Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou com um problema e espero que alguém possa me ajudar

Tenho um pc com as seguintes configs: Ryzen 5 3600 + GTX 1650 super + gigabyte b450m ds3h + 8x2 (16gb) ram XPG x TUF + 2 ssds 480gb cada

O que acontece é o seguinte, tenho esse pc vai fazer uns 3 anos e meio/4 anos e funcionava tudo normal até então. Hoje fui inventar de trocar os slots das memórias ram e ativar o xmp, pois estavam nos slots 1 e 3 da placa e com o xmp desativado (é aquela né, para que mexer no que está quieto), coloquei nos slots 2 e 4 e ativei o xmp e meu pc parou de funcionar. Ele passou a ligar, aparecer a logo da gigabyte e dá a opção de ir para a BIOS, depois disso era pra iniciar o windows normal mas apareceu uma tela azul com a mensagem de que estava sendo feita uma correção na memória, no disco local, ficava carregando mas não terminava nunca, então resolvi resetar a BIOS pelo clear cmos e voltar as memórias pros slots que estavam antes (1 e 3). O pc continou ligando, aparecendo a logo da gigabyte e dando a opção de entrar na BIOS, mas depois disso fica em uma tela preta com um underline no canto superior esquerdo piscando, depois de um longo tempo o underline some e a tela fica apenas preta, sem aparecer mais nada. O pc está ligado, RGB e rodas fans rodando mas n sai dessa tela. Já tentei de tudo, inverter as memórias ram, colocar nos slots 2 e 4 dnv, tentar com 1 memória só, mas nada resolve pra sair da tela preta após a tela pra entrar na BIOS aparecer. Resetei a BIOS algumas vezes e nada. Será que pode ter dado problema nos ssds? um é kingston outro adata.

• Membro VIP
Postado

@Matheus Munaro Bom dia, bem vindo.

Vamos resolver um problema de cada vez, primeiro vamos fazer o computador ligar mesmo que for pra ficar parado na BIOS.

Hoje em dia o correto é instalar as memória no slot Par ou seja no slot 2 e 4, então instale as memória nesses slots.

Você falou que você possui 8x2 (16gb) ram XPG x TUF creio eu que seja 3200Mhz, a maioria das memória sempre que você ativa o XMP dentro da BIOS, elas precisam de um tensão mais elevada que para de 1.2 volts para 1.35 volts, só que nem sempre isso acontece de forma automática.

Só  entrar na BIOS habilitar o XMP e depois alterar a tensão manualmente 1.35 volts.

Se você não alterar a tensão das memória o sistema operacional começa a carregar e vai dar tela azul, porque o sistema está instável.

A110f3832a0b54bf3ae588a7f51f7bb57R.jpg

E sempre que altera a memória de posição, principalmente para um slot que ficou muito tempo vazio, é bom você passar uma borracha nas memória e espirrar um pouco de limpa contato dentro do slot, porque é bom para tirar qualquer sujeira que estiver preso na memória e no slot.

Agora o fato do PC ligar é ir direto para tela da BIOS, podem ser três motivos.

• A SSD com sistema operacional não foi reconhecido. (Solução: tentar remover a SSD e colocar)
  • A ordem de boot está errada (Solução: Entrar a BIOS e corrigir a ordem)
  • O tipo de formatação ou partição (não lembro o nome correto, quem souber pode corrigir) que foi instalado quando você instalou o Windows está errada. Provavelmente você usou partição do tipo MBR e quando você resetou a BIOS o mesmo está em GPT. (Solução: Se não me engano na placa-mãe da Gigabyte você precisa colocar a opção CSM Suppport como Enabled ou Disabled tem que testar os dois modos.

Postado

@Mano.Orfeu já sim, tem a ordem de boot, está constando os 2 ssds, já tentei inverter a ordem, mas nada

@gnireorb caso isso tenha acontecido, qual o procedimento a ser realizado? baixar o instalador do windows em um usb e plugar no pc?

@Edvaldo J. Frederico São memórias de 3000mhz, mas ficavam em 2667 sem o xmp. Instalei nos slots 2 e 4, fiz a limpeza certinho, tentei ligar mas nada ainda. Indo para o próximo passo, ativei o xmp e coloquei a tensão em 1.35, mas nada ainda. Tentei remover os ssds e colocar novamente, tentar ligar com apenas 1, depois com apenas o outro, mas nada resolveu. Tentei alterar a ordem de boot dos ssds pela BIOS, mas nada resolvido. Após isso, fui para o vídeo e tentei desativar o csm, ativar o boot security, e quando fiz isso e desliguei e liguei o pc, ele não aparecia mais a logo da gigabyte com a opção de eu entrar na BIOS para depois aparecer o underline piscando, ele passou a entrar direto na BIOS, ligava o pc e abria de cara a BIOS. Tomei o caminho reverso e ativei o csm novamente, tentei ligar o pc, voltou o underline piscando e depois a tela preta infindável. Já não sei mais o que fazer, o duro é que se eu levar o pc em uma assistência é capaz de condenarem as peças e eu ter que desenbolsar uma nota, que não tenho condições de pagar no momento. 

Caso seja o bootloader eu devo baixar o windows em um pendrive, plugar no pc e ligar? ai na BIOS selecionar pra dar boot nele? como seria o procedimento? posso fazer isso com os ssds ligados normalmente?

Postado
3 horas atrás, Matheus Munaro disse:

Caso seja o bootloader eu devo baixar o windows em um pendrive, plugar no pc e ligar? ai na BIOS selecionar pra dar boot nele? como seria o procedimento? posso fazer isso com os ssds ligados normalmente?

Colocar Windows num pendrive, dar boot no pendrive e utilizar o prompt de comando do setup do Windows para corrigir o Windows Boot Loader.

Eu escrevi um guia para corrigir Windows Boot Loader (EFI), já que apaguei o SSD com Linux e o Windows Boot Loader estava no SSD do Linux.

Talvez esse guia te ajude.

https://valis.fyi/efi/

Estou à disposição.

• mick 07 alterou o título para PC liga, entra na BIOS mas não passa disso (gigabyte b450m ds3h)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...