Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia Elétrica


marlon89

Posts recomendados

Estou pensando em fazer Eng Eletrica...

Gostaria de saber se alguém aqui faz ou fez...

Queria saber o campo de trabalho e as matérias que terei na faculdade

Quero fazer no Instituto Tecológico da Aeronáutica (ITA) (muito difícil!! :ahh: ) ou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que vocês me dizem da UFRGS? Porque o ITA dispensa comentários :D

Alguém aqui já fez um desses vestibulares? O que achou? Difícil? Passou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara eu tb to pensando em fazer engenhario eletrica mas com enfase em telecom ou engenharia de telcomunicação...

Faculade boa de engenharia posso dizer a FEI, MAUA e essas que você situo, eu pretendo fazer o meu curso na são Marcos, mas tem bastantes outras escolas... como são judas, unip, fasp, unibam...

e arrepeito de materias.. entra no site das faculades e ve la.. normalmente eles dilvugam

eu fiz vestibular mas não nessas que você sitou fiz na FEI que um pouco complicadinho mas passei...

Enfim.. boa sorte na escolha ai.. falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá

Não sei como anda o mercado hoje. Fiz EE em 1990/91(conclusão) e não efetivei-me na profissão. Minha opção era ELETROTÉCNICA e posso citar alguma coisa sobre isso, mas nada atualizado!

Trabalho no Serviço Público Federal e como hoby(pra elevar a renda), atuo na área de redes de energia, instalações industriais, manutenção de equipamentos elétricos industriais, montagens, acessoria para empresas, etc. Há muito o que se fazer dentro da especialidade ELETROTÉCNICA. Na minha humilde opinião, o mercado de trabalho hoje, tá muito mais exigente do que na época em que me formei! Um curso de graduação somente, sem cursos suplementares como, administração, economia, informática, claro, etc., além de falar fluentemente ao menos o inglês, são os requisitos mínimos ou médios para concorrer nos dias de hoje. Assim, posso dizer que estou totalmente fora do mercado!

As empresas que oferecem bons empregos, não querem um engenheiro! Querem um engenheiro, um administrador, um economista, um poliglota, um "páu pra toda obra"!

O curso em sí é muito interessante. Aborda diversas áreas da eletricidade, máquinas, usinas hidroelétricas, geração de energia, fontes alternativas e muito, mas muito mais coisas!

Muito cálculo, física, matemática, etc.

O mercado para o engenheiro recém formado não é fácil! As empresas têm usado muito o pessoal de nível técnico(bons técnicos) em lugar dos engenheiros. Estes, ocupam somente alguns cargos onde é exigido o grau superior de graduação ou mesmo na direção e gerência, caso demonstrem competência.

Como citei antes, se for entrar e fazer somente uma graduação em EE, pense logo em alguma especialização(pós graduação) e outros cursos superiores.

Não faço ideia do salário médio, mas posso garantir que não ultrapassa os 4 mil, dependendo do cargo, da empresa e claro, da competência do cabra! :D

Existe também a possibilidade de investir na própria carreira solo, como micro empresário, mas nesses casos, terá de ser desde o peão de obra, até o gerente, diretor, economista e "negociante", dentre outras coisas.

É um curso com várias ramificações, mas como estou desatualizado no assunto, talvez por isso, não o faria de novo!

Procure pesquisar quais as atividades são exercidas por cada ramo, área, especialidade, etc. Hoje em dia, surgem novas profissões à todo instante e você poderá se encaixar bem mais facilmente do que à 10 anos atrás, quando ELETROTÉCNICA E ELETRÔNICA, eram as atividades gerais dos cursos.

Lembre-se, o Eng. Eletricista atua em diversas áreas e o Eng. Eletrônico também. Mas podem haver especializações completamente distintas, dentro de um mesmo curso ou área de atuação.

Vai funco e boa sorte.

PS.

Só um lembrete! Se você é daqueles que acredita ou sonha que poderá ficar RICO, após o curso, esqueça esse sonho! Alguns poucos até conseguem, mas é mais fácil na LOTERIA ou MEGASENA! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Cara vai fundo, entra nessa. engenharia elétrica é muito bom sou estudante e não tenho o que reclamar. Você estuda que nem um condenado, mas no final vale a pena. Fora que você pode fazer elétrica com ênfase em alguma coisa e pode trabalhar tanto em elétrica quanto na ênfase que você escolher. Conforme o seu dia dia na faculdade você conhece gente nova e fica a par das coisas, os salários variam, mas garanto que vale a pena.

