Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Recentemente um amigo pediu ajuda para dar upgrade no computador da namorada dele, com o intuito de jogar alguns games mais simples, e alguns um pouco mais pesados, sendo eles:

Stardew Valley

Terraria

Minecraft

E talvez alguns games de modo história co-op.

Config do computador:

i5-2500

placa-mãe: H61FFKN ( vou deixar uma foto dela, pois é o mais próximo que encontrei da foto que me mandaram ).

Memória: 8GB

Fonte: 500w PC ( não sei o modelo ).

Computador possui HD e um Air Cooler.

A um tempo atrás, o @GuilhermeGB me ajudou com uma situação quase que igual kkkkk, um amigo meu que já possuía uma GTX 1650 4GB, instalou ela num i5-2500 que coincidentemente tinha essa mesma placa-mãe e FONTE 500w, e conseguiu rodar diversos games, até mesmo GTA V com algumas configs no médio/alto.

De certa forma, eu teria que ir até a casa deles para verificar na BIOS se tem o suporte UEFI, pois se houver, acredito que eu possa colocar qualquer GPU até uma 1660 6GB, certo?

Estou ciente da possibilidade de gargalo... Mas isso é para passar uma experiência melhor podendo ter uma GPU dedicada, o que vai ter uma diferença absurda.

A faixa de preço de upgrade é de mais ou menos R$450-R$550, possa até ver se eles cedem mais um pouco, mas fica nessa margem mesmo.

GPUs que pensei:

Encontrei uma GTX 970 por R$450.

Uma GTX 1650 4GB por R$550.

Uma GTX 1060 3GB por R$450 ( acho que saiu o anuncio ).

Imagens para auxiliar:

image.png.408c71f2e7be6c08d29c62c754608b81.png

image.png.05c2e609126d3c023eea633d4207ca79.png

image.png.e70ca13951b0c7076fff3feabe7e765f.png

image.png.5a315d30a62ed5a0d8a8e237b41ab65d.png

A última foto é só uma referência que encontrei na net.

image.png

OBS: As duas últimas fotos são iguais... Por algum motivo não consegui remover a maior 😄

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Middoken disse:

Encontrei uma GTX 970 por R$450.

Uma GTX 1650 4GB por R$550.

Uma GTX 1060 3GB por R$450 ( acho que saiu o anuncio ).

Tente chorar o preço dessa GTX 1650 aí. Acho que é a opção menos arriscada pra colocar nesse PC por causa do baixo consumo de energia. A GTX 970 tem um TDP próximo de 150W, e como é uma placa relativamente antiga, existem modelos dela que exigem dois conectores de 6-pinos no lugar de um conector de 8-pinos. Eu duvido que essa fonte aí se quer tenha UM conector de 6-pinos rsrs. O TDP de GTX 1650 é de 75W (metade), alguns modelos as vezes nem exige conector de alimentação extra.

Tem a questão de suporte também, a GTX 970 é mais defasada em tecnologias (possui suporte mais básico a recursos do DirectX 12 e Vulkan), consumo energético mais alto, como foi dito, fora aquele problema polemico que foi descoberto na época sobre os 3.5GB, não sei se ficou sabendo. No geral o nível de desempenho dela é próximo da GTX 1650, a GTX 970 talvez seja um pouco melhor em games mais antigos e a GTX 1650 em games mais novos.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Vish, então vou deixar essa de lado.

Inclusive eu encontrei uma GTX 980ti Founders por um preço bem baixo mesmo, então pedindo 1500 pelo computador inteiro, e é da minha cidade.

Vou tentar ver com o vendedor se ele não consegue abaixar para menos de R$500 a GTX 1650 4GB então.

E a GTX 1060 6GB, o que você acha?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Talvez consiga uma GTX 1060 6gb, seria a melhor opção. Tem nova a Duex RX 580 8gb** na Kabum por R$ 660,00,

seria a melhor escolha mas estoura o orçamento.

** Vantagem pelo 1 ano de garantia.

Não pegue nada com menos de 4gb de VRAM, idealmente algo com 6gb.

• Curtir 2
Postado

@Middoken Olha amigo verifique tambem os conectores dessa fonte para GPU por 550 reais você encontrará uma 1060 6GB fácil em OLX procure em bom estado aproveite cupons que vem aparecendo.. Recentemente comprei uma MSI OC linda e bem conservada lá por 500 lembro de ter visto algumas da gigabyte por preço similar em bom estado (aparente.. peça fotos dos conectores, mais doque isso dificilmente irão ter conhecimento ate mesmo para mandar uma foto..)
Indicaria a 1650 tem um tdp menor  e rodará esses e muito mais jogos de forma satisfatória.. porém encontra-sse a 1060 por preço próximo (as vezes menor) se conseguir achar uma mais barata que esta seria ótimo na faixa dos 400-500 dependendo do modelo, condição, forma de venda e entrega etc..

4 minutos atrás, Middoken disse:

Inclusive eu encontrei uma GTX 980ti Founders por um preço bem baixo mesmo, então pedindo 1500 pelo computador inteiro, e é da minha cidade.

Qual restante da configuração? Sou apaixonado nesta placa!

• Curtir 1
Postado
agora, Middoken disse:

E a GTX 1060 6GB, o que você acha?

Não seria 3GB? Se for 6GB mesmo esta valendo o preço, ela é a mais rápida entre as 3 placas (nível GTX 980/GTX 1650 Super), só com TDP de 120W, então vai exigir conector de alimentação. O modelo de 3GB fica no mesmo nível da GTX 1650/GTX 970, só que é mais capada em VRAM, e esses 1GB podem fazer boa diferença em alguns games. Em games que usem mais do que 3GB ela vai perder desempenho e ficar abaixo das outras placas.

