Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto: Meu projeto de um amplificador.


atomx

Posts recomendados

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img97.echo.cx/img97/4451/atomxproject6dw.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Projeto: Meu projeto de um amplificador

Pessoal...

Há muito tempo, tenho idéias sobre o desenvolvimento de um amplificador, para ser utilizado em diversos meios, em si; como objetivo principal, ser ligado a um computador. Durante algum tempo, analisei a possibilidade da montagem de um sistema, porém não encontrei nem um esquema que fosse realmente satisfatório, em termos de custo/beneficio, portanto; resolvi utilizar um amplificador pronto e apenas desenvolver um case para abrigá-lo e do restante, apenas uma serie de parafernálias.

Abaixo uma breve explicação:

1. Utilizar um booster automotivo, provavelmente irei utilizar um modelo Stetsom de 21rms x 4

2. Utilizar uma fonte de computador para alimentar o mesmo

3. Desenvolver uma case para abrigá-lo, provavelmente irei aproveitar um gabinete de computador que tenho parado

4. Adicionar um sistema de interface para ligação dos dispositivos

5. Bolar um sistema de iluminação com pelo menos 20 Leds de alta luminosidade

Objetivo principal:

Bolar um amplificador de baixo custo e bom rendimento, ou seja; após teste utilizando este mesmo booster e uma fonte de computador, sem modificações adicionais, obtive uma boa qualidade de som, no entanto; eu gostaria de usar minha criatividade e bolar um case para o abrigo dos dispositivos, afinal, fica bem esquisito o booster a fonte, o cabeamento, tudo perdido em cima da mesa.

Real motivação:

No caso, a maioria dos amplificadores que, digamos; podem ser ligados à rede elétrica, tem um custo/beneficio bem baixo, baixo mesmo. Fazendo uma pesquisa, cheguei as seguintes conclusões: Comprar um amplificador velho e modificador o seu case - Comprar um som =P - Comprar um amplificador novo, com preço bem salgado $$$$$$$$$$$... outra coisa; a maioria dos amplificadores domésticos tem a impedância de 6 a 8ohms, enquanto um booster, mesmo de baixa qualidade, trabalha a 2ohms. Com tudo; O legal é poder usar a criatividade para montar um case.

Futuramente postarei fotos a respeito do mesmo.

-----

Acabei de adquirir um case de computador, desses desktops At, antigos, com um bom potêncial para a montagem do amplificador dentro do mesmo.

Já vou começar a modificá-lo começando pela pintura, quando puder; postárei fotos.

Caros amigos, eis um amplificador semelhante ao que utilizo:

Módulo amplificador Stetsom CL50

- Número de Canais: 2

- Potência: 500W PMPO (250W PMPO por Canal) = 35 W RMS por canal

- Consumo 200mA a 12A (Pico)

- Tensão de Alimentação 13,8V

- Resposta de Frequência: 20Hz a 20.000Hz

- Impedância de Entrada: 50 Ohms

- Impedância de Saída: 4 a 8 Ohms

----

Novidades:

Pessoal resolvi baratear o custo deste projeto, ou seja; irei utilizar componentes de baixo-custo para desenvolver um amplificador bem simples, que será usado somente no computador, com: Uma caixa com Woofer 12" Hinor e duas caixas com médio-graves e tweeters, ou algo do tipo, somente para ter um som bem melhor que as caixas de som e usar minha criatividade para desenvolver um case e montar todo o sistema.

1. No caso, não irei utilizar uma fonte linear, a fonte que tenho será utilizada em outro projeto bem melhor.

2. Duas fontes, AT, antigas serão usadas para alimentar um módulo Cl500 Stetsom, já fiz testes e ficou bem legal, digo; bem melhor que caixinhas de som com subwoofers de 4", hauahuiahiua, dessas usadas em informática.

3. Usarei um case antigo, desses desktops, no qual irei efetuar modificações, porém; nada de janela de acrilico ou algo do tipo.

---

Bem galera, o case já está praticamente montado, só falta pintura e algumas modificações adicionais.

Estou usando duas fontes AT e mais uma fonte linear de 4A, ligadas em paralelo para alimentar o Módulo, está funcionando; legal mesmo.