Grava isso o engenheiro é um dos poucos profissionais que realmente trabalham e estudam( mesmo depois de formado você tem estudar, para se atualizar SEMPRE), o engenheiro não é aquele profissional que vai pra casa e fica cossando o saco.

Analise o mercado de trabalho dos cursos que você tem alguma espectativa, apure todos com calma e decida, afinal é o seu futuro profissional.

:-BEER:zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Já trabalho na área, CELPE, concessionária de energia do meu estado, e percebi em tempo que o muito trabalhar e conhecer neste ramo não da riqueza, já estou mudando de profissão, para justificar a minha opinião cito um exemplo: um é engenheiro eletrotécnico e outro administrador, ambos da mesma empresa, o 1º ganha 2 mil e o 2º 5 mil, se os dois tem graduações equivalentes e responsabilidades semelhantes, acrescento que o trabalho físico do eletrotécnico é maior, porque essa diferença salarial, gosto muito de eletrotécnica mas não concordo com esse mercado louco :tantan: , eu sei que o bom profissional faz a diferença mas, se com o mesmo esforço em outra área eu vou mais longe fazer o que :D .

http://somosvencedores.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai marlon89, tudo certo. Então, se quiser fazer engenharia elétrica...faça, pois é uma boa profissão. Mas te aconselho, se conseguir nota sufuciente, escolher, a área de telecomunicações, pois os salários são um pouco melhores (dependendo de onde você trabalhar). Agora, não te aconselho você prestar ITA. Primeiro, porque o ITA fica atrás em engenharia elétrica se comparada a faculdades como Unicamp e USP. Seria uma excepcional opção se você quisesse seguir carreira militar ou engenhária aeronaltica... E também tem a questão da sua idade para prestar a prova do ITA.... Mas vai de você. Quanto a questão salárial, na maioria dos lugares, pode começar na faixa dos mil reais. A médio prazo, varia muito...depende do lugar onde você trabalha. Mas vou te avisando...não faça engenharia pensando no dinheiro!!!

Quanto as matérias da faculdade, você vai encontrar várias "pedreiras", como cálculo, algebra, fisica, algumas matérias da química, computação básica e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Engenharia elétrica é o bicho, uma ótima área para se trabalhar, mas que exige bastante dedicação.

Eu estou no 3° ano de eng. elétrica com ênfase em elétrica mesmo e algumas matérias que cursei e estou cursando são:

Física;

Cálculo diferencial e integral;

Geometria analítica;

Álgebra Linear;

Química;

Mecânica;

Eletricidade;

Circuitos elétricos;

Eletrônica digital;

Circuitos eletrônicos;

Eletromagnetismo (**** essa é F#$%&);

Análise e controle de sistemas dinâmicos;

Transformadores e máquinas elétricas;

E essas são algumas das que vi até o meio do 3° ano só pedreira é, é, é!!!!

Agora a ênfase em Telecom. realmente é uma ótima opção como o pessoal tem dito, mas essa escolha é muito pessoal.

Algumas Faculdades boas aqui de Sampa são:

FEI;

Mauá;

São Judas;

e outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olha meu amigo, estou no último semestre de Engenharia Elétrica, e posso te afirmar que no decorrer do curso tem muitas matérias muito difíceis, como por exemplo Cálculo Integral e Diferencial, Microprocessadores, Controle automático e Servomecanismo entre várias outras.

E em relação à UFRGS e o ITA, olha se você tiver condições de entrar no ITA va em frente que pelo que eu já ouvi fala na faculdade é um dos melhores ensinos no Brasil na área de Engenharia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Pessoal aqui embaixo está um ótimo site destinado para aqueles que cursam ou pretendem cursar Engenharia Elétrica...

http://sites.google.com/site/utilitariosengenharia

Ele ainda está em construção, mas em breve estará em pleno funcionamento.

Nele todos irão encontrar uma interface simples, porém com muitas informações disponíveis e diversos arquivos para download.

