Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Videocassete com PAL-M>NTSC transcoder?


Posts recomendados

VitorX2003, não precisava tudo isso, mas valeu.

Em nenhum momento me senti ofendido, como jamais tive a intenção de ofender alguém em outros Tópicos, porém sei que as dúvidas sempre existiram e sempre existirão.

Quanto ao LG FC931b, já existe um novo modelo que deve ter as mesmas configurações e outras mais.

Quanto ao problema dos contatos com o pessoal da LG: eles são treinados para darem informações, deve existir um Manual de perguntas e respostas, simplesmente eles ouvem as perguntas e respondem de acordo com o Manual deles.

Atualmente a tecnologia é a mesma independente da Marca, ou seja, se você for adquirir um Vídeo de 7 cabeças poderá escolher pelo preço e não pela Marca, deve ser tudo igual.

Sempre fui contra pessoas que falam mal de determinadas Marcas, como sou contra pessoas que falam mal de qualquer religião ou raça.

Tenho vários aparelhos LG, inclusive placa de rede, fax modem e mais três celulares LG na família e não tenho problemas com eles, como também tenho faz vários anos um aparelho de som CCE e uma tv 21" CCE, todos funcionando 100%, apesar de que já existiu um preconceito contra a Marca CCE (Continuo Comprando Errado).

A discussão sobre o Video Cassete foi boa.

Vale lembrar que caso alguém adquira um Video Cassete novo deve também adquirir uma garantia para dois anos, pois estão tentando acabar com os VCR, tanto que peças para reposição já não se encontra mais, e rodar somente fitas sem fungos ou a aparelho não dura muito.

Estamos aqui (no Universo) para ajudar.

Abraços e conte comigo.

Ps:(creio que já poderiam fechar o Tópico)

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu JR... Phantom e demais colegas....

Pena que não posso mais trocar meu Panasonic novo por um LG931b ou o modelo mais recente.....

Mas vou procurar e depois vendo o meu Pana mais antigo.....

Por mim o tópico está encerrado com final feliz.....Mais aprendizado....

Abraços e soçarba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Tenho 4 VCRs, dois modelos da Panasonic, um da Gradiente e um da GE. Nenhum deles tem capacidade de converter Pal-M para NTSC, e são VCRs relativamente modernos.

Dei uma passada no fórum da Pinnacle, cujas placas não suportam o Pal-M (com exceção da PCTV) e encontrei referências somente de transcoders, e não de VCRs que tenham esta função.

Estou realmente tentado a adquirir o VCR da LG, mas o modelo encontrei não faz referências a esta facilidade no manual. Como já tenho 4 aparelhos, não gostaria de fazer uma compra que não atenda minhas espectativas.

Acho que antes de encerrar o tópico seria interessante o testemunho de alguém que tivesse uma placa de captura que não suporte Pal-M (DC-10 por exemplo), apenas para descartar de vez a possibilidade da própria placa estar fazendo a transcodificação, bem como elaborar uma lista de VCRs atuais com essa função e disponibilizar ao pessoal, uma vez que o LG 931B já anda meio "sumido" do mercado, dando lugar a outros modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado Ricardo,

Ainda que o video tenha saida NTSC para videos originalmente em PAL-m, ninguém ainda deu algum depoimento sobre a possibilidade de transcodificação via placa, a minha é a DC10, mas não dá para ir a São Paulo testar......

A minha intenção é ir em uma loja e pedir para ver o manual......embora você tenha feito isso, só realmente um teste poderia esclarecer em definitivo....

Procurei manuais pela internet, não achei nada, não achei nenhum video onde as caracteristicas fossem explicitas em relação a saida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje estive nas Casas Bahia. Pedi para o estoquista o Manual do Usuário do GC981B existente na loja. É um manualzinho bem chifrin e não fala lhufas sobre sistema de cor.

Cheguei a conclusão também que o 981 tem nada a ver com o FC931B.

O CG981B é a versão Hi-Fi do 4 Head GC481B.

O FC931b é a versão Seven Head do mono FC 431B.