---

Mais detalhes:

Módulo: Stetsom, 25Rms x 4.

Alimentação: Duas fontes AT e uma fonte linear 4A; em parelelo

Som: Woofer Hinor 12" dois tweeters semi-profissionais.

Pré-Amp: Caixinhas de som, antigas, que eu usava em meu k62-500

OBS: Farei quatro caixas.

Aí galera, espero que gostem da ideia.

AtomX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Minirider@14 de junho de 2005, 17:58

é uma boa ideia amanha mesmo vou comprar peças para desenvolver um circuito k estou fazendo á ja algum tempo e voui comprar tb algumas leds para colocar num amplificador k tenho aqui em casa e fazer tb um abrigo para ele :-BEER

Vai fundo amigo, é um otimo exercicio para a criatividade.

:D

A outra coisithaaaaaa; alguém aqui já fez algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Minirider@14 de junho de 2005, 18:38

eu estou pensando em arrumar uma caixa de um micro para por o amplificador de 500wats la dentro (é um grundig de uma aparilhagem antiga HEHE ) vou pintar ele com uma tinta amrelo flurescente e na parte de cima vou desenhar algo e por la as leds fazendo a figura :P

Utilizar um aparelho antigo é uma otima ideia, afinal o case original que o abriga é bem feiinhu mesmo. Eu já pensei na compra de um Gradiente do tempo do epâãÃâÂaÂ, porém; a impedancia de saída de 6ohms e a falta de um divisor de freqüência me afastaram da possíbilidade, agora quanto a ligação de woofers nesse aparelhos, fica muito bom mesmo.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vou tirar ele de uma aparilhagem k ate tinha gira discos LOL e como aquilo é tudo agarrado quando eu retirar ele ele vai ficar descoberto então vou ter de arrumar uma caixa,a minha unica preocupaçao vai ser a alimentaçao pois aquilo tem uma fonte k liga la directo,tenho de descobrir a corrente para ver se arrumo uma fonte para la <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Minirider@14 de junho de 2005, 19:03

eu vou tirar ele de uma aparilhagem k ate tinha gira discos LOL e como aquilo é tudo agarrado quando eu retirar ele ele vai ficar descoberto então vou ter de arrumar uma caixa,a minha unica preocupaçao vai ser a alimentaçao pois aquilo tem uma fonte k liga la directo,tenho de descobrir a corrente para ver se arrumo uma fonte para la <_<

Usa a propria fonte do som... =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Minirider@14 de junho de 2005, 19:10

lol so a fonte dakilo é do tamanho do proprio amplificador quase LOL é inorme :chicote:

Put´z... aí fica complicado, porque esses aparelhos as vezes usam tensões entre 30, até 60V.... Já vi essas fontes de amplificadores antigas e algumas são realmente bemmmmmmmmm grandes... :D

Outra coisa; ja repararam quanto o pessoal quer nesses amplificadores antigos? Porque o preço tão caro? nossa... tem alguns de até R$1000,00 no Ml. :P Alguns donos quando questionados dizem que seus aparelhos tem um alto custo devido a grande potência, porém; já vi vários aparelhos desse tipo funcionando... o som fica alto, agora qualidade, nem se fala.

falou... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu estava trabalhando com 2 colunas de 250wats cada uma e cada caixa continha dois twiters um woofer inorme e um sub woofer em baixo mas era um pequeno e a potencia de cada cixa era de 250wats e o amplificador tem saida de 500wats,kuanto ao preço deles é por serem relikias k sao caros :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de adquirir um case de computador, desses desktops At, antigos, com um bom potêncial para a montagem do amplificador dentro do mesmo.

Já vou começar a modificá-lo começando pela pintura, quando puder; postárei fotos.

Caros amigos, eis um amplificador semelhante ao que utilizo:

Módulo amplificador Stetsom CL50

- Número de Canais: 2

- Potência: 500W PMPO (250W PMPO por Canal) = 35 W RMS por canal

- Consumo 200mA a 12A (Pico)

- Tensão de Alimentação 13,8V

- Resposta de Frequência: 20Hz a 20.000Hz

- Impedância de Entrada: 50 Ohms

- Impedância de Saída: 4 a 8 Ohms

Porque neste descrição consta que ele consome apenas 12A em pico?