Contamos com o acesso de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

gostaria de aproveitar o tópico pra sanar umas dúvidas:

bom, passei na UTFPR daqui de Toledo, antes no site estava como engenharia elétrica, mas depois o site da UTFPR atualizou o nome do curso para engenharia eletronica, até mesmo na inscriçã do SiSU estava como engenharia eletronica, fiquei na duvida com isso, gostaria de saber se há diferença entre os dois, ou da na mesma??

também gostaria de saber qual seria o salario inicial e avançado para um engenheiro eletrecista ou eletrônico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 2 meses depois...
gostaria de aproveitar o tópico pra sanar umas dúvidas:

bom, passei na UTFPR daqui de Toledo, antes no site estava como engenharia elétrica, mas depois o site da UTFPR atualizou o nome do curso para engenharia eletronica, até mesmo na inscriçã do SiSU estava como engenharia eletronica, fiquei na duvida com isso, gostaria de saber se há diferença entre os dois, ou da na mesma??

também gostaria de saber qual seria o salario inicial e avançado para um engenheiro eletrecista ou eletrônico

Boa noite. Engenharia Elétrica normalmente abrange conhecimentos tanto de ELETROTÉCNICA (altas correntes e voltagens, como ex transmissão de energia) quanto ELETRÔNICA (baixas correntes), podendo o aluno a partir da metade do curso optar por seguir qualquer das 2 áreas, ou até mesmo as duas. Pelo que imagino, eng. eletrônica não oferece conhecimentos na 1a área. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Olá Marlon89.O curso de Engenharia Elétrica, é um excelente curso e abrange diversas áreas no mercado de trabalho , desde da área elétrica, TI, Automação e controle, Eletrônica e as áreas de ênfase como telecomunicação dentre outras. O estudante de engenharia elétrica pode escolher qual vai ser sua habilitação dentre as opções que o curso oferece e pode atuar em qualquer uma das áreas oferecida pelo curso. Por esses motivos, diante de tantas possibilidades, o curso de Engenharia Elétrica torna muito atrativo e almejado por muitos que busca uma qualidade profissional.

É vasto o mercado de trabalho para um Engenheiro Eletricista, mais as exigências do mesmo é rigorosa. Visto que um Engenheiro para entrar no mercado competitivo do jeito que estar e competir com os melhores salários oferecidos por grandes empresas do ramo, não basta somente ter um curso de Graduação como certo tempo atrás, hoje ao mínimo o engenheiro deve dominar a língua inglesa ate para lhe dar com fornecedores e representante internacional, sem falar que os catálogos todos são em inglês, esse é o recurso mínimo exigido pelo mercado, sem falar em pós-graduação e correlatos. Um estudante de Engenharia Elétrica, após o termino do curso de graduação, deve correr em busca do inglês caso não tenha, melhor se fizer paralelo ao curso.

Em nível de salário. O salário de um engenheiro pelo piso sindical é em torno de R$ 4950,00, mas dependendo da área, empresa e função que a profissional ira seguir e sua competência são claro, isso variam.

Observação: O curso de Engenharia principalmente Elétrica é para quem gosta, porque o caminho é árduo. Não pense que vai encontrar facilidade , vai ter que se dedicar e muito para chegar a reta final. Muitos que entraram pensando em salário alto e fama não chegaram ao final, ficaram para trás e foram fazer dança que é mais fácil.

Olá Marlon89.O curso de Engenharia Elétrica, é um excelente curso e abrange diversas áreas no mercado de trabalho , desde da área elétrica, TI, Automação e controle, Eletrônica e as áreas de ênfase como telecomunicação dentre outras. O estudante de engenharia elétrica pode escolher qual vai ser sua habilitação dentre as opções que o curso oferece e pode atuar em qualquer uma das áreas oferecida pelo curso. Por esses motivos, diante de tantas possibilidades, o curso de Engenharia Elétrica torna muito atrativo e almejado por muitos que busca uma qualidade profissional.

