Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível consertar um Pen Drive


Posts recomendados

Moçada, não localizei o diabo do transistor do Kingston 2GB, estou na mão sem os dados, coisas que tenho que recuperar de qualquer jeito...

Vou anexar as fotos aqui, quem puder ajudar por favor aponte o transistor e como fez.

Saudações

Meu Pen Dirve de 1G da Kingston é igual a esse... nao tem transistor... porém estou desconfiado do tal BC5 alguem sabe o que é esse componente?

Alguem ja chegou a alguma conclusao para o conserto desse modelo de pendrive?

Obrigado...

Se, e quando conseguir consertar posto a solução aqui... Caso alguem tenha a Solução agradeço muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Dae galera!

Alguém conseguiu recurar dados do KINGSTON DTI 1 ou 2Gb (o esquema é o mesmo) para todos acho que acima de 1Gb.

Coloquei na USB frontal do gabinete do pc novinho, saiu da embalagem já "*****".

Bom, vou com tempo em casa mexer no kingston de 2gb e ver esse tal "chip" que pode até ajudar a ligar. Fiz alguns "curtos" nos resistores, o Win até reconheceu o USB, mas deu dispositivo disconhecido.

Vou cobrar da LOJA que vendeu a CPU 2 pendrive ZERO.

Mas não vou perder meus dados.

Abraços e sorte ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou com kingston data traveler de 2GB queimado também. Percebi que o primeiro resistor da entrada de +5V está queimado (pelo o que consegui ler é o R1). Provavelmente este deve ser o problema de muitos aqui. Agora fica a pergunta: qual o valor deste resistor? Sei que o problema é com ele pois liguei um resistor de 150 ohms em paraleo com ele e o pc reconheceu o pendrive, porém desliguei imediatamente o pendrive com medo que o valor do resistor seja muito baixo e acabe por danificar outro componente mais importante dele. Alguém sabe dizer qual o valor deste resistor?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, senhores. Como disse acima, o problema no meu pendrive kingston data traveler de 2GB era um resistor queimado cujo valor eu não soube definir. Pelo o que consegui identificar o primeiro número do valor deste resistor é 2, achei que seria na faixa de 200 ohms. Como só tinha resistor de 561 ohms acabei instalando um deste valor. Não funcionou. Deduzi que deveria baixar o valor, liguei em paralelo outro resistor de 561 ohms o que fez a resistência cair para prõximo de 280 ohms. Não funcionou. Liguei em paralelo mais um resistor de 561 ohms, com a resistência baixando para um valor próximo a 180 ohms. Mesmo assim não funcionou. Tentei usar o resistor (não smd) que testei ontem (de 150 ohms) e também não funcionou, não tenho ideia do por quê. Como não tinha outro resistor de 561 ohms para baixar ainda mais a resistência resolvi arriscar e fazer um jumper no lugar do resistor. Para minha surpresa funcionou. Bem, com a ausência do resistor é fato que a corrente que está sendo disponibilizada nesta entrada é maior que a original. Talvez o meu pendrive fique mais sucetível a sofrer problemas. Porém, está funcionando. Inclusive o CI menor que é quem recebe essa tensão diretamente não está esquentando praticamente nada. Um sintoma característico de um componente que está recebendo uma corrente superior a que necessita é o aquecimento. Desta forma, vou correr o risco e deixar meu pendrive assim. Estou colocando isto aqui pois, apesar de ser uma solução meio burra, funcionou para mim. Àqueles que eventualmente resolvam fazer isso, o façam por sua conta e risco. Eu não me responsabilizo por problemas que possam vir a ocorrer a quem decidir por utilizar esta técnica.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, senhores. Como disse acima, o problema no meu pendrive kingston data traveler de 2GB era um resistor queimado cujo valor eu não soube definir. Pelo o que consegui identificar o primeiro número do valor deste resistor é 2, achei que seria na faixa de 200 ohms. Como só tinha resistor de 561 ohms acabei instalando um deste valor. Não funcionou. Deduzi que deveria baixar o valor, liguei em paralelo outro resistor de 561 ohms o que fez a resistência cair para prõximo de 280 ohms. Não funcionou. Liguei em paralelo mais um resistor de 561 ohms, com a resistência baixando para um valor próximo a 180 ohms. Mesmo assim não funcionou. Tentei usar o resistor (não smd) que testei ontem (de 150 ohms) e também não funcionou, não tenho ideia do por quê. Como não tinha outro resistor de 561 ohms para baixar ainda mais a resistência resolvi arriscar e fazer um jumper no lugar do resistor. Para minha surpresa funcionou. Bem, com a ausência do resistor é fato que a corrente que está sendo disponibilizada nesta entrada é maior que a original. Talvez o meu pendrive fique mais sucetível a sofrer problemas. Porém, está funcionando. Inclusive o CI menor que é quem recebe essa tensão diretamente não está esquentando praticamente nada. Um sintoma característico de um componente que está recebendo uma corrente superior a que necessita é o aquecimento. Desta forma, vou correr o risco e deixar meu pendrive assim. Estou colocando isto aqui pois, apesar de ser uma solução meio burra, funcionou para mim. Àqueles que eventualmente resolvam fazer isso, o façam por sua conta e risco. Eu não me responsabilizo por problemas que possam vir a ocorrer a quem decidir por utilizar esta técnica.

