Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

INICIO DE CARREIRA


Mansonk2

Posts recomendados

Olá pessoal!

sou estudante de eletrônica (técnico), e atualmente estou cursando o módulo de telecomunicações, mas é o seguinte, tenho estudado redes de computadores de forma frenética e é exatamente nesta área que pretendo atuar, mas té agora meus conhecimento tem sido muito teórico e a maior parte adquirido de forma autodidática, ou seja preciso iniciar uma carreira urgente para solidificar meus conhecimentos, já que pretendo ter uma certificação MCSA e pra isso preciso de experiencia.

O que espero de vocês é conselhos e dicas de como posso começar a trabalhar nessa área, atualmente acredito que a maneira mais fácil e rapida de conseguir isso é atuando como freelance, mas até pra trabalhar como freelance preciso de detalhes de como encontrar serviço para tal, dá uma força aí galera!

obs.: meus conhecimentos atuais são suficientes para trabalhar em redes de pequenos porte com até 50 computadores.

valeu :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro camarada,

Não sei nem se sou gabaritado para dar conselhos sobre carreira, apesar de acreditar que tenho me virado até que relativamente bem :)

Estou no mercado a mais ou menos 5 anos, o que em termos de mercado é quase nada, trabalho atualmete como consultor em gerenciamento com foco em ferramentas da BMC Software... porém já trabalhei em outras áreas desde help-desk quando estava no começo.

É verdade tb q se conselho fosse bom não se dava... mas mesmo assim uma coisa que me faz falta e muito até hoje é um curso superior, e de preferência numa instituição boa... já que já tranquei meu curso umas três vezes e ultimamente não tenho tido muita perspectiva de terminar tão cedo...

Claro que muita gente que está no mercado a muito mais tempo e não tem canudo vai dizer que não é tão importante pro desenvolvimento da carreira e exemplos disso não faltam, trabalho com diversas pessoas extremamente competentes que nunca nem entraram em uma faculdade, e que dizem que se aprende muito mais atuando no mercado do que em uma sala de aula... o que não é totalmente mentira.

Por outro lado, o curso superior te oferece algumas coisas essencias, como método e disciplina te obrigando a trabalhar com prazos, falar em público, coisa que eu em particular tenho que lidar até hoje com grande dificuldade, além é claro do hábito de smpre estudar o que é essencial pra alguém que trabalha com TI, já que temos que nos renovar com maior frequência do que outros profissionais.

Não quer dizer que nada disso acima não possa ser atingido com o passar do tempo porém é bem mais difícil....

Quanto a trabalhar como freelance, é uma ótima opção porém para início de carreira não sei se é a mais indicada, já que tendo pouca experiência no mercado você acaba em primeiro lugar não conhecendo clientes em potencial ou pessoas que indiquem os mesmos.

Acho que a maneira "mais fácil e rápida" para isso não existe na verdade, mesmo que a pessoa seja um gênio, capaz de coisas fantásticas essa pessoa terá que mostrar do que é capaz e para pessoas que consigam reconhecer essa genialidade, o que também não é impossível, mas que é bem mais difícil é :)

Não se esqueça que antes de tudo o profissional de TI convive não só com maquinas mas principalmente com pessoas, e seus problemas. Por exemplo como administrador de uma rede você deve compreender que a qualidade do seu trabalho estará quase sempre ligada a satisfação de outras pessoas e o nível de confiança que essas pessoas depositam em você e no seu trabalho.

A compreensão desses problemas e a maneira certa de interagir que irão definir o tipo de profissional que você será e a qualidade do seu trabalho.

Segue abaixo um site que achei um tempo atrás e mudou muito a minha maneira de encarar as coisas nessa vida de informática.....

http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html

http://get.a.clue.de/

Espero que tenha servido de alguma ajuda, os textos são grandes e estão em inglês, mas vale a pena dar uma olhada.....

Abraços e boa sorte :D

Felipe Silveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...