Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Quero fazer o upgrade do meu computador atual e gostaria de opiniões sobre o que é possível reutilizar ou se troco tudo de uma vez.

Configuração atual:

- Placa-Mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

- Processador: Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHz Processador AMD Ryzen 5 3600 100-100000031BOX

- Placa de vídeo: Sapphire Pulse AMD Radeon RX 5600 XT BE, 6GB, GDDR6 - 11296-05-20G

- Memória: 2x HyperX Fury, 8GB, 2666MHz

- Fonte: Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze - CP-9020210-BR

- Gabinete: NZXT H510i CA-H510I-W1

Uso para jogos num geral e gosto de ter acesso a lançamentos, gostaria que a nova configuração durasse alguns anos. 

Qual configurações vocês recomendam? Acham que consigo reaproveitar alguns componentes e ir fazendo os upgrades aos poucos ou é melhor troca tudo de uma vez?

Muito obrigado!

• Batata Defumada alterou o título para Upgrade em PC para jogos com Ryzen 5 3600 e RX 5600XT - até R$6.000,00
  • Moderador
Postado
45 minutos atrás, CarpaKitter disse:

Acham que consigo reaproveitar alguns componentes e ir fazendo os upgrades aos poucos ou é melhor troca tudo de uma vez?

Com certeza dá pra aproveitar algumas coisas, ainda que por algum tempo. O seu processador, por exemplo, não é defasado e ainda deve oferecer performance decente, então não seria absolutamente necessário trocá-lo de imediato (embora claro, seria o ideal). Pensando em trocá-lo poderíamos olhar pra dois caminhos: um upgrade ainda dentro da plataforma AM4 (por exemplo com um Ryzen 7 5700X3D) ou ir para uma nova plataforma, como por exemplo a AM5 (comprando um novo processador, nova placa-mãe e também memórias DDR5), você teria interesse em partir pra uma nova plataforma?

Se for para jogar em Full HD você poderia estar adquirindo a Radeon RX 9060XT 16GB, que no momento está em pré-venda (envios começam mês que vem) e custa em torno dos R$3.000,00. Placas melhores como a RX 9070 XT e RTX 5070 Ti já seriam ideais para Quad HD e até flertar com um 4K, contudo elas são significativamente mais caras, então facilmente poderia ir o dinheiro todo do upgrade em uma delas.

Em relação a componentes que eu NÃO indico você manter, definitivamente tenho que falar da fonte. Essa fonte é de uma linha de entrada da Corsair, não é uma opção muito boa para PCs Gamers, portanto eu recomendo que você já troque ela juntamente com a placa de vídeo. Em relação às opções de fontes de energia, tendo em vista o seu orçamento mais amplo, dá pra considerar opções como as Core Reactor II, especialmente as de 750W ou 850W (evite as versões VE, Value Edition), assim como a MSI A850GL, Cougar Gex X2 850W e a SuperFrame SF-G850M.

O seu gabinete não é muito bom no quesito airflow, contudo se as temperaturas estiverem aceitáveis não precisaria necessariamente trocá-lo. Caso deseje trocar eu indico fortemente o Montech Air 903 Max.

Como está o seu PC no quesito armazenamento? A depender podemos pensar em SSDs também para te recomendar.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...