Ir ao conteúdo

BenQ XL2411P com backlight aceso após desligamento no Windows mas não no Linux

Ir à solução Resolvido por gnireorb,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou enfrentando um problema estranho com meu monitor BenQ XL2411P: quando o tempo de inatividade no Windows é atingido e o sistema "desliga" o monitor, o backlight continua aceso, indicando que ele não está realmente desligando completamente. No entanto, testei no Fedora (Linux) e lá o monitor desliga corretamente, sem manter a iluminação de fundo ligada.

Já fiz várias tentativas para solucionar o problema:

• Verifiquei as configurações de energia do Windows e não encontrei nada de anormal.
  • Instalei o Windows 11 limpo em outro SSD e o problema continuou.
  • Atualizei o driver da minha GPU (RTX 4060) para a versão mais recente.
  • Testei com outro cabo DisplayPort, mas não fez diferença.
  • Ajustei diversas configurações no próprio monitor, sem sucesso.
  • Estou rodando o Windows 11 versão 24H2, build 26100.3037.

Dado que no Fedora o monitor desliga corretamente, começo a suspeitar que pode ser alguma diferença no protocolo de desligamento entre Windows e Linux, alguma incompatibilidade de driver ou até uma falha específica do Windows nessa versão.

Alguém já passou por isso ou tem alguma sugestão do que mais posso testar?

• J.Augusto F alterou o título para BenQ XL2411P com backlight aceso após desligamento no Windows mas não no Linux
Postado

@gnireorb Ja vi esse tipo de problema em um notebook, o problema era que o driver ACPI do notebook não era 100% compatível com o windows 10/11, na verdade o note era meio antigo e os drivers dele só iam ate o windows 8...

No Windows 10/11 ele tem um recurso chamado "inicialização rápida" que é ativado pro padrão e meio que "hiberna" o PC ao invés de desligar... e como no notebook o brilho da tela é controlado pelo driver via software ai ja viu... Nesse note em questão, desativar o recurso de inicialização rápida do windows corrigiu o problema.

No seu caso teria que ver se o monitor tem algum driver (apresentando problemas) do fabricante, pois em teoria é possível que o windows controle um monitor via driver, pra ajustar recursos como perfis de cor e tal, e se for o caso desativar esses drivers no gerenciador de dispositivo, além de tentar desativar o recurso de inicialização rápida. e ver se resolve.

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...