Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

:stupid:

Em primeiro lugar me desculpem se estiver repetindo o tópico. meu gravador funcionou normalmente com varios outros DVDs, mas quando coloquei o "Menina de ouro" e simplesmente não leu. lendo outras dúvidas tomei conhecimento do firmwere alguém pode me explicar o que é isto exatamente? entrei no linq informado por um companheiro mas fui jogado em uma home com simbolos coreanos e não entendi nada. por favor me ajudem.

E.T. o leitor/gravador continua funcionando com outros DVDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cão Vadio,

Firmware é um programa que é gravado em um CI (EEPROM) que existem em algumas partes do micro... na placa-mãe, nos gravadores/leitores, HD tem...

No caso da sua dúvida, no gravador podemos atualizar esse programa... especificamente no 4163, a última versão é a A104... ao rodar um pequeno programa de atualização, o que consta no CI é sobreescrito pela nova versão ou mesmo por uma versão mais antiga, pois podemos retornar a versão anterior... o procedimento de gravação dura 1 minuto aproximadamente...

É uma tarefa de risco e alguns cuidados devem ser tomados antes de executar, pois se der erro, o gravador já era... muito amigos já atualizaram e até hoje não vi qualquer reclamação de que deu problema... um NO-BREAK é importante... a certeza de não ter vírus no micro também... desligar o cabo de rede da internet, desativar o antivírus, não rodar qualquer outro programa enquanto não conluir o procedimento...

Para fazer essa tarefa, você tem que deixar o gravador na IDE 2 sozinho, como master...

O que a atualização altera ??? Normalmente libera alguma velocidade maior para algum tipo de mídia e atualiza a tabela de reconhecimento de mídias...

Mesmo atualizando, não há garantias de que certas mídias/problemas serão resolvidos... se o seu leitor está funcionando normal e apenas um DVD ele não consegue ler, o problema deve ser no DVD e não no leitor... mída suja, arranhada ou com falha na fabricação... se for mídia caseira, então é possível encontrar erros de leitura CRC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cão Vadio,

Errado... o problema é no DVD original sim... provavelmente de espessura...

A distância da superfície refletora da mídia para o canhão de leitura vária de mídia para mídia em poucos microns... para corrigir isso, existe o controle de foco no canhão de leitura ue funciona de forma automática... seu leitor no micro poderá está funcionando no limite de ajuste de foco e, mesmo assim, está conseguindo ler qualquer mídia, exceto essa menina de prata... se este DVD fosse normal, então seria lido sem problema.. como não é, não é lida pelo seu drive no micro, mas outro leitor, com o ajuste de foco diferente, vai conseguir ler...

Existe um trim-pot junto ao canhão para alterar o ajuste de foco, mas é algo critico e que deverá ser feito com equipamentos adequados... é uma péssima ideia retocar esse ajuste em casa... por outro lado, se você fosse ajustar para poder ler essa mídia, outras que estivessem no outro extremo do ajuste, poderiam deixar de ser lida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cão Vadio,

A solução mais adequada é arrumar outro original e tentar novamente...

Um leitor de CD/DVD é uma ótima opção...

Eu somente ripo pelo 8161 e somente gravo pelo 4040B... raramente eu não consigo ripar pelo 8161 e, então, ripo pelo 4040... até hoje nada saiu errado, exceto CORTNA DE FOGO, que me deu algum trabalho para ripar... tenho o original, que roda no player doméstico normalmente... mas nos dois leitores do micro foi complicado... depois de várias tentativas, a mída foi reconhecida... note que esse DVD não tem trava especial, exceto de CSS e REGION... não está arranhado e nem sujo... enfim, existem coisas que acontecem que é difícil de explicar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...