600kf, i5 13gen, r7 5700x ou o 5700x3d se pegasse uma promo, mas não sei se tem outro kit nessa faixa de preço que teria desempenho superior. Se possível com 32gb ram

agradeço desde já

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de CPU, RAM e placa-mãe para trabalho e jogos até R$ 2300,00
Postado

Por volta dos R$2.300, pra montar um bom kit com Ryzen 7 e 32GB de RAM, você teria que abrir mão de uma placa-mãe B550 e ficar na A520. Nisso você perderia o suporte a PCI-Express 4.0.

Um Ryzen 7 5700X seria a melhor alternativa do ponto de vista de desempenho multi-core, enquanto o 5700X3D seria a melhor alternativa do ponto de vista do desempenho em jogos (se você achar ele numa boa promoção). O i5 12600KF fica totalmente fora de cogitação, apesar de ser melhor que o 5700X em multi-tarefas. Ele é um CPU bem ineficiente energéticamente, o uso de uma placa-mãe robusta (e cara) é obrigatório e a compra de um water cooler de boa qualidade também, isso encareceria muito o kit.

Feitas as considerações, uma possível alternativa seria:

AMD Ryzen 7 5700X - R$1.100

ASUS TUF Gaming A520M-Plus II - R$600 (de vez em quando aparece por R$520)

RAM Corsair 2x16GB 3600MHz CL18 - R$590

Cooler Thermalright Assassin X 120 - R$136

OBS: Os Ryzen 7 não acompanham cooler, então comprar um é obrigatório

Ao montar a configuração acima, você já poderia começar a estudar sobre PBO para liberar mais desempenho pra ele (acredito que seja possível na A520, mas teria que confirmar), podendo chegar ao nível do 5800X no multi-core. O 5700X em stock é travado no padrão de 65W, então o desempenho multi-core dele fica limitado, mas ao fazer o PBO você libera energia para que ele possa subir acima dos 100W. Com isso a temperatura do CPU também será mais alta. O 5700X3D em multi-core fica abaixo até mesmo do 5700X stock (65W), o foco dele é maior desempenho em jogos.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, FoxBlack disse:

@GuilhermeGB O que achas dessa placa-mãe  ?

Ruim. Não está no nível de placas geralmente vendidas mesma faixa de preço (MSI B550M PRO-VDH WiFi e ASUS TUF Gaming B550M-Plus). Ela só tem "skin" pra enganar o consumidor, mas o VRM é medíocre, a BIOS da Gigabyte é confusa e tende a dar mais problemas de compatibilidade.

• Curtir 2
Postado
22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Por volta dos R$2.300, pra montar um bom kit com Ryzen 7 e 32GB de RAM, você teria que abrir mão de uma placa-mãe B550 e ficar na A520. Nisso você perderia o suporte a PCI-Express 4.0.

Um Ryzen 7 5700X seria a melhor alternativa do ponto de vista de desempenho multi-core, enquanto o 5700X3D seria a melhor alternativa do ponto de vista do desempenho em jogos (se você achar ele numa boa promoção). O i5 12600KF fica totalmente fora de cogitação, apesar de ser melhor que o 5700X em multi-tarefas. Ele é um CPU bem ineficiente energéticamente, o uso de uma placa-mãe robusta (e cara) é obrigatório e a compra de um water cooler de boa qualidade também, isso encareceria muito o kit.

Feitas as considerações, uma possível alternativa seria:

AMD Ryzen 7 5700X - R$1.100

ASUS TUF Gaming A520M-Plus II - R$600 (de vez em quando aparece por R$520)

RAM Corsair 2x16GB 3600MHz CL18 - R$590

Cooler Thermalright Assassin X 120 - R$136

OBS: Os Ryzen 7 não acompanham cooler, então comprar um é obrigatório

Ao montar a configuração acima, você já poderia começar a estudar sobre PBO para liberar mais desempenho pra ele (acredito que seja possível na A520, mas teria que confirmar), podendo chegar ao nível do 5800X no multi-core. O 5700X em stock é travado no padrão de 65W, então o desempenho multi-core dele fica limitado, mas ao fazer o PBO você libera energia para que ele possa subir acima dos 100W. Com isso a temperatura do CPU também será mais alta. O 5700X3D em multi-core fica abaixo até mesmo do 5700X stock (65W), o foco dele é maior desempenho em jogos.

