Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, atualmente eu trabalho com edições de vídeo simples usando o capcut, mas os vídeo são de resolução 2k e codec AV1. Minha placa de vídeo é uma RX 5600 XT, e ela não tem suporte ao codec AV1, e toda vez que vou editar preciso criar o proxy do vídeo, porque se não fica muito lento na timeline sem o proxy. Eu notei algumas situações: Quando vou criar o proxy, a placa de vídeo não é utilizada, o capcut cria o proxy com a qualidade inferior e codec H.264. Então ele passa o vídeo original que é AV1 para H.264, e neste processo eu vi que na categoria "Vídeo Codec 0" da placa de vídeo no gerenciador de tarefas do windows, fica em 0%. Já quando é um vídeo em H.264 sendo criado o proxy para H.264, a placa fica com 100% de uso. Assim o proxy e criado muito mais rápido. Atualmente eu exporto o vídeo que é AV1 para HEVC, e a placa fica com 50% de uso. Neste cenário acredito que a decodificação AV1 fica por conta da CPU e codificação HEVC fica por conta da GPU. Então o capcut consegue dividir a tarefa na exportação, mas não consegue dividir a tarefa na criação do proxy. 

Criação de proxy:
AV1 => H.264: 0% uso da GPU;
H.264 => H.264: 100% uso da GPU.

Exportar vídeo:
AV1 => H.264 ou HEVC: 50% uso da GPU;
AV1 => AV1: 0% uso da GPU;
H.264 ou HEVC => H.264 ou HEVC: 100% uso da GPU

Meu orçamento é baixo, e preciso comprar outra placa de vídeo, porque preciso exportar os vídeo em AV1 agora. Então eu vi que RX 6600 tem só a decodificação AV1, então será que em uma exportação de AV1 para AV1 o uso dela seria de 50%, acredito que sim. O tempo de exportação da RX 5600 XT em AV1 para HEVC não é tão demorado, mas a minha dúvida é se a exportação de AV1 para AV1 da RX 6600 vai ser no mesmo tempo da RX 5600 XT em AV1 para HEVC.

Então, eu sei que as melhores opções para mim custo-benefício seria a RX 7600 ou a RTX 4060. Mas será que a RX 6600 vai me ajudar com o pouco de investimento que eu precisaria fazer? Ou eu espero juntar mais dinheiro para comprar uma RX 7600 ou RTX 4060?

• Membro VIP
Postado

No seu caso, apenas decodificação de AV1 não ajudará muito, pois é a codificação que toma mais tempo. Tem que ter codificação no hardware também, que, pelo que lembro, só existe da arquitetura RDNA3 para cima, ou seja, RX 7xxx.

• Curtir 2
  • GabrielLV alterou o título para Qual a melhor placa de vídeo custo-benefício para codec AV1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...