Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VHS PARA DVD


Posts recomendados

olá pessoal, preciso da colaboração de vocs para sanar algumas dúvidas, poderiam ajudar-me? possuo uma placa de captura play tv mpg2 pixel view prolink, e quero passar minhas fitas de video (vhs) para dvd.

dúvidas:

1) quando uso o termo svcd, estou dizendo que o tipo de arquivo é mpg2? os aparelhos que lem svcd, quer dizer que lem os arquivos capturados em mpg2 gravados no dvd? ou seja , mpeg2 = svcd?

2) segundo entendi o arquivo da mídia dvd de filmes que costumamos comprar e locar é denominado "vob", correto? quando faço a captura, a mesma é feita em mpeg2. na hora de gravar o dvd, usando o nero, como será salvo o arquivo no dvd? qual o processo de gravação pelo nero?

3) minhas fitas de programas de tv gravadas pelo meu vcr podem ser capturadas normalmente (são gravadas em pal-m, é isso)? a imagem capturada sairá colorida? e quanto a resolução, quanto maior, melhor será? a placa de captura play tv mpg2 pixel view prolink captura em ntsc e pal-m?

agradeço aqueles que puderem me ajudar, abraços. :palmas:

MENSAGEM EDITADA POR ESTAR EM CAIXA ALTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio

1) QUANDO USO O TERMO SVCD, ESTOU DIZENDO QUE O TIPO DE ARQUIVO É MPG2? OS APARELHOS QUE LEM SVCD, QUER DIZER QUE LEM OS ARQUIVOS CAPTURADOS EM MPG2 GRAVADOS NO DVD? OU SEJA , MPEG2 = SVCD?

1) Tanto o SVCD quanto o DVD usam o padrão MPEG2 para videos, sendo que o no SVCD a taxa máxima de Data Rate é 2520 enquanto que no DVD vai até 10000. Essa taxa é que define a qualidade do video e tambem o tamanho do arquivo.

2) SEGUNDO ENTENDI O ARQUIVO DA MÍDIA DVD DE FILMES QUE COSTUMAMOS COMPRAR E LOCAR É DENOMINADO "VOB", CORRETO? QUANDO FAÇO A CAPTURA, A MESMA É FEITA EM MPEG2. NA HORA DE GRAVAR O DVD, USANDO O NERO, COMO SERÁ SALVO O ARQUIVO NO DVD? QUAL O PROCESSO DE GRAVAÇÃO PELO NERO?

2) O VOB (Video Objeto) é um tipo de arquivo que incorpora até 9 pistas de video MPEG2, 8 pistas de audio (AC-3, DTS, WAVE e talvez mais alguns formatos) e até 32 pistas de legentas. Veja que em SVCD isso é impossivel.

Quando voce captura um video seja em MPEG2 ou AVI, voce tem que usar um programa de autoração pra gerar primeiro os vobs. São programas denominados authors tipo WinDVD, ULead Video Studio, Ulead Movie Factory, TmpG Author, DVD Maestro, Vegas, etc... Atraves desses programas voce monta o dvd colocando la o MPEG2, o audio, as legendas, criando menus, etc... Quando eles compilam, geram diversos arquivos IFO, VOB, BUP que no final é só voce pedir pro nero um projeto de DVD, ele cria as pasta AUDIO_TS (vazia) e VIDEO_TS. Selecione a pasta VIDEO_TS no nero e arraste pra la todos os arquivos gerados pelo programa author e pronto. É so queimar a midia.

3) MINHAS FITAS DE PROGRAMAS DE TV GRAVADAS PELO MEU VCR PODEM SER CAPTURADAS NORMALMENTE (SÃO GRAVADAS EM PAL-M, É ISSO)? A IMAGEM CAPTURADA SAIRÁ COLORIDA? E QUANTO A RESOLUÇÃO, QUANTO MAIOR, MELHOR SERÁ? A Placa de Captura Play TV MPG2 Pixel View Prolink CAPTURA EM NTSC E PAL-M?

3) Ai depende. voce tem que colocar a vita no VCR e ter no preview do programa de captura se as imagens estão coloridas ou pb. No proprio power VCR que acompanha a placa voce seta o tipo de sinal NTSC ou PAL/M.

