Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi galera! tudo bem?

então, recentemente (cerca de um ano e meio) eu fiz um upgrade no meu pc. atualmente, ele está com a seguinte configuração:

Processador    AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor                 3.60 GHz
RAM instalada    16,0 GB
ID do dispositivo    52ECF9B4-49A1-4C5D-91C3-9D8C3D400B20
ID do Produto    00331-10000-00001-AA365
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Placa de Vídeo GTX 1660 Super

daí, esse ano eu vou ter a oportunidade de gastar tipo uns 1200,00 pra melhorar algo. pelo menos pra eu jogar jogos com tecnologia ray tracing etc. eu tava pensando se valia a pena trocar a placa de vídeo. o que vocês sugeririam, nesse valor?

eu sei que não é muito! mas é o que posso agora.

tem um outro detalhe também: eu uso o pc numa TV samsung de 32 polegadas. LCD, mais antiga. suporta até o 1080p mais ou menos.

será que ao invés de trocar a placa de vídeo valeria a pena trocar pra um monitor? algo tipo aquele da AOC de 27 polegadas com taxa de atualização 165hz (porque é um monitor gamer né... fico pensando se já não daria um upgrade legal no visual e na hora de jogar).

enfim, são dúvidas de alguém leigo, mas na última atualização eu postei aqui e a galera me ajudou e fiquei feliz!

queria trocar pra poder durar um bom tempinho sem mexer em configurações - e especificamente pra jogar silent hill com mais tranquilidade haha

forte abraço

Postado

@hellsbbgurl monitor , vai ate dar uma ajuda.. mas nada de outro mundo 

mas sua placa já é o limite ray tracing nela então nem pensar porém com esse valor de 1200 não tem nada novo só usado 

eu compraria MAIS 16gb do mesmo modelo que você tem

e juntaria mais um pouco pra uma placa mais nova 

Postado

No seu caso, eu acho mais interessante trocar a placa de Vídeo mesmo. Se você quer jogar Silent Hill uma RTX 4060 serviria bem, se estiver for do orçamento, a RX 7600 já seria suficiente também.

A TV FHD não vai fazer diferença, desde que ela não tenha uma resolução maior que FHD.

No caso, você venderia a sua placa de Vídeo e compraria uma nova + o valor dela. 

Uma GTX 1660 Super é facilmente vendida por 650 a 800 reais.

• Curtir 2
Postado
19 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

será que ao invés de trocar a placa de vídeo valeria a pena trocar pra um monitor? algo tipo aquele da AOC de 27 polegadas com taxa de atualização 165hz (porque é um monitor gamer né... fico pensando se já não daria um upgrade legal no visual e na hora de jogar).

negativo, não faria muita diferença, pelo que entendi, você joga jogos de historia, não competitivos como CS:GO, Valorant, etc, então não faz muito sentido pegar um monitor desses.

AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor  

qual é a placa-mãe? dependendo do modelo você pode colocar um Ryzen 5 5600 pra no futuro pode colocar uma 4060, ou quem sabe você talvez consiga colocar logo um Ryzen 7 5700X3D.

e especificamente pra jogar silent hill com mais tranquilidade haha

o teu processador atende os requisitos mais básicos do jogo, trocar para uma placa de vídeo melhor iria de deixar frustrada pois suponho que você esteja enfrentando problemas com gargalo, o que é bem provável visto que o processador que você tem é o requisito básico do jogo silent hill.

Processador    AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor                 3.60 GHz
RAM instalada    16,0 GB
ID do dispositivo    52ECF9B4-49A1-4C5D-91C3-9D8C3D400B20
ID do Produto    00331-10000-00001-AA365
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Placa de Vídeo GTX 1660 Super

qual o resto da configuração? fonte, placa-mãe, memórias, diga tudo o que você puder pois as nossas respostas se baseiam nos componentes atuais do seu PC visto que você quer melhorar ele.

24 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

pelo menos pra eu jogar jogos com tecnologia ray tracing etc

jogos com essa tecnologia geralmente são mais pesados, e os poucos que tem isso precisam de um processador melhor que o que você tem. são jogos mais atuais e não daria pra fazer isso com o teu orçamento de 1200.

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

No seu caso, eu acho mais interessante trocar a placa de Vídeo mesmo. Se você quer jogar Silent Hill uma RTX 4060 serviria bem, se estiver for do orçamento, a RX 7600 já seria suficiente também.

A TV FHD não vai fazer diferença, desde que ela não tenha uma resolução maior que FHD.

No caso, você venderia a sua placa de Vídeo e compraria uma nova + o valor dela. 

Uma GTX 1660 Super é facilmente vendida por 650 a 800 reais.

tendiiii! geralmente vender essas coisas é de boa tipo na OLX? perguntando porque realmente fico um pouco perdido

23 minutos atrás, Mascote01 disse:

negativo, não faria muita diferença, pelo que entendi, você joga jogos de historia, não competitivos como CS:GO, Valorant, etc, então não faz muito sentido pegar um monitor desses.

qual é a placa-mãe? dependendo do modelo você pode colocar um Ryzen 5 5600 pra no futuro pode colocar uma 4060, ou quem sabe você talvez consiga colocar logo um Ryzen 7 5700X3D.

o teu processador atende os requisitos mais básicos do jogo, trocar para uma placa de vídeo melhor iria de deixar frustrada pois suponho que você esteja enfrentando problemas com gargalo, o que é bem provável visto que o processador que você tem é o requisito básico do jogo silent hill.

qual o resto da configuração? fonte, placa-mãe, memórias, diga tudo o que você puder pois as nossas respostas se baseiam nos componentes atuais do seu PC visto que você quer melhorar ele.

jogos com essa tecnologia geralmente são mais pesados, e os poucos que tem isso precisam de um processador melhor que o que você tem. são jogos mais atuais e não daria pra fazer isso com o teu orçamento de 1200.

a placa-mãe é a placa-mãe ASRock A320M-HD AMD. a fonte se não me engano é uma nidus 500w da pichau. só as memórias ram que eu não consigo especificaaaar, mas são 16gbs.

compensa trocar a placa primeiro e, depois, trocar o processador? no futuro

Postado
11 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

a placa-mãe é a placa-mãe ASRock A320M-HD AMD. a fonte se não me engano é uma nidus 500w da pichau. só as memórias ram que eu não consigo especificaaaar, mas são 16gbs.

compensa trocar a placa primeiro e, depois, trocar o processador? no futuro

tudo aqui é uma especulação. se eu fosse você eu pegaria outra placa-mãe e outro processador. 

53 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

queria trocar pra poder durar um bom tempinho sem mexer em configurações

pena essa conf atual já esta quase no final da vida, a placa-mãe é antiga, então pra ficar um tempo sem mexer você teria que pegar outra placa-mãe e processador, processador você não escapa, porque pra colocar uma placa de vídeo melhor, com tecnologia Ray Tracing como você disse lá em cima esse processador não vai dar pra ser usado.

você pode pegar uma B450 por 470$ e um Ryzen 5 5600 por 850$ que daria 1320$, mas com isso você vai poder colocar uma 4060 sem problema e vai durar muito tempo sem precisar mexer, tipo uns 4 anos ou mais, o certo seria colocar uma B550M mas o preço fica mais alto.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
Em 08/04/2025 às 19:00, Mascote01 disse:

tudo aqui é uma especulação. se eu fosse você eu pegaria outra placa-mãe e outro processador. 

pena essa conf atual já esta quase no final da vida, a placa-mãe é antiga, então pra ficar um tempo sem mexer você teria que pegar outra placa-mãe e processador, processador você não escapa, porque pra colocar uma placa de vídeo melhor, com tecnologia Ray Tracing como você disse lá em cima esse processador não vai dar pra ser usado.

você pode pegar uma B450 por 470$ e um Ryzen 5 5600 por 850$ que daria 1320$, mas com isso você vai poder colocar uma 4060 sem problema e vai durar muito tempo sem precisar mexer, tipo uns 4 anos ou mais, o certo seria colocar uma B550M mas o preço fica mais alto.

amigo, voltando aqui só pra falar o que pensei!

como o orçamento tá bem apertado, eu pensei em pegar uma placa de vídeo RX6600 e, mês que vem, pegaria uma fonte nova de acordo com minhas pesquisas. vou manter a minha atual, mas depois pego uma CX650 pra dar uma segurada melhor na placa.

mais pra frente, troco o processador juntando mais uma grana. o que cê acha? faz sentido?

@Mascote01 e sobre o mercado de usados: onde vender a minha GTX 1660 SUPER? eu pensei na OLX. acha uma boa?

• Curtir 1
  • Solução
Postado
23 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

pego uma CX650

essa não. pega uma Galax Omega GL650S.

24 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

como o orçamento tá bem apertado, eu pensei em pegar uma placa de vídeo RX6600

a diferença de desempenho não é muita entre essas duas placas: image.thumb.png.6378b9563d828600933877a409c63be8.png

e também não é suficiente pra dar gargalo, se você faz edição de vídeo ou stream, melhor ficar com a GTX1660Super

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Upgrade até R$ 1.200 no PC: Ryzen 5 3600, 16GB e GeForce GTX 1660 Super

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...