Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pulseira anti-estatica


Visitante

Posts recomendados

Ola, lendo o Topico do Gustavo sobre a importancia dos cuidados com a eletricidade estática, gostaria de saber da eficacia das pulseiras anti-estaticas. Funcionam ou são só mais algumas porcarias para termos no fundo do armario? Quanto custa uma, em media?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando de forma adequada, como manda o manual, elas irão eduzir em muito o risco de descarga eletrostática proveniente do seu corpo para os equipamentos mais sensíveis o que ocasionaria a queima destes.

Não é uma proteção 100% segura, mas o risco e bastante reduzido.

........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

com certeza funciona só que é algo que não se vê e é por isso que muita gente não acredita. mas existem opções simples de cuidados para se evitar estas descargas como tocar o gabinete, uma janela metálica, ou até mesmo o piso(sem carpete). e isto deve ser feito tambem durante o manuseio do equipo. valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nosso amigo MEIRANETO disse "é algo que não se vê e é por isso que muita gente não acredita..."

Mas de fato reduz bastante os riscos e de descargas aumentando assim o tempo de vida útil dos equipamentos.

O certo é sempre o usa-la e evitar os contatos manuais no meio das placas e etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso dizer que funciona, sim. Trabalho com telecomunicações e geralmente os equipamentos novos vêm acompanhados de pulseiras anti-estáticas e seu uso é fundamental para evitar danos às placas.

Já vi descargas de eletricidade estáticas em que pulou uma faísca da mão do técnico. Dependendo do componente, babáu!

Nunca vi uma para vender em lojas, mas é fácil fazer uma. Basta ter uma parte de metal em contato com a sua pele e um cabinho ligado à um ponto aterrado. Esse macete de tocar o gabinete ou uma peça e metal funciona - Às vezes. Mais seguro é a pulseira mesmo.

Por último. Não adianta muito se o ponto onde você estiver ligando o cabinho não estiver um aterramento decente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É realmente necessario essa pulseira? Estou sempre tirando e botando as placas no meu PC... cansei de passar a mão nos pinos de conectores,... nunca deu problema.

Recentemente passei a usar luvas cirurgicas pra evitar que fique a gordura na placa para que não enferrugem. Será que elas ajudam um pouco a conter a energia eletroestatica? Já que não são condutoras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu também já precisei meter a mão em componentes sem ter uma pulseira à mão e não os danifiquei, mas pra que arriscar se você pode proceder como manda o figurino? No pior dos casos, toque num ponto aterrado antes de tocar nas placas.

Quanto às luvas, acho que não ajudam, pois por serem isolantes os elétrons vão ficar acumulados na superfície. Justamente gerando eletricidade estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, to vendo q tá havendo uma certa confusão.

Só para lembrar:

Os danos não são imediatos, ou seja, não significa q se você meter a mãozona irá danificar instantaneamente, ou depois de alguns minutos horas e etc. Isso leva dias (casos mais sensiveis) meses e até anos, mas para isso é necessário o contato constantemente, ou seja sempre. os efeitos serão futuros e não daqui uns dias e blablabla.

Para se ter uma ideia melhor sobre isso. Procurem saber sobre os CMOS, JFET e outros do tipo, os quais existem de milhares em um dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...