Infelizmente a tuf a520 não tem overclock nem PBO.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Fabricio S S J disse:

Infelizmente a tuf a520 não tem overclock nem PBO.

Segundo a postagem do Reddit abaixo, ajustes manuais de PBO são possíveis no chipset A520, o usuário conseguiu usar na sua placa. Overclock manual é algo defasado que nem vale a pena mexer quando se tem um CPU Ryzen 5000 ou mais recente. Aqui eu uso no Ryzen 5 3600 porque não suporta PBO2 (e o PBO "1" não traz o resultado que eu quero).

Postado

Ryzen 7 5700X (R$ 1100)
MSI B550M PRO-VDH (R$ 670)
KINGSTON RGB 16GB (R$ 259 CADA PENTE) OU KINGSTON 16GB (SEM RGB) (R$ 247 NO BOLETO)
AIR COOLER THERMALRIGHT SPIRIT EVO (BRANCO) (R$ 170) ou um mais parrudo PEERLESS ASSASSIN SE (R$ 245)
As versões pretas estão mais caras, mas vira e mexe aparece no Kabum! mas acaba o estoque rápido. O spirit evo preto estava 140 esses dias no kabum (inclusive comprei um)

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB o foco é mais para trabalho mesmo. Então a melhor opção nesse orçamento seria o r7 5700x né? a b550 msi pro vdh não da conta dele não?

o 5700x3d só seria melhor se pegasse uma promo perto do valor do 5700x, correto?

a intel então fica fora do orçamento atual kkkk

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Segundo a postagem do Reddit abaixo, ajustes manuais de PBO são possíveis no chipset A520, o usuário conseguiu usar na sua placa. Overclock manual é algo defasado que nem vale a pena mexer quando se tem um CPU Ryzen 5000 ou mais recente. Aqui eu uso no Ryzen 5 3600 porque não suporta PBO2 (e o PBO "1" não traz o resultado que eu quero).

Contudo, a a520m da tuf em específico não tem ambos. 

• Curtir 1
Postado

@FoxBlack por enquanto não, uma gpu com salto muito significativo de desempenho sairia na faixa de uns 2k eu acho e não vou ter condições já

@Fabricio S S J beleza mano, vou ficar de olho nesses componentes. Um deepcool ag400 daria conta do trabalho ou é necessário um desses air coolers? *esquece, achei q o ag400 ainda estava na faixa de 140, mas tá 200 já

quanto a cores/RGB me importo muito não, o negócio é desempenho bruto mesmo

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

Contudo, a a520m da tuf em específico não tem ambos

Não sabia sobre a falta de PBO na A520 TUF, mas overclock manual não é suportado em nenhuma A520 mesmo. 

4 minutos atrás, caiobaliani disse:

a b550 msi pro vdh não da conta dele não?

Ela é bem melhor, mas foge bastante do orçamento total, o kit subiria para mais de R$2.500 sem contar o cooler.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, caiobaliani disse:

@FoxBlack por enquanto não, uma gpu com salto muito significativo de desempenho sairia na faixa de uns 2k eu acho e não vou ter condições já

@Fabricio S S J beleza mano, vou ficar de olho nesses componentes. Um deepcool ag400 daria conta do trabalho ou é necessário um desses air coolers?

O ag400 já aguenta sim, mas por ser o mesmo preço que o spirit evo sendo inferior não compensa.
Caso você consiga pegar ele em promo de live na terabyte por R$99 compensa.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB estava de olho nessa versão mesmo, sem wifi. Obrigado, vou acompanhando os valores para fazer a compra. Só uma dúvida, a fonte (xpg pylon 650w) que tenho da conta dessa configuração com a 2060 né?

• Curtir 1
Postado

opa, boa noite, estou reativando aqui porque acabei de conseguir o 5700x por 914 com frete já na black da tera

com essa diferença, vcs acham q devo ir na b550 msi pro vdh sem wifi, b550m tuf plus ou b550m aorus elite? Qual seria melhor para trabalho com esse cpu? Agradeço desde já

Postado
19 minutos atrás, caiobaliani disse:

@Calebe A Melo e sobre a aorus? tirando o custo beneficio, a melhor entre essas seria a tuf então?

Aorus é porcaria. E sim, a melhor dentre as 3 é a tuf. Entre a tuf e a msi vai na mais barata, ou a que te servir melhor, afinal, a tuf tem mais conexões.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...