Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é edição LINEAR e NÃO LINEAR?


Posts recomendados

Linear quer dizer em linha onde não há como você chegar no final se passar pelo meio. Tipo fitas k-7 ou vhs. São feitos com equipamentos analógicos.

Não Linear (Equipamentos Digitais) você posiciona o video em qualquer ponto seja no meio ou final sem ter que passar por pontos anteriores.

A grosso modo é isso.

No editor não linear (video ou audio) voce simplesmente coloca o cursor no ponto desejado sem precisar ficar avançando ou retrocendo e efetua as alterações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano,

O Phanton who walks organizou um glossário com 268 termos da área de vídeo e adjacências... Trata-se de de um trabalho muito bom e que é muito útil para todos nós, experientes ou não, em edição e autoração. Dê uma olhada...

http://forum.clubedohardware.com.br/index....3&hl=glossarium

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo como estou estudando somente áudio nestes dias, (para não passar vergonha com meu mestre Dinho...) vou colocar aqui o que aprendi com minhas pesquisas mais em relativa ao áudio, (pois você não se referiu diretamente à edição de vídeo) mas se aplica por comparação a edição linear ou não de vídeo.

Dizem que há vários tipos de edição no computador.

Existe a edição destrutiva e não-destrutiva, a edição linear e não-linear.

Edição linear é o processamento em tempo real, geralmente realizado durante a mixagem.

Um processo semelhante ao que ocorre quando temos uma fita multipista sendo executada e processadores de efeitos conectados à mesa agindo em tempo real.

No PC, um programa como por exempo o Cakewalk que descobri em minhas pesquisas, ele toca as pistas de áudio gravadas no HD enquanto efeitos, compressores e equalizadores em forma de programas acessórios (plug ins) atuam simultaneamente sobre o áudio dessas pistas.

Isto força bastante a CPU, isto é, o processador central, que tem que realizar todas as funções ao mesmo tempo.

Já a Edição não-linear ela não acontece em tempo real, isto é, com a música tocando.

Visualizando um gráfico com as ondas sonoras (oscilograma) de uma pista gravada no HD, selecionamos com o mouse e alguns atalhos de teclado o que deve ser editado.

Estes tipos de edições, dividem-se em dois tipos: edição destrutiva e não-destrutiva.

Edição destrutiva, não-linear (acima), é o procedimento com mais recursos.

Seu nome se deve ao fato de alterar definitivamente os arquivos gravados, pois eles são salvos com as modificações.

Enquanto o programa e o arquivo estiverem abertos, sempre podemos desfazer (Undo) qualquer comando, mas, uma vez fechados e reabertos, não há como voltar ao original. A solução, aqui, é salvar antes o mesmo arquivo original com outro nome.

Edição não-destrutiva é a que podemos desfazer quando um arquivo é reaberto. Por exemplo, os envelopes de volume e de pan que acionamos com o botão direito do mouse sobre um trecho de áudio na janela do timeline do SoundFore ou do Cakewalk.

Na edição não-linear temos incontáveis recursos para otimizar nossas pistas gravadas. Como esses recursos são implementados um a um, o computador tem “tempo” suficiente para realizar todas as operações com êxito.

Os programas de gravação, como o Cakewalk, contêm vários recursos de edição não-linear.

Porém, programas específicos para edição, como o Sound Forge e o Wave Lab, realizam estas funções com muito mais conforto para o operador.

Além disso, os programas de gravação interagem com os de edição.

Instalados os dois no computador, observamos no menu <Tools> do Cakewalk a opção <Sound Forge>.

Selecionando um trecho ou pista de áudio e clicando nesta opção, o Sound Forge se abre com o trecho selecionado convertido num arquivo .wav temporário.

Depois de realizada a edição, voltamos ao Cakewalk salvando no Sound Forge o arquivo (<Save>, não <Save as...>) e teclando em <ALT> + <TAB>. O Cakewalk pergunta se aceitamos as modificações. Confirmando, a pista do Cakewalk assume as modificações realizadas no Sound Forge.

Alguns procedimentos dão mais certo durante a edição, outros durante a mixagem. Por exemplo, eliminar ruídos de uma pista ou afinar a voz de um cantor são típicos da edição não-linear.

Mas só temos certeza a respeito de uma taxa de compressão ou da intensidade de reverberação aplicada a uma pista quando a ouvimos e a comparamos com as outras.

Num computador mais atual e rápido, podemos deixar alguns procedimentos para a mixagem. Em máquinas um pouquinho só mais lentas, a diferença já é grande: elas não suportam muitos efeitos atuando simultaneamente em tempo real. Neste caso, podemos fazer quase tudo na fase de edição, que não sobrecarrega o processador (se bem que, com HDs lentos, haja paciência!) e deixar a máquina mais leve na hora de mixar as pistas.

Bom é isso aí o importante é sempre perguntar e pesquisar, para isso que existe nosso fórum!

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...