Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
marlon89

Componentes de mouse

Recommended Posts

Boa tarde.

Abri um mouse antigo hoje. Fiquei com dúvida em relação a alguns componentes.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v696/marlon89br/mouse.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

1- O que é aquilo marcado em azul?

2- O de vermelho são leds infra-vermelho?

3- O que é o de amarelo? é algum fototransistor?

4- Posso usar o que está marcado em verde para um contador? Servirá como marcador de truco

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio eu que o mouse trabalhe com a emissão de raios infravermelhos, portando existe um emissor "Amarelo" e um receptor "Vermelho", ou vice-versa. A roda que passa dentre eles, é totalmente furada, portando, impede e possibilita a passagem do raio infra-red fazendo com que o sistema detecte que há movimento.

Se eu não estiver certo, corrijam-me.

Espero ter sido útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Em azul, deve ser um cristal oscilador. Em verde, micro chaves.

Ah, e em cinza, é a famosa bolinha que enche a paciência de qualquer um! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Será que tem como fazer um sensor de porta? Digamos... eu coloco o LED em um lado e o receptor no outro. Quando o feixe de IR for interrompido aciona um alarme. Só acho que teria que ter um relé pra deixar o circuito fechado quando acionar. Alguém sabe como fazer?

E outra... Qual a tensão dos LEDs e do receptor?

E a propósito... para que serve um cristal oscilador tanto ali no mouse como em aplicações gerais?

E no que podem ser usadas as microchaves?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Minirider@14 de julho de 2005, 06:57

o k se pode fazer com aqueles leds receptores e emissores de IR? :-BEER

Boa pergunta, sempre quis saber isso. <_<

Tenho dois mouses de bolinha desmontados aqui, e eles são diferentes desse. Tipo, eles tem o CI minúsculo, e não tem o cristal q o amigo citou acima. Deve ser porque o seu é mais antigo.. :goff:

Compartilhar este post

Link para o post

Creio eu, que; caso vocês queiram utilizar os componentes de mouse para projetar um possível detector de movimento, sejá inviavel, por seu alcance, aí já compensa comprar um emissor e um receptor novo, com maior alcance, o restante do circuito fica a critério da aplicação.

Resumindo: Não compensa.

Espero ter sido útil.

Compartilhar este post

Link para o post

boa idei acabei agora de pensar k com o receptor e emissor poderiamos fazer um circuito em k quando alguem passa-se pelo feixe tocava uma coisa kualker ou ligava ou assim ,imaginem ligar o nosso pc sem botar,no logar do botao colocavamos o ensor de IR a gente pasava la a mao e o pc ligava.

alguem tem um esquema de um sensor de movimento desses?

eu acho k tinhamos de construir duas coisas um emissor e um receptor no emissor tinhamos de ter programado um sinal kualker para enviar para o receptor e noreceptor tinhados de conseguir fazer com k quando aquele sinal não fosse enviado acionasse um campainha ou assim

Compartilhar este post

Link para o post

UMA PERGUNTINHA BÁSICA:

COMO COLOCAR FOTOS DO MICRO NO POST??

AGRADEÇO A QUEM ME EXPLICAR.

HAHAHA...UMA HOMENAGEM A LEI DE OHM

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.clubedohardware.com.br/uploads/av-23390.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

OU DO SISTEMA DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO......HEHE

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.cptm.com.br/e_images/destaque/3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

T+ :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por ecm@15 de julho de 2005, 02:40

UMA PERGUNTINHA BÁSICA:

COMO COLOCAR FOTOS DO MICRO NO POST??

Bom primeiro você tem q tirar a foto com uma camera digital (pode ser com camera comum tb, + você vai ter q revelar a foto e escanear ela para o teu pc, fica a teu criterio escolher o modo + fácil... ou seria + barato?), depois você hospeda em algum servidor na net, e coloca a imagem do mesmo jeito q você colocou as outras fotos...

Quanto a questão do post como o amigo lá em cima disse seria totalmente inviável tentar construir alguma coisa que utilize esses sensores do mouse, reparem na distancia que separa eles, esse distancia é calibrada na fábrica para um perfeito funcionamento, sendo que se você alterar um pouquinho que seja essa distância a detecção dos movimentos do mouse ficaria completamente comprometidos (digo isso por ter feito essa experiência), portanto não teria de jeito nenhum como usar esses sensores para alguma outra coisa, a não ser como detector de movimento em algum objeto (usando-se a mesma técnica empregada pelo mouse para a detecção dos seus movimentos)...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais