Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
ProgrammerMan

Quais são as maiores dificuldades na migração?

Recommended Posts

Olá a todos...

Gostaria da opnião de todos, se possivel, de quais são as maiores dificuldades na migração do Windows para o Linux...

Estou tentando um processo de migração do Windows para o Linux na empresa onde trabalho, e para isso, preciso de toda informação possível para apresentar aos diretores da empresa, incluindo-se ai as maiores dificuldades em uma migração.

Estou administrando uma rede de 15 máquinas, que vão de 486 DX2 a K6 II e P3, e rodando Windows 95/98, Office 97 e um sistema administrativo desenvolvido em Clipper q roda nessa rede...

Desde já agradeço qualquer informação...

ProgrammerMan...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, seguinte: sou usuário do Windows e comecei a migrar pro Linux faz um mês, pode ser que as minhas dificuldades não sejam as mesmas de uma empresa, mas vamos lá.

1) Primeiro de tudo a instalação, ninguém te ensina a fazer, e se te ensina geralmente ensina mal, porque devido ao enorme número de "distros", a instalação é diferente pra cada uma, mas achei a instalação do RedHat 7.3 até fácil (se você não tentar aprender a particionar manualmente, deixar o particionador automático fazer o serviço é muito melhor).

2) Segundo, o sistema é diferente. Muito pouco do que você aprendeu no Windows vai ser útil aqui, na maioria dos casos, significa aprender de novo, do zero! Mas o visual é legal e simpatizei até rápido (me refiro ao KDE).

3) Compatibilidade de hardware. Eu tive, melhor, tenho problemas com o hardware, meu som on-board da placa-mãe ECS K7S5A só funciona em versões do kernel superiores á 2.4.18, tive de mudar da versão 7.2 (kernel 2.4.7) pra 7.3 (2.4.18), porque tentei compilar o kernel (idiotisse a minha, nem sei usar o Linux!) e não consegui. Meu modem ainda não foi detectado (PCTel AMR claro...), mas não é on-board, se você procurar na internet você até acha drivers "não-oficiais", mas é muito difícil fazer funcionar, eu achei e continuo tentando... Impressoras então, nem se fale, veja a minha HP p.e. existem drivers "oficiais" no site do fabricante, mas como disse, instalar o driver é f...! Já a minha placa de vídeo 3D (GeForce 2 GTS) foi reconhecida de primeira!

4)Ah! programas... Microsoft Office principalmente, o que vem com o KDE 3.0 não consegue ler os formatos DOC e RTF, o que é ruim, porque todo mundo usa o Office da Microsoft, como fazer intercâmbio? Descobri que o Star Office consegue ler esses formatos, só não sei se salva neles, tem o Abiword também, que é um word que parece ler também, tem o OpenOffice, o Crossover Office etc, opções não faltam, mas ainda não testei nenhuma :P , achei o LICQ pra substituir o ICQ, o Downloader X pra substituir o DAP, Getright, Gozilla etc. Tem o Netscape 6, Opera e Mozilla pra substituir Internet Explorer, entre outros. Achei muitas opções, muitas gratuitas, sob a GPL. Todos achei pra download aqui http://linuxberg.uol.com.br. Mas tem também o tal de "Wine" uma excelente ideia, um software que permite rodar todos os programas pra Windows dentro do Linux! Falam muito bem dele, mas não me aventuro a testar, pela minha pouca experiência nem vou conseguir usar, por enquanto...

5) Jogos. Acho que não se aplica a empresas né? Nenhum funciona, a menos queseja feito pra Linux, mas tem o Trasgaming (acho que é esse o nome), baseado no código do wine só que voltado pra fazer jogos windows rodarem no linux, teve bons resultados, mas é pago.

6) Segurança e Vírus: pelo que sei não há vírus para Linux, portanto dispensa antivírus e ter que desembolçar uma grana pra comprar um, ainda que haja, são muito poucos mesmo, porque quem faz vírus quer causar o maior número de vítimas possível, daí escolhem o windows, com 95% dos usuários. E sei que existem antivírus pra Linux, e é gratuito... Firewall: parece que não precisa não, porque o Linux tem um excelente controle sobre tudo que entra e sai.

RESUMÃO: acho que vale à pena. Vai dar muitas dificuldades no início, treinamento do pessoal etc mas pelo que ouvi e li a respeito, o CUSTO é MUUUUUITTTOOOO mais reduzido do que você pagaria com lecensas em programas para windows e com o próprio windows, mesmo com o que se gastaria em treinamento. Acho melhor você mostrar uma planilha de custos, comparando os gastos, afinal, isso sempre pesa mais na hora de convencer seu chefe, afinal é do bolso deles que estamos falando :D  E faça gráficos! Executivos adoram isso!

Isso aí, falou!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já falei tudo, mas vou passar alguns links:

Site do Wine = http://www.winehq.com

Downloads = http://linuxberg.uol.com.br

Site com informações sobre muito do que falei acima, recomendo enfaticamente dar uma olhadela lá = http://www.guiadohardware.net

Transgaming = http://www.transgaming.com

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o maior problema é a  p r e g u i ç a ! ! !

o sujeito fica tão acostumado a receber tudo mastigado pelo Windows que dificilmente conseguirá sair da escravidão...

afinal é muito mais confortável pra ele...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais