Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, minha CPU estava esquentando muito no modo Turbo Boost em qualquer jogo, porém, sem problemas de drop de FPS, substitui a CPU Fan da intel que vem de padrão com o processador por um Air Cooler, a temperatura da CPU esfriou, mas desde então sempre que o Turbo Boost está ativado em jogos mais pesados como Warzone, RE4, etc, de 2 em 2 minutos os FPS cai de 150-200 para 20 e se mantém assim por uns 10 segundos até voltar ao normal. 
Fiz o teste sem o Turbo e realmente o drop de fps parou, porém, acabo perdendo muito desempenho quando não está ativo, teria alguma forma de resolver este drop de FPS?

Processador    Intel(R) Core(TM) i5-10400F CPU @ 2.90GHz
RAM 16,0 GB DDR4 
GPU Radeon RX7600 GIGABYTE PCI 3.0
placa-mãe H510MH/E 2.0

• lbrrpw alterou o título para Drop de FPS RX 7600 i5 10400f
  • guilherme_dr alterou o título para Queda de 200 para 20 FPS ao usar Turbo Boost em Core i5-10400F e Radeon RX 7600
  • Membro VIP
Postado

@lbrrpw Bom dia

Você falou do problema de temperatura do processador e que foi resolvido com a trocar do cooler original do processado por um outro air cooler, mais em nem um momento você passou a temperatura do processador de antes depois.

E a temperatura da placa de vídeo também.

E qual o modelo e marca deste air cooler.

Você não passou o modelo do seu gabinete.

Quando o problema é temperatura de processador, o air cooler ou water cooler e gabinete andam juntos como um casal, se um deles não fizer seu papel o resultado final que é a temperatura nesse caso vai por água abaixo.

Mas seu problema ainda continua sendo problema de temperatura pelo relato.

Faça o teste com a lateral do gabinete aberto se resolver o problema está na refrigeração do seu gabinete.

• Curtir 2
Postado

Bom dia

De fato faltou especificar algumas coisas, vamo lá.

CoolerBox anterior - Padrão intel
Air cooler atual - DeepCool AK400
Temperatura da GPU antes/depois do air cooler - 40º-45ºC em jogos mais leves e 50º-60ºC em jogos como Warzone
Temperatura da CPU antes do air cooler - 85º-90ºC, depois do air cooler - 65º-75ºC
Gabinete Rise mode wave 3 fans frontais + 1 fan adicional na parte de trás do PC.
Fonte- 600w

OBS: Reparei no MSI afterburner que quando o fps cai é causado pela gpu resetar a % de uso, ou seja, cai de 90% de uso para 15% por uns 10 segundos até voltar ao normal

Postado
9 minutos atrás, lbrrpw disse:

Fonte- 600w
OBS: Reparei no MSI afterburner que quando o fps cai é causado pela gpu resetar a % de uso, ou seja, cai de 90% de uso para 15%.

Qual a marca, nome e modelo da fonte?

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, lbrrpw disse:

Bom dia

De fato faltou especificar algumas coisas, vamo lá.

CoolerBox anterior - Padrão intel
Air cooler atual - DeepCool AK400
Temperatura da GPU antes/depois do air cooler - 40º-45ºC em jogos mais leves e 50º-60ºC em jogos como Warzone
Temperatura da CPU antes do air cooler - 85º-90ºC, depois do air cooler - 65º-75ºC
Gabinete Rise mode wave 3 fans frontais + 1 fan adicional na parte de trás do PC.
Fonte- 600w

OBS: Reparei no MSI afterburner que quando o fps cai é causado pela gpu resetar a % de uso, ou seja, cai de 90% de uso para 15% por uns 10 segundos até voltar ao normal

Para o processador chegar a 75ºC o mesmo deve estar a mais de 70% de uso.

Aumente a qualidade gráfica para jogar o peso na placa de vídeo e você fez o teste com o gabinete aberto?

Postado

Já confirmo o modelo e a marca da fonte porque tem que retirar ela do pc pra ver, mas adianto que não é nenhuma marca conhecida, é marca bem básica

Fiz o teste com o gabinete aberto, não mudou.

