Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Probelama com o programa SEFIP!


importado

Posts recomendados

Pessoal, estou ficando irado com este programinha porcaria da Caixa!!!

Vejam o seguinte já liguei para o 0800 da caixa e nada me resolveram! Já tentei instalar este SEFIP várias vezes instalando em cima do outro ou desinstalando e intalando e nada!!!

É o seguinte, tem um micro com winXP com SP2 e sempre dá a mensagem que a Interbase ou a rede não estão corretos...

Sendo que instalo programa de Conectividade e funciona tudo bem!! Tem um outro micro que instalei também o WinXP com SP2 e está funcionando tudo que é uma beleza este programinha e tem uma outra máquina com win98se que também está funcionando super bem... só esta porcaria de máquina que não aceita!!!

o que eu posso fazer para consertar isto? o cara do 0800 da caixa me sugeriu ter que reinstalar o windows!!! não tem um modo menos trabalhoso?

Ah! A internet é servido através de ICS pelo outro micro com winXP com SP2 que está funcionando o programa da SEFIP...

Ajudem ai!! É super urgente! Grato desde já pela ajuda e pela paciência.

Importado.

"Rumo a um Athlon64!!" (mês de junho se der tudo certo!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está instalando o Sefip como Administrador?

Você precisa usar uma conta com direitos administrativos, pois será instalado um serviço no XP, o interbase.

Verifique nos serviços do Windows XP se há o serviço Interbase (são duas entradas), se existirem, inicialize-as, de preferência, deixe-as em modo automático.

Se já estiverem OK, desinstale o Sefip, depois remova todas as entradas referentes ao Interbase do seu sistema, reinicie sua máquina e repita a instalação, um detalhe, antes de instalar novamente, sugiro a exclusão da pasta de instalação do SEFIP que está na raiz.

Já tive esse problema antes, mas foi em uma estação com windows 98, volte e meia tinha de remover o interbase e fazer sua instalação.

Um detalhe, estou presumindo que esteja usando a versão Windows do Sefip, a 7.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Jose@31 de maio de 2005, 22:14

Você está instalando o Sefip como Administrador?

Você precisa usar uma conta com direitos administrativos, pois será instalado um serviço no XP, o interbase.

Verifique nos serviços do Windows XP se há o serviço Interbase (são duas entradas), se existirem, inicialize-as, de preferência, deixe-as em modo automático.

Se já estiverem OK, desinstale o Sefip, depois remova todas as entradas referentes ao Interbase do seu sistema, reinicie sua máquina e repita a instalação, um detalhe, antes de instalar novamente, sugiro a exclusão da pasta de instalação do SEFIP que está na raiz.

Já tive esse problema antes, mas foi em uma estação com windows 98, volte e meia tinha de remover o interbase e fazer sua instalação.

Um detalhe, estou presumindo que esteja usando a versão Windows do Sefip, a 7.0.

Eu tb tive este mesmo problema, não consegui de jeito maneira instalar no Escritorio com O Windows ME, tive que desinstalar e instalar o 98 para ele poder rodar beleza. Alem disso passei um bom tempo quebrando a cabeça, porque o Patrão comprou um novo pc, e uma impressora HP deskjet 3745, e não imprimia nada que tivesse base no DOS, então tivemos que comprar uma LX 300 nova, mas mesmo assim as vezes dá conflito, e tenho que ir lá no EDIT do DOS, abrir o autexecut.bat, tentar imprimir as informações lá para depois voltar para o SEFIP e só assim imprimir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Josemelo, a versão grafica, se bem me lembro, é a única que está sendo aceita pela Caixa, uma vez que ela forçou todo mundo a usar o sistema Conectividade... acho que desde junho a versão do Sefip DOS não é mais aceita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como disse, eu lembrava que a versão DOS iria ser descontinuada pela CEF, como não tenho muito contato com essa área, posso estar desatualizado quanto a continuidade ou não dessa versão.

Sei que no escritório eu só uso a versão Gráfica, que na minha opinião e na do pessoal do setor de RH, é bem melhor e mais simples que a DOS.

Quanto ao CNS, ambas são compativeis, aliás, o CNS busca a versão DOS quando de sua instalação para criar o atalho, mas esse é somente um atalho, pode ser alterado para buscar o aplicativo grafico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem dúvida a versão gráfica é bem melhor que a DOS.