Quanto a resolução: Para SVCD a resolução normal é 480x480 mas alguns programas oferecem o estendido de 704 x 480. Quanto maior a resolução é claro que a imagem final ficará melhor mas voce deve levar em conta alguns fatores:

a) Maior resolução=arquivos maiores e precisam de hd mais rapidos no minimo 7200 rpm e desfragmentado, desativar todos os programas residentes tipo anti-virus, relogio, msn ou seja tudo que está na barra de tarefas do windows na hora da captura senão voce corre o risco de ter droppeds frames ou seja perda de frames e o som sai completamente fora de sincronismo.

A sua placa captura sim tanto em PAL-M quanto NTSC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBRIGADO PELA AJUDA LAURO. SÓ PARA FICAR MAIS CLARO, ANTES DE QUEIMAR O MEU DVD, É OBRIGATÓRIO A AUTORAÇÃO PRA GERAR OS VOBS? NÃO POSSO GRAVAR O DVD DIRETO, OU SEJA COM O ARQUIVO CAPTURADO MPEG2? O APARELHO DE DVD NÃO IRÁ LER O DVD NESTE CASO? ALGUMA VANTAGEM OU DESVANTAGEM EM FAZER A AUTORAÇÃO PRA GERAR OS VOBS? QUAL PROGRAMA você RECOMANDA PARA FAZER A AUTORAÇÃO DENTRE OS QUE você CITOU? ELES SÃO GRATUITOS? GRATO MAIS UMA VEZ. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim a autoração é obrigatoria, caso contrario o seu arquivo s poderá ser visualizado no micro. Quanto aos programas, nenhum é free, existem trials nos sites dos fabricantes e na rede nos sites de downloads.

Se voce gravar direto o arquivo na midia, seria somente um arquivo pois tanto o DVD, VCD ou SVCD, tem uma estrutura propria para que os player de mesa possam reconhece-los. Abra um dvd e veja a sua estrutura na pasta VIDEO_TS, abra um VCD e veja a sua estrutura nas diversas pastas que o nero ou outro programa cria e para SVCD também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio

Cara. eu tenho um sempron 2200+ , 512 de ram HD 40GB 7200 e tem hora que deixo o cara trampando aqui vou dar umas voltas.

Pra autorar é rápido. No maestro eu autoro um filme de 1 hora em no máximo 15 minutos. agora o brabo é a preparação dos arquivos.

Ex.: Eu uso o maestro então se eu capturo um vhs de 90 minutos, o som vem multiplexado ou seja incorporado no arquivo mpeg; eu preciso editar primeiro o arquivo, cortar as partes desnecessarias, aplicar efeitos, etc... isso dependendo do tamanho do arquivo leva horas.

Depois do arquivo ja editado eu preciso fazer o demux ou seja, separar o audio do video sendo o arquivo de video padrão M2v e o de audio wav, ac3 ou dts.

Salvar diveras imagens do arquivo pra compor menus

salvar pequenos clips pra utilizar no projeto final, etc...

So depois disto tudo pronto é que vou pra autoração. Ai é so carregar os arquivos no DVD Maestro e montar o dvd como eu quero, como menu, sem menu, com menu de capitulos, com foto album e por ai vai.

A meu ver se quer entrar nessa maravilhosa área, voce precisa fazer um upgrade de equipamento senão você vai ter que ter muita paciência porque os melhores programas são muito exigentes e pesados.

Eu pretendo trabalhar somente com o premiere pro pra edição de video, o nuendo pra composição de audio 5.1 e o maestro pra finalizar.

A medida que se vai aprendendo coisas novas a gente vai sentindo a necessidade de um equipamento mais rápido, mais memoria, mais hd e por ai. vai. Se eu pudesse compraria logo um mac top de linha mas a grana é muita alta, por volta dos 12.000.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem cara, em princípio não quero fazer edições mirabolantes, apenas capturar o video e jogar para DVD. Neste caso então o processo de criação do meu DVD, depois de capturado o video, será só fazer a autoração, correto? E segundo você afirmou o processo de autoração é rápido, isso? Qual programa de autoração devo utilizar já que existem vários? Alguma recomendação? Obrigado mais uma vez. Abraços. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio

Se voce ja capturou o video em dvd/ntsc e so precisa fazer a autoração, voce pode fazer o seguinte:

Abra o VobEdit, carrege o mpeg e faça o demux de audio (no formato que você capturou AC3 ou wav) O VOB edit não faz demux de audio mpeg (pelo menos não tem a opção la). Não esqueca de colocar a extensão porque ele não coloca tipo m2v, wav, ac3 ele coloca algo tipo A0 e depois ninguém sabe que p. é aquilo.

Faça o demux do audio e do video.

O programa mais rápido pra autoria que conheço é o DVD Maestro. basta importar nele os aquivos de audio e video e colocar nas timeines respectivas (ele tem 9 pra videos, 8 pra audios e 32 pra legendas) e setar algumas coisas em conexoes e e so compilar no micro e testar com qualquer player de micro antes de gravar na midia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FIQUEI COM MAIS DÚVIDAS: COM A MINHA PLACA (Play TV MPG2 Pixel View Prolink) NA HORA DA CAPTURA EU TENHO COMO ESCOLHER O TIPO DE ARQUIVO DE AUDIO A SER CAPTURADO (MPEG, WAV, AC3)? SE EM CASO POSITIVO, CAPTURANDO SEM SER EM MPEG, PARA PODE USAR O VOBEDIT QUE você CITOU, ESTA MUDANÇA DO TIPO DE ARQUIVO DE ÁUDIO AFETARÁ O TAMANHO DO ARQUIVO FINAL DE CAPTURA DO FILME?

QUANTO FAÇO A CAPTURA, O VIDEO E O AUDIO SÃO CAPTURADOS EM ARQUIVOS DISTINTOS?

O QUE SERIA O VOBEDIT ? UM PROGRAMA PARA AUTORAÇÃO DE DVD? NESTE CASO você ESTÁ SUGERINDO QUE EU UTILIZE O DVD MAESTRO? PODERIA ME DAR UM PASSO A PASSO DESTE PROCESSO ATRAVÉS DO DVD MAESTRO. GRATO PELA ATENÇÃO. ABRAÇOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atraves do programa que acompanha a sua placa Power VCR so permite captura do audio em mpeg. Pra capturar em outros formatos voce vai ter que usar outro programa de captura. Tente WinDVD creator 2.0 que é excelente e tambem ja pode fazer edições nele.

Se for usar o winDVD, voce não precisa fazer demux, voce pode autorar diretamente nele. Agora os programas profissionais para autoria que so fazem isso ou seja a montagem final do dvd não aceitam arquivos de audio e video juntos. Eles exigem que cada qual esteja num arquivo separado, dai a necessidade de fazer demux que nada mais é que separar o video num arquivo e o audio em outro. O VobEdit é um programa free que só serve pra fazer demux e é bem rápido pra isso.

Quanto ao tipo de audio:

MPEG Layer 2: O audio é compactado em MPEG como o video isso gera um arquivo de tamanho médio.

LPCM: Linear PCM é padrão Wave ou seja o audio é descomprimido e portanto o arquivo é enorme. Ja salvou uma música do CD em wave. Seria tipo a musica em MP3 +/- 3MB, a mesma em wave seria 30MB, ou seja o arquivo não tem qualquer tipo de compactação.

AC3: 2.0 ou 5.1 é o tipo de compactação usada para o arquivo que no final gera um arquivo menor que MPEG e com qualidade superior.

Os programas de capturas mais atuais já permitem que capture o audio em AC3. O WinDVD creator 2 faz isso. Isso é Dolby em 2 canais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que entendi, devo fazer o seguinte: devo instalar o win dvd creator 2.0 para efetuar a captura do video, tendo em vista que o programa de captura Power VCR de minha placa só captura o audio em mpeg, para pode fazer o demux no VOBEDIT. Mas segundo você falou, com o próprio WIN DVD eu faço a autoração sem precisar fazer o demux, correto? O WIN DVD quando captura, ele já faz a captura do audio e video separado, já que não preciso fazer o demux, é isso?

Com o WIN DVD eu capturo, faço o demux e autoro? Ou seja , só ele é suficiente ?

