Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
AssistenciaPQ

Instalação de Linux em RAID

Recommended Posts

Preciso Instalar o slackware 10.1 em um P4, com 2 HD's SATA de 120Gb cada em RAID 1, minha placa mãe é uma Asus P4S800D-X, a mesma tem uma controlado de RAID SATA da SIS (sis180), a qual existe um driver no site da SIS para linux kernel 2.6.10, porém o slack vem com kernel 2.4.29, como faço para poder instalar ele no array que monto no setup da controladora??? sem que ele reconheça 2 hds distintos mais sim um somente???, sei que no windows durante a instalação tenho a opção de carregar um driver de terceiro, mais no linux não tenho a mínima noção....

qualquer ajuda é muito bem vinda.

Márcio Elias

porque Assistência Técnica :muro:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai beleza, no segundo cd do slackware 10.1 tem o kernel 2.6.10 ja compilado na pasta testing/ packages/linux-2.6.10, aqui tem instruções de como instala-lo Kernel 2.6.10 no Slackware

quanto ao raid instale o kernel 2.6.10, acho que ele vai continuar reconhecendo os como 2 hds ai então tente instalar esse driver da controladora.

espero ter ajudado

falo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo com o kernel 2.4 já reconheci e instalei no hd sata com a opção de instalação da imagem sata.i, mais tentei instalar em um hd ide, colocar o kernel 2.6.10 e instalar o driver da controladrora sis 180, mesmo assim reconhece 2 hds, que coisa.....então o linux não serve para o meu caso!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala cara!

bom, pelo o que eu sei, o linux tem suporte a isso sim e é muito bom (ao contrário do q disseram acima)... veja se isso pode te ajudar:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...php?codigo=1387

Nos comentários do artigo acima, tem um cara que fez uma coisa bem parecida com o q eu imaginei q você vai fazer:

Muito bom tutorial, gostei muito, fiz tudo o k você esta falando e deu 100% certo, como eu utilizo a distro slackware, não tive problema.

So que acho que tem algumas dicas que podem ser util para instalar o Linux em HD's SATA, vamos a elas.

Estou usando um Dell PowerEdge c/ uma controladora SATA Raid CERC 1.5 de 6 canais (Tenho 3 hd sata de 160GB) sendo 1 instalei o Slackware 10 e os outros 2 estão em RAID 1 (espelhamento).

Com o seu tutorial funcionou 100% mais......

A distro Slackware tem uma otima opcao, coisa que ainda não testei na desmais distro, mais também a Suse 9.1 funcionou legal.

Quando bootamos pelo cd do slakcware 10 apertei F2 para ler o Help da lista de modulos e descrobrir (eu não sabia ate então) que nosso amigo Patrick ja tinha feito varias compilacoes de Kernel c/ suporte a controladores scsi, então apertei F3 para ver a lista completa das imagens de Kernel com suporte a SATA e SCSI.

Utilizei a imagem adapetc.s e ufa 100% funcionando tudo, ela detectou minha controladora e meus hd's sata, fiz os particionamento normal e instalei o slackware 10 normalmente.

Antes de fazer qualquer procedimento, o melhor e testar as imagens ja pre-compiladas para ver se eles reconhecem o seu hd sata beleza.

E tudo isso no Kernel 2.4.26 que estou usando agora.

Neste link você também vai encontrar mais info:

http://www.zago.eti.br/hd-sata.txt

espero ter t ajudado!

:aranha:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×