Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soluções para ventilar o gabinete!


MarceloDF

Posts recomendados

Eu dei esta resposta em um tópico anterior, e resolvi fazer um tópico só sobre isso!!!

Se vocês tiverem alguma ideia, coloquem aqui também!!!

Vejam só:

Cara, vou lhe dizer...

eu fiz uma pequena loucura aqui em casa.

Sabe aqueles ventiladores antigos (circuladores de ar)???

Pois é, saca só.

Eu peguei um ARNO, velhão que estava aqui parado, abri ele todinho, tirei o quadro, limpei tudo, fiquei só com a hélice e com a base que sustenta o ventilador.

Ele é bem grande, ocupa toda a lateral do gabinete, e ainda tem três velocidades, e eu ligo em 215 volts.

MERMÃO!!!!

A parada decolou!!!

Venta mis que uns 500 ventiladores de Thermaltake...eheheh...

E com certeza não custa nem metade do que um Thermaltake.

Então pense nisso... Faça as suas próprias adaptações, e pare de gerar lucros exorbitantes aos fabricantes exploradores de "VENTILOMANIACOS" como nós!

É óbvio que você não precisa pegar um tão grande como o meu, pegue um daqueles ventiladores de camioneiro...ehehehe

Pegue um pequeno, deve custar até uns 20 reais nesses camelôs do paraguay, e depois faça as suas adaptações, faça a sua "gaiola" ou grelha para sustentar o ventilador, fure a lata, ou coloque ele escondido lá dentro, na parte da frente do gabinete, empurrando ar frio pra dentro. O fluxo de ar de um ventilador é bem maior e mais focado do que um Fan desses...

Aqui em casa, eu uso 4 Fans exaustores, e com um ventilador pequeno, eu fiz um túnel de vento(com aluminio de lata de refrigerante), que aponta o ar pro processador. Ficou muito bom, e ficou um trabalho muito profissional, apesar de eu não ter gasto um tostão!!!

Eu recobri o túnel de lata, com Silver Tape(aquela fita prateada, americana), e se alguém vê, ainda pegunta onde eu comprei!!!

São soluções dessas que resolvem a vida da gente...

Meu CPU chegava a variar em até 78 graus, até que eu decidi que ia mudar isso...

Hoje ele roda a 44°C.

eheheheh

PARECE AQUELAS histórias DE IGREJA, QUE O CARA ERA DROGADO, MAS DECIDIU QUE JESUS IA SALVA-LO, E AGORA ELE FAZ ENGENHARIA NO ITA....

eheheheh

Mas de qualquer forma, valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... parece brincadeira, mas é bem capaz do ruido do arno ainda ser suportável! heheheheh

 Manda uma foto ai!

 Essa eu quero ver! hehehe

 

P.S.: Cê devia colocar uma tampa de acrílico, com luzes dentro. Deve ser muito divertido ver toda essa parafernália lá dentro! hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

assim que eu li o topic ontem a tarde eu li uma reportagem sobre cases numa revista e vi um case parecido com esse ai que você descreveu so que o cara usou uma helice daqueles ventiladores de carro (antigões) e usou um cano normal de pvc envolvido com fios descascados de cobre pra fazer uma canal de vento ate o processador outro para a pl de video e dois soltos na cpu soltando ar dentro dela (ficou tipo uma central :P) estava arrebenta!

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal, eu já pensei nisso. Muito usam um ventilador inteiro ao lado do micro, mantendo-o aberto.

Mas se eu pegar um ventilador de 20 ou 30 cm, abrir uma janela de mesmo tamanho e botá-lo a jogar ar para dentro, imagino que se tenha um desempenho muito melhor do que colocar 5 ou 6 ventiladores de 3 polegadas como muitos fazer. As razões:

1) Esse ventilador não vai roubar potência da fonte (fica ligado em CA).

2) Ele vai fazer menos barulho, até porque pode trabalhar em uma rotação bem menor.

3) Fica mais fácil de furar.

4) É mais barato.

Dependendo do gosto da pessoa, fica meio feio. Tem gente que não gosta de muita invenção. Para amantes de casemod e overclock, parece ser a solução perfeita.

Outra ideia seria pegar uma hélice de aeromodelo e meter em um motor AC tipo de furadeira ou batedeira.

Ou então radicalizar de vez e botar um motor de aeromodelo a gasolina, mas aí o barulho vai ser infernal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você me deu umas ideias lokas com motor de aeromodelo

eu devo ter um monte aqui em casa porque eu sempre montei isso e eu tenho uns aviões aqui que bateram e só sobro o motor ...

vou ver o q eu vou faze ... mas só q como você disse a gasolina vai ser embaço ..

mas vou ver se eu tenho algum eletrico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por rafael.m.c@19 Aug. 2002,17:27

você me deu umas ideias lokas com motor de aeromodelo

eu devo ter um monte aqui em casa porque eu sempre montei isso e eu tenho uns aviões aqui que bateram e só sobro o motor ...

vou ver o q eu vou faze ... mas só q como você disse a gasolina vai ser embaço ..

mas vou ver se eu tenho algum eletrico

Não vai ficar um cheirinho de combusível na sua cara não?