No warzone por exemplo a CPU fica nesta % de uso 70-80% a 60º-65ºC e a GPU fica em 50-60% a 45º-55ºC

OBS: Fui fazer um teste agora de manhã e até o momento não dropou fps. Apenas desliguei o pc ontem a noite e liguei agora de manhã, não sei se tem algo haver, porém, receio voltar a ter esse problema. 

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, lbrrpw disse:

Já confirmo o modelo e a marca da fonte porque tem que retirar ela do pc pra ver, mas adianto que não é nenhuma marca conhecida, é marca bem básica

Fiz o teste com o gabinete aberto, não mudou.

No warzone por exemplo a CPU fica nesta % de uso 70-80% a 60º-65ºC e a GPU fica em 50-60% a 45º-55ºC

OBS: Fui fazer um teste agora de manhã e até o momento não dropou fps. Apenas desliguei o pc ontem a noite e liguei agora de manhã, não sei se tem algo haver, porém, receio voltar a ter esse problema. 

Você tentou formatar o Pc?

Cara não me conformo com esse uso tão baixo de placa de vídeo e mais alto de processador.

Se nos vídeos abaixo eles conseguem usar mais placa de vídeo do que processador você também consegue.

Essas memórias estão em Dual Channel?

Postado

Eu formatei o PC tem 1 mês + ou -

As memórias estão em dual channel, são 2 Adata XPG Gammix D35 8GB DDR4 3200

Fiz um vídeo demonstrando o drop de FPS. O jogo foi no The last of us 1

O uso da CPU em 90-100% e a GPU em 80%, ai do nada a GPU baixa a % de uso e o FPS cai muito: 

@Swalls Marca - mymax 

Modelo - ATX 600W 80+ Bronze

Postado

não dá para ter certeza, mas parece gargalo de carregamento de mapa (problema na ram, vram ou SSD).
faça mais testes para ver se, durante mudanças de cenário, ele dá gargalos.

Qual o SSD que você está usando? (que está instalado o jogo)

já verificou a integridade da ram e do SSD? (memtestx86 e victoria SSD/hdd)

O processamento da GPU cai ou por gargalo, temperatura ou driver.

como parece que a temperatura está ok, sobra gargalo ou driver, acredito eu.

Postado

o The last of us está no SSD Sata Crucial BX500 CT1000BX500SSD1 1TB e o warzone que da a mesma queda de fps ta no SSD NVMe Adata Legend 710

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, lbrrpw disse:

Eu formatei o PC tem 1 mês + ou -

As memórias estão em dual channel, são 2 Adata XPG Gammix D35 8GB DDR4 3200

Fiz um vídeo demonstrando o drop de FPS. O jogo foi no The last of us 1

O uso da CPU em 90-100% e a GPU em 80%, ai do nada a GPU baixa a % de uso e o FPS cai muito: 

@Swalls Marca - mymax 

Modelo - ATX 600W 80+ Bronze

Bom dia 

Faça o teste de stress de processador usando o Aida64.

VzlUD.png

Parece que está havendo CPU trolling, repare que quando chega a 100% de uso o click do mesmo cai muito.

Em 80% de uso a temperatura se mantém em 70 graus e o clock em 4Ghz, o processador atinge 100% de uso a temperatura cai pra 47 graus e o clock vai para 800Mhz.

Remova novamente esse cooler do processador e remova até o processador e veja novamente se o processador está bem em encaixado e recoloque novamente o cooler do processador e veja se o mesmo está bem firme sem folga.

Ligue o PC entre na BIOS e aperte a tecla F7 e depois F10 para voltar o padrão de fabrica.

• Curtir 1
Postado

Fiz só um teste de 6 minutos no stress de CPU, bom realmente pode ser mal colocação do cooler ou processador por que eu mesmo montei e não sou profissional, porém eu já utilizo a CPU já tem 3 anos então não tenho muita certeza
Também não tive muito tempo para organizar os cabos dentro do gabinete (Link imgur)
https://imgur.com/a/IqRSfjb

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, lbrrpw disse:

Fiz só um teste de 6 minutos no stress de CPU, bom realmente pode ser mal colocação do cooler ou processador por que eu mesmo montei e não sou profissional, porém eu já utilizo a CPU já tem 3 anos então não tenho muita certeza
Também não tive muito tempo para organizar os cabos dentro do gabinete (Link imgur)
https://imgur.com/a/IqRSfjb

você fez o teste de resetar a BIOS?

