Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial do Shrink - Tópico definitivo


Posts recomendados

Postado Originalmente por Vitor Seagull@16 de outubro de 2005, 09:46

Iron eu não garanto nada :P

O que eu digo é que já fiz alguns com percentual inferior a 58% e ficou bom, mas isso depende do filme..Gostamos de regras gerais, mas não há regras gerais em compressão em DVD, existem uns parametros básicos para trabalhar, mas muitas variáveis...Sai pra lá.....

Convenhamos que ainda que não atinja perfeição absoluta. quantas vezes você é capaz de assistir um mesmo filme...

Alguém aguenta ver Titanic novamente?

Perfeição em shows até entendo, mas em filme é so para acumular poeira.

mas tudo bem a midia tá uns 2.50, só que aparentemente não dura os 100 anos, se durar cinco já vai surpreender.....

Tenho até original sem arranhão que já se foi em menor prazo

3 vezes acho no máximo. O Titanic acho q foi até menos, efeito borboleta assisti 4 vezes e quando é uma boa comédia também assisto mais vezes. Shows já cansei de ver alguns e os filmes XXX são os vencedores nessa categoria :D

Mas tem filmes gravados q nem peguei ainda pra assistir, e quando vejo tá lá dando pau. O pior é quando tá todo mundo em casa, dia de domingo, família reunida, nada na programação pra assistir e eu coloco o filme que eu não pude assistir durante a semana, mas deixei ripado no HD, daí quando o pessoal tá entretido na melhor parte do filme... :looka: dá aquelas paradinhas travando o filme, tem gente q se irrita tanto com isso que não consegue assistir ao resto do filme e sai da sala... e eu como eu fico? Eu fico é com cara de :wacko: me sentindo culpado por alguma :priv: que fiz....

As vezes quando alguém pede pra gravar um show ou filme, as vezes tiro até uma pechincha por fora fazendo isso, mas alguns devolvem a mídia dizendo: "aquele show que você gravou pra mim tá dando pau"

Sabe gaivota e Aamirati, tô cansado disso, por isso mudei pra o RB na tentativa de entender o que estava gerando os problemas: se eram as mídias(já comprei de varias marcas mas 70% dao defeito) ou se eram os programas? Até já formatei o PC semana passada, mas Batman Begins deu pau também :(

Eu olhei pra parte roxa da mídia, observei atentamente e não encontro sequer um arranhão, agora se pegarmos o mesmo filme da locadora e observamos a parte branca dela tá lá centenas de linhas, mas o filme roda perfeito sem problemas...

Sinceramnte eu não sei onde estou errando, se é alguma opção que deixei de marcar no Shrink ou se sou um cara azarado mesmo! :stupid: Mas enfim a única vontade que tenho é de quebrar todas essas mídias :muro: ao meio.

Ahh com apenas 58% o Shrink me surpreendeu, nada mal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível Iron.....É muito Pau... :D

São esses filmes XXX :D

Raramente algum amigo me devolve ou reclama de uma midia backupeada...

Pergunto logo qual é o player do cara, antes de fazer conversões de VHS e backups...

Se for antigo, vou de +R pelo bitsetting que já falei demais e tenho tido sucesso. Estou pensando em comprar somente midias +R, uma vez que os meus 2 gravadores tem bitsetting setado para DVD-ROM

Tenho 3 players Philips que leem realmente tudo e hoje um parente disse que um DVD que gravei para ela estava travando, há muito não ocorria isso....Reproduziu no meu beleza...Sabe qual e o player dela...Toca tudo ou nada Gradoente....

Dei um +R Para ela......

Qual é o teu DVD player?

Não me diga que é Gradoente..Se for tai o teu provável problema, embora essa regra não seja geral, já tive bastante experiencia com esse player sem vergonha.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae pessoal

Valeu ai VIttor...

Então , tentarei descrever mais detalhadamente o processo!!!!

A midia usada foi dvd-r imation.

-Comecei com o decrypter e este criou uma pasta com arquivos e tal , coloquei tudo em file , não em iso.

-Fui no Shrink e abri as files e beleza.