Estas informações estão certas?

Então porque não posso utilizar uma, ou até duas, fontes de pc?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades:

Pessoal resolvi baratear o custo deste projeto, ou seja; irei utilizar componentes de baixo-custo para desenvolver um amplificador bem simples, que será usado somente no computador, com: Uma caixa com Woofer 12" Hinor e duas caixas com médio-graves e tweeters, ou algo do tipo, somente para ter um som bem melhor que as caixas de som e usar minha criatividade para desenvolver um case e montar todo o sistema.

1. No caso, não irei utilizar uma fonte linear, a fonte que tenho será utilizada em outro projeto bem melhor.

2. Duas fontes, AT, antigas serão usadas para alimentar um módulo Cl500 Stetsom, já fiz testes e ficou bem legal, digo; bem melhor que caixinhas de som com subwoofers de 4", hauahuiahiua, dessas usadas em informática.

3. Usarei um case antigo, desses desktops, no qual irei efetuar modificações, porém; nada de janela de acrilico ou algo do tipo.

Pessoal... este booster, CL500, Stetsom, foi ligado a duas fontes de computador, AT, antigas; que o alimentaram, o resultado foi bastante satisfatorio, segue abaixo detalhes do mesmo:

Amplificador: CL500 Stetsom

Fontes: Duas AT, do tempo do epâ

Ligado à: Um woofer de 12" Hinor e, um tweeter semi-profissional

Resultados: O som ficou bem legal, resultado superior ao que obtive usando uma fonte linear de 10A.

Bem, por enquanto é só isso!

valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô galera, estava lendo este post e também tive uma idéias, se eu fosse construir um amplificaodr do zero com certeza utilizaria um sistema baseado em MOSFET's.

Ligar um amplificador na própria fonte me deixaria um pouco preocupado, mas acho que se suas fontes são de boa qualidade não tem problema.

Tenho algumas dúvidas quanto a esse tipo de projeto também, o amplificador não gera calor? E não seria possível resolver o problema da impendância de saída o amp. ligando-se um capacitor antes da caixa acústica?

Obrigado e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lethal_Serginho@21 de junho de 2005, 20:59

Alô galera, estava lendo este post e também tive uma idéias, se eu fosse construir um amplificaodr do zero com certeza utilizaria um sistema baseado em MOSFET's.

Ligar um amplificador na própria fonte me deixaria um pouco preocupado, mas acho que se suas fontes são de boa qualidade não tem problema.

Tenho algumas dúvidas quanto a esse tipo de projeto também, o amplificador não gera calor? E não seria possível resolver o problema da impendância de saída o amp. ligando-se um capacitor antes da caixa acústica?

Obrigado e boa sorte

Caro amigo, vai fundo; que fica muito legal mesmo, como citado acima, leio o que estou utilizando; o som ficou bem legal, digamos, na altura de um som aiwa 1600 que eu tinha. Quanto a suas dúvidas:

O amplificador gera calor sim, porém isso pode ser facilmente resolvido utilizando um sistema de refrigeração do tipo, Cooler + Dissipador. Quando a adição de um capacitor antes das caixas, da certo sim, porém; creio eu, que o capacitor fará com que você perca potência e também filtrará a saída, fazendo com que a emissão de freqüências mais baixas seja afetada.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera

Meu amigo tem um PC ligado num home theater da Yamara, pessoal é show,

a qualidade de audio incrivel e praticidade, 10Gbs de musicas so pra curtir, isto é muito bom, quado creser tembem quero um assim pra mim!!

Olha a respeito do seu projeto, eu diria o seguite, que no lugar de booster você deveria usar amplificador, que vai te dar uma melhor qualidade de audio e menos distorção e menor consumo. Não precisa ser um daqueles amp proficionais, você pode montar um, nem é tão complicado ((ate da pra colocar uma barra de leds na frente do PC, vai do gosto e criatividade de cada um))

Abraço

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca muito bom esse seu topico, e aproveitando vou dar um pitaco no seu esquema(muito bom por sinal) se você pudesse colocar um modulo mono para os subs baterem somente graves iria melhorar a qualidade do som pois subs normalmente destorcem com freqüências altas geradas pelos modulos stereos

Mas e muito boa a sua ideia vou fazer aqui vou so esperar eu pegar meu modulo no conserto pra eu liberar os 2 q eu to usando no carro(fraquinho) e vou mandar eles no pc com 1 sub de 100rms q tenho aqui quando colocar volto pra dizer se ficou bom Valeu!

:-BEER:-BEER

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Adem@r@27 de junho de 2005, 23:14

Boa noite galera

    Meu amigo tem um PC ligado num home theater da Yamara, pessoal é show,

a qualidade de audio incrivel e praticidade, 10Gbs de musicas so pra curtir, isto é muito bom, quado creser tembem quero um assim pra mim!!

    Olha a respeito do seu projeto, eu diria o seguite, que no lugar de booster você deveria usar amplificador, que vai te dar uma melhor qualidade de audio e menos distorção e menor consumo. Não precisa ser um daqueles amp proficionais, você pode montar um, nem é tão complicado ((ate da pra colocar uma barra de leds na frente do PC, vai do gosto e criatividade de cada um))

    Abraço

    :bandeira:

Concordo com o Adem@r, booster de carro, como já dizia um amigo meu, "é uma boosta, 90% de distorção!" :P:P

Muito melhor q isso seria usar um circuitinho clássico de amplificador AB feito com transistores de R$2,00 cada, que tem esquematicos aos montes na web.

Mas se puder, melhor ainda usar o CI LM4780, que vai dar 60W x 2, som de respeito, THD+N < 0,5% à potencia maxima.

. Notem que os fabricantes de amp automotivo, seja booster ou c/ fonte chaveada (erroneamente conhecido por "mosfet"), nunca divulgam a THD à maxima potencia, pois eles manjam mesmo é de marketing, não de audio.

[] e até +!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos;

Quanto a qualidade do som, ja conheço boosters e sei que o som, digamos; não é lá essas coisas, mais não quero um som pra tocar festas e sim algo pra ter dentro de casa, que pode ser bem +/- intende?

Valeu galera.

Se puderem respondam meu tópico a respeito de:

Ligar três fontes AT

Em um mesmo cabo que vem da rede.

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

:bandeira: .......... oi amigo eu tenho um projeto aqui em casa . que eu fiz usando um amplificador da corzus modelo CR 703_smd .de 1,120 watts p.m.p.o ele tem 2 canais esterios e 1 mono,,, (( AI EMBAIXO VAI AS CONFIGURAÇÕES ))

.............................................................................................................................................................................................................................................. ::Especificações técnicas::

Potência de saída (2 canais de 35 W) 70 watts (RMS) em 4 Ohms

Potência de saída (2 canais de 70 W) 140 watts (RMS) em 2 Ohms

Resposta de freqüência de 20 Hz a 20 Khz

Potência de saída 70 watts (RMS) em 4 Ohms (subwoofer)

Potência de saída 140 watts (RMS) em 2 Ohms (subwoofer)

Resposta de freqüência de 20 Hz a 80 Hz, com ganho 10 decibéis de 20 Hz a 150 Hz

Corrente de consumo máximo 40 ampères

Mínima impedância de saída por canal 2 Ohms

Relação sinal/ruído 115 decibéis ..........................................................................................................

bom eu liguei ele em minha fonte atx 250_watts da jitek ela aguanta no maximo de consumo em 12 volts, 9_A..... o amplificador funciona perfeita mente ... só não pode aceder o volume no maximo pois ai aumenta o conssumo e falta energia para a placa mãe ai o pc desliga nada d +++................. eu estou com ele ligado com um sub woffer de 12 da buster 1200_watts 600_rms bobina dupla 4+4_homs .... e 2 alto falantes esterio de 8.. 6_homs de 3 vias, eles tem 100_watts rms........... o som fica muito bom ótimo ..

eu fil uma jogada no amplificador que ele esta tocando o sub woffer e o esterio a 140_watts rms.. muito melhor que alguns micro system . eu ainda estou pemsando em trocar os falantes de 6_homs por de 4_homs . ai eu aumentaria a quantidade de alto falantes .. .. bom está foto ai em baixo esta ruim porque tirei com a webcam ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...