Postado

Acaba que eu não tenho uma ferramenta para testar a fonte
Tirei uma foto das specs da fonte
Uso ela já tem 3 anos

ImagemdoWhatsAppde2025-05-08(s)16_32.08_753747ba.thumb.jpg.c87104dec0a17a2ea3d13c234fdfe2fb.jpg

Postado

@lbrrpw Meu caro,  você consegue monitorar as tensões da fonte pelo HW Minfo, nessa parte, mas algumas informações podem vir bugadas como é o exemplo desses sensores de temperatura, os elétricos são mais precisos.
No caso observar durante um teste de estresse se acaba baixando as tensões.

image.png

Um outro fator seria uma atualização na BIOS se possível como dito pelo @Edvaldo J. Frederico .

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, lbrrpw disse:

Bom, depois de diversos testes, notei que os jogos só param de travar e cair FPS quando limito o clock da CPU (tiro o turbo boost) ou quando faço o undervolting da gpu

Fiz um vídeo do hwinfo durante o stress da cpu e gpu

https://youtube.com/shorts/-CDsHjbbFxs?feature=share

Então seu problema está na placa-mãe da Biostar H510MH/E 2.0.

Os VRM da sua placa-mãe não está conseguindo alimentar direito o processador quando o processador está em 100% de uso.

placa-mãe da Biostar não são indicado para Pc gamer.

@1lokos o problema é esse mesmo?

Boa noite.

Postado

Parece que é  isso mesmo, o "tem coisas que só a Biostar faz por você" = power throttling, que não é causado por temperatura do CPU, mas falta de alimentação porque o VRM da placa-mãe esquentou além dos 85 graus e corta o fornecimento de energia para o CPU para se resfriar.

Veja se no MSI Afterburner tem como colocar informações sobre o VRM da placa-mãe, ou monitore a temperatura da placa-mãe pelo HWInfo64 e rode o teste do AIDA64 ou Cinebench R23.

O que pode fazer para tentar minimizar o problema é arrumar um fan forte e colocar no topo do gabinete, soprando na direção do circuito do VR da placa-mãe. 

A placa-mãe tem furação para prender dissipador no VRM, o problema é encontrar um compatível - no AliEx.

Se isso não melhorar só trocando a placa-mãe - o que não caso do LGA 1200 não compensa, melhor passar para frente junto com o CPU e comprar um kit mais atual, ex. Ryzen 5500, 5600.

Biostar é mais barata porque é "adequada" mesmo para "PC de escritório", ganhar concorrência de órgão público. 😜 

Essa fonte Mymax também não ajuda, esta colocando a GPU em risco. Como diz o TecLabs "é cilada"

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, lbrrpw disse:

Bom, depois de diversos testes, notei que os jogos só param de travar e cair FPS quando limito o clock da CPU (tiro o turbo boost) ou quando faço o undervolting da gpu

Fiz um vídeo do hwinfo durante o stress da cpu e gpu

https://youtube.com/shorts/-CDsHjbbFxs?feature=share

Bom dia

Essa temperatura 1, 2 e 3 provavelmente são os VRM da placa-mãe e repare que passou dos 85ºC com o colega falou.

image.png.95d11944f0f7ada519f83b685b86fe95.png

Eu encontrei esses dissipadores para VRM possa ser que de certo (muito barato 29 reais cada um), pergunte para vendedor qual a distância antres os furo de encaixe e faça a medição na sua placa-mãe.

D_NQ_NP_2X_750157-MLA82069777733_012025-

E instale duas fans do topo do gabinete com o @1lokos indicou e parece que o conector de alimentação da placa de vídeo está mal encaixado e aproveite e revise outros conectores e assim que possível de uma organizada nesses cabos 🙈, porque gabinete muito bagunçado dificulta a circulação de ar.

go6cdfJ.jpeg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...