Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador ou Nobreak?


Donkeyman

Posts recomendados

Olá amigos.

Agora que coloquei uma fonte Seventeam 420W, percebi que meu estabilizador, que é um SMS Revolution II microprocessado true RMS 300 VA, e pelo que lí aqui no fórum, não é suficiente para a configuração do meu PC (veja na assinatura).

Qual seria a proteção ideal para meu computador, um estalibizador ou um nobreak? Qual custo/benefício ideal?

Não tenho necessidade de o micro permanecer ligado após uma queda de energia, 1 ou 2 minutos já seria o suficiente. Estou preocupado mesmo é na proteção elétrica do equipamento.

Obrigado,

Don.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O no-break serve para ambos: estabilizar e suprir a falta de energia, enquanto que o estabilizador, no caso de um apagão momentâneo, tua máquina vai reiniciar, sem dúvida! O no-break protege muito mais! Já qual comprar vai depender de quanto a tua máquina "puxa" da rede elétrica. Eu uso um de 1500VA, da APC, com tomadas para proteção de linha telefônica e rede LAN (ou WAN, whatever), e tem um software de gerenciamento. Ele pode fornecer até 865W de energia e, para a configuração de minha máquina, sem exigir da placa de vídeo ele fornece 450W no momento. EU considero o No-Break peça fundamental para evitar danos ao SO e aos componentes do micro. Ajudou? Valeu... :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zanini@24 de julho de 2005, 23:33

O no-break serve para ambos: estabilizar e suprir a falta de energia, enquanto que o estabilizador, no caso de um apagão momentâneo, tua máquina vai reiniciar, sem dúvida! O no-break protege muito mais! Já qual comprar vai depender de quanto a tua máquina "puxa" da rede elétrica. Eu uso um de 1500VA, da APC, com tomadas para proteção de linha telefônica e rede LAN (ou WAN, whatever), e tem um software de gerenciamento. Ele pode fornecer até 865W de energia e, para a configuração de minha máquina, sem exigir da placa de vídeo ele fornece 450W no momento. EU considero o No-Break peça fundamental para evitar danos ao SO e aos componentes do micro. Ajudou? Valeu...  :bye:

Olá Zanini, beleza.

Me diga qual a especificação do seu nobreak. Vejo na assinatura mas não tem muito detalhe.

Tive vendo uns preços, e um nobreak APC de 1500VA tá uns 300,00 mais caro que um estabilizador da SMS de 1 KVA. Será que o custo benefício vale a pena? Talvez saia mais barato eu perder uns arquivos de vez em quando. Se eu perder uns 10 arquivos por ano acho que compensa. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que não compensa! Hoje você pode perder uma planilha do excel q você tem em um pen-drive ou diskete de backup. Amanhã você pode ter um "pau federal" no Windows onde tenha que reinstalar tudo novamente, desde o zero, raspando o HD e formatando tudo!!

E aí, compensou a economia?!?

Vamos às especificações do que eu uso:

Marca: APC

Modelo: Back-UPS RS 1500

6 tomadas protegidas pelo backup da bateria + 2 tomadas "somente" estabilizadas, perfazendo um total de 8 tomadas, todas de 3 pinos.

2 tomadas RJ-11, dessas de telefonew, onde você pode plugar a linha na entrada e, na saída da outra RJ-11 do APC você conecta teu telefone, fax ou modem ADSL. Serve para proteger teu equipamento.

2 tomadas RJ-45 (rede), para proteger tua rede tb. Do mesmo modo, plugue o cabo de rede que sai do teu modem na entrada do No-Break e ligue na saída dele o cabo de rede q vai para o teu micro (por exemplo). Essa eu ainda não usei...

1 tomada RJ-45 para plugar o cabo de rede que vem com ele. Ligue no no-break e a outra ponta, uma USB, no micro. É por onde o software que o acompanha se comunicará com o APC para monitoramento do mesmo. Avisa até quando você precisa trocar de bateria! Uma beleza!

Local para conexão de fio terra.

Naturalmente que, com todas essas características, ele não é muito barato! Olhei no site de busca http://www.bondfaro.com.br e achei o preço + barato na Atera informática (já comprei lá e não tive problemas), R$ 419,00. Veja que a proteção dele é de 1500VA, o que equivale a 1,5KVA, ou seja, maior que a de outros por aí, inclusive do SMS. Autonomia de 32 minutos, mas isso varia muito! Por exemplo, com a minha configuração atual, ele diz que eu terei somente 15 minutos de energia com a bateria porque estou drenando dele 425W (ele pode fornecer até 865W!!).

De qualquer maneira, a decisão final é sua! Seguem uns links de sites de busca para que você tenha uma ideia dos preços de No-Breaks:

http://www.buscape.com.br

http://www.bondfaro.com.br

http://www.boadica.com.br

Segue o link da APC brazuca:

http://www.apc.com/br/index.cfm

Espero poder ter te ajudado a fazer uma sábia escolha! Um abraço! T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Logicamente você não precisa comprar um de 1KVA se não precisa disso no momento. Mas eu, quando comprei, analizei o seguinte:

- Tinha um SMS de 650 VA q não segurava (talvez por causa do monitor de 21");

- Pensei em futuros upgrades e ligar + bagulhos nele como modem ADSL, access point, fonte para minhas Creative Inspire 4300, etc.

