Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Probelama com o programa SEFIP!


importado

Posts recomendados

Falaê Galera, beleza ?

No escritório onde trabalho utilizávamos o SEFIP DOS até a versão 7.0, que é a última.

Estou tendo problemas com a versão 8.0 gráfica.

Todas as vezes que vou iniciá-la aparece a mensagem: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se interbase ou serviços de rede estão ativados".

Aqui, utilizamos um programa de compartilhamento de internet chamado Wingate. Este programa tem um firewall interno. Fiz alguns testes desabilitando o firewall mas a mensagem continua aparecendo.

O q mais me intriga é q na máquina q serve de proxy, a versão 8.0 gráfica funciona perfeitamente.

Parece q tem algo q está impedindo q o SEFIP funcione corretamente.

Alguém tem uma noção de como resolver este problema ?

Tem que liberar alguma porta do firewall ?

Alguém sabe configurar o firewall do wingate ?

Valeu ! []s

Richard

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Torneira@16 de dezembro de 2005, 14:01

Pessoal, achei uma solução meio ridícula para o SEFIP no XP. Na Microsoft tem um programa chamado VirtualPC, que cria mesmo uma máquina virtual dentro do sistema, e a mesma pode rodar qualquer sistema operacional. Instalei o Linuz e rodei o SEFIP nele, funcionou tudo.

Só tem um porém, é demos, só vai funcionar por 45 dias.

Caramba Torneira, que trabalheira!

O erro que está aparecendo aí para você também é o "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos."? Você chegou a tentar a dica que eu passei para o pessoal? Segue novamente:

Solução para erro na inicialização do programa SEFIP: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos."

Abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por richardcps@21 de dezembro de 2005, 12:01

Estou tendo problemas com a versão 8.0 gráfica.

Todas as vezes que vou iniciá-la aparece a mensagem: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se interbase ou serviços de rede estão ativados".

Fala Richard, beleza!

Você chegou a tentar a dica que eu passei para o pessoal? Segue novamente:

Solução para erro na inicialização do programa SEFIP: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos."

Abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, agora o problema é outro. Quando gero o 1º SEFIP no dia ele envia normalmente, mas na hora de gerar o 2º ele não esta sobreescrevendo o SEFIPCR.SFP, por isso na hora de transmitir ele fica toda hora aparecendo a mensagem que o arquivo já foi transmitido e pergunta c quero retransmitir. Mesmo excluindo o arquivo em questão a mensagem continua a aparecer, somente quando reinicia a maquina o problema desaparece. Se alguem souber de uma solução para este problema agradeço.

Té +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroGG@23 de dezembro de 2005, 11:19

Fala Richard, beleza!

Você chegou a tentar a dica que eu passei para o pessoal? Segue novamente:

  Solução para erro na inicialização do programa SEFIP: "Não é possível iniciar o SEFIP. Verifique se Interbase e o serviço de rede estão ativos."

Abraços,

Pedro.

Fala Pedro, beleza ?

Cara....antes de colocar o post chequei em todos os lugares, inclusive baixei aquele script q faz a mudança.

Percebi q aquelas configurações existentes no registro do Windows existem apenas nas máquinas com WXP.

Aqui, a maioria das máquinas usam o W98SE e WME.

Reclamei na ouvidoria da caixa sobre o problema mas eles não me deram uma solução.

Para você ter uma ideia, o sefip só funcionou numa máquina aqui depois q finalizei vários processos (inclusive anti-vírus), deixando apenas o processo do explorer funcionando, é mole ou quer mais ?

Obrigado pela atenção, qualquer coisa me dá um toque !

[]s

Richard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por richardcps@02 de janeiro de 2006, 17:17

Fala Pedro, beleza ?

Cara....antes de colocar o post chequei em todos os lugares, inclusive baixei aquele script q faz a mudança.

Percebi q aquelas configurações existentes no registro do Windows existem apenas nas máquinas com WXP.

Aqui, a maioria das máquinas usam o W98SE e WME.

Reclamei na ouvidoria da caixa sobre o problema mas eles não me deram uma solução.

Para você ter uma ideia, o sefip só funcionou numa máquina aqui depois q finalizei vários processos (inclusive anti-vírus), deixando apenas o processo do explorer funcionando, é mole ou quer mais ?

Obrigado pela atenção, qualquer coisa me dá um toque !

[]s

Richard

Oi Richard!

Aconteceu algo parecido com um colega de trabalho meu também, o erro parou de acontecer depois que ele desativou o anti-vírus da máquina em questão.

A única coisa que me vem a mente no momento é que o anti-vírus, ou algum outro programa qualquer, ou um firewall, pode estar bloqueando a porta usada pelo Interbase.

Se você for na pasta %SystemRoot%\system32\drivers\etc e abrir o arquivo services (sem extensão mesmo, mas é um simples arquivo texto), você provavelmente encontrará a seguinte linha: gds_db 3050/tcp. Parece que o Interbase "cria" esse serviço gds_db que usa por padrão a porta 3050, pelo protocolo TCP, portanto, se essa porta estiver bloqueada ou já estiver em uso o erro pode acontecer.