Entrei também no site da LGE linkei o "Contacte-nos" e solicitei por e-mail que eles fizessem o teste de bancada para me responder a pergunta que não quer calar: - Transcodifica ou não transcodifica. Inclusive, digitei a receita de bolo de como deveria ser feita a config tanto do VCR quanto do Televisor a ser usado para monitorar o sinal.

Agurademos

Mr. Walker

GC481B

GC981B

FC431B

FC931B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você me poupou gasolina, iria fazer isso hoje...Ia pegar esse manuelzinho......

Espero que quem responda não seja a mesma atendente que respondeu ao colega quer fez uma consulta anteriormente......

Leva a tua CPU para as Casas Bahia e testa na hora...... Ou então peça para fazer um Test Drive e depois devolver......

Mas quando comprei o Panasonic no Ponto Frio o gerente permitiu que se caso o video não fizesse o que eu queria poderia devolver, desde que conservasse a embalagem, mas teria que trocar por outro produto.....

você compra e se não transcodificar você leva uma TV Gradiente......

Brincadeira, mas espero que tenhamos sorte, que saibam fazer o bolo com a tua receita, respondendo a contento.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor,

Teremos que aguardar o início da semana, pois, passei a mensagem na sexta à noite.

Quando comprei meu DVD Player TecToy fiz algo parecido. Levei um caçuá cheiode mídias, falei com o gerente e ele destacou um funcionário para fazer todos os testes de bancada que eu queria. No dia anterior havia ido a mesma loja, perguntara ao vendedor se o player rodava DVD-R / RW, ele olhou na caixa, depois, consultou o manual e respondera que não, que só lia mídias +R. Não me conformei voltei a loja, munido com todo o ferramental que precisava - o player rodava (roda) inclusive MPEG-1 / 2 sem compressão para VCD / SVCD, que também roda.

Soçarba...

That Walks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vítor,

Vamos reaquecer o papo sobre transcodificação PAL-M to NTSC by VCR LG FC931.

As possibilidades pelo meu ângulo de visada são as mais remotas possíveis.

Estive analisando detidamente os posts sobre o assunto; a configuração do meu LG 99-SB Seven Head; e, a aridez do Manual do Usuário do LG981B, conforme reportei em meu penúltimo post.

Localizei o FC931B nas lojas Ambient Air e Tonifoto, no Shopping Rio Sul, e, que maravilha!... No Plaza de Niterói. Fiz um Graham Bell para a Tonifoto do Plaza-NI, explicando os pormenores e o vendedor aceitou fazer o teste em um dia de menor movimento. Depois, contrapôs a impossibilidade, pelo fato do sinal disponível na loja ser proveniente da TV-Cabo. Agradeci, desliguei... Pero, entrei em transe...

Voltei a ligar para a loja e propus: Levo uma fita gravada em PAL-M, enchufamos-a em um VCR, conectando a saída coaxial de RF deste a entrada de RF do LG931B. E, assim, será feito segunda ou terça-feira.

Pero, volto a dizer que as possibilidades de êxito são bem remotas. Tenho estado sintonizado neste trouble desde que entrei no tópico e vez em quando acesso uma informação armazenada no arquivo morto.

Uma delas: - quando comprei (importei) a minha Voodoo, sabidamente só NTSC, ela veio com dois softs em seu CD de instalação. O nativo da 3dFx o Visual Reality e o nada mais, nada menos Ulead Video Studio 4.0.

Com o V. Reality que também dava suporte ao FM, PAL-M só black & white. But, com o US4.0, até hoje, está impregnada em minha retina, a imagem colorida da loiríssima Angélica, naquele tempo sem Huck. Como o meu interesse maior era minhas fitas em NTSC, e, antipatizando com o Studio4 cambiei logo para o Ulead Media Studio 6.5, que, deve ter sido o precursor do meu favorito Movie Factory.