José, já que você usa o CNS, não sei se com você acontece. Tenho ele instalado aqui e quando fico alguns dias sem usá-lo, ao acessar o programa sou obrigado a reparar a instalação pelo Adicionar e Remover Programas. Isto no XP. Já no 98 ainda não vi o fato ocorrer. Já fiz duas instalações e o fato se repete, inclusive em um sistema recém instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu não trabalho com ele, mas sim o pessoal do RH, mas desde a instalação nunca tive qualquer problema com ele... E olha que já está rodando há mais de 1 ano... aliás, tive um problema e precisei reinstalar, pois ele não estava conseguindo ser atualizado, mas foi só 1 vez... contudo o tenho instalado no win2000 e 2003...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tudo bom por ai pessoal?

vocês conseguiram resolver o problema da sefip 7.0 versao grafica?

se não conseguiram, ta ai a solucao pra vocês.

deixe instalada a sefip, acessem esse endereco

ftp://ftpc.borland.com/pub/interbase/devs....0.1-client.ZIP , que refere ao download do interbase client OPEN SOURCE (gratuito) da borland, o TAL que tanto nos atrapalha.

Descompacte o ZIP, execute o setup.. ele ira mostrar o caminho de instalacao como sendo da Sefip.. Confirme. Caso ele não indique o caminho da interbase na pasta da sefip, mude para por exemplo c:\arquivos de programas\caixa\sefip\ib6

apos a instalacao, rode o IBCLIENTque estara na pasta do interbase, e PRONTO! abra o sefip e a magica acontece!

espero ter ajudado!

* não DESINSTALEM O WINDOWS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Postado Originalmente por xmarkx@29 de junho de 2005, 11:38

Tudo bom por ai pessoal?

vocês conseguiram resolver o problema da sefip 7.0 versao grafica?

se não conseguiram, ta ai a solucao pra vocês.

deixe instalada a sefip, acessem esse endereco

ftp://ftpc.borland.com/pub/interbase/devs....0.1-client.ZIP , que refere ao download do interbase client OPEN SOURCE (gratuito) da borland, o TAL que tanto nos atrapalha.

Descompacte o ZIP, execute o setup.. ele ira mostrar o caminho de instalacao como sendo da Sefip.. Confirme. Caso ele não indique o caminho da interbase na pasta da sefip, mude para por exemplo c:\arquivos de programas\caixa\sefip\ib6

apos a instalacao, rode o IBCLIENTque estara na pasta do interbase, e PRONTO! abra o sefip e a magica acontece!

espero ter ajudado!

* não DESINSTALEM O WINDOWS!

Caro amigo, segui os passos indicados por você e não localizei o IbClient, não instalou, o que pode ter acontecido? Ainda continua dando o erro de conexao.

Caso possa me ajudar desde já agradeço

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

pessoal esse sefip pe uma mer** mesmo!

mas já ouvi falar que instalando a versão atual do interbase resolve mesmo, mas nunca testei.

sobre autilização do sefip dos, a caixa não determinou um prazo para o fim dele ainda.

em breve será lançado o sefip gráfico 8, aí os problemas poderão melhorar ou piorar, rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal.

No mês passado nós tivemos esse problema com o programa SEFIP 7 aqui em um de nossos computadores também e nenhuma dessas soluções resolveram o problema.

Eu continuei pesquisando e acabei achando o problema e a solução, pelo menos para essa nossa máquina e para as máquinas de alguns de nossos clientes que também estavam apresentando esse problema:

Solução para erro na inicialização do programa SEFIP: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos."

Aqui o problema era com o valor DataBasePath, nesta chave do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\, que estava com o tipo errado.

Eu só não faço ideia do que pode ter causado isso, se foi alguma atualização do Windows ou alguma atualização do próprio SEFIP.

Abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, concordo com o comentário do "Importado"... não sei porque os programadores da Caixa usaram o Interbase... ô BD lenhado da peste!!!

"Se já estiverem OK, desinstale o Sefip, depois remova todas as entradas referentes ao Interbase do seu sistema, reinicie sua máquina e repita a instalação, um detalhe, antes de instalar novamente, sugiro a exclusão da pasta de instalação do SEFIP que está na raiz."

Bom... com relação à desinstalação do Sefip... o melhor mesmo seria a desinstalação personalizada... selecionando todas as entradas que aparecem... Já a parte da sugestão, a pasta do Sefip DOS fica em C:\Caixa\Sefip... e a versão gráfica em C:\Arquivos de programas\Caixa\Sefip... cuidado para não apagar a pasta errada...

