Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro em 220v


Ricolopes

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sim! O circuito envolvendo as duas fases e a resistência do chuveiro, sendo interrompido, poderá ser fechado pelo corpo em contato direto com uma parte energizada. Sem considerar o contato direto(o que seria muito perigoso), resta os mesmos riscos de haver condução de corrente através da água e consequentemente, pelo corpo do banhista.

Os riscos de choque elétrico envolvendo chuveiros elétricos em uso, são sempre muito perigosos! O fato da pessoa encontrar-se completamente molhada, é um fator favorável ao escoamento da corrente através do corpo e por isso, especial atenção deve ser dispensada a essa questão.

Existem chuveiros plásticos(tipos mais comuns) onde a água está em contato direto com a resistência energizada. Nesse tipo de equipamento, a falta de aterramento pode trazer um grave perigo, caso a mão do banhista se aproxime da base, de onde sai a água.

Nas duchas tipo blindadas, a água NÃO entra em contato direto com partes energizadas e assim, a possibilidade de choque, havendo o aterramento da parte metálica(geralmente), fica bastante reduzida. Na minha opinião, conhecendo o nível de qualidade dos produtos encontrados aqui no BR e o desconhecimento por parte dos "eletricistas" montadores de tais circuitos, prefiro um chuveiro comum, sem o aterramento, à usar uma ducha blindada, sem confiar no produto e na experiência de quem executou o serviço!

O problema com essas duchas blindadas pode ocorrer por haver trincas ou quebras na porcelana que reveste e isola a resistência do contato com a água! Nesses casos, passa a se comportar como um chuveiro comum, só que o banhista acredita que a água não entra em contato com a tensão da rede! Ai é que mora o perigo, pois em caso de falha ou inexistência do aterramento, um descuido poderá ser fatal!

O melhor mesmo é, ter um aterramento bem feito, por pessoa de confiança e que entenda do assunto, evitando assim, qual quer possibilidade de choques elétricos!

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morgul+12 de fevereiro de 2005, 01:42-->
agora se eu estivesse de chinelos, por exemplo, não levaria o choque certo?

Errado. A resistência que o teu corpo apresenta aumentaria, mas talvez ainda não fosse grande o suficiente para evitar uma passagem de corrente pelo teu corpo. Em outras palavras, você talvez pudesse levar um choque sim.

Morgul@12 de fevereiro de 2005, 01:42

e outra se eu estiover molhado, a corrente elétrica deveria priorizar a sua passagem pela agua, que conduz bem mais q um corpo humano, então porque levaria o choque????

Errado de novo, infelizmente. O que aconteceria nesse caso seria o famoso DIVISOR DE CORRENTE. Uma parte da corrente passando pelo teu corpo (e pelos chinelos) e outra pela água.

MEIRANETO, estou certo? :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ai pessoal... beleza?! como o meiraneto disse os chuveiros brasileiros são verdadeiras cadeiras elétricas... mas só de cair uma fase não dá nada não...

a diferença é que ele vai estar energizado a 127V e como a resiatência dele é dimensionada pra 220V vai passar menos corrente e consequentemente seu banho vai esfriar... pura lei de Ohm...

o que mais f*de os chuveiros na minha opinião são os eletricistas que dimensionam a fiação e disjuntores de cabeça... sem a menor preocupação com a corrente e potencia do chuveiro...

ai ou fica cainda quanto tá no inverno ou derrete a isolação da fiação... ai sim... se der um curto devido ao derretimento da fiação você vai tá mais arriscado a tomar um choque...

um abraço e até mais... roger_2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

a diferença é que ele vai estar energizado a 127V e como a resiatência dele é dimensionada pra 220V vai passar menos corrente e consequentemente seu banho vai esfriar... pura lei de Ohm...

Se uma das fases abrir, estará desfeito o caminho da corrente, então o chuveiro iria desligar.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tranzorb@12 de fevereiro de 2005, 10:06

Olá pessoal,

Se uma das fases abrir, estará desfeito o caminho da corrente, então o chuveiro iria desligar.

Tranzorb.

Fala aí!!!! :-BEER

Minha preocupação é...se uma fase abrir, o chuveiro continuará com os contatos ligados, logo, a resistencia estará energizada. Corro o risco da corrente descer pela agua e fechar o circuto pelo meu corpo??? Se isso acontecer, devo tomar um choque violento....É caixão na certa...rsrs

Desde já, grato pela atenção!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tranzorb@12 de fevereiro de 2005, 10:06

Olá pessoal,

Se uma das fases abrir, estará desfeito o caminho da corrente, então o chuveiro iria desligar.

Tranzorb.

putz Tranzorb.... ce ta certo... eu tinha entendido "cair" e não "abrir"... também já eram 4h30min e tinha chegado da balada... valeu pela correção!

cair uma das fases é comum nesta época devido as descargas atmosféricas... após os curtos uma das fases do circuito de distribuição pode ficar no potencial do terra antes de abrir as proteções... ai mantem o circuito fechado p/ circulação de corrente mas sem tensão em uma das fases...

mas agora vem cá... na prática durante o banho só vai abrir uma fase se o disjuntor atuar ou for acionado... abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, aproveitando o topico, mesmo que fuja um pouco do assunto.

aqui em casa os chuveiros novos quando se usa na água quente os fios começam a derreter em 10 minutos de banho, dai meu pai colocou uns outros cabos mais fortes, e isso não aconteceu mais, mas o ultimo chuveiro que meu pai comprou os cabos originais dá para se tomar banho no quente um tempo digo uns 20 minutos sem o cabo derreter, porque isso aconteceu? porque na maioria das vezes esse fio derrete?

e mais uma duvida seria quanto a quando o chuveiro queimar, eu levo um choque?

desculpe fujir um pouco do assunto mas sempre quis saber essas duas coisas.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@12 de fevereiro de 2005, 22:42

bem, aproveitando o topico, mesmo que fuja um pouco do assunto.

aqui em casa os chuveiros novos quando se usa na água quente os fios começam a derreter em 10 minutos de banho, dai meu pai colocou uns outros cabos mais fortes, e isso não aconteceu mais, mas o ultimo chuveiro que meu pai comprou os cabos originais dá para se tomar banho no quente um tempo digo uns 20 minutos sem o cabo derreter, porque isso aconteceu?  porque na maioria das vezes esse fio derrete?

e mais uma duvida seria quanto a quando o chuveiro queimar, eu levo um choque?

desculpe fujir um pouco do assunto mas sempre quis saber essas duas coisas.

t+

PHaNToN oF OpERa, um chuveiro elétrico geralmente tem uma potência de 4000W. Então a fiação para esse chuveiro trabalhar sem queimar fio nenhum tem de ser de acordo com a potência. Se usar fios de bitola muito pequena, eles não vão agüentar os 4000W e começam a derreter... Fios para chuveiros têm de ser "bem grossos"!...

Entrando agora no problema principal deste Tópico, "tomar choque se uma fase cair ou se desligar"... Não concordo com os que falaram que a pessoa, no banho, irá tomar choque! Os chuveiros elétricos, quando instalados, obrigatoriamente terão de estar aterrados, porque, se assim não fosse, estaríamos tomando choque a todo instante e, principalmente, quando fôssemos mexer no registro para sair mais água ou menos água. Estão entrando dois fios de 110V, um em cada ponta da resistência do chuveiro, e essa resistência está mergulhada na água que vem pelo cano e sai pelo crivo. Ora, se um dos fios deixar de enviar eletricidade (elétrons), o chuveiro simplesmente vai trabalhar em 110V ou menos ou não trabalhar mais, esfriando a água, mas não vai dar choque nenhum em ninguém!...

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Fragoso !!! experiencia propria ahuahuauhhuauh...muitas vezes o chuveiro daqui de casa queimo uma fase... e isso não da nada...só esfria a agua.... agora... o chuveiro daqui não deve estar muito bem aterrado pois quando você vai mexer no registro... da para sentir um leve choque (formigamento) na mão... e quando é em um machucado... vixi ai sim você sente um choque bem chato !!! XD

Bom os fios do chuveiro aqui são mais do que necessario... é o mesmo q eu uso em dois fritadores,um de 8000W e outro de 6000W... isso gasta poquinho :rolleyes: ...huuuu ehueuheuh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma resistência(chuveiro) ligada em 220V, sendo 2 fases de potencial 110V e uma delas tem o circuito aberto ou desligado no disjuntor, a resistência estará energizada com uma tensão de 110V! Com a passagem da água pela resistência, haverá escoamento de corrente através da água. Não será a corrente total, mas apenas a que a água é capaz de "transportar" nessa condição. Se uma pessoa toma banho e este chuveiro não tem aterramento, poderá sentir algum choque SIM!

Uma situação similar, seria uma ponta de um fio com tensão de 110V que encontra-se pendurado e com a água caindo sobre ele.

Nem sempre que uma instalação de chuveiro elétrico sem aterramento, dará choques maiores que o suportável em condições normais. Quanto ao que o colega falou sobre algum corte ou ferimento. Nestes casos, ocorre a eliminação, no local, da resistência oferecida pela pele, que é muito maior que a resistência interna do corpo humano. Pode-se sentir uma fisgada bem mais forte. Com a pele intacta, dependendo da altura do chuveiro, da tubulação ser de ferro e contínua ou PVC, pode-se nem sentir choque(no primeiro caso), mas sempre haverá alguma fuga de corrente pela água!

A fiação:

A grosso modo, a fiação para chuveiros deve ser de bitola adequada. Maior que a usada para os demais circuitos da instalação. Geralmente, usa-se 4mm², que já inferior ao recomendado e em muitos casos, até 2.5mm², o que chega a ser um desconhecimento total. Vejamos.

Existem chuveiros de 4800W e até mais. Para 4800W, 220V, teriámos:

4800 / 220 = 21.8A.

Para 110V

4800 / 110 = 43.6A.

Vejam que a corrente é muito alta para os padrtões de circuitos resisdenciais! As tomadas "domésticas" não costumam trabalhar com cargas que apresentem esse nível de consumo. Os usuários leigos costumam achar que podem ligar um chuveiro desses no mesmo circuito que alimenta uma "tomadinha" qual quer! E o que é pior! Vários "eletricistas" fazem isso. E ainda garantem que não tem problema! :D

O mais seguro e funcional para qual quer caso, ainda é chamar um ELETRICISTA e fazer um aterramento de verdade, com uma fiação adequada e segura!

E não esqueçam de esfregar atrás das orelhas.... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos

Uma resistência(chuveiro) ligada em 220V, sendo 2 fases de potencial 110V e uma delas tem o circuito aberto ou desligado no disjuntor, a resistência estará energizada com uma tensão de 110V!

Cuidado com os conceitos pessoal!!!. Estando a resistência de um chuveiro, em uma ponta energizada a 110V, e na outra aberta, a tensão na resistência não será 110V, pois não se pode considerar que o ponto aberto terá potencial 0 (zero).

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Transzorb

Creio que tentou mostrar alguma coisa e não tá conseguindo!

Não só a resistência, como qual quer ponto desta fase que encontra-se "viva", é referida com relação ao potencial de terra! Sendo assim, até onde meu CONCEITO me permite, será referenciada ao valor de 110V.

PROVAS em contrário serão aceitas....

Não esqueça que estou considerando o sistema como sendo deste padrão de tensão, ou seja, 110/220V, literalmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos,

Imagine-se voando... e, de repente, você toca em um condutor desencapado com potencial de 13KV (um fio de alta tensão num poste). Bem, seu corpo não esperimentaria essa tensão, pois não há caminho para circulação de corrente. Claro, referente à terra, é um potencial elevadíssimo, mas de nada adiantaria você tentar se eletrocultar tocando nesse fio sem permitir que passe corrente pelo seu corpo.

Recorramos à nossa lei de Ohm:

V = R . I

Se I = 0, Como V assumiria um valor diferente de 0?

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@13 de fevereiro de 2005, 05:14

A fiação:

A grosso modo, a fiação para chuveiros deve ser de bitola adequada. Maior que a usada para os demais circuitos da instalação. Geralmente, usa-se 4mm², que já inferior ao recomendado e em muitos casos, até 2.5mm², o que chega a ser um desconhecimento total. Vejamos.

Existem chuveiros de 4800W e até mais. Para 4800W, 220V, teriámos:

4800 / 220 = 21.8A.

Para 110V

4800 / 110 = 43.6A.

Vejam que a corrente é muito alta para os padrtões de circuitos resisdenciais! As tomadas "domésticas" não costumam trabalhar com cargas que apresentem esse nível de consumo. Os usuários leigos costumam achar que podem ligar um chuveiro desses no mesmo circuito que alimenta uma "tomadinha" qual quer! E o que é pior! Vários "eletricistas" fazem isso. E ainda garantem que não tem problema! :D

O mais seguro e funcional para qual quer caso, ainda é chamar um ELETRICISTA e fazer um aterramento de verdade, com uma fiação adequada e segura!

E não esqueçam de esfregar atrás das orelhas.... :D

É... pena que os chuveiros então que compramos... tem uma má qualidade nos cabos, pois meu pai sempre tem que trocá-los, dai isso nunca mais acontece sobre o derretimento dos cabos.

quanto ao que você disse sobre as tomadas e das correntes, está certo, aqui em casa a caixa com as chaves fica no banheiro, e tem 3, e uma delas é para o próprio banheiro, e 2 que são do resto da casa, mas não sei porque 2... acho que foi pelo que voce falou da corrente.

o estranho é que em outra casa, era o seguinte, ela tinha banheira com aquecimento a gas, mas o negocio tava todo estragado, e nem valeria arrumar, e como tinha uma tomada do lado do chuveiro no banheiro, meu pai mudou e colocou um chuveiro, mas toda vez que se usava água no modo quente por uns 10 minutos, a luz somente do banheiro caia, e quando ia olhar na chave ela tava na posição de desligada, meu pai falou por causa de um numero na chave... 40 acho..e devia ser um 70 ou 80 para isso não acontecer. o que seria isso? mas a luz caia somente no banheiro e as vezes aquela chave era difícil de voltar a outra posicão logo depois da luz cair no banheiro. parecia até que ela emperrava.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tranzorb

Você tá querendo complicar a coisa! Se quiser subir o nível, esteja a vontade. Tenho bagagem suficiente pra ir em frente.

Estamos falando de um chuveiro. A situação aqui referida é quando se está tomando banho. O que tem a ver, o fato de não tomar choque ao tocar num cabo de alta tensão, estando-se isolado, voando? Por acaso, alguém aqui vai tomar banho voando?! :P

Como você mesmo mesmo diz, imagine-se tomando banho, com a água que cai sobre o corpo, passando por um fio energizado. Os pés, obrigatóriamente, estarão no piso do banheiro e completamente molhado(será que existe uma referência para a tensão daquela fase viva?). Esta condição já seria perfeita para o caminho da corrente através do corpo e chegando até o piso molhado. Se tiver uma solução milagrosa, que faça a corrente desviar e não usar a água que escorre pelo corpo e pelo próprio, me informe. Quero patentear!

Cada um!

Phanton

Essa chave citada por você, deve ser um disjuntor. O número existente alí é a capacidade de corrente que ele suporta, sem desligar. Atingindo esse valor, desarma em pouco tempo devido ao aquecimento ou ao aumento da corrente.

Em qual quer situação, ao deparamos com um disjuntor desarmado ou um fusível aberto, devemos investigar as causas, antes de efetuar a religação desse circuito. Em residências com circuitos mal dimensionados, é comum disjuntores que protegem chuveiros ou outros equipamentos mais "fortes", desligarem com algum tempo de uso.

Cada equipamento tem seu consumo especificado em Watts(potência) ou em Ampéres(corrente). No caso de chuveiros e outros equipamentos, o fabricante indica, geralmente, que disjuntor deve ser usado, bem como o fio para ligação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos,

Tranzorb

Você tá querendo complicar a coisa! Se quiser subir o nível, esteja a vontade. Tenho bagagem suficiente pra ir em frente.

PROVAS em contrário serão aceitas....

Caro colega MEIRANETO,

já disse que não quero "polêmicas" como aquela do "Fase e Neutro invertidos dá problema". Aquilo foi horrível. Quanto a subir o nível, ter bagagem para ir em frente... bom, aí já acho que é ir muito longe, não? :tantan::blink::blink: Considerando que tenho que trabalhar, tenho conexão discada, e que, acima de tudo, as leis da natureza não estão aí para serem simplesmente aceitas, mas muito menos contrariadas. Estão aí para serem compreendidas, acho que vou ficar humildemente quieto. :cry:

As PROVAS estão à sua volta.

O que tem a ver, o fato de não tomar choque ao tocar num cabo de alta tensão, estando-se isolado, voando? Por acaso, alguém aqui vai tomar banho voando?!

Esse exemplo foi dado por uma razão simples: quis comparar o seu corpo com a resistência do chuveiro. Estando um dos pontos da resistência ABERTO, não se pode dizer que essa resistência está energizada com 110V (O QUOTE do post em que dei esse exemplo deixou tudo muito claro). Não há tensão nela.

Meu objetivo em postar uma visão diferente é promover um debate de idéias e até uma retificação, caso eu esteja 100% certo acerca do penso. Independente de ser você ou qualquer outro colega, acho muito importante que, após um debate, se chegue a uma conclusão correta, para trazer conhecimento verdadeiro a nós e aos nossos colegas do Fórum.

Meu último post não muda o fato de uma pessoa tomar choque etc. etc. Isso é um fato, e eu não discordei disso. Mas, convenhamos, a lei de Ohm demonstrou estares errado acerca daquilo que mencionei, faça jus ao seu avatar...

Você tá querendo complicar a coisa!

Não que eu ache fundamental que todos os seres humanos conheçam a fundo a Eletricidade, mas, sendo esse um Fórum TÉCNICO, penso que é muito importante e de interesse de todos conhecer ao menos seus princípios mais básicos, ir um pouco além do conhecimento popular, que está errado sobre alguns de seus aspectos. E esse tipo de colocação que você tem feito denota isso. Só estou querendo ajudar.

Cada um!

A menos que eu não tenha entendido o que você quis dizer... E, sendo assim, penso que seria muito mais saudável e construtivo você me orientar para eu entender, ao invés de falar essas coisas aí. Isso é muito errado...

Peço desculpas aos demais colegas,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morgul@12 de fevereiro de 2005, 01:42

é um bom aterramento seria o ideal

agora se eu estivesse de chinelos, por exemplo, não levaria o choque certo?

e outra se eu estiover molhado, a corrente elétrica deveria priorizar a sua passagem pela agua, que conduz bem mais q um corpo humano, então porque levaria o choque????

falo

Creio que mesmo estando de chinelos levaria choque pelo seguinte motivo:

A água que cai do chuveiro atinge a parte superior do corpo da pessoa e vai escorrendo até embaixo. Mas, o próprio corpo tem uma resistência menor do que o fluxo da água escorrendo. Daí, então, a corrente, que sempre procura o caminho mais fácil, toma o caminho do corpo e então sentimos o choque. Chegando embaixo, a corrente novamente toma o caminho da água, pois, o chinelo é um bom isolante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tranzorb

Vou dar apenas um quote e comentar, sem alongar mais essa discordância.

Esse exemplo foi dado por uma razão simples: quis comparar o seu corpo com a resistência do chuveiro. Estando um dos pontos da resistência ABERTO, não se pode dizer que essa resistência está energizada com 110V (O QUOTE do post em que dei esse exemplo deixou tudo muito claro). Não há tensão nela.

Então, segundo diz, a resistência não estando energizada, poderei até tocá-la com a mão. Veremos.

Fase A 110V AC------------->R<-----CH aberta---------Fase B 110V.

Em qual quer ponto da área vermelha que alguém tocar, haverá choque, caso o indivíduo não eseja isolado em relação ao potencial de terra. Este setor do circuito encontra-se COM TENSÃO, ENERGIZADO, COM POTENCIAL DE 110V. Mas, segundo sua afirmação acima, não há tensão!

É só. Creio que sua afirmação já foi contestada. Avalie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações pessoal!!!

Em qual quer ponto da área vermelha que alguém tocar, haverá choque, caso o indivíduo não eseja isolado em relação ao potencial de terra

Até que enfim MEIRANETO!!! Isso de se estar isolado e não levar choque é análogo (beeeem análogo, diga-se de passagem) ao que eu disse sobre tocar num fio de alta tensão enquanto se está voando, já que os pés não tocam o chão... ou não? E você ainda tirou sarro disso, hein... HAHA... Você acaba de concordar comigo e isso me deixa aliviado.

Observe que todo o trecho em vermelho apresenta potencial de 110V em relação à terra, como o sr. mesmo acaba de dizer. Observe que os dois terminais desse resistor possuem o mesmo potencial (110V) e, logo, a DIFERENÇA DE POTENCIAL, ou seja, A TENSÃO NA RESISTNCIA, é NULA (110 - 110 = ???)!!!!!! É claro que não há tensão NA RESISTNCIA, ou seja, entre seus dois terminais -- e não entre eles e a terra (!!!) -- e foi ISSO que eu disse!

Parabéns por assumir seu engano, ainda que dessa forma tão sutil.

Tranzorb.

DICA.: Tensão sempre se mede ou se considera em relação a algum outro ponto, nunca em um ponto em absoluto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tranzorb@14 de fevereiro de 2005, 09:42

As PROVAS estão à sua volta.

Esse exemplo foi dado por uma razão simples: quis comparar o seu corpo com a resistência do chuveiro. Estando um dos pontos da resistência ABERTO, não se pode dizer que essa resistência está energizada com 110V (O QUOTE do post em que dei esse exemplo deixou tudo muito claro). Não há tensão nela

e a resistência do chuveiro neste caso, estaria alimentada em 110v+110v ou seja, se uma fase cair, a outra vai continuar energizando todo o sistema, mas apenas energizando, e não produzindo mais o calor, pois falta um ponto de terra ou curto,

Isto é simples de se resolver coloque apenas uma "perna" 110v em um balde com água, e com os pés ao chão coloque a mão dentro deste balde, segundo sua teoria de que o circuito estaria aberto em uma ponta, não se deveria sofrer nada correto ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo ffilipe,

... vai continuar energizando todo o sistema, mas apenas energizando, e não produzindo mais o calor, pois falta um ponto de terra ou curto

Se a resistência ainda está sendo energizada, essa energia não será perdida. Quando há realmente energia nela, ela esquenta. Quando não esquenta, é porque não há. Mesmo que haja tensão na resistência, precisa haver corrente também.

Isto é simples de se resolver coloque apenas uma "perna" 110v em um balde com água, e com os pés ao chão coloque a mão dentro deste balde, segundo sua teoria de que o circuito estaria aberto em uma ponta, não se deveria sofrer nada correto ???

Cara, não entendi, desculpe-me.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fico feliz por você ter entendido e até acredite que tô reconhecendo algum erro meu. Assim, evitaremos que o debate se inflame! É que sou "inflamável" quando a coisa esquenta! :P

Talvez tenhamos nos expressado mal. Isso é normal de quem não domina a língua pátria!

Mas........volto a lembrar que estamos nos referindo a uma situação específica. A de uma pessoa num banheiro, etc, etc....

A preocupação do titular do tópico era sobre o risco de tomar choque ou não, caso uma das fases fosse aberta ou desligada. E como todos podem notar, a resistência está sob tensão. Não está com tensão entre seus terminais, mas encontra-se em potencial diferente do estaria submetido, uma pessoa no piso!

Acho que é desnecessário seguirmos nessa discussão. A ideia aqui é dirimir a dúvida do autor do tópico. Se este, tiver alguma dúvida à mais, estamos à disposição.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...