Boa sorte e um feliz 2006!

Abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por PedroGG@03 de janeiro de 2006, 15:45

Oi Richard!

Aconteceu algo parecido com um colega de trabalho meu também, o erro parou de acontecer depois que ele desativou o anti-vírus da máquina em questão.

A única coisa que me vem a mente no momento é que o anti-vírus, ou algum outro programa qualquer, ou um firewall, pode estar bloqueando a porta usada pelo Interbase.

Se você for na pasta %SystemRoot%\system32\drivers\etc e abrir o arquivo services (sem extensão mesmo, mas é um simples arquivo texto), você provavelmente encontrará a seguinte linha: gds_db 3050/tcp. Parece que o Interbase "cria" esse serviço gds_db que usa por padrão a porta 3050, pelo protocolo TCP, portanto, se essa porta estiver bloqueada ou já estiver em uso o erro pode acontecer.

Boa sorte e um feliz 2006!

Abraços,

Pedro.

Bom dia a todos !

Consegui resolver meu problema relacionado ao SEFIP e vou postar aqui a solução para que sirva para outra pessoa também.

Como na primeira vez que solicitei a ajuda eu havia citado o programa de compartilhamento de internet chamado Wingate.

Pois bem, este programa era o infeliz que estava me ferrando !

Após instalar em uma máquina que não tinha o Wingate instalado e o Sefip funcionar, percebi que era ele a causa dos meus problemas.

Para resolver o problema, fiz o seguinte:

O Wingate Internet Client tem uma forma de tratamento especial para alguns programas, onde você configura a chamada do programa para rede local, rede mista (local + externa) ou global (que envolve todo tipo de rede).

No ícone Wingate Internet Client Applet tem uma aba de configuração chamada Applications. É nesta aba que se configura o tratamento especial para programas.

Descobri que ao executar o Sefip, o mesmo estava buscando o banco de dados fora da minha rede, por este motivo ele não encontrava o banco de dados e aparecia a maldita mensagem que tanto me afligiu.

Para resolver isto, configurei o Sefip.exe, Ibserver.exe e Ibguard.exe como Acesso Local (local access).

Após feito isso, reiniciei a máquina e tudo funcionou perfeitamente.

Agradeço a todos que de alguma forma tentaram ajudar-me e em especial ao Pedro que sempre foi muito prestativo querendo ajudar.

[]s a todos e um Feliz 2006

Richard

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ME AJUDEM - URGENTE!!! PROBLEMAS COM SEFIP GRÁFICO

Oi Pessoal,

Eu trabalho com Sefip DOS versão 7.0. Eu recolhi e informei minha

competência 12/2005 pelo Sefip DOS.

Agora tenho que fazer uma Gefip apenas declatória para competência

13/2005. O meu problema é:

- Eu fiz um movimento manualmente no Sefip DOS informando o 13º

- Eu baixei e instalei o Sefip 8.1 (plataforma gráfica)

- Quando eu tento ir em: Ferramentas/Captura SEFIPCR/Versão 7.x (para

capturar o arquivo que gerei com aquele movimento manual) acontece o

seguinte erro: “Ocorreu um erro interno de comunicação com o Interbase, o

SEFIP será encerrado”.

Já liguei várias vezez p/ o Help Desk da caixa mais ninguém consegue me ajudar

Quem puder me ajudar pode utilizar o e-mail: [email protected]

Nayra Amora :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A verdade é que esses karas da CEF tá tudo com preguiça de trabalhar!! Quando se trata de uma empresa só, beleza. Mas pra nos q trabalhamos com centenas de empresas ta difícil, olha a quantidade de papel q tem q ser impressa!!! Quando começarmos a repassar o custo pros clientes eles vão chiar.

Alguem sabe como imprimir os relatorios na impressora matricial, mas em modo testo mesmo, porque so consigo matricial em modo grafico. Não tem quem aguenta.

At+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Aii galera, o problema no SEFIP é geral não conseguimos acessar a area externa da porta 3050, mesmo sendo configurado certo não consegui fazer funcionar...deixei td aberto mas não acessa, vou tentar em casa como aqui os pcs estão em rede acho q pode ser um problema, como não entendo mt de rede não saberia dizer qual é, pois vi gente que conseguiu resolver com as mesmas medidas que fiz nos pcs, qual seria a chave da questao??? td q tem no site da quatro informatica foi feito...

ajuda-me por favor

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Prezados, bom dia!

Estou com problema no SEFIP na versão mais atual. Ao tentar fazer a restituição do imposto no SEFIP aparece um erro que não permite que a restituição seja feita. Nós realizamos alguns procedimentos e o único que funcionou foi a desativação do anti-virus. Porém esse procedimento foi emergencial pois o usuário precisava enviar a restituição. O que pode ser feito nesse caso para resolver tal problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...