Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux fácil para iniciantes:


erimouse1

Posts recomendados

oi pessoal, estou pela quarta vez tentando usar o linux q vocês dizem ser tão bom, mas é a primeira vez q tento num mákina melhorzinha (LUCY), antes era só em 486 e 586.

bem, instalei o corel linux q veio numa geek, pois dizia q era o mais fácil pa quem estava acostumado ao win. estou quebrando a cara procurando a estrutura de pastas do win (drive:/pasta/subpasta). fácil não é, pode não ser dificl.

mas uma pergunta de quem não sabe nada mesmo. quero botar meu som pra rodar (onboard, do southbridge 686b). tenho os drivers pra win e linux, mas pra linux tem pasta redhat, caldera, mandrake e algumas outras. tanto faz pra botar no corel?

p.s.: botei a net pra rodar! (também, não precisou fazer nada :) , como essa mákina tem acesso compartilhado, o netscape tá abrindo tudo, embora eu também tenha o estranhado, acostumado com ie)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Bom, eu não vou indicar nenhuma distribuição porque acho q cada um se identifica mais com essa ou aquela, porém acho q a Corel é a pior de todas... ela é muito horrível... pra mim isso nem pode-se chamar de Linux...

Mesmo como Root, ele restringe varios recursos de você etc etc etc... como ela é baseada em debian, teria q ser muito melhor... eu aconselho você correr tirar a corel e ir instalando outras distros até você achar a q você mais se identifica

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

erimouse1,

O kako tem  razão, você deve procurar outras distribuições, uma dica: distribuições baseadas no Red Hat são ótimas para quem esta iniciando, exemplo: Red Hat, Mandrake, Conectiva, Turbo Linux. Eu estou usando a Red Hat 7.3  (Tem os Cds na PC Master nº 62), Use o KDE que é muito parecido com o windows, nesta distro do RH tem KDE 3, que é um ambiente gráfico agradável, diversas opções/configurações para você personalizar seu desktop. O sistema de instalação dos programas é baseado em pacotes .RPM que são fácies de instalar, tanto via prompt quanto via programas gráficos, basta clicar sobre o arquivo para disparar o kpackage.

Sobre a estrutura de diretórios:

O Linux não atribui letras para identificar drives, não existe C: D: etc... , utiliza-se "/" como diretório principal, e abaixo dele todos os outros diretórios...  

Quanto aos diretórios principais temos:

/home - Dir. dos usúarios

/bin    - Arquivos de utilitários do sistema

/boot  - Contém o kernel e arquivos de processo de boot

/root   - dir. de admin do sistema (superusuário)

/dev   - Ficam localizado os dispositivos suportados pelo linux

/etc   - Arquivos de configuração e subdir especificos do sistema

/lib     - Bibliotecas compartilhadas

/mnt   - Dir. de montagem de dispositivos (disquete, cd, part winxx)

/proc   - Info de processos

/sbin   -   Ferramentas de conf e manut

/usr    - Programas de usuário e de admin, o sistema de janelas X, jogos, bibliotecas compartilhadas

/var     - Arquivo de variaveis

|'8^)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...