Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esses são os detalhes que eu sei sobre o computador;

I5 9400f
ASUS tuf b360m-plus gaming/Br
16gb DDR4 2400mhz 
1Tb HD e 120ssd
ASUS TUF GTX 1650 4gb
Fonte Redragon 400w (acredito ser a RGPS 400w 80plus)

Estou começando a achar isso muito esquisito, meu Pc começou a apresentar problema em julho de 2023, nesse período minha fonte era uma Corsair 500w, ele começou ligar e desligava (em loop), mandei pra garantia.

O Pc retornou e não demorou muito pro problema voltar, porém ele ligava e desligava 3x e depois disso ligava normalmente, depois de 7/8 meses volto pro loop. Acabei por levar em uma loja/assistência da região onde a fonte foi trocada por uma da redragon 400w, no começo, ele desligava e ligava, acreditei ser a régua (extensão) e liguei direto na tomada, parou de ligar e desligar, MAASSSSSSS agora (12/01/2025) o Pc volto a ligar e desligar em loop.

Leva em consideração que o técnico me informou que a gpu estava esquentando de mais, porém ele trocou a pasta térmica da placa de vídeo.

Fiz um negócio horrível, porém não podia esperar muito tempo e só tinha ela, bem eu comprei uma fonte MSI A650BN e uma ASUS RTX 4060 8gb

Eu simplesmente NÃO aguento mais!

MEU_setup.jpg

ja_falei_pra_ela_que_ta_nada_bom.jpg

Postado

Mini Osciloscópio a bateria faz uma falta... Ao menos um DSO152 de 200KHz assumindo que a fonte trabalhe em 40 Khz, ou um Fnirsi 5012h de 100 MHz assumindo que a fonte trabalhe a mais de 200 KHz, com ele daria facilmente para saber se a fonte realmente tem ripple alto fora do aceitável pelo padrão ATX que impede o PC de funcionar ou não, estou anos com uma Corsair CX 600, praticamente uma década, nunca deu problema.

Com o dinheiro investido em uma fonte atrás da outra como tiro no escuro, tentativa e erro, dava para comprar um mini Osciloscópio portátil e saber se é a fonte ou não é de uma vez por todas, eliminando a fonte como causa, a única coisa que sobra é superaquecimento.

Ou até mesmo o vendedor de hardware que pegou nos componentes de forma errada, nos contatos da placa-mãe, das memórias e ferrou a placa acidentalmente por eletricidade estática, se bem que atualmente não é tão fácil danificar uma placa-mãe, elas recebem um spray de proteção (conformal coating), mas talvez as memórias ou algum outro componente pode ter sido danificado.

• Curtir 1
Postado

@Danrley_Silva Bom, fiz a troca da bateria da placa-mãe, um amigo meu que é técnico indicou fazer isso, o pc ligou e desligou (ficando em loop), ao desligar ele, voltou ao normal,

ligando normalmente.

Devo citar que, ao verificar a existência de vírus (uso o kaspersky), aos 98% da analise, foi encontrado algumas ameaças no sistema, o pc desligou e ligou normalmente.

Acredito que isso foi só foi um dos fatores pela qual o pc desligava e ligava em loop e de novo ainda acho que a fonte.

como eu comprei uma RTX 4060 8gb, acabei comprando um fonte msi de 650w, considerada boa.

Desculpa sou leigo, entendo pouco sobre hardware. 

• Solução
Postado
14 minutos atrás, Jhon. Carcalho disse:

de novo ainda acho que a fonte.

Acho que não é fonte, apenas um bug.

Pois é estranho todas as fontes que comprou apresentar o mesmo problema, mas como comprou uma fonte atrás da outra, não vai ser um problema ter um osciloscópio portátil para uso pessoal, já que o preço dele não é tão caro, e comparar os valores de ripple (oscilações) em mv (millivolts) com os limites estabelecidos na tabela ATX, o ripple não pode passar de 50mv nas linhas +3.3v e +5V, e não pode passar de 120mv na linha de 12v, uma boa fonte tem valores consideravelmente mais baixos que esses de limite, procure por testes de fonte no YouTube (recomendo o canal TecLab) e vai entender como é esse teste.

Acho que vai precisar fazer esse teste, acho que só assim vai ter certeza.

14 minutos atrás, Jhon. Carcalho disse:

foi encontrado algumas ameaças no sistema

Vírus pode fazer isso, HD bichado também caso use HD, pois se o driver de vídeo corromper, dá tela azul e vai direto para auto recuperação do sistema, porém como o HD está bichado, vai ficar em loop infinito.

• Obrigado 1
Postado

@Danrley_Silva Irei fazer isso!

Bom pode ter sido pura incompetência minha. Passei mais de 2 anos com minha fonte Corsair 500w, levei na manutenção ERRADA, eles diziam que não havia nada de errado com o PC e no final me empurraram peças que eu não precisei e uma fonte BOMBA, como justificativa, alegaram que o PCI da fonte anterior estava desativado, comprei a fonte porque sou programador e não podia perde tempo.

como conclusão; um técnico que é amigo vai da uma olhada nele e eventualmente partir para as mudanças, vou levar em consideração o que você me passou e falar com ele

a troca da bateria da placa-mãe fez com que ele voltasse a funcionar, porém acredito que ainda tem mais alguma coisa nele que não esta certo.

Agradeço sua paciência e compreensão, uma abraço de coração!   

• Amei 1
Postado

Depois que passei a usar SSD além de ter fonte Corsair, nunca mais tive problemas, estou a mais de 7 anos com o SSD e ainda mais tempo com a fonte, pois troquei quando a antiga (Satellite 300W) não aguentava a carga, e qualquer coisa que exigisse mais energia como tentar gravar CD ou DVD, exigir do processador, dava tela azul e desarmava a fonte.

Perdi uma mídia inteira na época.. :muro:

6 minutos atrás, Jhon. Carcalho disse:

alegaram que o PCI da fonte anterior estava desativado

Desde quando fonte tem Slot PCI? 🤦🏻‍♂️

Fonte tem circuito PWM (pulse wave modulation), sem ele a fonte não funciona, e o PFC (Power Factor Correction), este serve para corrigir o fator de potência para que a corrente que a fonte exige da rede se aproxime o máximo possível de uma carga resistiva que tem o PF = 1 para que a fonte não sobrecarregue a rede elétrica de forma desnecessária.

Postado

@Danrley_Silva Isso! Acabei confundindo, foi me passado que PFC estava desativado, podem ter me passado as pernas, eu não sei.

Sobre os Vírus, estavam presentes no HD (uso 120 gb SSD e 1tb HD). Na hora tomei um susto, acreditei que o problema tinha voltado.

Fico nesse duvida sobre o que podia ser, pode ser Vírus ou algum componente do pc.

• Curtir 1
Postado

Qual SDD usa? Só uso SanDisk ou Kingston, nada de Goldenfir pois isso é pedir dor de cabeça... E PFC desativado só afetaria no seguinte, a grosso modo, o PC ao exigir 500W da fonte e esta 555.6W da tomada, considerando a eficiência da fonte em 90%, teria uma corrente equivalente a uma carga resistiva de um aquecedor de 926W considerando que a fonte com PFC desativado está com baixo fator de potência, e considerando este como 0.6, mas nunca vi uma fonte dessas dar defeito, e pelo esquema dela, o PFC é um conversor DC-DC buck que fica antes do circuito oscilador da parte primária da fonte, se der problema no PFC, a fonte talvez nem funcione.

Mas tem um jeito fácil de descobrir a verdade, consiga um wattímetro, e alimente o PC com essa fonte se ainda a tiver, claro, alimente a fonte através do wattímetro, se o fator de potência estiver com um decimal próximo de 1, então o PFC está em pleno funcionamento.

Postado
3 horas atrás, Danrley_Silva disse:

Ao menos um DSO152 de 200KHz assumindo que a fonte trabalhe em 40 Khz, ou um Fnirsi 5012h de 100 MHz

No caso, precisa mesmo ser o de 100 MHz (ao menos 50MHz) para ter precisão na medida de ripple e transientes e a taxa de amostragem precisa ser 1GS/s.

• Curtir 1
Postado
Em 16/01/2025 às 19:05, Jhon. Carcalho disse:

vou ficar devendo, não sei qual o tipo.

Se se refere ao osciloscópio, estou recomendando o Fnirsi 5012h de 100 MHz (aí já abrange toda fonte ATX que for testar),  aí basta simular uma carga total de processamento no PC, como programador não vai ser difícil criar algo para fazer a CPU e a GPU processar cálculos pesados para elevar o consumo de energia da máquina ao máximo possível, um stress test pesado (processamento com loop infinito), fazendo isso, basta colocar a garra GND na lataria do PC e medir o ripple nas tensões +3.3v, +5v, +5V SB, e +12v, e verificar se está dentro dos limites das especificações ATX, ou seja, se sua fonte te atende bem. :aplausos:

Postado

@Danrley_Silva Uma informação interessante (ou não), na parte de baixo do meu gabinete, o filtro de poeira tinha sido removido, ou seja, esteva entrando poeira na fonte.

Impossível ter caído, alguém tirou. Pelo que eu li, a falta do filtro de poeira prejudica a fonte, fazendo com que a poeira entre diretamente pela ventoinha, entrando na fonte. 

Postado
3 horas atrás, Jhon. Carcalho disse:

Pelo que eu li, a falta do filtro de poeira prejudica a fonte, fazendo com que a poeira entre diretamente pela ventoinha

Isso para quem não faz a limpeza da fonte quando necessário, na hora que vai dar uma manutenção preventiva no PC, ao limpar o cooler, trocar a pasta térmica, fazer a limpeza geral, se a fonte tiver suja, é só abrir e limpar com o pincel anti-estático (se compra pela internet), ou usando compressor de ar.

Mantendo ela limpa, fica ok, o meu PC não tem filtro para fonte. 👍🏻

• Curtir 1
Postado

@Danrley_Silva Ontem, resolvi fazer as trocas dos componentes, eu e meu colega que é tecnico, descobri que a fonte nem sequer era da radragon.

Era uma brx bs550w, nunca ouvi falar dessa marca, essa fonte nem tem selo 80 Plus.

Irei entrar com uma ação contra a empresa que fez a manutenção, tenho ate hoje as conversas, onde foi me passado que a fonte era uma REDRAGON de 400W

Minha atual configuração;

I5 9400f
ASUS tuf b360m-plus gaming/Br
16gb DDR4 2400mhz 
1Tb HD e 120ssd
MSI RTX 4060 VENTUS 2x Black
Fonte MSI MAG A650BN

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Jhon. Carcalho disse:

Era uma brx bs550w, nunca ouvi falar dessa marca, essa fonte nem tem selo 80 Plus.

Picaretas fazem isso porque a maioria da população não tem conhecimento de hardware, colocar um produto barato e ruim dizendo que está colocando outro de qualidade é sacanagem.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...