-Depois disso , como não sabia do passo do target que li no seu tópico de resposta , botei o backup pra ser feito direto no HD , só que criei uma nova pasta com nome diferente para o conteúdo do backup . ( acredito que o shrink ao abrir as files já cria uma nova pasta não?? ). Ok

-Bom, depois de terminado backup com direito a deep analysis etc e tal , eu abri o nero eu botei a opção dvd de dados , pois não achei uma outra opção que parecesse ser a certa , então arrisquei. Então na janela do nero , coloquei as duas pastas que estavam na pasta original de backup ( VIdeo_ts e audio_ts ). Mandei gravar.

E foi o que eu disse , no dvd da sony , não tocou . Somente no dvd da phillips tocou ( esse dvd é da namorada então não sei quais as funções mais novas que ele tem) , e é um dvd mais novo que o da sony. Hoje tentei rodar em um xbox, que é um trator e le tudo!!!!! Não rodou o dvd.

Para gravar no nero um dvd pra assistir em players ,qual a opção correta???

valeu aí grande!!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Depois disso , como não sabia do passo do target que li no seu tópico de resposta , botei o backup pra ser feito direto no HD , só que criei uma nova pasta com nome diferente para o conteúdo do backup . ( acredito que o shrink ao abrir as files já cria uma nova pasta não?? ). Ok

Não, normalmente fica o nome da ultima pasta usada, dai você tem que clicar em browse, criar uma nova pasta, que deve ficar fora de qualquer outra, não pode ser subpasta

-

Bom, depois de terminado backup com direito a deep analysis etc e tal , eu abri o nero eu botei a opção dvd de dados , pois não achei uma outra opção que parecesse ser a certa , então arrisquei. Então na janela do nero , coloquei as duas pastas que estavam na pasta original de backup ( VIdeo_ts e audio_ts ). Mandei gravar.

você até pode gravar como dados, mas se você gravou as duas pastas dentro da pasta Video_TS, ai dá problema...

Gravação no Nero 6...Um dos caminhos

Clique na aba que tem na parte esquerda do Nero Smart , terão várias opções se você tiver o Nero Vision etc...Ainda em Nero Smart, selecione na parte central superior DVD

Selecione o Nero Express > Criar DVD de video

Dependendo da versão do Nero poderão aparecer as duas pastas Audio TS e Video TS, abra a Video TS e nela adicione todos os arquivos contidos na pasta Video_TS criada pelo Shrink. Na versão mais recente não aparece a pasta video TS, então você adiciona direto os arquivos da Video_TS...

Grave na menor velocidade....4x para midias 8x e 2x para midias 4x

você pode também criar uma iso e gravar com o decrypter, tem posts detalhando o processo dentro desse tópico.

Pode não ser isso a razão, mas é bem provável pois você mesmo disse que ariscou...Arriscar só com midia RW, mas ai você tem que saber se teus Players leem essa midia

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

após o tópico do iron falando sobre a vida util de um dvd ripado fiquei preocupado , quanto tempo duram os dvd ripados por vocês ? também não quero que ele dure até eu morrer mas um ano seria bom, pois se durar 3 meses não compensa, e a qualidade do dvd não depende também da forma de gravação, velocidade entre outros ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

após o tópico do iron falando sobre a vida util de um dvd ripado fiquei preocupado , quanto tempo duram os dvd ripados por vocês ? também não quero que ele dure até eu morrer mas um ano seria bom, pois se durar 3 meses não compensa, e a qualidade do dvd não depende também da forma de gravação, velocidade entre outros ?

Tempo de vida de uma midia de qualidade gravada dentro dos padrões corretos.

Após inúmeros estudos e testes realizados foi concluido que nada pode ser concluído :D

de novo

Recomendações para gravação de DVD’s:

-Para não perder mídias use DVD-RW para fazer os testes até acertar o passo.

-Verifique antes de gravar, se o DVD está reproduzindo certinho, para isso use o Power DVD, WinDVD ou outro player

-Tenha uma partição somente para o DVD ripado, ajuda e muito

-Grave preferencialmente em 2x ou 4x , sempre a menor velocidade

-Não usar a máquina enquanto rippar ou gravar alguma coisa.

