Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Cleto

De novo leds

Recommended Posts

Bom, pessoal, estou fazendo meu case e já fiz a iluminação. Peguei 30 cm de canaleta X e espetei 20 leds alto brilho e liguei + com + e - com -. Daí que vou usar uma saida de 5v e disseram pra por um resistor pra não queimar os leds. Antes de pôr o resistor e ligar, testei com duas pilhas AA e ficou show, com os leds brilhando legal, mas quando coloco o resistor e ligo em 5v, eles acendem mas não brilham, e consequentemente não iluminam legal. Comecei usando resistor de 330/2w e baixei até 150/2w, mas nada dos leds brilharem tanto quanto com as duas pilhas AA e sem chance de eu usar pilhas....

O que devo fazer? Trocar o tipo de resistor? Por qual tipo? Menor resistência ou menos watts? Sei lá, não entendo nada de eletrônica e preciso de ajuda de alguem que entenda :-(P ...

Antecipo agradecimentos....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola meu amigo...

Por acaso foi para você que eu recomendei colocar o resistor de 330 ohms??

Era pra você ligar nos 12 volts e não nos 5 volts.. Se você tiver com receio de ligar nos 12V direto os seus 20 leds, ligue somente um led ao resistor e coloque nos 12v. Teste e depois me fale...

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

:-Baaa   Tá meio difícil, mas eu chego lá...

Ok, liguei em 12V, primeiro um leds e...beleza, ligou e iluminou legal, objetivo maior de meu experimento.

Mas, ao ligar minha "carreira" de 20 leds, com um resistor de 370 por 2W, os leds acendem, mas seu brilho não fica legal...

Um cara me disse que o correto seria ligar um resistor de 470 por 1/8w para cada led (isso em 5V)senão haveria realimentação e queimaria os leds...será?

É proda não sacar NADA de eletrônica.... :-(P

Aguardo mais idéias

Thanks... :-DD

Compartilhar este post

Link para o post

É simples...

Vamos tentar te explicar:

1)

Se você ligar todos os LEDS em paralelo... todos sem exceção vão acender iguais.

Se você ligar um resistor para cada led ai sim devido as caracteristicas de cada resistor você vai ter eles com brilhos diferentes.

2)

Se você diminuir a resistencia os leds aumentam o brilho.. só que tem um limite (Diminuindo a resistencia aumenta a tensão de alimentação e a tensão ideal de  um LED esta na faixa de 1,6Vts.).... e creio que se você diminuir os 330 que eu te disse você corre o risco de queima-los.

3)

Quanto a potencia esta relacionado com a proteção do proprio resistor, se você achar que o que você colocou esta esquentando um pouco, experimente dividir em 2 blocos de 10, e colocar outro de 330 para este bloco.

Espero ter ajudado.

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais