Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minhas voltagens na A7N8X-X


racofer

Posts recomendados

E ai gente, td bem?

Bem, :P , pode parecer absurdo para alguns mas eu acho que faz sentido. Comecei a monitorar e me preocupar com voltagens na placa mãe a quase 2 anos. Nesse periodo perdi uma A7V8X após a fonte explodir (literalmente :ahh: ) . Logo depois comprei uma A7N8X-X e outra fonte daquelas baratas mesmo, que durou 3 meses mas consegui ver que ia dar problema antes dela estourar ( os capacitores estavam vazando e o fusivel estava um carvão com o plastico em volta derretido).

Depois dessa resolvi comprar uma fonte boa, e peguei uma Superflower SF-400ps (400w) e fiquei muito satisfeito, porém com a pulga atras da orelha pois as voltagens não estavam "perfeitas", mas depois de ver varios tópicos aqui no forum vi que as medições da BIOS, etc, não são confiaveis e testei tudo com um multi-teste. As voltagens estavam praticamente perfeitas.

Em setembro do ano passado troquei minha placa de video pela da assinatura (Ti4200), e as voltagens alteraram um pouco mais. Testei com o m-teste e a linha de 5v estava um pouco abaixo e a de 12v normal.

Semana passada, dei mais um upgrade na minha maquina, coloquei +512mb de ram e um DVD-RW, e novamente as voltagens decairam ainda mais. Dai comecei a ficar nervoso. Não queria aceitar que minha fonte não estava dando conta do meu pc, e comecei a procurar na internet casos parecidos com uma A7N8X-X e problemas com voltagens. Abaixo estão as voltagens como estavam antes da minha "solução"

+3,3v -> Essa estava me preocupando muito. Em idle ficava em 3,232v , em full (com jogo pesado mesmo, tipo Doom3), estava caindo para absurdos 3,054v :zoio: . A medição do m-teste conferia com a da BIOS para meu desespero.

+5v -> Outra que estava ruim. Em idle ficava em 4,945v, em full ia para 4,865v, e novamente a medição do m-teste conferia.

+12v -> A unica que minha BIOS mede completamente errada. Pela BIOS acusava 12,544 idle e 12,608~12,672 em full. Mas o m-teste sempre mostrou essa linha em 12v cravados, com no maximo 0,05v de variação.

Acabei encontrando nos forums da www.nforcershq.com alguem com o mesmo problema que eu tinha. Suas voltagens estavam até piores que as minhas, e após varios testes ele identificou o problema em seu drive de CD-Rom velho. Após remover o drive tudo ficou perfeito. Com base nisso, resolvi desconectar HDs, DVD, Zip-Drive, etc... E não funcionou :bored: . MAS, para meu espanto, resolvi desconectar meu Drive de Disquete!!! E adivinhem? Tudo ficou normal.

Logo após desconecta-lo, as medições na BIOS ( exceto a +12v) ficaram perfeitas.

+3,3v -> Tando BIOS como m-teste mostram 3,344v Idle, 3,328v Full.

+5v -> 4,999v Idle, 4,972v Full

+12v -> Com m-teste -> +11,98v Idle, +12,01v Full.

É estranho, mas a porcaria do drive de disquete (que não uso a anos), estava causando esses problemas. Pelo menos eu não tinha instabilidade no sistema (nunca travou ou reiniciou).

Portanto, deixo a dica ai pro pessoal de verificar se algum leitor/gravador de CD/DVD, HDD ou até mesmo um drive de disquete :P não pode ser o culpado desses problemas, mesmo com fontes boas. Espero que isso ajude alguem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vitorgil@14 de junho de 2005, 14:00

Tenho problema idêntico ao seu com o micro da assinatura , só inclui 2 fans e queimei 3 fontes genericas , daí comprei a ST 420W BKV e as  tensões continuam extremas ( quase fora dos 5% ) , vou tentar tirar o disquete e ver como fica , qualquer coisa volto aqui pra contar .

A ideia não se restringe a retirar o drive de disquete. Comigo pode ter sido assim por algum defeito no disquete, mas poderia ter sido com alguma outra coisa. Vale é tentar desconectar primeiro os componentes "inuteis" (no meu caso o drive de disquete) e ver o que resulta. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...