Ir ao conteúdo

Qual a função do chipset?

Maluco do Aptiva

Posts recomendados

Postado

Galera, a algum tempo aqui no fórum eu vejo o pessoal comentando de chipsets, discutindo qual é o bom e tal...

O q um chipset influencia no funcionamento da placa-mãe, qual sua função, o q muda de um fabricante para outro?

valeu!

Postado

Absolutumente tudo! Ou melhor, a maioria. É o "centro de controle" do computador, controla o barramento do processador, da memória, transferência de dados do HD e muito mais.

O que muda é o FSB suportado, as memórias suportadas (velocidade), taxa de transferência dos HDs, USB, etc... O melhor chipset atualmente é o nForce2.

Postado

É isso aí...

Na ponte norte fica uma coisinha importantérrima chamada "Controlador de Memória".

Esse controlador é a principal causa de diferença entre desempenho de um chipset e outro. Sua latência é importantíssima, e por aí vai.

O Nforce2, além de ter uma controladora muito boa, tem um recurso chamado DASP, que seria um cache extra, na ponte norte, que tenta acertar os dados que o processador vai querer, se conseguir, dá uma melhorada na perfomance boa (evita de você ter que ir lá na RAM catar o dado, e talvez até no HD).

Me empolguei falando do NF2..  :laugh:

Postado

as placas da nvidia continuam boas, apesar da ATI estar mandando muito bem também...mas em relação ao chipset...o n2 é ótimo....vamos torcer pra via lançar alguma coisa um pocuo melhor que o kt400A...rs

Postado

Não disse que não eram boas, mas ela anda fazendo muitas ########... O irritante é que mesmo depois dessas ######## (vide GF FX) ela ainda continua vendendo muito mais que as ATI...

Parece que o que importa é o nome, e suposta confiabilidade... Mesma coisa que acontece com o Athlon e Pentium 4. O Athlon XP pode ser melhor, mas o Pentium 4 vem com um nome INTEL estampado na testa, e é isso que parece importar...

Postado

Gente, eu não sou moderador nem nada, mas acho deveríamos nos manter dentro do tópico.

Respondendo:

O chipset é a "peça" que interliga todas as outras do sistema. Pense numa cidade que produz muitas coisas e outra que as consome numa velocidade tão grande quanto a primeira cidade produz. Se a estrada que interliga ambas não for boa para manter as entregas na velocidade necessária, a cidade produtora não manda o que pode e a consumidora fica desabastecida. O chipset é a essa estrada.

O chipset interliga as várias partes do micro, por exemplo o modem fornece as informações, manda pelo barramento PCI, chega ao CPU, repassa ao adaptador de vídeo, enquanto espera informações da porta serial e durante isso manda outros dados para a porta USB.

Isso é um exemplo das ligações entre diferentes partes do sistema coordenadas pelo chipset. Isso tudo operando em diferentes frequências, pois pode o processador ter duas (uma interna e outra externa), uma da memória, duas da placa de vídeo (gpu e memória), outra do barramento PCI..., é! Não é pouca coisa!

Ele é divido em duas partes: o north bridge (ponte norte) e south bridge (ponte sul), detalhe que da mesma forma que chamamos motherboard de placa-mãe, chamam as pontes de NB e SB.

A ponte norte interliga o que eu chamo de "parte alta" do sistema: cpu, memória e barramento AGP; a ponte sul é o "resto", que apesar de numeroso, é "simples": barramento PCI (usado para modens, placas de som e rede, etc), sistemas on-board, controladora IDE, portas seriais  e paralela, etc. E as pontes não são obrigatoriamente do mesmo fabricante, pois existem projetos ditos "híbridos" por usar (por exemplo) NB da AMD e SB da VIA.

Atualmente a VIA mantém a SB e a NB em pastilhas separadas, que ajudam a manter ambas mais frias entre outras coisas, mas complica um pouco mais nas trilhas das placas; a SiS integra ambas na mesma pastilha (note que elas ainda existem separadamente, mas dentro da mesma pastilha). Sobre o nForce e o ALiMagik eu não sei dizer.

Curiosidades: as empresas têm estudado a forma de interligar as pontes, pois até bem pouco tempo atrás, usava-se o barramento PCI, que ficava congestionado pela baixa transferência de  dados que pode proporcionar para o tráfego exigido. As maiores empresas desenvolveram e estão desenvolvendo tecnologias próprias para sanar esse problema.

Outra é que o Athlon 64 (Hammer) irão fazer também o papel de controladora de memória, assumindo uma função que antes era da NB.

Os chips nForce e nForce2 tem como grandes diferenciais trazer uma boa placa de vídeo onboard (GeForces 2 e 4 MX para o nForce e nForce2, respectivamente) e a controladora Dual Channel, que acessa os bancos de memória de forma mais independente, dobrando a taxa de transferência quando se usa 2 pentes de memória. Por isso, numa placa baseada nesses chipsets, um pente de 512 é pior que dois de 256.

Não sou o Sledge mas acho que a resposta foi boa né? :P

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...