Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica: Refrigerando só com coolers baratos


uncommon

Posts recomendados

E aí pessoal,

Estou postando para o pessoal que está com pouca grana pra comprar coolers ou não quer gastar com ThermalTake's, VCOM's, etc.

A história é a seguinte, comprei um XP 3200+ Barton pra configuração da assinatura aí embaixo. esqueci de pensar na refrigeração :muro: e acabei comprando um CoolerMaster CP5-6J31C-99 de R$ 29,00 que diziam "servir" pro meu caso. <_<

Minha decepção foi ver meu PC, recém-montado, resetando em idle porque o processador aquecia demais (ou o cooler refrigerava de menos). Estava dando 70°C fácil... :devil:

Depois de uns dias, usei o que tinha aqui de computadores antigos:

- pasta térmica branca comum;

- 2 fans de gabinete 4 pinos (ou molex);

- 1 fan pra K6II genérica (3 pinos);

- o MALDITO CoolerMaster CP5-6J31C-99 (3 pinos) e seu dissipador;

1 - Passei a pasta no núcleo e no dissipador como mostra o vídeo abaixo:

Vídeo da Artic Silver

2 - Prendi na lateral do dissipador a fan pra K6II, apontando no sentido do fundo do gabinete (sentido da exaustão) e, na placa, liguei no lugar da fan do gabinete (chassis fan) :goff: ;

3 - uma fan de gabinete, coloquei normalmente lá no fundo, fazendo a exaustão;

4 - a outra fan de gabinete, prendi na lateral do gabinete (alguns gabinetes têm lugar pra isso) jogando ar pra dentro, bem na direção do cooler do processador;

Bem, com o CoolerMaster a 4166 rpm e o de K6II a 6136 rpm (mesmo assim ele tem pouco ruído) e as outras fans, eu creio, na faixa de 2000 rpm, a temperatura no core da estabilizando a 37°C em idle e não passa de 46° no talo (medindo com o Everest).

E o melhor, sem mais resets até o momento e com pouco ruído... :palmas:

Quando pegar minha cam de volta posto uma foto aqui.

Abraços pra todos e espero ajudar alguns desesperados como eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza! Mas lembra que mesmo você estando no Rio estamos no inverno. Será que vai aguentar um calor de 40 graus ai do Rio. Fique sempre monitorando as temps ai.

Postado Originalmente por uncommon@13 de julho de 2005, 19:58

E aí pessoal,

    Estou postando para o pessoal que está com pouca grana pra comprar coolers ou não quer gastar com ThermalTake's, VCOM's, etc.

   

    A história é a seguinte, comprei um XP 3200+ Barton pra configuração da assinatura aí embaixo. esqueci de pensar na refrigeração  :muro:  e acabei comprando um CoolerMaster CP5-6J31C-99 de R$ 29,00 que diziam "servir" pro meu caso.  <_<

    Minha decepção foi ver meu PC, recém-montado, resetando em idle porque o processador aquecia demais (ou o cooler refrigerava de menos). Estava dando 70°C fácil...  :devil:

   

    Depois de uns dias, usei o que tinha aqui de computadores antigos:

    - pasta térmica branca comum;

    - 2 fans de gabinete 4 pinos (ou molex);

    - 1 fan pra K6II genérica (3 pinos);

    - o MALDITO CoolerMaster CP5-6J31C-99 (3 pinos) e seu dissipador;

    1 - Passei a pasta no núcleo e no dissipador como mostra o vídeo abaixo:

Vídeo da Artic Silver

    2 - Prendi na lateral do dissipador a fan pra K6II, apontando no sentido do fundo do gabinete (sentido da exaustão) e, na placa, liguei no lugar da fan do gabinete (chassis fan) :goff: ;

    3 - uma fan de gabinete, coloquei normalmente lá no fundo, fazendo a exaustão;

    4 - a outra fan de gabinete, prendi na lateral do gabinete (alguns gabinetes têm lugar pra isso) jogando ar pra dentro, bem na direção do cooler do processador;

Bem, com o CoolerMaster a 4166 rpm e o de K6II a 6136 rpm (mesmo assim ele tem pouco ruído) e as outras fans, eu creio, na faixa de 2000 rpm, a temperatura no core da estabilizando a 37°C em idle e não passa de 46° no talo (medindo com o Everest).

E o melhor, sem mais resets até o momento e com pouco ruído... :palmas:

Quando pegar minha cam de volta posto uma foto aqui.

Abraços pra todos e espero ajudar alguns desesperados como eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por uncommon@13 de julho de 2005, 19:58

  Minha decepção foi ver meu PC, recém-montado, resetando em idle porque o processador aquecia demais (ou o cooler refrigerava de menos). Estava dando 70°C fácil...  :devil:

Será que esse seu cooler antes não estava mal montado não? porque dar 70°C em idle logo depois que liga é muito estranho :blink:

Provavelmente ele estava mal montado e o dissipador não estava enconstando direito no DIE do processador, será que não seria isso? Até porque você usou o mesmo dissipador, tudo bem que com mais ventoinhas mais essa diferença de temp. é muito grande.

T+

Anderson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você, Anderson... provavelmente estava mal montado sim... Esse coolermaster vem com uma graxa, (ou pasta, sei lá) aplicada no dissipador, mas não vem com pasta térmica. Assim, não houve aplicação de pasta no core...

Quando desmontei, o dissipador só tinha "sujado" o core... condução térmica precária...

Só pra ter uma noção de quanto é importante aplicar a pasta lá direitinho... nem mais nem menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...