É vasto o mercado de trabalho para um Engenheiro Eletricista, mais as exigências do mesmo é rigorosa. Visto que um Engenheiro para entrar no mercado competitivo do jeito que estar e competir com os melhores salários oferecidos por grandes empresas do ramo, não basta somente ter um curso de Graduação como certo tempo atrás, hoje ao mínimo o engenheiro deve dominar a língua inglesa ate para lhe dar com fornecedores e representante internacional, sem falar que os catálogos todos são em inglês, esse é o recurso mínimo exigido pelo mercado, sem falar em pós-graduação e correlatos. Um estudante de Engenharia Elétrica, após o termino do curso de graduação, deve correr em busca do inglês caso não tenha, melhor se fizer paralelo ao curso.

Em nível de salário. O salário de um engenheiro pelo piso sindical é em torno de R$ 4950,00, mas dependendo da área, empresa e função que a profissional ira seguir e sua competência são claro, isso variam.

Observação: O curso de Engenharia principalmente Elétrica é para quem gosta, porque o caminho é árduo. Não pense que vai encontrar facilidade , vai ter que se dedicar e muito para chegar a reta final. Muitos que entraram pensando em salário alto e fama não chegaram ao final, ficaram para trás e foram fazer dança que é mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em fazer Eng Eletrica...

Gostaria de saber se alguém aqui faz ou fez...

Queria saber o campo de trabalho e as matérias que terei na faculdade

Quero fazer no Instituto Tecológico da Aeronáutica (ITA) (muito difícil!! :ahh: ) ou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que vocês me dizem da UFRGS? Porque o ITA dispensa comentários :D

Alguém aqui já fez um desses vestibulares? O que achou? Difícil? Passou?

Olá Marlon89.O curso de Engenharia Elétrica, é um excelente curso e abrange diversas áreas no mercado de trabalho , desde da área elétrica, TI, Automação e controle, Eletrônica e as áreas de ênfase como telecomunicação dentre outras. O estudante de engenharia elétrica pode escolher qual vai ser sua habilitação dentre as opções que o curso oferece e pode atuar em qualquer uma das áreas oferecida pelo curso. Por esses motivos, diante de tantas possibilidades, o curso de Engenharia Elétrica torna muito atrativo e almejado por muitos que busca uma qualidade profissional.

É vasto o mercado de trabalho para um Engenheiro Eletricista, mais as exigências do mesmo é rigorosa. Visto que um Engenheiro para entrar no mercado competitivo do jeito que estar e competir com os melhores salários oferecidos por grandes empresas do ramo, não basta somente ter um curso de Graduação como certo tempo atrás, hoje ao mínimo o engenheiro deve dominar a língua inglesa ate para lhe dar com fornecedores e representante internacional, sem falar que os catálogos todos são em inglês, esse é o recurso mínimo exigido pelo mercado, sem falar em pós-graduação e correlatos. Um estudante de Engenharia Elétrica, após o termino do curso de graduação, deve correr em busca do inglês caso não tenha, melhor se fizer paralelo ao curso.

Em nível de salário. O salário de um engenheiro pelo piso sindical é em torno de R$ 4950,00, mas dependendo da área, empresa e função que a profissional ira seguir e sua competência são claro, isso variam.

Observação: O curso de Engenharia principalmente Elétrica é para quem gosta, porque o caminho é árduo. Não pense que vai encontrar facilidade , vai ter que se dedicar e muito para chegar a reta final. Muitos que entraram pensando em salário alto e fama não chegaram ao final, ficaram para trás e foram fazer dança que é mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá Pessoal!

Nao tenho muito conhecimento como muitos que nos fala sobre isso nesse forum, mais forneço equipamentos do ramo tanto de engenharia eletria como eletroinica, a quase 20 anos e tenho visto principalmente nos ultimos anos que esse departamento tem estado em alta devido a quantidade de obras na qual muitas delas tem uma necessidade de bons engenheiros para tais, tanto em construção civel como eletrica, e posso te garantir que como fornecedor ...muitos engenheiros até da propria eletropaulo me liga para tirar duvidas de solo para aterramentos e tipo de equiapemntos adequados para determinadas medições, onde alem de dar o suporte ainda forneço todo o equipamento necessario tanto para medição quanto para a proteção de acordo com as normas.

Vai em frente... Nao desista, pois o ramo de atividade precisa de você.

Att.

Eriveriton Teixeira

Alpha Instrumentos de Medição:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...