Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
AssistenciaPQ

Instalação de Linux em RAID

Recommended Posts

Preciso Instalar o slackware 10.1 em um P4, com 2 HD's SATA de 120Gb cada em RAID 1, minha placa mãe é uma Asus P4S800D-X, a mesma tem uma controlado de RAID SATA da SIS (sis180), a qual existe um driver no site da SIS para linux kernel 2.6.10, porém o slack vem com kernel 2.4.29, como faço para poder instalar ele no array que monto no setup da controladora??? sem que ele reconheça 2 hds distintos mais sim um somente???, sei que no windows durante a instalação tenho a opção de carregar um driver de terceiro, mais no linux não tenho a mínima noção....

qualquer ajuda é muito bem vinda.

Márcio Elias

porque Assistência Técnica :muro:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Kobal

Não têm suporte. No FreeBSD por exemplo funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai beleza, no segundo cd do slackware 10.1 tem o kernel 2.6.10 ja compilado na pasta testing/ packages/linux-2.6.10, aqui tem instruções de como instala-lo Kernel 2.6.10 no Slackware

quanto ao raid instale o kernel 2.6.10, acho que ele vai continuar reconhecendo os como 2 hds ai então tente instalar esse driver da controladora.

espero ter ajudado

falo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo com o kernel 2.4 já reconheci e instalei no hd sata com a opção de instalação da imagem sata.i, mais tentei instalar em um hd ide, colocar o kernel 2.6.10 e instalar o driver da controladrora sis 180, mesmo assim reconhece 2 hds, que coisa.....então o linux não serve para o meu caso!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala cara!

bom, pelo o que eu sei, o linux tem suporte a isso sim e é muito bom (ao contrário do q disseram acima)... veja se isso pode te ajudar:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...php?codigo=1387

Nos comentários do artigo acima, tem um cara que fez uma coisa bem parecida com o q eu imaginei q você vai fazer:

Muito bom tutorial, gostei muito, fiz tudo o k você esta falando e deu 100% certo, como eu utilizo a distro slackware, não tive problema.

So que acho que tem algumas dicas que podem ser util para instalar o Linux em HD's SATA, vamos a elas.

Estou usando um Dell PowerEdge c/ uma controladora SATA Raid CERC 1.5 de 6 canais (Tenho 3 hd sata de 160GB) sendo 1 instalei o Slackware 10 e os outros 2 estão em RAID 1 (espelhamento).

Com o seu tutorial funcionou 100% mais......

A distro Slackware tem uma otima opcao, coisa que ainda não testei na desmais distro, mais também a Suse 9.1 funcionou legal.

Quando bootamos pelo cd do slakcware 10 apertei F2 para ler o Help da lista de modulos e descrobrir (eu não sabia ate então) que nosso amigo Patrick ja tinha feito varias compilacoes de Kernel c/ suporte a controladores scsi, então apertei F3 para ver a lista completa das imagens de Kernel com suporte a SATA e SCSI.

Utilizei a imagem adapetc.s e ufa 100% funcionando tudo, ela detectou minha controladora e meus hd's sata, fiz os particionamento normal e instalei o slackware 10 normalmente.

Antes de fazer qualquer procedimento, o melhor e testar as imagens ja pre-compiladas para ver se eles reconhecem o seu hd sata beleza.

E tudo isso no Kernel 2.4.26 que estou usando agora.

Neste link você também vai encontrar mais info:

http://www.zago.eti.br/hd-sata.txt

espero ter t ajudado!

:aranha:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×