...porque o Patrão comprou um novo pc, e uma impressora HP deskjet 3745, e não imprimia nada que tivesse base no DOS, então tivemos que comprar uma LX 300 nova...

Não acredito que teu patrão gastou 900 conto por causa de um "probleminha" desses!! Existe um arquivo de lote que é criado manualmente na área de trabalho que possibilita a impressão em impressoras não suportadas pelo Sefip DOS... não tô lembrado agora os comandos, mas depois eu pego o arquivo e posto aqui...

...a versão grafica, se bem me lembro, é a única que está sendo aceita pela Caixa, uma vez que ela forçou todo mundo a usar o sistema Conectividade...

A versão gráfica do Sefip mais atual é a 8.0, porém ela só será obrigatória mesmo a partir de 01/02/2006... até lá pode continuar usando a versão 7.0 do DOS ou o gráfico... e confirmando, a versão 8.0 só existirá na versão gráfica... o DOS já era!

Tenho ele instalado aqui e quando fico alguns dias sem usá-lo, ao acessar o programa sou obrigado a reparar a instalação pelo Adicionar e Remover Programas

Da próxima vez, tente acessar o endereço http://obsupgdp.caixa.gov.br/cns/empresa, salvar o arquivo LASTUP.DAT em C:\Arquivos de Programas\Caixa\CNS e executar da página mesmo o arquivo INSTCNS.EXE... normalmente funciona...

Com relação ao link que o amigo "xmarkx" postou... não tive como confirmar ainda... mas irei fazer alguns testes aqui e depois posto o resultado...

sobre autilização do sefip dos, a caixa não determinou um prazo para o fim dele ainda

Confirmando... 01/02/2006... a partir dessa data, somente a versão gráfica 8.0

No arquivo services do windows (c:\windows\system32\drivers\etc) insira a seguinte linha gds_db 3050/tcp

Geralmente isso não funciona, uma vez que essa linha, se você reparar, já se encontra no arquivo "Services". Em pouquíssimos casos (quase uma raridade) essa linha não é acrescentada...

Aqui o problema era com o valor DataBasePath, nesta chave do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\, que estava com o tipo errado.

Não tive como comprovar essa situação ainda... mas também irei testar e postar o resultado aqui...

Por fim... a única solução do Sefip Gráfico para o Windows XP (SP2) seria jogar esse programa fora e fazer tudo do zero utilizando um BD que preste, ou então, se você tiver paciência, ficar desinstalando e reinstalando até que o bicho pegue...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroGG@29 de novembro de 2005, 10:25

Oi pessoal.

No mês passado nós tivemos esse problema com o programa SEFIP 7 aqui em um de nossos computadores também e nenhuma dessas soluções resolveram o problema.

Eu continuei pesquisando e acabei achando o problema e a solução, pelo menos para essa nossa máquina e para as máquinas de alguns de nossos clientes que também estavam apresentando esse problema:

Solução para erro na inicialização do programa SEFIP: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos."

Aqui o problema era com o valor DataBasePath, nesta chave do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\, que estava com o tipo errado.

Eu só não faço ideia do que pode ter causado isso, se foi alguma atualização do Windows ou alguma atualização do próprio SEFIP.

Abraços,

Pedro.

Pedro, caiu como uma luva. Valeu brother.

post-53606-13884899773072_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroGG@29 de novembro de 2005, 10:25

Oi pessoal.

No mês passado nós tivemos esse problema com o programa SEFIP 7 aqui em um de nossos computadores também e nenhuma dessas soluções resolveram o problema.

Eu continuei pesquisando e acabei achando o problema e a solução, pelo menos para essa nossa máquina e para as máquinas de alguns de nossos clientes que também estavam apresentando esse problema:

Solução para erro na inicialização do programa SEFIP: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos."

Aqui o problema era com o valor DataBasePath, nesta chave do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\, que estava com o tipo errado.

Eu só não faço ideia do que pode ter causado isso, se foi alguma atualização do Windows ou alguma atualização do próprio SEFIP.

Abraços,

Pedro.