Pois é, pois é... De repente, é algumas versões do Ulead Studio que têm a propriedade de intervir no decodificador de vídeo de certas placas liberando-as para PAL. Pois, a bem da verdade eu nunca mais conseguira cor em PAL-M com a Voodoo a não ser a partir do momento em que descobri o driver genérico que, inclusive, a liberou para rodar no W2K / XP e capturar em 720 x 480, pois, com seu driver 3dFx sua resolução máxima era de 640 x 480 pixels, além de, só capturar em NTSC, na plataforma 9x.

Well... "O desengano do cego é furar os olhos" - segunda ou terça estarei indo ao Plaza Shopping de Niterói com a minha fitinha VHS / PAL-M, embaixo do sovaco. Não há nada mais doce que a ilusão. O homem deixa de existir quando perde a capacidade de sonhar. Até hoje, acredito em mula-sem-cabeça e em Matinta-Pereira... Quem sabe um dia não encontre uma. Oremos pois, tanto eu quanto tu apesar de nossas mentes pervertidas nós acreditamos em milagres.

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Jr tem razão o você tem sim saida NTSC

conforme o menu do JR

AUTO - ajusta ao formato do VHS

PAL-M - Fixa a saida em Pal-M idependente do original, até aqui o meu você faz

NTSC-PB - Fixa a saida em NTSC

NTSC - " "

JR qual a função da letra PB em NTSC-PB?

A secretária da LG ta mau informada, mas vamos desculpala pois garanto que até alguns técnicos da LG tabem não saberiam responder ou respoderiam errado.

exp: um amigo levou um DVD LG importado da europa padrão PAL numa autorizada LG e o tecnico deu orçamento de R$ 350, alegando que teria que trocar a placa mãe, dai ele resolveu vender numa feira e o sujeito la ofereceu conserta-lo e lhe cobrou r$50, era so transcodificar.

Agora só falta achar um você com saida S-Video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabece,

Seja bem vindo ao debate - isto o tornará mais rico.

A questão não é se ele tem saída em NTSC. De dez anos para cada quase todos os VCRs são bi ou tri norma - NTSC / PAL-M ou NTSC / PAL-M - N. Só eu tenho atualmente, quatro videocassetes que fazem isto:

LG-99SB 7 Head

Panasonic F-66 6 Head

Sony SLV 77HF 6 Head

Toshiba X-61, e, mais quatro sucatas que também faziam:

Panasonic J-48 (lembraste deste?... Anos 80);

Panasonic NV-SD20 (que seria uma versão brasileira moderna do J-48, do início da década de 90);

Sony SLV-50BR; e.

Sony SLV-68BR.

A questão é um VCR que sintonize o sinal da TV comercial brasileira gerado em PAL-M, o transcodifique internamente, entregando na saída o sinal da TV broadcasting nacional em NTSC para ser capturado em cores (obviamente), por uma placa de captura que não dê suporte a PAL-M, como é o caso da Pinnacle Studio DC-10 (já na versão 9), e, muitas outras placas de outros fabricantes, entre elas a AVerMedia UltraCenter PCI 500 - uma das melhores placas de médio custo (400 / 500) que eu conheço.

Tanto eu quanto o Vítor Capelo Gaivota estamos interessados em comprar um videocassete com esta característica mui singular. Portanto, qualquer contribuição efetiva que o companheiro Cabece, ou, outro, puder dar será imensamente bem recebida, e, pela qual seremos eternamente gratos.

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande maioria dos videos, falo isso porque trabalho com manutenção, pode tocar fitas PAL-M ou NTSC mas libera o sinal no formato PAL-M! Não importa o formato da fita, ele SEMPRE vai sair com o sinal PAL-M

Eu aconselho um transcoder PAL-M - NTSC mas verifique a qualidade antes de comprar, existem transcoders bem mais baratos(para video games) que a qualidade é pessima! Não adianta você ter uma placa de captura Top de linha se toda a qualidade é perdida na transcodificação.

