Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
ProgrammerMan

Quais são as maiores dificuldades na migração?

Recommended Posts

Olá a todos...

Gostaria da opnião de todos, se possivel, de quais são as maiores dificuldades na migração do Windows para o Linux...

Estou tentando um processo de migração do Windows para o Linux na empresa onde trabalho, e para isso, preciso de toda informação possível para apresentar aos diretores da empresa, incluindo-se ai as maiores dificuldades em uma migração.

Estou administrando uma rede de 15 máquinas, que vão de 486 DX2 a K6 II e P3, e rodando Windows 95/98, Office 97 e um sistema administrativo desenvolvido em Clipper q roda nessa rede...

Desde já agradeço qualquer informação...

ProgrammerMan...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, seguinte: sou usuário do Windows e comecei a migrar pro Linux faz um mês, pode ser que as minhas dificuldades não sejam as mesmas de uma empresa, mas vamos lá.

1) Primeiro de tudo a instalação, ninguém te ensina a fazer, e se te ensina geralmente ensina mal, porque devido ao enorme número de "distros", a instalação é diferente pra cada uma, mas achei a instalação do RedHat 7.3 até fácil (se você não tentar aprender a particionar manualmente, deixar o particionador automático fazer o serviço é muito melhor).

2) Segundo, o sistema é diferente. Muito pouco do que você aprendeu no Windows vai ser útil aqui, na maioria dos casos, significa aprender de novo, do zero! Mas o visual é legal e simpatizei até rápido (me refiro ao KDE).

3) Compatibilidade de hardware. Eu tive, melhor, tenho problemas com o hardware, meu som on-board da placa-mãe ECS K7S5A só funciona em versões do kernel superiores á 2.4.18, tive de mudar da versão 7.2 (kernel 2.4.7) pra 7.3 (2.4.18), porque tentei compilar o kernel (idiotisse a minha, nem sei usar o Linux!) e não consegui. Meu modem ainda não foi detectado (PCTel AMR claro...), mas não é on-board, se você procurar na internet você até acha drivers "não-oficiais", mas é muito difícil fazer funcionar, eu achei e continuo tentando... Impressoras então, nem se fale, veja a minha HP p.e. existem drivers "oficiais" no site do fabricante, mas como disse, instalar o driver é f...! Já a minha placa de vídeo 3D (GeForce 2 GTS) foi reconhecida de primeira!

4)Ah! programas... Microsoft Office principalmente, o que vem com o KDE 3.0 não consegue ler os formatos DOC e RTF, o que é ruim, porque todo mundo usa o Office da Microsoft, como fazer intercâmbio? Descobri que o Star Office consegue ler esses formatos, só não sei se salva neles, tem o Abiword também, que é um word que parece ler também, tem o OpenOffice, o Crossover Office etc, opções não faltam, mas ainda não testei nenhuma :P , achei o LICQ pra substituir o ICQ, o Downloader X pra substituir o DAP, Getright, Gozilla etc. Tem o Netscape 6, Opera e Mozilla pra substituir Internet Explorer, entre outros. Achei muitas opções, muitas gratuitas, sob a GPL. Todos achei pra download aqui http://linuxberg.uol.com.br. Mas tem também o tal de "Wine" uma excelente ideia, um software que permite rodar todos os programas pra Windows dentro do Linux! Falam muito bem dele, mas não me aventuro a testar, pela minha pouca experiência nem vou conseguir usar, por enquanto...

5) Jogos. Acho que não se aplica a empresas né? Nenhum funciona, a menos queseja feito pra Linux, mas tem o Trasgaming (acho que é esse o nome), baseado no código do wine só que voltado pra fazer jogos windows rodarem no linux, teve bons resultados, mas é pago.

6) Segurança e Vírus: pelo que sei não há vírus para Linux, portanto dispensa antivírus e ter que desembolçar uma grana pra comprar um, ainda que haja, são muito poucos mesmo, porque quem faz vírus quer causar o maior número de vítimas possível, daí escolhem o windows, com 95% dos usuários. E sei que existem antivírus pra Linux, e é gratuito... Firewall: parece que não precisa não, porque o Linux tem um excelente controle sobre tudo que entra e sai.

RESUMÃO: acho que vale à pena. Vai dar muitas dificuldades no início, treinamento do pessoal etc mas pelo que ouvi e li a respeito, o CUSTO é MUUUUUITTTOOOO mais reduzido do que você pagaria com lecensas em programas para windows e com o próprio windows, mesmo com o que se gastaria em treinamento. Acho melhor você mostrar uma planilha de custos, comparando os gastos, afinal, isso sempre pesa mais na hora de convencer seu chefe, afinal é do bolso deles que estamos falando :D  E faça gráficos! Executivos adoram isso!

Isso aí, falou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, já falei tudo, mas vou passar alguns links:

Site do Wine = http://www.winehq.com

Downloads = http://linuxberg.uol.com.br

Site com informações sobre muito do que falei acima, recomendo enfaticamente dar uma olhadela lá = http://www.guiadohardware.net

Transgaming = http://www.transgaming.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que o maior problema é a  p r e g u i ç a ! ! !

o sujeito fica tão acostumado a receber tudo mastigado pelo Windows que dificilmente conseguirá sair da escravidão...

afinal é muito mais confortável pra ele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×