Abs.

Cara mande fotos do seu feito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara mande fotos do seu feito!

Putz, esquci de tirar foto e já colei a carcaça no pendrive. Eu escrevi que este pendrive é meu, mas na verdade é do meu irmão e eu já devolvi pra ele. Quando eu ver ele novamente eu peço o bichinho pra colocar a foto. Infelizmente, por hora, vou ficar devendo. Inclusive, estive pensando, o que eu fiz tem uma grande possibilidade de resultar em material defecado. A saída de tensão da usb é de 5V e 500mA. Ou seja, da forma que eu fiz, os 500mA estão entrando diretamente no CI menor. Provavelmente o pendrive deve, creio eu, operar com no máximo do máximo 50% desta corrente. Ou seja, ao invés do jumper que eu fiz, eu deveria ter colocado no mínimo um resistor de 10ohms (no caso da foto que você colocou, aparentemente na entrada dos 5V tem um resistor de 11ohms). Meus conhecimentos em eletrônica são bastante limitados, portanto posso estar escrevendo besteira. Porém, observe que no meu caso o pendrive não dava nem sinal de vida, a usb aparecia como disponível no gerenciador de dispositivos. No seu caso a usb reconhece que a porta usb está sendo utilizada mas não reconhece o quê foi plugado nela, logo, seu problema não é equivalente ao meu. O circuito elétrico do meu pendrive é diferente do seu, mas para elucidar um pouco mais o que fiz e partindo do princípio que os 5V da porta usb entrem no pendrive e primeiramente passem pelo resistor de 11ohms do pendrive da sua foto, o que fiz foi ligar em curto circuito os dois pólos do resistor. Não foi o que fiz, mas é a mesma coisa: é só colocar um cordão de solda entre as duas pontas do resistor de 11ohms. Mas, repito, o seu caso é diferente do meu e fazendo isso provavelmente não ajudará em nada, e pior, pode danificar seu pendrive de vez.

Só para ficar mais explícito, marquei de vermelho o resistor do seu pendrive a que me referi.

post-308227-13884946278014_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, só para complementar, conversando com um colega que é engenheiro eletrônico consegui umas informações. O resistor que eu substituí no pendrive provavelmente servia apenas como uma proteção. Colocando um resistor de valor maior (era o que eu estava fazendo) resultava não só em queda de corrente mas também em queda de tensão, por isso que ele não dava nem sinal de vida Ele disse que o pendrive funcionará sem problemas com o jumper que eu fiz, porém, se der alguma besteira que dê um pico de tensão ou corrente queimará outra coisa mais importante (provavelmente o CI menor que é quem recebe a energia) provavelmente inutilizando o pendrive. Assim, desde que o utilize corretamente, desmontando corretamente e ligando em portas usb confiáveis, a vida do pendrive provavelmente será longa.