1 minuto atrás, Middoken disse:

O problema da GTX 980 Ti é o TDP de 250W, eu nem em sonho arriscaria com fonte genérica, ela nem vai ter conexão para essa placa. O nível de desempenho dela fica na faixa da GTX 1070 e GTX 1660 Super/GTX 1660 Ti. As placas da serie GTX 16xx tem melhor suporte para DirectX 12 e Vulkan, então existem jogos onde as GTX 16xx vão se sair a frente da GTX 980 Ti (Cyberpunk 2077 é um exemplo, ele usa recursos mais avançados de DirectX 12).

A GTX 980 Ti é mais vantajosa que uma GTX 1660 Super ou 1660 Ti se estiver bem abaixo do preço pra compensar o maior consumo de energia e o atraso tecnológico. O consumo da minha GTX 1660 Ti em stock é de ~120W, mas com undervolt eu baixei pra menos de 100W, em alguns games pega no máximo 80-90W, deixando a placa bem mais eficiente.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Ok, vou analisar tudo que me mandaram certinho.

Se a 1650 4GB não abaixar de preço ali no anuncio ou com eu pedindo para o rapaz abaixar 😅, vou falar direitinho com o outro da GTX 1060 6GB, por que realmente achei um preço bem interessante também.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A GTX 980 Ti é mais vantajosa que uma GTX 1660 Super ou 1660 Ti se estiver bem abaixo do preço pra compensar o maior consumo de energia e o atraso tecnológico.

Muito difícil.. Sou um amante dessa placa em especifico mas recomendaria a pessoa ir de 1660s no lugar em 99% das vezes

@Middoken Essa 1060 é bem melhor que a 1650.. levando a "desvantagem" apenas no TDP 

• Curtir 1
Postado

@abertossi pois é, placas topo de linha antigas as vezes seguram o preço por conta do design mais bonito que placas equivalentes mais novas. É mais interessante pra quem gosta de colecionar GPUs antigas.

Lá na Europa e EUA é mais comum você achar placas high-end antigas baratinhas, principalmente se forem aqueles modelos com design mais simples. Alguns Youtubers compram pra fazer testes e colecionar.

• Triste 1
Postado
agora, GuilhermeGB disse:

Lá na Europa e EUA é mais comum você achar placas high-end antigas baratinhas, principalmente se forem aqueles modelos com design mais simples. Alguns Youtubers compram pra fazer testes e colecionar.

Sonho... Gostaria de ter uma Sabertooth z97 mark 1e esta 980ti GeForce.. 

• Curtir 2
Postado

Não minto que pelos anúncios que eu vejo de GTX 1080 inclusive, não dê vontade de comprar uma placa dessas, mas é bem isso que você disse... Além de ter tecnologia defasada e rodar bem em games bem antigos, o gasto energético delas é absurdo.

E é bem isso mesmo, só serve praticamente para deixar num mostruário.

Minha primeira GPU que tive foi uma GT 630 1GB, no futuro quero poder colocar ela numa pecinha de madeira e deixar a mostra, curto bastante esse tipo de decoração.

A foto da guerreira:

image.png.55e7d7b07165c64b349ec2a4ece1e58d.png

Se duvidar ela ainda funciona hehehe, nunca mais liguei meu INTEL 2 DUO.

• Curtir 2
Postado

@Middoken Eu entrei no mundo de PC só em 2014, minha primeira placa foi uma GTX 650 1GB, e eu podia ter pego uma GTX 750 Ti 2GB ou RX 260X 2GB pagando pouca coisa a mais. Eu só queria comprar uma placa de vídeo pro PC de casa e queria gastar até R$300. O coitadinho do PC era Celeron Dual-Core E3300 + 2GB DDR2, eu meti essa placa de vídeo com uma fonte Seasonic de 350W nele. Imagina o gargalo kkk, NFS Most Wanted (2005) e NFS Underground 2 nem seguravam 60 FPS pra você ter uma ideia.

• Curtir 1
Postado

Agora até me veio uma outra dúvida... Essa fonte do computador dela, será que pode segurar uma GTX 1060 6GB por quanto tempo? Pois eu até cogitaria que eles comprassem outra fonte, nem que seja uma Risemode 500w que já vai ter uma qualidade suficiente por um belo tempo, até mesmo se optarem substituir o resto dos componentes no futuro.

Postado

@Middoken digamos que esse fonte seja minimamente honesta e esteja falando a verdade naquela etiqueta da foto. Ela diz que suporta 276W na linha de 12V, que é onde vão os hardwares mais pesados do PC (CPU e GPU). Ela diz que entrega esses 276W mas não sabemos a que custo, pode ser que a partir de um certo nível e exigência a tensão fique fora dos padrões (acima ou abaixo dos 5% de variação permitidos, entre 11.4V e 12.6V), o ripple pode ficar muito elevado, resultando numa energia suja e danosa, ao longo do tempo isso pode até matar seu hardware.

Uma fonte de 500W decente com regulação DC-DC entregaria os 500W totais na linha 12V, uma fonte decente mais básica com regulação em grupo ainda entregaria 400-450W no mínimo. Essa fonte ser rotulada com 500W e só conseguir 276W é um péssimo sinal. Até porque as linhas de 5V e 3.3V, por exemplo, quase não tem consumo do PC, só se alimenta dessas tensões alguns setores da placa-mãe, memória RAM e SSD/HDD por exemplo. Se somar tudo isso não deve dar nem 50W de consumo total.

• Curtir 1
Postado

@Middoken sim, é uma fonte de entrada mas vai servir perfeitamente. Ela tem uma construção bem mais simples que o modelo Bronze, pelo que vi no vídeo do TecLab, ela ainda usa regulação em grupo. Veja que, diferente da fonte genérica, essa aí especifica até 456W na linha 12V.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...