Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Mr Burns

Pinguim mineiro! Muriqui Linux

Recommended Posts

E aí pessoal? Tudo bem?

Como amante de Linux e programas livres e também um representante daqui de Minas no fórum queria sugerir pra vocês esse Linux que foi desenvolvido aqui em na terrinha do Pão de Queijo!!

É o Muriqui Linux. Ele foi desenvolvido no Leste de Minas e tem como mascote um macaco que tem lá na Caratinga, onde essa distribuição foi criada, e que também é conhecido como Macaco Carvoeiro.

A base dele é um sistema Debian Linux, porém totalmente personalizado para o usuário, tanto doméstico, quanto corporativo utilizá-lo sem qualquer dificuldade.

Tem suporte aos repositórios do Debian, instalador Anaconda redesenhado, reconhecimento automático de hardware, ambiete gráfico personalizado e outras coisas legais.

Ele já teve mais de 5 mil downloads, 9 mil visitas e 40 mil acessos. E mais ou menos 20% deles foram de outros 50 países.

Depois entrem lá no site. Achei a introdução muito legal!

http://www.muriquilinux.com.br

E aqui tem algumas telas dele:

http://shots.osdir.com/slideshows/slidesho...ase=373&slide=1

Fica aí a sugestão do pinguim que fala UAI !!! hehehehe :P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tipo assim, bacana.

só q uma das pouquissimas coisas q eu aprendi sobre linux é q screenshots não dizem nada, uma vez q KDE é igual sempre (com algumas modificações de icones e tal...), Gnome tb, WindowMaker tb, etc... até mesmo essas interfaces graficas podem ser customizadas ao nosso agrado...

o que realmente importa são as outras propriedades dele, tipo programas do pacote, reconhecimento de hardware e tal...

se ele for bom nisso, beleza...

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o linux anda devagar por causa disso cara, todo mundo faz uma distro baseada no debian inventa um nome diferente e fala que linux, acho que nego tem se concientizar mais, fazer algo diferente, algo que possa contribuir com o linux de algum jeito, não precisa fica reiventando as coisas não, nunca vi esse muriqui linux mais aposto que não tem nada de diferente e alem disso deve ta cheio de bug, ja to começando a ficar enfurecido com o pinguim também por causa disso :muro::muro:

querem fazer algo revolucionario mais acabam fazendo a mesm :priv: toda vez, ao invés de corrigir bugs, criarem ferramentas, e etc, não ficam ai fazendo distros so pra ter status

nota 0

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Supermouse@14 de julho de 2005, 11:51

tipo assim, bacana.

só q uma das pouquissimas coisas q eu aprendi sobre linux é q screenshots não dizem nada, uma vez q KDE é igual sempre (com algumas modificações de icones e tal...), Gnome tb, WindowMaker tb, etc... até mesmo essas interfaces graficas podem ser customizadas ao nosso agrado...

o que realmente importa são as outras propriedades dele, tipo programas do pacote, reconhecimento de hardware e tal...

se ele for bom nisso, beleza...

Eu postei as imagens, pois qualquer um tem curiosidade em ver com é as coisas. Sei que a base é a mesma e que não muda muito de uma distribuição para outra. Mas pus pois, repito, sempre têm curiosidade em conhecer graficamente como é. E caso queiram mais informações, o site oficial está aí para vocês.

Ele tem sim coisas que agregam valor. Como podem ler, ele é um Linux personalizado para fácil uso em desktops.

Eu li hoje uma análise de um usuário no Jornal Estado de Minas e que gostou muito da distribuição e descreveu detalhadamente o porque. Não postei a análise pois acho que não posso publicar uma matéria de jornal aqui sem autorização deles.

acho que o linux anda devagar por causa disso cara, todo mundo faz uma distro baseada no debian inventa um nome diferente e fala que linux, acho que nego tem se concientizar mais, fazer algo diferente, algo que possa contribuir com o linux de algum jeito, não precisa fica reiventando as coisas não, nunca vi esse muriqui linux mais aposto que não tem nada de diferente e alem disso deve ta cheio de bug, ja to começando a ficar enfurecido com o pinguim também por causa disso muro.gif muro.gif

querem fazer algo revolucionario mais acabam fazendo a mesm pain.gif toda vez, ao invés de corrigir bugs, criarem ferramentas, e etc, não ficam ai fazendo distros so pra ter status

nota 0

As várias distribuições que estão surgindo a partir do Debian são fruto do excelente trabalho que os desenvolvedores do Debian estão fazendo nos últimos tempo.

