Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mdindo a corrente elétrica com multimetro


juniortec

Posts recomendados

  • Membro VIP

Cuidado com os termos!

Medição de CORRENTE(A) é bem diferente de medição da TENSÃO ou tensão(V)!

Para medir a tensão:

- coloque a chave seletora do multímetro em escala de VOLTS AC;

- no ítem acima, escolha uma escala numérica que seja superior ao valor da tomada; exemplo: tomada de 220V, use escala no multímetro acima de 220V AC;

- insira uma das pontas de prova em um dos furos da tomada e a outra no outro furo. Procure identificar se a tomada tem 3 pinos(terra presente) ou somente fase e neutro.

- leia o valor obtido pelo multímetro.

Para medir CORRENTE:

Não se mede a corrente de uma tomada! O que se faz é medir a corrente consumida por uma carga ligada à esta tomada! Não aconselho tentar essa medição, antes de aumentar seus conhecimentos no tema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo tive o maior medo ao medir uma tomada de corrente alternada (tomadas de casa, comuns).

Para medir corrente alternada:

ligue seu multimetro na posição ACV, posicione a chave seletora para o maior valor, no meu multimetro tem 750v e 200v, ve deve escolher a maior para não haver risco de danificar o multimetro, no meu caso escolho 750v, Como o meu multimetro está pronto para aceitar voltagens de até 750v se eu ligar em 751v posso danificar ele. Mas se você ligar em 200v para medir uma tomada de 110v não deve acontecer nehum problema, no meu caso meu multimetro exibe a tensão com uma casa decimal, mas se ele estiver ligado em 200v e eu conectar numa tomada de 201v, pode danificar o multimetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...