Caso a minha afirmação acima esteja equivocada, então poderei utilizar o WIN DVD para captura (pois poderei capturar o som sem ser em mpeg), VOBEDIT para demux (separar som e video) e DVD MAESTRO para autoração?

Grato mais uma vez. abraços ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio

Bom, pelo que entendi, devo fazer o seguinte: devo instalar o win dvd creator 2.0 para efetuar a captura do video, tendo em vista que o programa de captura Power VCR de minha placa só captura o audio em mpeg, para pode fazer o demux no VOBEDIT. Mas segundo você falou, com o próprio WIN DVD eu faço a autoração sem precisar fazer o demux, correto? O WIN DVD quando captura, ele já faz a captura do audio e video separado, já que não preciso fazer o demux, é isso?

Com o WIN DVD eu capturo, faço o demux e autoro? Ou seja , só ele é suficiente ?

Caso a minha afirmação acima esteja equivocada, então poderei utilizar o WIN DVD para captura (pois poderei capturar o som sem ser em mpeg), VOBEDIT para demux (separar som e video) e DVD MAESTRO para autoração?

Como WinDVD voce não precisa usar VobEdit, pois o demux é uma exigência de programas profissionais de autoração tipo Maestro, Scenarist e outros que não lembro agora.

Como o WinDVD tambem autora voce simplesmente captura, faz a edição, cortes, transições e etc.. e manda ele ja autorar o dvd pra você. Não precisa de mais nenhum programa. voce pode até fazer menus nele só que claro como é um programa enxuto ele não oferece muitas opções de menus e voce vai ter que se contentar com os templates dele, enquanto que autorando num programa tipo maestro, voce tem toda a liberdade de produzir um dvd 100% profissional ou seja:

1 canal de de video principal mais 8 secundários para ângulos.

8 pistas de audio AC3 2.0 ou 5.1 ou DTS 2.0 ou 5.1 ou wave, sendo uma pra cada idioma.

32 pistas de legendas, uma pra cada idioma

Menus animados que voce monda como quiser.

e por ai vai....

Essa é a diferença entre os programas que so fazem autoração e aqueles que fazem tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma conhecido meu me disse que se eu usar o ULEAD VIDEO STUDIO, eu poderei usar para capturar, editar, autorar e gravar o meu projeto do DVD, sem precisar utilizar outros programas. Ele está correto? É verdade que o ULEAD VIDEO STUDIO reconhece a maioria das placas de captura? Grato. Abração. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programas para edição fácil, para coisas não complexas

Ulead Movie Factory

Adobe Premiere Elementes (melhor)

mas todo os programas de edição são extremamente pesados e como o Lauro disse, mesmo para edições simples é necessário ter um equipamento de BOM. pelo menos 512RAM hd de 20 ou maior. ai é só trabalhar.

veja minha configuração na assinatura, mesmo assim tá demorando em torno de 5horas para exportar pro formato de dvd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera eu vim para pentelhar aqui também....Li todas as mensagem e cada vez estou com mais duvidas bom vamos lá:

Seguinte estoua semanas com a placa e sofri um pouco para instalar, consegui e beleza...agora é hora de por mão a obra porém antes de fazer besteiras pensei, vou ler alguns tópicos e depois capturo alguma coisa ai.........é que tá li, reli e conversei com várias pessoas, inclusive com um cara que conheci atravaz do orkut que me deu várias dicas.

Por exemplo...ele falou para eu Usar o Virtual VCR (Captura)...... me deu umas dicas para configuração e tal....para autorar ele me indicou o TMPGEnc DVD Author 1.6...e até ai beleza....só que o que me aconteceu é o seguinte...eu não tive tempo de testar nenhum dos programas que ele me passou e tinha certezz qeu assim que tentasse alguma coisa as duvidas iam surgir....resolvi continuar pesquisando.....ai vim até aqui que me trouxe mais dúvidas ainda...

Esses programas que ele me indicou é bom?

Alguem pode me ajudar mais?

Gostaria de ficar pesquisando e tentando e conseguir sozinho, mais meu tempo é curto se alguem puder me ajudar sou muito grato.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...