Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte atx nÃo dÁ partida, mas


infoeduardo

Posts recomendados

Interressante,

Tenho duas fontes uma ATX, e outra AT, aparentemente as duas tem o mesmo defeito, não ligam.

Peguei a ATX liguei em 220V, pois moro em Fortaleza, e com um multimetro digital (posição 1000V CC) coloque um ponta no coletor e a outra no emisso do transitor depois dos capacitores eletroliticos, e ela funcionou. Desliguei e liguei novamente mas não funcionou. Só funciona se você tirar da tomada esperar uns minutos e fazer tudo outra vez.

Alguém sabe qual é o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tipo de fonte tem o funcionamento parecido com as de video-casete. Trabalham com alta frequência e por este motivo os capacitores geralmente alteram o seu valor.

Talvez o  defeito não esteja no coletor e emissor, mas na base. Verifique o sinal de disparo se está chegando com um valor aceitável.

E outros casos, este transistor também pode estar em fuga. Meça-o com um multimetro analógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com este transistor. Geralmente ele é um MOSFET e não é possível fazer o teste em multímetro. A fonte liga quando tá fora da placa mãe? veja se tem curto na saída e CUIDADO com a tensão de entrada destas fontes (nos capacitores) que chega a 300V contínuos. Veja os capacitores da saída de 5V se estão estufados ou com vazamento. A regulagem dessas fontes geralmente vem deste ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...