Como a base é Debian, os mesmo bugs que ele tiver, podem estar nesta distribuição que mostrei. Como tem personalizações, está sujeita a outros bugs assim como qualquer outra distribuição. Mas é importante relembar que é Linux, ou seja, aberto. Achou um bug, pode consertar e repassar a solução. Não sabe, relate ela que irão dar atenção.

Eu fico triste com isso, pois não esperava que receberiam isto desta maneira. Apenas quis mostrar uma distribuição do estado onde eu moro.

Compartilhar este post

Link para o post

sua atitude de mostrar foi boa, temos que divulgar

mais o problema não é esse, o problema e que brasileiro e um povo cabeca dura mesm, querem reiventar o que ja ta feito !

é como você disse a distro foi feita a partir de debian então todos os bugs que temos em relação ao debian estão presentes na mesma, pergunta pros cara se eles estão preucupados com isso ?! e logico que não criaram a distro pra aparecer, não vejo diferenca nenhuma entre essa distro e varias outras criadas a partir do debian ! isso é pura perda hehehe brasileiro gosta de perder tempo mesm ao invés de "centralizar" mais as coisas preferem cada um criar uma distro e junto com elas um monte de bugs !!! hehehehehe quer fazer distro usa LFS, gobolinux, ou ate mesm gentoo !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Mr Burns@14 de julho de 2005, 13:56

Eu fico triste com isso, pois não esperava que receberiam isto desta maneira. Apenas quis mostrar uma distribuição do estado onde eu moro.

eu pelo menos não recebi mal. acho muito legal o pessoal pegar uma distribuição mais complicada e tornar mais simples para o usuário doméstico, que na verdade, é a maior contribuição q essas distros fazem. elas podem não criar nada de novo para o linux, mas reinventando e facilitando, elas atraem mais usuários, q, num outro tópico "o que está faltando para o linux", foi um dos itens mais citados.

apenas mencionei que, para mim pelo menos, "imagem não é nada, sede é tudo", e pedi que você dissesse alguns atrativos desse sistema.

sinto muito se, de alguma maneira, você se sentiu ofendido com o meu comentário. não foi essa a intenção.

Compartilhar este post

Link para o post

eu gostei do que li sobre essa distro (considerando o fato de ser mineira), ela parece que está sendo utilizada em várias escolas, em projetos e isso ajuda o linux, mas uma coisa realemte é importante, muitas distros acabam prejudicando o sistema, pois os bugs deixam de ser o foco principal, todo mundo quer ter uma distro só dele.

devemos concordar com o kobal, infelizmente os bugs ai que tem mais de um ano sem correções vão acabar continuando, e aumentando, pois como eu disse os bugs acabam deixando de ser o foco principal.

OFF: É NÓIS NA FITA UAI.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tinha visto uma chamada desta distro na PC Master.

Agora concordo quando falam em excesso de distros. Tá certo que o Linux é aberto, assim é só pegar uma distro, tirar como base o seu funcionamento e criar (mais) uma nova distro, mas eu condeno este excesso de distros. Eu apóio sim uma distro totalmente brasileira, e é por isso que fico com o Kurumin. Claro que a distro mencionada pelo autor do tópico é (mais) uma distro brasileira, mas baseada numa distro famosa, que é a Debian. Novidade seria sim se houvesse uma distro totalmente brasileira, tipo a Conectiva, que tinha como base o redHat e depois passou a andar com as próprias pernas, a mesma coisa acontece com o outrora Mandrake. Uma outra coisa que não concordo nesse mundo Linux é aquela briga "a minha distro é muito melhor que a sua". Cara, que infantilidade!! Isso não existe no mundo win32, por isso que não largo mão do meu windows, nunca direi "putz, não sei como eu usei esta m**** até este momento, eu tinha que ter descoberto o Linux há mais tempo".

No meio de tantas opções eu prefiro usar (ou melhor, primeiro aprender a usar :P ) as distros-base, e me afeiçoei pelo Debian. Enquanto não domino o Linux por completo (meu caminho está em 15% :P ) utilizo as distros baseadas nele, no caso o Kurumin. Até que o Muriqui parece interessante, mas quando li sobre o Anaconda, já fiquei meio com o pé atrás. Sei lá, nunca gostei de nada que lembre o RedHat.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente ideia a de recriar distros facilitando (facilitar até certo ponto...se ficar só o 'next', 'next' 'next' 'finish' do windows...vira ######) a vida do usuário comum....

Excelente ideia a de criar distros "brasileiras"...mesmo que tenham por base outra.

ideia MELHOR AINDA parar de reinventar a roda...e sim aprimorar ela.

Compartilhar este post

Link para o post

boa é isso que queria dizer !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Kobal

Nego so quer saber de criar distro, toma na panela.

Olha aqui um exemplo meu.

http://img350.imageshack.us/img350/9172/20...768scrot7pe.png

Usando directfb, redenrização direta no hardware, leve, limpo, o pessoal em vez de criar algo novo, fica criando distro, isso aborrece.

Eu tirei a screen no X por simplicidade, mais isso não precisa do dinossauro do X.

A Apple usa uma tecnica parecida.

Minha gui no dia que sair vai ter isso, se sair. :bandeira:

http://www.directfb.org/

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal este SO mineiro, tenho que puxar a sardinha uai são meus conterraneos né. Mas o que tá me impedindo de usar o linux é esse negócio do usuário não poder gravar nada no disco em modo default, o windows sempre veio habilitado e isso nunca foi problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Hey Marshall!@15 de julho de 2005, 03:10

Mas pelo que entendi, o "apromiramento" que o pessoal está priorizando, é a "pintura" e não no material da roda. :goff:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Cassiano BH@15 de julho de 2005, 23:07

Muito legal este SO mineiro, tenho que puxar a sardinha uai são meus conterraneos né. Mas o que tá me impedindo de usar o linux é esse negócio do usuário não poder gravar nada no disco em modo default, o windows sempre veio habilitado e isso nunca foi problema.

Você quer dizer gravar na raiz da partição Linux? Se for isso, pessoalmente prefiro assim por experiência em empresa.

Quando se permite fazer essa gravação, ao ter que reinstalar o micro é uma loucura achar os arquivos do sujeito espalhados pelo disco a fora...

Tecnicamente não tem um problema em si. O motivo é manter a organização. Por exemplo, podem dizer "Ah, mas então orienta o usuário a criar uma pasta com o nome dele e manda ele salvar tudo lá..." . Não haverá necessidade disso com esse recurso e que força o usuário a se educar salvando tudo em um lugar só. E ele não precisa preocupar onde está sendo salvo, mas sim como se faz pra acessar.

Se for isso, eu prefiro desse jeito mesmo. Mas lembre-se que isso é Linux e tem como mudar isso.

Mas pelo que entendi, o "apromiramento" que o pessoal está priorizando, é a "pintura" e não no material da roda.

Segue algumas trechos sobre os aprimoramentos dessa distribuição.

Muriqui Linux nada mais é do que uma distribuição Linux baseada no Debian, que apresenta grande facilidade de uso para o usuário final. O projeto tem por objetivo atender tanto ao usuário doméstico como o educacional e o corporativo, seja para empresas públicas ou privadas. “O Muriqui Linux possui três diferenciais que o colocam como uma proposta única de solução tecnológica no País. Primeiramente, porque se trata de um sistema de fácil instalação, graças ao instalador gráfico Anaconda, da Red Hat, portado para o ambiente Debian e mantido, em português do Brasil, pela Doctum Tec. Reconhecimento automático de hardware, particionamento inteligente do HD, configuração automática de periféricos e ambiente gráfico são algumas das facilidades integradas ao sistema