Pega um motor elétrico de alta rotação (cuidado pra não se matar). Não vale a pena algo diferente disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehehe

é verdade nem rola com combustivel não

e aui eu fui ver

eletrico eu só tenho motor de trem

e motor de trem é meu amoreco num desmonto aquilo lá nem ferrando ...

mas tipo se eu fosse fazer algo ia ser mais de piração mesmo ... nem muito porque de ventilação e tal ... porque se você for pensar um motor de aeromodelo custa uns 150 reais é mais fácil comprar um cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Galera tabom que fica ventilado, mas lembrem-se quanto mais ar mais poeira, e alguem já pensou no ruido eletromagnético que voce esta provocando na rede? Estes motores eletricos de ventiladores não tem nenhuma blindagem então, pode dar encrenca... principalmente por que eles usam escovas(carvao). Se alguem desmontou algum ventilador de gabinete reparou que não tem nenhum escova, ao contrario de motores eletricos de brinquedos, por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por InfoManiac@20 Aug. 2002,13:43

Alem do barulho e da gasolina, seu gabinete e as placas iam ficar, hmmmm, meio "meladas". Heheh... Aí você ia ter que seguir a dica de alguns camaradas lá do fórum de placa-mãe e volta e meia dar uma lavada nela.... hehe..

Possibilidade fora de cogitação!!!

Caramba!

 Motor a gasolina!

 Agora vocês viajaram! hehehehe

 Já que é pra viajar... sugiro inverter a posição do CPU... ficando nas costas da placa mãe. Nisso você poderia abrir uma cavidade do lado direito do gabinete e colocar ventiladores externos. Ou seja, o cpu e cooler ficariam do lado de fora do gabinete.

 Seria algo inovador um Processador do lado externo da máquina. ehhehe

 Sö precisa ser bom de ferro de solda.

 AbraçÃo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí manu,tu é doido em fazer essas paradas...uhahuahuahuahua...logo você vai comprar um ar-condicionado e pendurar do lado do babinete,ou colocar o pc no freezer...hehehehehe...vai procurar um médico...ahuauhhua...

tô brincando,mas deve de ter ficado jóia...teu pc não pega gripe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por InfoManiac@23 Ago. 2002,20:57

Hehehe, parece q a ideia do ventilador não é nova!

Essa é a melhor foto!

Esse é o link!

O cara comentou q ele não percebeu nenhuma interferencia eletromagnética

foi esse mesmo e essa materia q eu tinha visto  na geek

po meu fico muito show ... pelo menos eu achei da hora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interesante a ideia do ventilador dentro do gabinete, acredito que eu possa trocar meu Globalwind, que parece um secador de cabelo, e usar um mais fraco e que faça mesnos barulho e pra ajudar instalo esse ventilador. Boa ideia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por InfoManiac@26 Ago. 2002,19:10

É, o resultado pode ser interessante, mais eu não faria isso no meu case! Prefiro por alguns coolerzinhos e só, agora, convenhamos, isso é um exagero!

real é um exagero

mas sab né

case mod é case mod

isso talvez ele etenha feito não osh pensando na ventilação ... mas também na originalidade e tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente essa ideia aparenta ser muito boa, eu estou começando a montar meu case mod agora, esta chegano meu novo gabinete e pretendo fazer um sistema de ventilação bem eficiente , vou pensar em algumas alternativas para por um ventilador no gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha gurizada, eu sei q vocês aprovaram e tal acharam bonitinho, original e blá blá... mas isso é uma furada. Imagine a quantidade de carga eletrostática que esses ventiladores da ARNO e CIA geram. Os dissipadores pequenos geram pouca carga eletrostáTICA (quase 0). Numa enjambração dessa você queima a motherboard.

Se liguem. Computadores não são os carrinhos que vocês desmontavam quando criança. Um grande acúmulo de carga gerada pelos ventiladores convencionais é o suficiente p/ dar um parada cardíaca.

um abraço e cuidado, dica de amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

affffffffffffffffffffffffff

tem gente q exagera muito ... nunca vi e nem vou ver ninguém tendo parada cardiaca por caua da carga eletrostatica emitida por um ventilador ... e se você não sab ... quem for fazer isso pode fazer um tipo de sistema de blindagem nesse ventilador pra essa carga ficar retida e não mandar pros componentes do pc ... e outra se fosse assim eu teria queimado um pc fácil ... porque eu passei 1 ano usando um ventilador mais ou menos daquele tamanho em cima do meu pc q era um desktop e nunca deu problema nenhum ... então ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colegas,s e for analiza, tudo em eletrônica é arriscadod e dano, até os gabinetes que nos pintamos, podem acumular carga eletrostatica e queimar um componente. O importante é reduzir os riscos né.

Eu fico pensando, será q vale mais a pena colocar um cooler a agua ou um arno hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...