Vou procurar um fornecedor de transcoder de qualidade pra postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabece,

Em Tempo (ia esquecendo):

Cabece: - conforme o menu

AUTO - Segue o formato original da fita

Fantasma - Não é bem assim... Qualquer fita tanto NTSC quanto PAL-M introduzida no VCR terá sua saída setada automaticamente para PAL-M. Apesar deste comando ser Seleção automática do sistema, induzindo a outra interpretação, ele na verdade seleciona automaticamente a saída para o Sistema Pal-M. Aqui a fita NTSC é transcodificada automaticamente para PAL-M.

Cabece - PAL-M - Fixa a saida em Pal-M idependente do original, até aqui o meu você faz

Fantasma - Novamente o nome do comando nos induz a errar sua função. Na opção PAL-M tanto a fita quanto o sistema (TV, Placa de captura, etc.) têm que, obrigatoriamente, pertencerem ou estarem setadas para PAL-M, respectivamente. Ou seja, Televisor / Placa de Captura configurados em PAL-M apresentarão em cores apenas as fitas PAL-M. Fitas NTSC serão apresentadas em preto & branco com ruídos de fundo coloridos. PAL-M fita + PAL-M sistema = em Cores.

Cabece - NTSC - Fixa a saida em NTSC

Fantasma - Bem que eu gostaria que fosse, pois, assim, transcodificaria minhas fitas de filmes do Tarzan Gordon Scott capturados da TV para NTSC ainda no videocassete. Atualmente faço isto no Movie Factory2. Esta opção NTSC equivale inversamente à opção PAL-M do item anterior. Aqui fita e sistema têm que pertencer ao padrão NTSC para que a apresentação / captura seja em cores.

Fitas NTSC são reproduzidas em cores e fitas do padrão PAL-M são reproduzidas em preto e branco com background de cores

Cabece - NTSC-PB - Fixa a saida em NTSC

Fantasma - Esta opção é muito interessante. Ela serve para reprodução de uma fita NTSC num televisor PAL. Neste caso a saída está fixada em PAL e não em NTSC como entendeu nosso companheiro Cabece. Se introduzirmos no VCR uma fita PAL-M com esta opção selecionada, tanto faz que nosso televisor ou nossa placa de captura esteja em PAL-M ou em NTSC a imagem será sempre em black and white com ruídos de cores principalmente nas extremidades verticais (embaixo / em cima).

O interessante da estória é que a opção é chamada de NTSC-PB, donde, obviamente, P e B seriam as iniciais de Preto & Branco. Então, teríamos uma reprodução de fita NTSC em preto e branco - tem gente que gosta! Pois, acha que a imagem em preto e branco possui certo glamour e qualidade que é mascarada pelas cores. E, não é que na prática é isto mesmo que acontece... Se setarmos nosso VCR para NTSC-PB e configurarmos nosso televisor ou placa de captura para NTSC obteremos um imagem em preto e branco limpa sem qualquer ruído de fundo, em cores. Mas, não é que é interessante mesmo?...

Cabece - JR qual a função da letra PB em NTSC-PB?

Soçarba...

MR. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Phanton!

Mesmo sendo tu uma alma penada, sei que estás por aqui....

Adorei você ter acordado esse tópico.

Estou ansioso para ler o resultado do teste com sua fita "ensovacada", cuidado com os fungos!

Só você poderá desvendar os mistérios que envolvem esse VCR da LG, a verdadeira face da louca informante, os misterios do Ulead e das transcendentes transcodificações....

Abraço ansioso

Vitor

PS: Ainda não tive tempo de fazer as configurações na DC10, conforme o receituário prescrito, amanhã o farei e postarei o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor,

Já viste o cara torcer contra o patrimônio?

Pois, é... Pois, é... Estou torcendo contra minhas próprias convicções.

Estou querendo mesmo que este VCR LG FC931B, realmente transcodifique o sinal da TV local do padrão de cor PAL-M, para o padrão Network Television System Committee.

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correção

No meu video CCE VCR-303 o menu fica assim

Desliga OSS - Liga - a saida segue o formato do VHS -NTSC ou Pal-M

Saìda Pal-M - - Ligado força a Saída em Pal-M mesmo se a VHS for NTSC

O que estamos querendo é o contrário Pal-M sair em NTSC.

Isso eu garanto que funciona alem de teste com a captura, tambem fiz com a TV

exp: minha TV Sony, com a opção OSS do você ligada e colocando uma fita em NTSC a imagem fica em P/B ai tenho que ligar a saida Pal-M do você para ter cor na TV , se eu quiser ver a fita no formato original tenho entrar no SETUP da TV e mudar para NTSC e no você Ligar a opção Desligar OSS.

obs: Essa Tv 29 é antiga e não tem opção de trocar o sistema de cor pelo menu é preciso entrar no mode de serviço para trocar o sistema de cor

Pelo menu que o JR Pescador mostra me parece bem claro que a opção NTSC deve fixar o formato NTSC na saida ou pelo menos para gravar na VHS no sistema NTSC como ja faziam você antigos, so que usando uma chave no painel.

Cabece: - conforme o menu

AUTO - Segue o formato original da

Aqui foi mal, ta errado mesmo, a função Auto equivale a Saída Pal-M aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabece,

Falou e disse!...

O que eu mais admiro no ser humano é sua nobreza e rigidez de caráter, que, muitas vezes, devem ser cotados acima da inteligência ou da pretendida sabedoria. A inteligência a serviço do mal, ou do orgulho egoísta, no mínimo tem o dom de confundir.

Quando, aparentemente, damos o braço a torcer mais que um constrangimento estamos *marombando um exercício de dignidade.

Grato!

Soçarba...

Mr. Walker

*Marombar: - levantar peso na linguagem dos fisiculturistas (marombeiros).

(Verbete extraído do Dicionário do Fantasma).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Eu Tôôô malucoooo!.........

Desejamos que a partir de uma fita em Pal-M (fitas que estão no mercado tupiniquim para edição) tenhamos a saida do VCR em NTSC...........

Se você penetra em seu VCR uma fita NTSC e deseja que esta saia do outro lado em NTSC, sua TV aceita NTSC e o VCR tem NTSC>NTSC ....não precisa rezar,

vai ter cor.....

NTSC > NTSC é! já sabemos ser possivel, o meu VCR também faz

Eba! Não adianta nada.

PAL-M > NTSC Só com transcodificação*

* Aconteceu com JR, mas a pergunta que não quer calar:

Quem Transcodificou o PAL-M?

Será que é o LG931 em sua configuração ( Parece bem claro que deve )

Será que é o ULEAD,

Será que é a Super Ultra?

Caro Cabece, o manual chinfrin foi lido pelo Mr Walker, nada confirma a proeza, a secretária louca também não, teremos um teste tecnico que esclarecerá a questão.......

Se forem relidos os tópicos acima, verás que ninguém duvida do captura feito pelo JR em NTSC, a questão é de quem é a culpa da transcodificação.

Esperamos o desfecho no capítulo dessa segunda-feira, direto de Niterói com transmição em PAL-M e captura em NTSC, se os deuses quiserem.

:tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um detalhe:

No meu video CCE VCR-303

Menu sistema de cor [saida para TV]

Desliga OSS - a saida para TV segue o formato do VHS -NTSC ou Pal-M

Saìda Pal-M - Ligado força a Saída para TV em Pal-M mesmo se a VHS for NTSC

Menu sistema de gravação [padrão gravado no VHS]

1 - Auto - aqui a gravação segue o mesmo padrão do VHS original

2 - Pal-M - aqui grava sempre o VHS em Pal-M

3 - NTSC - Aqui grava sempre o VHS em NTSC, parece que o sinal na entrada precisa estar no padrão NTSC, se for Pal-M não converte e fita fica P/B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Cabece....

Se entendi o que disseste, você faria um teste usando um VCR(1) com uma fita em PAl-M reproduzindo e outro VCR(2), setado (aproveitando a terminologia Phantom)setado para grava em NTSC e isso supostamente faria que concluissemos que o sinal pode ser trancodificado, né........

Então eu pegaria uma fita para edição e usaria dois videos, um como transcoder, legal....

Me parece que você tem uma DC10 e uma Ultra, se você conseguir capturar com a DC10 em NTSC, sem transcoder, sem Ulead, estariamos para concluir que o video transcodifica para NTSC..

Mas para usar dois VCR, VHS para vhs....a qualidade vai caindo...caindo, o tempo passando, passando......

Prefiro o transcoder ......

Mas, e o teste drive Phantom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor e Cabece,

1. O sinal que sai do Video Out do televisor é equivalente ao sinal que sai do VCR-1 usado como player na gravação (dubbing) VCR to VCR.

2. Then, se já foi testado usando o sinal no padrão PAL-M do Video Out da TV, desnecessário se torna testar com o sinal no padrão PAL-M, desta vez provindo do VCR-1. Se o CCE tivesse a propriedade de transcodificar PAL-M para NTSC, teria feito já com o sinal do Video Out da TV.

Sei que vento não tem pé, pero, ontem, deu um pé-de-vento aqui no Rio de 120 a 150 Km/H. Assim, não saí de casa.

Estarei dirigindo-me logo mais para o Plaza Shopping de Niterói com meu VHS *"ensovacado", para cumprir o penúltimo passo da questão, cujo resultado, tem apenas 0,0001% de possibilidade de ser aquilo que todos nós desejaríamos que fosse verdadeiro.

*Sea-gull: - depois pagarei os royalties pela apropriação indébita do neologismo criado por ti.

Cumprida esta etapa, só restará a última: instalar um Windows da plataforma 9x em um HD de reserva (8 GB); instalar a minha VoodooTv 200 PCI (NTSC pura), com os drivers originais 3dFX; instalar o Ulead Video Studio 4.0; e, ver que bicho dá. Se mesmo assim, não obtivermos uma captura em cores transcodificadas, o que não falta aqui em São Gonçalo são lojas que vendem tinta... Vai ter que aparecer cor de qualquer maneira, pois, conosco ninguém podemos!!!

Soçarba...

Mr. Walker

PS - Estou fazendo afirmações antes dos testes. Se eu estiver errado assumo o MICO. Bem que eu gostaria de estar enganado, pois, isto viria de encontro as nossas conveniências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poie, é! Pois, é...

O sonho acabou...

O resultado do teste foi o que nem eu queria (por conveniências), mas que, no fundo, no fundo, todos sabiam que ia ser - o Videocassette Recorder LG FC 931B, na presença de um sinal de RF, oferece apenas, as três manjadas opções de configuração:

AUTO - O que entra sai PAL-M;

PAL-M - Entra PAL-M sai PAL-M;

NTSC - Entra NTSC sai NTSC.

Sendo assim, concluo dizendo que o LG FC931B não transcodifica sinal de entrada do padrão de cor PAL-M brasileiro para o padrão de cor NTSC-M americano. De minha parte encerro o item 931, porém, deixando-o em aberto para quem se habilitar provar, de maneira prática e técnica, o contrário.

Em tempo oportuno farei o teste com o Ulead Studio. Para isto terei que limpar (reformatar o HD slave do meu P-III de reserva) particionando-o em FAT-32 e formatando-o para receber o Win98SE ou o WinME. Cumpridos estes requisitos básicos, instalarei minha placa de captura VoodooTv 200 PCI, com seus drivers originais da 3dFx, que a limita ao padrão de cor NTSC-M.

No caso do teste com a Voodoo em NTSC-M puro, atribuo 50% de possibilidades da transcodificação dos padrões de cor, por ingerência (no momento, não saberia explicar como...) do Ulead Video Studio 4.0 ou outra versão, vir a acontecer. Como possuo todas as versões do US desde a 4.0 (apesar de não os usar), farei o teste com todas elas.

Aguardemos pois, será nossa esperança de usar nossas placas de captura NTSC, para trabalhar sinal de vídeo em PAL-M. If somebody tiver uma destas placas (NTSC) e quiser cooperar a ajuda será bem vinda.

Soçarba...

Mr. Walker

Matando a pau e mostrando a cobra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...