-Desabilite anti-virus, messenger e tudo mais que concorre com a gravação, tudo o que está ao lado esquerdo do relógio, mas não esqueça depois de reabilitar ao termino da gravação.

-Não faça várias gravações consecutivas para evitar super-aquecimento do hardware em geral,

-Sempre que possível faça uma desfragmentação do C:, a outra partição usada somente para dvd não precisa desfragmentar se você utilizar só para DVD e mantê-la vazia

- Use mídias de boa qualidade, nunca compre grande quantidade de uma midia sem antes usar algumas

-Se tiver usado o PC para muitas outras tarefas antes, reiniciar a maquina antes da gravação ajuda

Seguindo esses passos deve durar 1 ano e mais uma semana de brinde

Visite o setor de midias e leia sobre a experiencia do pessoal....

Esse tópico e sobre o Shrink :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vitor Seagull@17 de outubro de 2005, 22:21

após o tópico do iron falando sobre a vida util de um dvd ripado fiquei preocupado , quanto tempo duram os dvd ripados por vocês ? também não quero que ele dure até eu morrer mas um ano seria bom, pois se durar 3 meses não compensa, e a qualidade do dvd não depende também da forma de gravação, velocidade entre outros ?

Tempo de vida de uma midia de qualidade gravada dentro dos padrões corretos.

Após inúmeros estudos e testes realizados foi concluido que nada pode ser concluído :D

de novo

Recomendações para gravação de DVD’s:

-Para não perder mídias use DVD-RW para fazer os testes até acertar o passo.

-Verifique antes de gravar, se o DVD está reproduzindo certinho, para isso use o Power  DVD,  WinDVD  ou outro player

-Tenha uma partição somente para o DVD ripado, ajuda e muito

-Grave preferencialmente em 2x ou 4x , sempre a menor velocidade

-Não usar a máquina enquanto rippar  ou gravar alguma coisa.

-Desabilite anti-virus, messenger e tudo mais que concorre com a gravação, tudo o que está ao  lado esquerdo do relógio, mas não esqueça depois de reabilitar ao termino da gravação. 

-Não faça várias gravações consecutivas para evitar super-aquecimento do hardware em geral,

-Sempre que possível faça uma desfragmentação do C:, a outra partição usada somente para dvd não precisa desfragmentar se você utilizar só para DVD e mantê-la vazia

- Use mídias de boa qualidade, nunca compre grande quantidade de uma midia sem antes usar algumas 

-Se tiver usado o PC para muitas outras tarefas antes, reiniciar a maquina antes da gravação ajuda

Seguindo esses passos deve durar 1 ano e mais uma semana de brinde

Visite o setor de midias e leia sobre a experiencia do pessoal....

Esse tópico e sobre o  Shrink :-BEER

Isso já não é mais um descaso, é um desrespeito ao consumidor: "1 ano e mais uma semana de brinde"?

Tenho DVDs comprados da época que eu bricava de carrinho de rolimã e todos rodam sem dar pau mesmo encostados há tanto tempo.

Se esses caras querem vender essas tranqueiras como se fossem caixinhas de preservativo deveriam cobrar mais caro para garantir uma qualidade melhor.

Imagine gravar numa mídia dessas casamento, formatura, 15 anos, aniversário, festas importantes, bodas e o que você quiser e tiver em VHS para transformar... E de repente você joga no lixo aquela fita empoeirada que durou anos e já estava dando mofo porque confiava nessas mídias para eternizar esses momentos.. :muro:

Um dúvida: Na opção "quality Settings" do Shrink você deixa ativado a opção "Perform deep analysis... blá-blá-blá" ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iron Fury,

Considerando que DVD é coisa moderna e que com uns 8 anos você brincava de rodinha de rolimã, deves ter uns 13 a 14 anos... criança ainda para tar ripando XXX

E de tanto assistir XXX tas pensando em preservtivos... é para colocar na mídia ???

As fitas VHS daqui de casa viraram 2 DVD cada... um de backup...

Eu não tenho marcado tal "deep"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Aamirati@18 de outubro de 2005, 12:49

Iron Fury,

Considerando que DVD é coisa moderna e que com uns 8 anos você brincava de rodinha de rolimã, deves ter uns 13 a 14 anos... criança ainda para tar ripando XXX

E de tanto assistir XXX tas pensando em preservtivos... é para colocar na mídia ???

As fitas VHS daqui de casa viraram 2 DVD cada... um de backup...

Eu não tenho marcado tal "deep"...

Hehe acho q me empolguei um pouco na idade dos DVDs e exagerei...eu tenho o dobro dessa idade, mas me revolta bastante saber que as fitas VHS vivem tantos anos e essas porcarias tem o tempo de vida tão curto...

Fiz a comparação com a caixinha de preservativos justamente porque se usa e joga fora e como tem 3 unidades se encaixa bem com a durabilidade dessas mídias que depois de tocar 3 vezes dá pau e só serve pra jogar fora!

Respondendo a pergunta Gaivota comprei um novo DVD 15 dias atrás da Philips que roda Mp3 e tudo mais, e mesmo c/ ele as mídias dão pau. O outro era da Philips também e se aposentou dando pau. O engraçado é q eu grava esses filmes xxx q baixava na net em formato pra VCD e nunca deu pau.

Cheguei a conclusão que as mídias de CD são bem mais resistentes. Tenho Cds da Sony aqui gravados há mais de 2 anos e nunca deram pau, nem no gradiente.

Ainda sobre o tópico vocês que são padrinhos do Shrink e devem ter fuçado até o código secreto do programa me digam se em "preferences..." deve ser configurado sempre dessa maneira ou se existe alguma opção a ser alterada pra melhorar alguma coisa:

Desculpem-me mas sempre tive curiosidade de mexer nessa opção

post-35031-13884897895055_thumb.jpg

post-35031-13884897895696_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iron Fury,

Uma fita de VHS, um tape qualquer, com o tempo ele se deteriora... as informações magnéticas da mídia sofrem influência do magnetismo terreste... 5 anos para decair 50%, salvo engano... portanto, aquela fita em VHS, de quando você brincava de rolemã, já se foi... as informações estão piores do que quando você foi filmado...

As mídias de CD/DVD não sofrem esse tipo de influência, mas as de DVD ainda são produtos em desenvolvimento... as de CD já estabilizou e no começo não eram tão ruins como são as de DVD...

As fotos são do Default do Shrink e são iguais as minhas configuraçõs, exceto que eu não aciono o Nero automaticamente... restante, está igual... o Shrink funciona aqui tal qual deveria funcionar com você... eu acho que você é muito exigente com a qualidade e tem um olho biônico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amirati

Tu não marcas o Deep mas faz o Deep pelo icone certo?

Eu deixo habilitado, mas lembrando que se já tivermos feito ao processo de Analysis uma vez e não tiver deletado o arquivo referente a ela, nem formatado o PC, ao colocar novamente a midia original , esta estará desabilitada porque já foi efetuada.

Nos DVD's de menos de 4.4gb a opção obviamente também aparece desabilitada uma vez que não haverá compressão e então não precisa do processo de Analysis que dá os parametros para o encodamento pelo AEC

Quanto as midias, existem midias de 12, 15 reais da Sony no estojo, que se vocês pegarem na mão já perceberão uma enorme diferença das demais vendidas em tubos. O problema é que não compramos essas midias para testes

Certamente tem maior qualidade, mas também não dá para garantir que vão durar como um DVD prensado.....

Tenho um Show Original que parou de tocar e não tem um unico arranhão e pouco saiu da caixa

Quanto a conversão de VHS de casamentos, aniversários,a boa sugestão de gravar duas midias, pode ser sofrimento dobrado. Já pensou as duas travando?

Cruzes!

Estou pensando sériamente em fazer Backups em VHS a partir de agora dessas conversões....Abrir o jogo para o Cliente e avisar a ele que não jogue fora o VHS, pois a midia pode ser danificada......

Adotarei esse procedimento até que surjam novos meios mais seguros de gravação de imagens

Nos sabemos que ainda que uma midia tenha maxima qualidade, é extremamente fragil, basta você deixar cair no chão e dependento de como cair, já era!

Quem trabalha com conversão de VHS deve levar isso muito a sério, isso pode gerar até tragédia, já pensou o cara jogar fora a fita de casamento e o DVD apagar, até você explicar que é culpa do fabricante já levou chumbo.

Nunca mexi nas configurações interna do Shrink, não iventa Iron, depois não vai dier que o Shrink é um lixo.. :P

"Time que está ganhando não se mexe"

Até tem coisas como desabilitar o Nero que pode ser útil, talvez tenha algo mais, mas nada muito importante

Tem alguma variável não identificavel nas tuas gravações Iron, jogue agua benta em vota dele, coloque alho, arruda, imagens...

Acho que os filmes XXX tão sujando, engordurando a lente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor Seagull,

Com original + backup, seria o extremo da coincidência dar falha no mesmo ponto... das duas, com falhas em cenas distintas, dá para juntar e fazer um terceiro DVD, cortando + colando as partes boas...

O problema do Iron é o gerador de energia nuclear da central que fica ao lado da casa dele... muita interferência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Almirante,

Acho que está exagerando um pouquinho na durabilidade das vhs... tenho fitas gravadas a 10 anos em ótimo estado. O que mais vejo em vhs antigas é o mofo. Fitas devem ser guardadas em lugares arejados, e longe de fortes campos magnéticos como tv, caixas de som, etc. Com esses 2 cuidados terá fitas por pelo menos uns 10 anos. Agora se a fita é muito usada com o tempo essa magnetização que ocorre com a passagem da fita pelas cabeças vai perdendo sua intensidade muito mais rapidamente.

Fúria,

Também já me dei mal muitos vezes com mídias, parece até sacanagem dos fabricantes ! Hoje mesmo encontrei com um amigo e ele me disse que o DVD que dei para ele não tocava mais, com 5 min. de fillme começam os quadriculados e travamentos... ainda bem que foi um presente !!! Como o Almirante disse, está como no começo dos CD's virgens mas já passou da hora de acertarem isso !!!!! :angry: Ultimamente tenho seguido a receita do Almirante e até agora não perdi nenhuma !!! As Smartbuy 8x fabricadas pela Prodisc. Também já usei muitas(250 +ou-) Ridata(M02) e não perdi nenhuma, mas nunca mais encontrei para compra... e o mesmo está acontecendo com as Smartbuy. Agora uma coisa curiosa: tenho uma mídia +RW da Samsung que já usei mais ou menos umas 130 a 140 vezes e em nenhuma delas, a imagem quadriculou ou travou !!!! Sempre usei as -R mas estou pensando em fazer testes com as +R. Alguém me indica alguma marca ?

Philipão(Vitor),

Vou te chamar de Philipão agora. Já fui muito fã da Philips mas não sou mais... Para mim os melhores players ainda são os Pioneer, tenho um Pioneer das antigas, o DV 606D que está tocando a mais de 5 anos e nunca me deu problema, gerando uma imagem melhor que qualquer um desses modelos recentes inclusive os da própria Pioneer. Pena não ler cdr, mas os dvdr ele toca que é uma beleza. Também vou começar alertar os pouquíssimos clientes que tenho sobre a possibilidade de defeitos na mídia e manter a matrix mofadinha de preferência numa estante.

Um abraço pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal , eu uso o sherink em um gravador lg 4163 b, estava tudo bem quando agora da uma mensagem de erro quando esta analisando o DVd, chega até certo ponto e da umerro assim: Erro nos Dados (verificação cíclica de redundância).

O que é isso, o que faço?

por favor me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JorgeAmancio,

você ripou com o Decrypter para o HD e na analise feita pelo Shrink deu erro de CRC ???

