Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Liberando" os 192 Kb de Cache L2 do Duron

andersguitar

Posts recomendados

Já tentei, e não consegui!Quanto tempo, em média, devo ficar rabiscando a ponte para funcionar?

Usei uma lapiseira 0.7mm.

PS: Sei que já tivera tópico ensinando, mas procurei novamente e não achei.Gostaria apenas de tirar

essa dúvida para definir o procedimento.

Processador: DURON 1.6 Ghz (não sei se faz diferença, mas ele é da cor Verde)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiro o seu processador deve ser do tipo Abread (o seu com certeza é, os modelos com freqüência de 1.4, 1.6 e 1.8 ghz sao).

Alem disso ele deve ser da semana 39 de fabricaçao ou antes, pois depois dessa semana a AMD passou a "travar" seus processadores dificultando muito ou mesmo impossibilitando nos de fazer esse mod.

Para verificar de qual semana é o seu duron, veja aquelas informaçoes escritas num selinho preto sobre o processador, provavelmente tera um monte de letras e numeros onde a semana é especificada"339" por exemplo, ai quer dizer que ele é de 2003 semana 39 (estou certo? faz um bom tempo que não olho isso).

Agora vou dar uma procurada no topico que ensina, pois não me lembro quais "marcas" você deve ligar como o grafite.

teh ! :-BEER

ps: esse topico estava na sessao de overclock e não de processadores

Link para o comentário

Habilitação do cache L2 do AMD DURON Apllebred

Os processadores AMD Duron com o core Apllebred (freqüências de 1400/1600/1800mhz) são derivados dos AMD Athlon XP com core tbred, assim sendo como um resto de produção onde a única diferença entre os dois modelos é a quantidade de memória cache L2.(nos durons existe uma parte de cache DESABILITADO)

No Athlon existe 256k L2

No Duron existe 64k L2 (192k desabilitados)

Sendo que a quantidade de cache L1 dos dois modelos são iguais (128k L1)

Porém existe uma maneira de transformar um duron (apllebred) em um autentico AMD Athlon abilitando os 192k de memória cache que estão desabilitados.

Para isso você precisa dos seguintes materiais:

Tinta condutiva ou Lápis grafite

Borracha escolar

Lupa

Fita adesiva do tipo durex

(eu recomendo o uso de lápis grafite no lugar de tinta condutiva por ser reversível e mais barato)

:ahh:

1º passo

Você deve observar que no encapsulamento do processador existem vários conjuntos de pontes expostos (L1; L2; L3; L5; etc...)

Posicione o processador com a tarja preta com o nome e numero de serie em pé, do lado oposto você pode observar a existência do conjunto de pontes L2,sendo que a ultima ponte (à direita) está cortada a laser.É exatamente essa ponte que você terá que “ligar” para habilitar o cachê escondido.

2º passo

Corte um pedaço pequeno de fita adesiva e proteja o conjunto de pontes que não serão ligados deixando apenas a ponte com corte a laser descoberta.

3º passo

Com a ajuda de uma lupa você devera riscar varias vezes sobre essa ponte com movimentos de vai e vem até que cubra totalmente a ponte,(até você não conseguir enxergar as pontes douradinhas) se você errar apague com a borracha e recomece.Terminado isso retire a fita adesiva e recoloque o processador na placa-mãe e ligue a maquina.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img14.imgspot.com/u/05/171/07/987698.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Agora observe no boot e veja se o nome que aparecerá será duron ou athon (caso sua placa-mãe nunca tenha reconhecido seu duron com duron pule essa parte)

Se o PC conseguir entrar no Windows faça testes para ver se esta estável e se não existe problemas. Eu recomendo o uso d programas como super pi e prime 95 ou o próprio burn in do Sandra.

Pronto se não houve problemas de instabilidade ou travamentos durante esses testes você esta com um duron com 256k L2 habilitadas!...hostilize a máquina normalmente por um período de tempo e se achar necessário refaça o mod com tinta condutiva para tornar o mod permanente

PS: CASO SEU PROCESSADOR NÃO CONSIGA ENTRAR NO WIN OU FIQUE INSTAVEL EM TESTES DESFASSA O MOD USANDO UMA BORRACHA ESCOLAR E NÃO PASSE A TINTA CONDUTIVO!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!