Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mouse e modem não funcionam!


marcelsantos

Posts recomendados

Fala aí pessoal, tudo beleza?

Eu estou fazendo manutenção em um computador Metron, onde o mesmo estava cheio de vírus.

O primeiro fato que ocorria, é que, quando se conectava na internet, logo depois, por causa do vírus, desconectava. O segundo fato é que o cursor do mouse ficava se movendo rapidamente e com vários cliques abrindo várias telas, e que um dia, parou de funcionar de repente (creio que foi por causa do vírus também).

Até aí passei um antivírus, removi uns programas inutilizados e dei uma organizada na estrutura de pastas do programa. Só que quando tentei buscar pelo driver do mouse, não o encontrei! Tentei instalá-lo de várias formas, porém não consegui.

Como a versão do Windows desse computador era o Windows XP Home, resolvi instalar o Windows XP Home de novo, para formatar realmente o disco rígido, remover arquivos indesejados e todos os vírus que poderiam ter restado no computador e para ver se instalaria um novo driver de mouse, e o mesmo voltaria a funcionar, só que isso não fez o mouse funcionar.

Resolvi agora atualizar o sistema operacional instalando o Windows XP Professional (SP2) e aproveitando para ver, se junto, instalaria o driver do mouse. Mas este num foi instalado e agora não consigo, também, configurar o modem.

Fiquei horas tentando configurar o modem e o mouse e até agora não consegui! Usei um disquete e uns cds que veio junto com o computador pra tentar instalar o driver do mouse e num consegui. O mesmo acontece com o modem.

Já fui nas propriedades do mouse e não retorna nenhuma informação sobre o hardware, tentei adicionar hardware, tentei também instalar dispositivos genéricos e não deu certo. Não deu certo também todos esses passos para o modem!

O que eu faço para contornar esse problema da instalação dos drivers do mouse e do modem? Não tem como utilizar uns drivers genéricos para configurar os dois dispositivos? O que eu posso instalar para que eles funcionem?

Valeu,

Marcel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, diga-me uma coisa, caro marcelsantos... você fez tudo isso que disse, sempre com o mesmo Mouse e o mesmo Modem? Não teve a ideia de que, possivelmente, tanto o Mouse como o Modem estejam defeituosos e não sendo reconhecidos pelo Windows, daí a não instalação dos Drivers? É praticamente impossível o Windows XP não instalar Drivers para Placas e Periféricos, a não ser que estejam inoperantes!

Experimente outro Modem e outro Mouse!...

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí Fragoso, tudo beleza?

Muito obrigado pela resposta...

Olha, antes de formatar (quando o computador ainda estava com a versão Edition do Windows XP) o modem funcionava normalmente. Cerca de uma hora depois, após a instalação da versão Professional do Windows XP e formatação total do disco rígido, eu testei o modem e ele num funcionou. Daí eu fiz todos as operações que se fazem para o reconhecimento do modem, como por exemplo, a tentativa de reconhecer o modem por um driver genérico, instalar os drivers que veio nos cd do computador etc., mas ele ainda não funcionou.

Referente ao mouse, eu levei outro que funcionava normalmente para ver onde se residia o problema, visto que este também não funcionou concluí que o problema era do software e não de hardware. Fiz os mesmos procedimentos, tentei a busca de um novo hardware, tentei adicionar um hardware genérico, instalar os drivers do mouse que veio em um disquete etc., mas este também não funcionou.

Salientei que este computador estava cheio de vírus e cavalos-de-tróia, porém tinha passado anti-vírus e testei o mouse, este não funcionou. Formatei e mudei o sistema operacional, porém mesmo assim não funcionou.

Agora então recorri a este fórum para ver se consigo uma solução para o problema que ocorre com este computador no qual estou fazendo manutenção.

O que eu faço para contornar esse problema da instalação dos drivers do mouse e do modem? Não tem como utilizar uns drivers genéricos para configurar os dois dispositivos? O que eu posso instalar para que eles funcionem? Não tem alguma configuração que eu possa fazer pela BIOS? Existe algum vírus capaz de bloquear o funcionamente do mouse mesmo após a formatação do computador?

Valeu,

Marcel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro marcelsantos, li com bastante atenção o seu relato de tudo que já foi feito nesse micro e, tanto quanto você, estou perplexo e incapaz de definir o que possa estar acontecendo!... você me pergunta se, após a formatação do HD, possa permanecer um vírus atuando e incapacitando o funcionamento do Mouse e/ou do Modem. Pelo que conheço, de minhas leituras, a resposta é não!

Após a formatação, poderia permanecer um vírus no Setor de boot. O conhecido MBR. Quando há um vírus no MBR temos que usar o comando Fdisk/MBR para recriar o Setor de boot. Mas, se você consegue dar boot e instalar o Sistema Operacional, creio que nem aí existe um vírus. E outra... Um vírus no MBR não impediria de instalar Mouse e/ou Modem!...

Vamos tentar mais uma coisa: retire o Modem e deconecte o Mouse e ligue o micro. Vamos verificar se haverá alguma mensagem de Mouse não encontrado. Mesmo que não haja a mensagem, depois de entrar todo o Sistema, desligue e coloque o Modem no slot. Se houver um outro sobrando, coloque em outro e não no mesmo que está. Conecte o Mouse. Ligue o micro novamente e vamos ver se agora alguma coisa será reconhecida!...

Que situação mais esquisita, hein, amigo?!

:wow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu ja procurou um driver dessa placa-mãe pois pelo jeito esse modem e on-board. tente

um driver para placa-mãe pois o xp e meio chato e nem sempre os drivers assinados funcionam legal, como por exemplo na minha geforce. pelo driver do windows ela funciona mas uma m@#$%$ mas com o driver original da placa ela vira um show para sua pequena capacidade. tenta na seção de drivers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala aí pessoal, tudo beleza?

Muito obrigado mesmo pelas respostas!

Consegui resolver os problemas!

Faz um tempo que eu iniciei este tópico, mas fui mexer neste computador novamente ontem, ou seja, uns 15 dias depois, porém resolvi o problema!

O que aconteceu com o modem foi que realmente o Windows XP por si próprio na reconhecia o modem (marcava que estava instalado, porém na hora de consultar o modem, este mesmo não funcionava). Como estava realmente preocupado com o mouse, não dei tanta importância ao modem, imaginando que poderia solucioná-lo mais facilmente. Acabei achando um outro cd que veio com este computador, e instalei, pelo Assistente do Windows XP, o driver do modem que funcionou corretamente.

Referente ao mouse, fiz tudo isso mesmo, reinstalei o Windows XP, verifiquei dentro do cd de instalação do Windows XP, verifiquei os cds que veio com o computador para ver se tinha algum driver do mouse, tentei instalação genérica e teste de outro mouse (PS2) porém nada funcionou! Resolvi recorrer ao último teste e o que eu menos esperava que fosse, testei um mouse serial antigo e este funcionou! Não pensava ser isto pois o computador estava em ótimo estado, muito bem cuidado e manuseado, logo não haveria nenhuma chance de problema na porta PS2 do mouse.

Agora está tudo solucionado.

Como eu não sou nenhum técnico em hardware, o problema pode estar realmente na porta PS2 do mouse? Se estiver, é caro arrumar isso? Existe algum adaptador para conectar PS2 em entrada USB (para resolver este problema, se a porta PS2 estiver realmente danificada)? Se existir, é muito caro este adaptador? O que é mais vantajoso fazer?

Valeu,

Marcel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...