Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Vercingetorix

Algoritmos

Recommended Posts

Ola à todos, sou "aprendiz de programador" e no momento estou lendo o livro sobre Algoritmos de autoria de José Augusto Manzano (muito bom, por sinal). Eu não consegui resolver o seguinte exercício:

Usando a estrutura de repetição - enquanto...faça...fim_enquanto - , resolva:

a) apresentar os quadrados de números inteiros de 15 a 200.

bem, eu resolvi assim, mas tenho quase certeza que está errado:

var

X, M: Inteiro

início

enquanto M >= 15 .e. <= 200 faça

leia M

X = M²

escreva X

M -> M+1

fim_enquanto

fim

resolvi de forma semelhantes os outros exercícios que abordam esse assunto, e consequentemente devem estar errados......se alguém puder me ajudar...eu agradeço MUITO :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considere o que está entre parenteses como comentario, sem influenciar o código em si.

início (Inicio da função)

var X, M: Inteiro (declaração de variáveis)

Faça M=15 (atribuição de valor)

enquanto M <= 200 faça (Inicio do laço)

{

leia M (imagino que essa linha pode ser suprimida sem prejuizo algum. Afinal, o incremento é dado no final do laço sem necessidade de leitura posterior)

X = M*M (Parte fundamental do código em si, comentários no final)

escreva X (impressão)

M = M+1 (Incremento da variável M)

}

fim_enquanto (Fim do laço)

fim (Fim da função)

Eu faria alguma coisa semelhante ao que está escrito acima. Tanto faz M² ou M*M, mas como eu me acostumei com a linguagem C, prefiro M*M. E as chaves servem pra separar o que é laço do que não é. Dessa maneira, sempre que o laço chega no fim, ele incrementa M em uma unidade e recomeça. E, quando M chegar a 201, o laço chega no fim.