Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em athlon 1700

WolfSpirit

Posts recomendados

aí galera, aqui vou eu de novo tentar explicar minha situação.

Vou tentar caracterizar ao máximo minha configuração:

- MB MSI KT400 Ultra (Agp8x, 333FSB, DDR400, aceita até athlon 3000+, cooler). Funcionando a 54ºC

- Processador Athlon 1700 (Não sei mais sobre ele, se alguem souber como descobrir...). Funcionando a 48ºC.

- Cooler Volcano 7 (5200Rpm).

- Memoria 256Mb DDR266.

- Placa de Video GeForce4 MX440 64Mb DDR xfx

- Exaustor de gabinete

- Fonte 400w

Agora eu queria saber o que eu devo mudar para conseguir uma melhor performance com esse processador. Ele está rodando com o clock de 1466Mhz... me disseram que consigo chegar sem problemas a 1610Mhz sem problemas.

Como faço para conseguir isso?

Existe algum programa que ajude ou devo utilizar o setup da BIOS?

Quais são os riscos?

Posso diminuir a vida util das placas?

O que o aumento do Vcore pode acarretar?

Quem tiver alguma dica ou conseguir responder a alguma das perguntas... Sou leigo ainda no assunto. :;):

valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem a primeira coisa q tens a fazer é descobrir se o proc é tbred ou palomino, porque o primeiro vem com o multiplicador destravado e o segundo não, e quanto ao vcore isso é a tensão q você aplica no proc para q ele trabalhe além do especificado. Caso seu proc seja tbred você deve aumentar o fsb até q de acordo com o multiplicador dê uma valor próximo a esse de 1610 q você quer, mas primeiro verifique qual o tipo de proc e caso faça isso verifique a temperatura também, porque deve ter uma refrigeração boa pra fazer isso, valeu, qualquer dúvida posta aí.

Link para o comentário

WolfSpirit, primeiro identifique se o seu processador é um Palomino ou Thoroughbred.

Faça isso usando o WCPUID. Pegue-o aqui: http://www.3dcht4u.de/3dc/p24d5fe/wcpuid.zip

Rode o programa e veja os campos Model e Stepping ID.

Model 6 é Palomino, Model 8 é Thoroughbred.

Model 8 e Stepping ID 0 é Thoroughbred A e Model 8 e Stepping ID 1 é Thoroughbred B.

Se o seu for Palomino, o multiplicador é travado. Aí você pode fazer o overclock aumentando somente o FSB ou destravar o multiplicador, através do fechamento das pontes L1.

Se for Thoroughbred, o multiplicador é destravado, aí você pode aumentar o FSB e também mexer no multiplicador. Os Thoroughbred B são melhores para overclock.

Só mexa no Vcore se o sistema ficar instável. E fique de olho na temperatura.

Essas alterações de FSB e multiplicador você faz no Setup (BIOS).

Falou!

Link para o comentário

E ai!

Cara eu consegui colocar um XP 1700+ Tbred rodando com o fsb 166 isto levou seu clock a 1833 se não me engano, mas para isso tive de colocar uma memória ddr333 pois com addr 266 ocorreram travamentos, não foi nescessário mexer na tensão.

atemperatura variou entre 47 e 52 graus

com cooler avc

a placa era uma ecs k7vta 3 v.5.0

O legal desta placa é que com a bios atualizada ela reconhece o cpu como sendo um XP2200+.

Link para o comentário

• Membro VIP

Caramba, c foi sorteado mesmo hein?

Pois todos os XP1700 q eu vi eram T-Bred's...

Destravar Athlon XP é arriscado, não destravei o meu por isto, aumente só o barramento mesmo...

Talvez você consiga chegar a 150mhz d fsb aumentando seu vcore, até 1,85 não é arriscado...

Olha, só para tirar uma dúvida, qual o vcore defaut da cpu no setup?

Está em torno d 1,75 ou d 1,6?

C for este último ele é T-Bred sim!

E c for não passe d 1,75 d aumento para não arriscar...

C for T-Bred comece deixando o fsb em 166mhz com o multiplicador em 10x (não aumente mais o barramento por causa das suas memórias q também estarão em over 266@333)

Aí c vai aumentando o multiplicador aos poucos, até o sistema ficar instável (certificando-se do aumento d vcore da cpu..)

Em todos estes casos relache ao máximo os tempos d memória, depois q achar o over ideal você vai diminuíndo aos poucos, até ficar instável, aí você volta o valor anterior...(em alguns casos é recomendável deixar o barramento mais baixo senão as memórias estarão muito relachadas, deixando o sistema na realidade mais lento, um ótimo teste para isto é o teste d PI)

Aumente o vcore dela também, até 2,7 não tem erro...

Tudo isto deve ser feito com cuidado, respeitando a temp. da cpu, teste-a com jogos, benchmark's como o próprio 3DMark, veja c não está passando d 55~60 graus em máxima utilização.

Espero ter ajudado :)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

APRENDA A MONTAR COMPUTADORES!

montagem2022-capa-peq.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!