Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

monitor semfoco

jcc

Posts recomendados

Salve galera...

Meu caro...tb tenho um monitor com o mesmo problema aparentemente.

Tipo, no Windows, é estão sem foco que nem da pra ler de perto o que tem escrito na tela em letras pequenas, tipo, fonte no tamanho 10 ou 12 por exemplo.

Já abri o monitor, regulei todos os trimpots que existe nele, mexi em tudo mesmo, mas o "bichinho" não ganhou foco algum, somente, melhorei as cores.

E aí pessoal fera, alguém tem alguma dica pra nós?! :D

Abração a todos. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos jcc e digam AMD, como já expliquei por várias vezes aqui no Fórum, o Foco é regulado no TSH (Transformador de Saída Horizontal), conhecido como Flyback. Nesse Flyback existem dois botões de regulagem. Um é do Foco e o outro é do Brilho! Abrindo-se o Monitor e ligando todos os cabos, depois o micro, gira-se lentamente o botão do Foco para a direita e para a esquerda, olhando em um espelho colocado na frente do Monitor.

Quando se percebe que o Monitor está como deve ser, com Foco perfeito, desliga-se tudo, fecha-se o Monitor e... Pronto!!!

Só que tem de fazer isso com uma chave de fenda, longa e com cabo isolado!

B)

Link para o comentário

Salve galera...

Meu caro amigo Fragoso, agradeço a dica, mas ao mesmo tempo, eu digo a você meu amigo, que sinceramente, não achei mais nada, digamos, tipo um trimpot ou pot, ou algum componente similar, mesmo na placa em que fica "o rabo" do flyback pra poder "regular"?!?!

Meu monitor é bem antigo...tipo de 1995, por ai...

Obrigado.

Abração. :bandeira:

Link para o comentário

Fragoso, muito obrigado pela ajuda, cara, eu já consegui arrumar meu monitor.

digam AMD, se o seu monitor for igual ao meu, o modelo 15A da Philips,de 1995, olhando por trás do aparelho há dois trimpots em vertical o primeiro está escrito focus e é onde você ajusta o foco e o segundo é onde cajusta obrilho como nosso amigo Fragoso explicou

Link para o comentário

Essa é uma imagem do Flyback:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img2.uploadimages.net/802508flyback.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A posição dos ajustes Screen e Focus pode mudar de um modelo para o outro, mas é sempre escrito qual é qual :D

Façam como o Fragoso disse e tomem cuidado com a segurança :-BEER

@digam AMD

Evite alterar os ajustes dos trimpots na placa do cinescópio, eles controlam o ganho de cada "canhão"(R, G e B ), é difícil acertar esses ajustes depois.

Link para o comentário

Salve pessoal...

Grande Medx, acho que agora deu pra entender melhor com essa foto.

Eu tinha até visto algo parecido com esses "botões" de ajuste no flyback, mas pra ser sincero, não quis "futucar" estes.

Em relação aos outros ajustes, eu regulei as cores, brilho e contraste apenas, pois o monitor alem de sem foco, nem nitido estava, sendo assim, consegui deixar as cores beleza, mas o foco é que continuou perdido, mas agora, acho que terei sucesso! :palmas:

Caros amigos jcc e Fragoso, obrigado mesmo pelas dicas hein!! :D

Com certeza de grande ajuda tb.

Sucesso a todos.

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário

Se você ajustar o focus e com um pouco de tempo(1 semana ou 2) ele voltar a desregular você tem que trocar o TSH aí é tarefa para alguém mais experiente, ou existe uma forma de colocar um pot de focus em separado, mas nem sempre fica bom!!!

Se ajustar o screen para o monitor ficar mais claro cuidado porque se elevar muito queima o transistor de saída horizontal!!

Boa Sorte.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!