Ou foi ripando pelo Shrink ??? se fo isso, é sinal de que a mídia original tem erro de leitura... pode ser evido a arranhão, sujeira... se for mídia cópia, é erro de gravação (falha do gravador ou alta velocidade de gravação ou da mídia - geralmente a culpa é a mídia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou aqui tentando "shrinkar" meu primeiro DVD, mas tem um problema "básico": o DVDShrink não abre! A tela fica toda preta, como se tivesse ido pro DOS ou tentando exibir um vídeo, e não aparece menu nenhum. :(

Meu micro é um Sempron 2.6, com 256 de memória e tô usando o XP SP2.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Valeu! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

ripei dois dvd's de show com do DVD Decrypter e depois compactei com o DVD Shrink, acontece que o vídeo originário do Shrink abre mudo, daí eu mudo o áudio no PowerDVD e começa a aparecer o som.

Entenderam? O vídeo ficou com dois áudios, um mudo e outro normal, o que pode ter acontecido???

Será q fiz alguma ######## no Shrink??? Pois na época eu não entendia muito do assunto, foi minha primeira compactação.

Será q tem como arrumar isso? Pois não tenho mais os dvd's originais para backpá-los novamente...

ps: quando eu gravo esses videos no dvd usando o NeroVision, permanece apenas o audio mudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Para não perder mídias use DVD-RW para fazer os testes até acertar o passo.

-Verifique antes de gravar, se o DVD está reproduzindo certinho, para isso use o Power  DVD,  WinDVD  ou outro player

-Tenha uma partição somente para o DVD ripado, ajuda e muito

-Grave preferencialmente em 2x ou 4x , sempre a menor velocidade

-Não usar a máquina enquanto rippar  ou gravar alguma coisa.

-Desabilite anti-virus, messenger e tudo mais que concorre com a gravação, tudo o que está ao  lado esquerdo do relógio, mas não esqueça depois de reabilitar ao termino da gravação. 

-Não faça várias gravações consecutivas para evitar super-aquecimento do hardware em geral,

-Sempre que possível faça uma desfragmentação do C:, a outra partição usada somente para dvd não precisa desfragmentar se você utilizar só para DVD e mantê-la vazia

- Use mídias de boa qualidade, nunca compre grande quantidade de uma midia sem antes usar algumas 

-Se tiver usado o PC para muitas outras tarefas antes, reiniciar a maquina antes da gravação ajuda

Pessoal, maravilhosa essas dicas, mas queria saber quando é que consigo gravar em 2x, pois já percebi que o problema é na velocidade mesmo.

O que determina a velocidade, é a midia?????

To com 3 modelos aqui:

DVD-R Pengo 8x (roxa)

DVD-R Dr. hank 8x (roxa)

DVD-RW Dotcom 4x (quase preta)

Só consigo assistir quando gravo na RW em 2x, é a unica que deixa gravar em 2x.

Meu gravador é o LG 4163B

valeu :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que determina a velocidade, é a midia?????

Midia e gravador...

Se tiveres um disco de 8x, mas teu gravador gravar no maximo em 4x, assim o fará ou em outra opção que ele vai lhe apresentar e você escolher....

Tenho um modelo igual ao seu, quando for gravar midia 8x grave em 4x, midias 4x grave em 2x

Teu gravador tem a função Bitseting habilidada, isso significa que ao gravar com o Nero

uma midia +R ela será gravada como uma DVD-Rom, o leitor do DVD entenderá como uma midia prensada...Em alguns dos posts ai atras coloquei dados sobre essa função

Vale a pena usar :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal eu quero apenas copiar o video do filme do DVD, sem o menus, sem os extras apenas o filme. Eu uso a Opção Re-author do Shrink3.2, até ai tudo bem mas ele esta dividindo o arquivo em 2 partes, eu queria que o video fica-se inteiro. Alguem por favor pode me ajudar agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clica em cada um dos titles e aciona o play do preview.

Se forem realmente duas partes do filme, arraste os dois na sequência e pode tocar o barco.

Após a reprodução do primeiro title, vai iniciar o segundo.

O maximo que pode acontecer é dar um soluço na passagem de um title para outro, mas ai você cola um pedacinho de papel molhado na testa do player (Simpatia da Vovó), talvez pare o soluço, ou dá um susto nele...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...