Espero ter ajudado alguém aqui.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha pendrive é mark vision, não consigo identificar o transistor nela para fazer o lance dos grampos, se alguém puder me ajudar aqui vão as a><a  href=%7Boption%7Dhttp://img175.imageshack.us/img175/718/68565476sc6.th.jpg' alt='68565476sc6.th.jpg'>

super obrigada se alguém me der uma luz, estou desesperada porque não posso perder os dados que estão nela,

tks a lot,

Beatriz

32516057gf6as3.th.jpg

77948306vl5.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha pendrive tb é markvision, ve se as minhas fotos se parecem com a sua pen, talvez agente consiga achar o bendito transistor

68565476sc6.th.jpg

30458937jy8.th.jpg

Vou ser breve: meu pendrive MARKVISION 8GB queimou. O estranho é que eu liguei ele na porta USB TRASEIRA de um cliente meu. Ele possui em sua placa 2 chips de 4GB cada, da Samsung. Um pequeno componente amarelo (igual nas fotos acima) e um chip preto, pequeno, quadrado, parecido com esse PHISON da foto acima. porém, no meu caso nao está escrito PHISON.

Como todos os outros, preciso de ajuda! No meu caso, nao há transistor algum. Como devo proceder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, para os leigos, o transistor deve ser algo como a foto abaixo:

214492.jpg

Para ver outras fotos de transistor vá no "google images" e digite no campo de busca "transistor smd". Caso não haja nada parecido com o que aparece nas fotos é porque não há transistor no seu pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, senhores. Como disse acima, o problema no meu pendrive kingston data traveler de 2GB era um resistor queimado cujo valor eu não soube definir. Pelo o que consegui identificar o primeiro número do valor deste resistor é 2, achei que seria na faixa de 200 ohms. Como só tinha resistor de 561 ohms acabei instalando um deste valor. Não funcionou. Deduzi que deveria baixar o valor, liguei em paralelo outro resistor de 561 ohms o que fez a resistência cair para prõximo de 280 ohms. Não funcionou. Liguei em paralelo mais um resistor de 561 ohms, com a resistência baixando para um valor próximo a 180 ohms. Mesmo assim não funcionou. Tentei usar o resistor (não smd) que testei ontem (de 150 ohms) e também não funcionou, não tenho ideia do por quê. Como não tinha outro resistor de 561 ohms para baixar ainda mais a resistência resolvi arriscar e fazer um jumper no lugar do resistor. Para minha surpresa funcionou. Bem, com a ausência do resistor é fato que a corrente que está sendo disponibilizada nesta entrada é maior que a original. Talvez o meu pendrive fique mais sucetível a sofrer problemas. Porém, está funcionando. Inclusive o CI menor que é quem recebe essa tensão diretamente não está esquentando praticamente nada. Um sintoma característico de um componente que está recebendo uma corrente superior a que necessita é o aquecimento. Desta forma, vou correr o risco e deixar meu pendrive assim. Estou colocando isto aqui pois, apesar de ser uma solução meio burra, funcionou para mim. Àqueles que eventualmente resolvam fazer isso, o façam por sua conta e risco. Eu não me responsabilizo por problemas que possam vir a ocorrer a quem decidir por utilizar esta técnica.

Abs.

Oi amigo eu tenho uma grande duvida sobre esse pendrive.

O meu é de 2GB e nem acende o LED, coloquei em uma porta frontal e pimba queimou.

Gostaria de identifica aonde ta o R1 do meu irei te manda a foto dele, muito obrigado e fique com DEUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte...

Eu ja tive problemas com 2 pens, um de 128MB e outro de 512MB. Os dois não eram mais reconhecidos ao serem espetados na USB. Eles foram queimados porque não eram interrompidos antes de remover na USB. Nos dois casos eu encontrei um transistor queimado na placa do pen, logo apos a entrada de 5V. Em um deles o transistor era um BSP e no outro não dava pra ver, mas os dois tinham 3 pernas. Uma era a entrada de 5V, outra era o 0V e a terceira a saida de 5V. O q fiz foi remover o componente e jumpear a entrada com a saida. Se voc^e tver um pouco de conhecimento em eletrônica, pode espetar ele na USB e medir. você vai ver 4 trilhas vindo da porta e entrando na placa. As duas exernas sao a alimentacao. E so seguir o positivo e achar o transistor, medir a entrada e ver se esta saindo 5V.

Comigo deu certo e recuperei os 2

Tenta aí e depois conta pra gente..

falou...

reconheço q você deve ter explicado muitas vezes, mas o meu caso acontece com Kingston Dti de 2gb, onde os transistores nao estão como nos modelos anteriores. Peço, que ajude a desvendar este caso, como faço para recuperar este pendrive?

Desde já agradeço muito pela sua atenção!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Sou novo por aqui postando, mas já visitei diversas vezes o forum para salvar a minha pele, hehe.

Tenho um pendrive da "Kingston", de 4GB (DTI/4GB) que queimou após colocá-lo na porta USB frontal de um micro.

Pois bem, achei que o que foi postado pelo pessoal (jumpear o transistor) fosse funcionar, mas não deu certo (até porque o meu não parece ter um transistor). O que eu reparei é que queimou um CI da Phison, modelo PS2136. Inclusive já postaram um pendrive aí com o mesmo CI. Pelo que eu percebi, este CI é o controlador do pendrive.

Pois bem, queimou justamente a entrada 3.3V (não sei se dá para ver nas fotos). Pesquisei sobre o CI e encontrei o "layout" dele. O queimado seria o 15, enquanto tenho outras entradas 3.3V na 26 e na 46.

Layout:

layoutps2136yh5.th.jpg

Pendrive:

dsc00269af3.th.jpg

dsc00271xh6.th.jpg

dsc00272je8.th.jpg

Aí vem minha dúvida: é possível jumpear a entrada 3.3V queimada para uma outra entrada 3.3V? Ou alguma outra?

Ou neste caso o pendrive não tem conserto? :(

Tenho arquivos importantes neste pen, tipo meu TCC inteiro, hehehe!

Valeu pessoal!

[]'s!

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reconheço q você deve ter explicado muitas vezes, mas o meu caso acontece com Kingston Dti de 2gb, onde os transistores nao estão como nos modelos anteriores. Peço, que ajude a desvendar este caso, como faço para recuperar este pendrive?

Desde já agradeço muito pela sua atenção!!!!

Cara, leia minhas respostas. É possível que encontre a solução lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Sou novo por aqui postando, mas já visitei diversas vezes o forum para salvar a minha pele, hehe.

Tenho um pendrive da "Kingston", de 4GB (DTI/4GB) que queimou após colocá-lo na porta USB frontal de um micro.

Pois bem, achei que o que foi postado pelo pessoal (jumpear o transistor) fosse funcionar, mas não deu certo (até porque o meu não parece ter um transistor). O que eu reparei é que queimou um CI da Phison, modelo PS2136. Inclusive já postaram um pendrive aí com o mesmo CI. Pelo que eu percebi, este CI é o controlador do pendrive.

Pois bem, queimou justamente a entrada 3.3V (não sei se dá para ver nas fotos). Pesquisei sobre o CI e encontrei o "layout" dele. O queimado seria o 15, enquanto tenho outras entradas 3.3V na 26 e na 46.

Layout:

layoutps2136yh5.th.jpg

Pendrive:

dsc00269af3.th.jpg

dsc00271xh6.th.jpg

dsc00272je8.th.jpg

Aí vem minha dúvida: é possível jumpear a entrada 3.3V queimada para uma outra entrada 3.3V? Ou alguma outra?

Ou neste caso o pendrive não tem conserto? :(

Tenho arquivos importantes neste pen, tipo meu TCC inteiro, hehehe!

Valeu pessoal!

[]'s!

Marcelo

Parece que está meio chamuscado no pino 15. Sua foto não ficou muito focalizada. Mas, primeiramente você tem que saber se está chegando 3V no pino 15. Se não estiver chegando corrente no pino, tem que percorrer a trilha que chega nele e descobrir onde está o problema pois a alimentação de 3V pode estar comprometida em outro ponto também. Se estiver chegando 3V neste pino, então o problema será em outro lugar, ou o CI efetivamente queimou, necessitando de substituição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...