Em segundo lugar”, continua, “o Muriqui Linux tem a sua versão Servidor de Boot Remoto, que permite a instalação automática e configuração completa de um ambiente de Terminais Inteligentes. Sem dúvida, é uma solução revolucionária, que permite a utilização de máquinas sem disco rígido de forma econômica, flexível e racional”, afirma ele, explicando que terminais inteligentes (smart clients) são estações de trabalho com supressão de hardware, mas com boa capacidade de processamento local. São estações parecidas com thin clients, sem HD. “Entretanto, ao contrário dessas, os terminais inteligentes têm capacidade de processamento local, bom processador e memória RAM suficiente para boa performance. A tecnologia de terminais inteligentes do Muriqui Linux permite o balanceamento de carga, entre servidor e as estações, como estratégia de otimização de recursos computacionais. Assim, o ambiente computacional terá economia e flexibilidade. Afinal, deve-se utilizar processamento remoto apenas onde for estritamente necessário”, ensina o diretor de tecnologia da instituição.

Já a terciera que tem suporte aos repositórios do Debian.

Não é as imagens "bonitinhas" que são diferencial dessa distribuição. É a robustes e potencial de um sistema Debian, aliado a fácil manuteção e configuração do sistema, pois ninguém é obrigado e mexer em Linux editando arquivo. Eu prefiro desse jeito, mas não quer dizer todos devam fazer.

Bom, por agora é isso e espero que tenham me entendido.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza. Depois posta aí o que achou dele, se é bom mesmo, o que não gostou o que tem errado, Ok?

É pra gente ver se esse pinguim é bom mesmo. :D

Até mais

Compartilhar este post

Link para o post
Guest supersonix

:goff: Gostei da ideia do pessoal da terrinha do pão de queijo (Que por sinal eu adoro). Acho positivo termos criações brasileiras de distros, mas seria legal se alguns deles fizessem algo revolucionário, tipo Slackware, Debian, Gentoo, Red Hat....

:bye: Eu gostei bastante do efeito do verde que eles usaram na distro (Ficou muito legal).

:palmas: A barra do KDE dele ficou prateada (a do relógio). Como faço para minha ficar também (Uso KDE 3.3)?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest supersonix
:goff: Tem como aumentar os ícones do menu K (Só a primeira parte, aquela que aparece "KDE 3.3", porque eu estou fazendo um menu K tipo Iniciar do Janela e eu queria aumentá-los)

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando a galera fera que está presente neste fórum.

Acho que o maior problema do Linux é a conexão com a Internet. Não sei porque. Usei o Kurumin e não consegui conectar com a Internet e agora enfrento o problema no Muriqui. Como faço para fazer um dial up no Muriqui. Como conectar com a Internet. Meu modem é um LG. Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Você quer dizer gravar na raiz da partição Linux? Se for isso, pessoalmente prefiro assim por experiência em empresa.

Quando se permite fazer essa gravação, ao ter que reinstalar o micro é uma loucura achar os arquivos do sujeito espalhados pelo disco a fora...

Tecnicamente não tem um problema em si. O motivo é manter a organização. Por exemplo, podem dizer "Ah, mas então orienta o usuário a criar uma pasta com o nome dele e manda ele salvar tudo lá..." . Não haverá necessidade disso com esse recurso e que força o usuário a se educar salvando tudo em um lugar só. E ele não precisa preocupar onde está sendo salvo, mas sim como se faz pra acessar.

Se for isso, eu prefiro desse jeito mesmo. Mas lembre-se que isso é Linux e tem como mudar isso.

Sim, para empresa é bom mas para o usuário doméstico isso não é bom. O linux iria tomar o mercado do windows em um piscar de olhos se melhorasse esse ponto. Não adianta criar milhões de distribuições se o usuário final não quer saber de digitar nada.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com vocês temos que pensar no usuario final sim, mais não estou questionando isso, to falando do ponto de vista tecnico pois ja existem milhoes de distro voltadas pro usuario final !!

Compartilhar este post

Link para o post

Como vejo linux atualmente voltado mais para desktop e não para servidores acho que vale a intenção, contudo deve ser explorado novos recursos, não apenas reiventar o que já existe.

T+

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais