Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
fredericoafd

Manutenção em Coolers

Recommended Posts

Manutenção em coolers:

O primeiro passo é ver se compensa dar manutenção no cooler, você deve observar se a hélice está frouxa, balance-a para esquerda e direita e observe se há folga (um pouquinho de folga é necessário, mas, se a folga ultrapassar 45º o cooler já é sucata), se houver muita folga não compensa pois o eixo já está desgastado.

Retire a parte de cima do cooler( a parte de plástico), limpe a parte de alumínio com água e retire a pasta térmica velha com papel, algodão ou o que tiver em mãos. O corpo eletromagnético é composto por bobinas de cobre que gera um campo magnético e impulsiona o ímã que fica na junto à hélice, caso depois de limpo o cooler apresente rotação baixa, então a bobina está defeituosa e não compensa reutilizar o cooler.

Hélices – as hélices devem ser limpas pois estando limpas, diminui o atrito com o ar e mantém a rotação original. Uma água resolve o problema, mas tome cuidado para não molhar o interior, onde fica o eixo, pois o mesmo é de metal e pode oxidar, caso molhe dê um banho de álcool isopropílico (o álcool isopropílico não contém água, o que o faz ideal para qualquer tipo de limpeza na área da informática e eletrônica).

Corpo eletromagnético: Limpe com álcool isopropílico as bobinas e o interior da biela (onde se encaixa o eixo), limpe bastante onde se fixava o adesivo isolante, passe cola super-bonder nas extremidades e fixe um pedaço de plástico previamente recortado no tamanho ideal(o plástico deve ser duro semelhante aquele que vem em radiografias, pode se usar embalagens de manteiga, álcool etc...) utilize vaselina para lubrificar (recomendo a vaselina pois não resseca rápido como a graxa e não seca como o óleo), use um grampo para levar a vaselina ao centro da biela até entupir o orifício, coloque a hélice e pronto.

Com a força eólica exercida pelas hélices ao impulsionar o ar para baixo fará a hélice subir até o limite do campo eletromagnético que se manterá constante e não soltará do mesmo.

Pasta térmica: Ao contrário do que muitos pensam, a pasta térmica não serve para dissipar o calor, mas sim conduzir o calor até o alumínio dissipador do cooler, então deve-se colocar pasta térmica somente o suficiente para unir o processador ao alumínio. Caso você note que o alumínio está esquentando muito, o problema não é a pasta térmica que está faltando, pelo contrário, é prova de que a pasta térmica está funcionando perfeitamente pois está conduzindo o calor ao dissipador, a solução então é verificar a rotação das hélices, caso não resolva, substituir o cooler.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×