Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
silviola

Athlon 64

Recommended Posts

Novato na plataforma é isso mesmo, dúvidas, sempre dúvidas. São várias, mas quem puder contribuir sanando ao menos uma, já fico muitíssimo grato. Vamos lá:

1. CNQ - Vários usuários das Epox estão reclamando da ausência na Bios do CNQ, comigo não foi diferente, minha 8KDA3+ v. 2.2 também não me mostra a opção, ainda que no manual da mesma ela exista e com fotos. Alguém sabe a causa e/ou a solução? Minha BIOS é a 10/22/2004, cuja a descrição diz corrigir exatamente isto. :roll:

2. Ainda assim, mesmo ela não sendo mostrada, resolvi seguir os passos da instalação: Driver do A64 e "Gerenciamento mínimo de energia" no Windows XP. Não foi surpresa nenhuma quando não deu certo. Bem se não deu pelo método convencional, tentemos os alternativos: Baixei o programa RightMark CPU Clock Utility, na aba "Manegement" marquei a opção "PST" e determinei o Minimal FID (Mult)=4 / Minimal VID (VCore)=0,825 / Maximal FID = 10 / Maximal VID = 1,5. Além disso deixei o "Profile" em "Automatic". Pronto, o programa passou a assumir automaticamente o controle do Vcore/Multiplicador. Fiz testes Sintéticos, joguei, Prime95, o escambal, aparentemente e de acordo com os resultados, tanto a performance quanto a estabilidade ficaram inabaladas, inclusive em IDLE o CPU fica incrívelmente a 1ºC acima da temperatura do CASE. Mas e aí? E a longo prazo ? Alguém usa já ou usou este Soft ? A longo prazo esta "gambiarra" não vai me causar problemas ?

3. Memo - Um dos meus maiores receios quando migrei para a plataforma foi sobre o uso de 2 Memórias Double Sided, tanto a própria AMD como a EPOX não aconselham a usar esta config, pois pode delimitar a freqüência das mesmas a 166MHz. Aviso agravado por vários relatos aqui no Forum de que realmente acontecia tal fato, porém, gostaria de registrar que com a minha configuração não sofri deste "mal", ou seja, minhas 2 Corsair Value estão a 200MHz, e ainda mais, a "1T Command" e a 2,5-3-3-7 (nominalmente elas são 3-3-3-8 ).

4. Ainda sobre as memórias, meu desempenho nos testes do Everest ficaram assim:

Leitura=3021Mb/s

Escrita=1353Mb/s

Latência=55,7ns

Tá bom?

5. Uma outra surpresa agradável foi sobre o desempenho em RAID 0 do NForce 3 250Gb, enquanto meus 2 Seagates SATA no Silicon integrado da Asus A7N8X-E Deluxe tinham uma média de 75/78 MB/s de leitura sequencial, com o SATA/RAID nativo do Nforce3 estes dados pularam para 98/100MB/s. Uma diferença de desempenho de 28%, bem significativa ao meu ver.

6. Ainda sobre SATA/RAID, e fugindo um pouco mais do assunto, estou agora no Tray, com um ícone com uma seta verde indicando "Remover Hardware com segurança", ao clicar nele, aparece um quadro com meus 2 HDs dizendo "Selecione o dispositivo que deseja desconectar ou ejetar e clique em PARAR", até já cliquei em PARAR, ao qual me dá uma mensagem "O dispositivo 'NVIDIA STRIPE 149.06G' não pode ser interrompido neste momento. Tente interromper o dispositivo novamente mais tarde.". Que diabos é isso, prá que serve e como tirar do Tray?

É "SÓ".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais