Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho a seguinte configuração:

placa-mãe - MSI MPG B550 GAMING PLUS

CPU - Ryzen 7 5700x

Air Cooler - Deepccol AG400 PLUS

Fans - 8 Fans Aigo AM12PRO

Gabinete - Safegamer t41

Gosto de utilizar meu pc com clock fixado para todos núcleos em 4.65, utilizo a tensão em "Auto" ou em 1.3125, ambas as opções sendo as mais estáveis pra esse clock. O plano de energia no Windows foi configurado em alto desempenho.

Eu faço lives com meu computador e uso um programa chamado Handbrake pra comprimir as gravações dos meus vídeos, esse programa faz muito uso do processador, chegando a 100% de uso e quando uso essa configuração de clock em 4.65Ghz + tensão em auto ou em 1.3125 o computador trava e reinicia.

Quando estou jogando o pc não reinicia nessa configuração, mas se o cpu fica com 40% de uso já bate 70 graus de temperatura, acho essa temperatura um tanto elevada pra essa porcentagem de uso (40%). A mesma temperatura (70 graus) acontece com a configuração de clock em 4.55 + 1.250v, ou seja, mesmo com uma configuração mais reduzida acho que a temperatura fica elevada para um uso baixo de cpu (40%).

Quando faço um teste de FPU no Aida64 meu pc trava e reinicia alegando alta temperatura na configuração 4.65 + tensão auto ou em 1.3125v, assim como ocorre no Handbrake. Uma observação importante é que moro no nordeste e é muito quente por aqui.

Quando uso a configuração clock fixo 4.55 + tensão 1.250v o pc não reinicia nos testes de FPU e nem com o handbrake, mas tem o problema da temperatura em 70 graus só com 40% de uso, gostaria de melhorar isso.

Pelo que vi e observei, o único problema aqui é o meu air cooler (AG400 Plus), gostaria de indicações de outros air coolers que sejam melhores que esse ou water coolers de 240mm que sejam bons também, observando que meu gabinete especifica suportar apenas um WC desse tamanho. 

Desde já agradeço, como não tenho conhecimento de Cooler e nem Water Coolers, queria opiniões de quem entendesse melhor.

Postado
20 minutos atrás, Ananda_Ludymila disse:

Gosto de utilizar meu pc com clock fixado para todos núcleos em 4.65, utilizo a tensão em "Auto" ou em 1.3125,

Olha, nada contra upgrade de cooler para tentar seguir usando da forma que está querendo... mas "boas praticas" em plataforma Ryzen é fazer uso do PBO2 e Curve Optimizer, deixando frequência e tensão "soltos". Muito provavelmente vai ter uma maquina mais fria, mais rápida e mais estável desta forma.

• Ananda_Ludymila alterou o título para (Indicação) Air Cooler ou Water Cooler de 240mm para OC em Ryzen 5700x
Postado

@W46n3r Ativei o PBO automático do processador pela BIOS da minha placa-mãe e obtive o mesmo consumo de energia e mesma temperatura. Além do mesmo problema de reiniciar por temperatura alta no Handbrake e no Aida64 no teste de FPU.

Também tentei uma configuração de um amigo que também tenho um Ryzen 5700x, os parâmetros de optimizer dele não ficaram estáveis no meu pc e a única diferença do meu pro dele é que ele utiliza um Water Cooler e uma placa-mãe Maxsun Challenger que tem vrm até inferior a placa-mãe que uso, pelo que notei o problema é mesmo o meu Air Cooler.

Postado
1 minuto atrás, Ananda_Ludymila disse:

@W46n3r Ativei o PBO automático do processador e obtive o mesmo consumo de energia e mesma temperatura. O mesmo problema de reiniciar por temperatura alta.

O potencial do PBO só se atinge no modo manual, alterando PPT, TDC e EDC com valores adequados ao seu chip em particular. O automático e nada é quase a mesma coisa.

Tanto PBO e CO, normalmente não dá pra copiar do amigo. Cada chip se comporta de uma forma. É a tal "loteria do silício".

Simpatizo com a causa e a sua busca por solução, só acho que precisa considerar a possibilidade dos travamentos não estarem relacionados diretamente com temperatura. Estes chips modernos tem um mecanismo de throttling... então num cenário de excesso de temperatura, normalmente o que se tem é queda de performance e não travamento.

• Curtir 1
Postado

@W46n3r @W46n3r  @W46n3r @W46n3r Desculpa tantas citações, por algum motivo ficou assim quando tentei escrever, falei sobre a temperatura porque quando faço os testes monitoro e infelizmente dá pra ver que fica muito alta e o próprio arquivo de log do Aida reporta que o problema encontrado foi alto nível de temperatura, ele não me reporta outro erro, compreendeu?

13 minutos atrás, Ananda_Ludymila disse:

Postado
agora, Ananda_Ludymila disse:

ele não me reporta outro erro, compreendeu?

O Aida só vai te reportar o que ele consegue. Duvido que seja capaz de identificar a causa de um restart de CPU por instabilidade.

E, de novo, Ryzen não reinicia por causa de temperatura. Isso normalmente é causado por tensão insuficiente para manter o chip em operação na frequência desejada.

Postado

@W46n3r Já tentei muitas tensões, como falei antes e a mais estável que encontrei foi a tensão em 1.3125v, tentei tensões diferentes por 3 dias consecutivos na última semana. Por isso mesmo que até consegui especificar o número de tensão no post.

Testei tensões mais baixas e em mais baixas o pc congelava ou nem entrava na tela do Windows em alguns casos, em tensões mais altas que essa especificada no post o pc até segurava bem, mas o nível de consumo de energia aumentava muito. Realmente fiz muitos testes antes de fazer essa postagem e também pedi ajuda para pessoas com o mesmo processador. Entendo seu ponto, mas você só me disse para fazer o que eu já fiz antes. 😞

Postado
5 minutos atrás, Ananda_Ludymila disse:

Entendo seu ponto, mas você só me disse para fazer o que eu já fiz antes. 😞

Mais do que PBO e CO, a essência do que estou dizendo, é que não é cooler que vai resolver o problema.

É frustrante, mas talvez esteja na hora de reconhecer que o seu 5700X simplesmente não é capaz de manter o 4.65Ghz em todos os núcleos o tempo todo, não importa a tensão que use. É por isso que ele é um 5700X e não um 5800X.

Tenho um 5800X que eu adoraria que rodasse o tempo todo a 4.95Ghz... mas ele só consegue essa frequência em alguns núcleos, não todos os 8 simultaneamente. Com o PBO2 e CO eu consigo fazer com que alguns núcleos consigam atingir essa frequência as vezes, com estabilidade.

Postado

@W46n3r Acho que você não entendeu, quando fiz o pbo automático não fiz com all cores e mesmo assim o pc congelou e reiniciou alegando alta temperatura.

Quando fiz pbo + curve optimizer do meu amigo que também não é all core reiniciou pelo mesmo motivo.

Acho que não entendeu, o pc congelava e reinicia mesmo que não esteja com todos os núcleos em 4.65Ghz e quando uso all core nessa frequência em jogos ele aguenta normalmente, até em emuladores na compilação de shaders em 100% de uso ele mantém o all core sem reiniciar ou congelar. No Handbrake ele só reinicia depois de cerca de 10 minutos, quando a temperatura aumenta drasticamente e no teste de FPU do Aida da mesma forma. outra questão é que o clock boost nativo do 5700x é 4.6Ghz.

Outro ponto legal pra levantar é que o clock boost do 5800x é só de 4.7Ghz

Basicamente em especificações o processador que você possuí só tem 100mhz a mais que o meu... 

Não estou tentando aumentar o clock além do especificado, veja que eu sempre trabalhei no clock nativo do meu pc.

Em resumo, eu já vi que é possível atingir velocidades acima de 4.65 no meu pc em alguns núcleos, assim como você consegue fazer no seu 5800x que ressaltando novamente só tem 100mhz a mais que um 5700x, inclusive já consegui também trabalhar a 4.95Ghz aqui, apenas não faz sentido para mim, acho esse clock um tanto perigoso para trabalhar.

18 minutos atrás, W46n3r disse:

É por isso que ele é um 5700X e não um 5800X

Screenshot_20250212_165305_CPU-L.png

Postado
12 minutos atrás, Ananda_Ludymila disse:

Não estou tentando aumentar o clock além do especificado, veja que eu sempre trabalhei no clock nativo do meu pc.

Ok. Bem, compre o novo cooler e volte aqui com o resultado. Estamos todos torcendo por você.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...