Pedrão... realmente essa dica funcionou... porém, hoje vi um caso desses q quando fui olhar a chave, lá estava a danada com o tipo correto... rapá... desesperei!!! Em casos onde o tipo da chave está correto... mas ainda assim não funciona... alguem tem ideia do q possa ser???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor!!! qual é o tipo correto e como se altera este tipo, o meu é REG_SZ

Postado Originalmente por Neto Queiroz@06 de dezembro de 2005, 15:23

Pedrão... realmente essa dica funcionou... porém, hoje vi um caso desses q quando fui olhar a chave, lá estava a danada com o tipo correto... rapá... desesperei!!! Em casos onde o tipo da chave está correto... mas ainda assim não funciona... alguem tem ideia do q possa ser???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mistertau@06 de dezembro de 2005, 19:08

Por favor!!!  qual é o tipo correto e como se altera este tipo, o meu é REG_SZ

Cara... é só seguir a dica que o Kaj Ekman, e que está disponível no link http://www.quarta.com.br/Diversos/Dicas.asp?Chave=7.

Mas, basicamente basta entrar no registro do Windows (REGEDIT) na pasta "HKEY_LOCAL_MACHINE | SYSTEM | CurrentControlSet | Services | Tcpip | Parameters, e renomear a chave DataBasePath para DataBasePath_old. Criar então uma outra chave "VALOR DE SEQUENCIA EXPANDÍVEL" e dar a essa chave o nome de DataBasePath. Nessa nova chave, dar um duplo-clique e alterar o campo "Dados do valor" com o seguinte:

%SystemRoot%\System32\drivers\etc

Após essa alteração, fechar tudo e reiniciar o computador.

Testei aqui com o XP (SP2) e o 2003 Server e funcionou perfeitamente.

Estava com medo de o Sefip após algum tempo de uso apresentasse a mensagem de que não existe espaço suficiente, mas até agora está tudo normal.

Como já disse anteriormente, peguei um caso onde o cliente usava o Windows XP (SP2) e a chave DataBasePath estava com o valor correto (REG_EXPAND_SZ) mas ainda assim o Sefip apresentou a maldita mensagem do Interbase. Mandei reinstalar o programa mas não sei se funcionou após isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neto Queiroz@10 de dezembro de 2005, 08:36

Cara... é só seguir a dica que o Kaj Ekman, e que está disponível no link http://www.quarta.com.br/Diversos/Dicas.asp?Chave=7.

Mas, basicamente basta entrar no registro do Windows (REGEDIT) na pasta "HKEY_LOCAL_MACHINE | SYSTEM | CurrentControlSet | Services | Tcpip | Parameters, e renomear a chave DataBasePath para DataBasePath_old. Criar então uma outra chave "VALOR DE SEQUENCIA EXPANDÍVEL" e dar a essa chave o nome de DataBasePath. Nessa nova chave, dar um duplo-clique e alterar o campo "Dados do valor" com o seguinte:

%SystemRoot%\System32\drivers\etc

Após essa alteração, fechar tudo e reiniciar o computador.

Testei aqui com o XP (SP2) e o 2003 Server e funcionou perfeitamente.

Estava com medo de o Sefip após algum tempo de uso apresentasse a mensagem de que não existe espaço suficiente, mas até agora está tudo normal.

Como já disse anteriormente, peguei um caso onde o cliente usava o Windows XP (SP2) e a chave DataBasePath estava com o valor correto (REG_EXPAND_SZ) mas ainda assim o Sefip apresentou a maldita mensagem do Interbase. Mandei reinstalar o programa mas não sei se funcionou após isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neto Queiroz@06 de dezembro de 2005, 16:23

Pedrão... realmente essa dica funcionou... porém, hoje vi um caso desses q quando fui olhar a chave, lá estava a danada com o tipo correto... rapá... desesperei!!! Em casos onde o tipo da chave está correto... mas ainda assim não funciona... alguem tem ideia do q possa ser???

Poxa Neto, aí eu não sei não, não peguei nenhuma situação assim até agora. E a mensagem de erro é exatamente a mesma, né?

A única coisa que eu consigo pensar são as outras soluções do pessoal, como verificar se o arquivo 'services' contém a linha "gds_db 3050/tcp".

Se você já tiver resolvido, posta aí pra gente, por favor.

Abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, achei uma solução meio ridícula para o SEFIP no XP. Na Microsoft tem um programa chamado VirtualPC, que cria mesmo uma máquina virtual dentro do sistema, e a mesma pode rodar qualquer sistema operacional. Instalei o Linuz e rodei o SEFIP nele, funcionou tudo.

Só tem um porém, é demos, só vai funcionar por 45 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...