- Mas o motivo principal foi que o outro não segurava, a máquina ficava reiniciando por qualquer coisinha na rede da Light aqui no Rio...

- E comprei o mesmo em 10 vezes sem juros, no Submarino. Talvez tenha até saído um pouco + caro q em outra loja, mas hoje vejo q o preço tá na faixa...

Então vale a pena. Se fosse uma porcaria, eu teria te avisado logo. Não tenho nome sujo na praça e não pretendo ter aqui no fórum... :P

Não conheço os SMS de maior capacidade, mas é questão de ir no site e pesquisar.

De qualquer forma, eu recomendo esse q eu uso, da APC. você pode usá-lo na vertica, ou horizontal, vem com uns pezinhos...

aquele abraço! :bye::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zanini@27 de julho de 2005, 17:38

Logicamente você não precisa comprar um de 1KVA se não precisa disso no momento. Mas eu, quando comprei, analizei o seguinte:

- Tinha um SMS de 650 VA q não segurava (talvez por causa do monitor de 21");

- Pensei em futuros upgrades e ligar + bagulhos nele como modem ADSL, access point, fonte para minhas Creative Inspire 4300, etc.

- Mas o motivo principal foi que o outro não segurava, a máquina ficava reiniciando por qualquer coisinha na rede da Light aqui no Rio...

- E comprei o mesmo em 10 vezes sem juros, no Submarino. Talvez tenha até saído um pouco + caro q em outra loja, mas hoje vejo q o preço tá na faixa...

Então vale a pena. Se fosse uma porcaria, eu teria te avisado logo. Não tenho nome sujo na praça e não pretendo ter aqui no fórum...  :P

Não conheço os SMS de maior capacidade, mas é questão de ir no site e pesquisar.

De qualquer forma, eu recomendo esse q eu uso, da APC. você pode usá-lo na vertica, ou horizontal, vem com uns pezinhos...

aquele abraço!   :bye:     :bandeira:

No meu trabalho tenho um micro parecido com o da assinatura e um nobreak APC de 1500VA, então dei uma olhada no consumo, e deu 170W com o processador estressado em 100%, com um monitor de 17", menos a placa de vídeo que estava sem stress. Acredito que para um futuro upgrade para um athlon 64, um subwoofer, e também meu modem ADSL, deve dar uns 250w de consumo, aí acredito que um nobreak de 600VA/360W atenda.

450,00 reais num nobreak de 1500VA no momento é muito pra mim. Estou decidindo por comprar um APC BE600-LM 600VA/360W MONOVOLT por 189,00. Queria ver se achava um APC de 1KVA, pois talvez seja um pouquinho mais caro que este de 600VA mas não tanto quanto o de 1500VA, mas não encontrei. Alguém sabe onde posso achar um nobreak APC de 1 KVA?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Galera,

Bom pessoal é o seguinte, não sei o porque de toda a polemica, mas em questão de proteção ao equipamento ( NÃO DE DADOS ), alguem confia em algo mais garantido do que um transformador / Isolador ( isso mesmo trafo/isolador), técnicamente não vejo por onde. Já o no-break por sua vez, garante um tempo de alimentação para o Pc no caso de ausencia de energia, o que lhe da tempo suficiente de salvar os trabalhos em andamento. Em resumo, sem falarmos de custo beneficio, visarmos somente a proteção eletrica do equipamento, sem duvida técnicamente trafo isolador é a opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa questão é relativa! Particularmente, não uso o nobreak, especificamente para proteção! Ao contrário do que muitos falam, a qualidade da energia elétrica no Brasil não é assim tão inferior! Em algumas regiões ou partes de um grande circuito, podem haver problemas devido à cargas pesadas sendo ligadas irregularmente e provocando muitas oscilações e até sinais expúrios!

Cada situação deve ser avaliada pelo usuário e conforme sua localização e histórico de falhas. O nobreak tem a grande vantagem de oferecer continuidade de uso do PC, mesmo quando de uma falta total na rede AC, já o estabilizador, pode melhor corrigir, quando valores de tensão estão muito abaixo do nominal, ritineiramente. Quanto à proteção, espeficamente falando, sou da opinião de que o nobreak, associado a um bom filtro de linha, ou mesmo no lugar onde não sejam comuns valores nominais muito baixos, é muito mais praticidade, tranquilidade.

Para situações extremas, como a incidência de raios na rede AC, nem o nobreak nem o isolador, garantirão imunidade ao PC! Assim, avaliando a necessidade de cada um, prefiro recomendar o nobreak, mas o estabilizador isolador, também suprirá melhores condições!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Pois é, acabei comprando um APC BE600-LM 600VA/360W MONOVOLT . Comprei da Atera e chegou no prazo. Já está instalado e funcionando normalmente. A capacidade de fornecimento dele é de 360W, mas no momento está me fornecendo 180W, que é o que preciso para o micro da assinatura, um monitor de 17", modem ADSL e caixinhas de som.

Estou satisfeito, e acredito que ainda vai aguentar algum upgrade.

Agradeço a todos vocês por terem me ajudado na escolha.

Obrigado,

Don.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...