Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um raio pode danificar dessa maneira ?


MarcoJr

Posts recomendados

Pessoal, alguém ai manja de física ?

A parada é a seguinte...

Ontem caiu uma ##### chuva em casa...e não tem para-raios por lá.

Bom, eu estava vendo TV e meu PC desligado ; estava só na tomada, no No-Break e no estabilizador ; mas o PC em si estava desligado.

E ai de-repente escuto um barulho de algo plastico se rompendo e na sequência o barulho do raio.

Ai deduzi que alguma coisa relacionada a raio aconteceu com algum aparelho.

Liguei o PC e ele simplesmente: Não liga. (*****)

E ai deduzi que caiu um raio e matou ele.Só que: O NoBreak nem se mexeu, o estabilizador também não.Sem contar o PC desligado.

Tanto é que a luzinha da Motherboard continuou acesa como de costume quando o micro está desligado.

A primeira coisa que noto foi que o cooler estava quebrado justamente no ponto onde ele se prende pra exercer pressão.

E o processador estava "fora" do socket.

O que se deduz é que o processador se dilatou e empurrou pra cima o cooler.

Isso é mesmo possível ?

O PC desligado, o NoBreak não cismou com nada, nem os filtros de linha..estabilizador ; O que se deduz que nãda entrou pela corrente elétrica.Mesmo q tivesse..o pc estava desligado..a fonte ionclusive funciona ainda..só sei que o processador pulou do socket e danificou a ventoinha fisicamente depois de um raio.

Se poderia ser coincidência o lance do raio ? Isos já aconteceu antes com o meu decodificador da Sky: Um barulho de plástico...o relampago...

Ai o decodificador SKY se apagou por alguns minutos.Voltou a funcionar com a imagem toda amarelada e zuada.Depois de algumas horas o decodificador volta a funcionar.

Pergunto: Será q tem algum fenomeno de pulso-eletromagnético ou coisa do genero ? Será q caiu um raio perto de casa e o processador absorveu particulas e se dilatou ? sei lá..estou viajando legal mas não sei do que estou falando :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Para um raio, fazer esse tipo de estrago, então, ele deveria ter sido muito forte, além do que, ele também danificaria seu No-break e estabilizador também...

O que acho que ocorreu aí, foi que a temperatura de seu PC, enquanto estava ligada, estava muito alta, e fez com ocorresse essa dilatação...

Bom isso é só uma hipótese...

Como eu disse, um raio, é um raio, mas para ter feito isso, possivelmente ele iria danificar muito mais coisa, do que apenas seu GABINETE, visto que há outros interventores no caminho do CPU à tomada... que seriam o No Break e o Estabilizador, um destes poderia sim, ter danificado...

Ou então, se você utiliz uma placa de fax-modem, de modens discados, o sinal, pode ter vindo dela, e ter causado esse estrago em seu PC, se na hora que isso ocorreu, essa tomada estava ligada à tomada de telefone, porque neste casso, nesse tipo de comunicação, não há atenuadores, e muito menos transformadores, para contralar a energia que passa por ali, portanto, uma descarga elétrica pode tranquilamente fluir por essa linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito q tenha entrado pela linha...

O Filtro de linah está ok...o estabilizador está ok...o No Break Ok...A fonte do gabinete Ok...Motherboard Ok...

está tudo Ok exceto o processador que "pulou" do socket.

E ele não super-aqueceu...Meu processador é um P4 Ht 800 com board asus.

Quando há excesso de temperatura a Board costuma desligar o micro todo para preservar a CPU.

Ainda acho ai q aconteceu alguma coisa mais "física"...sei lá

Mas valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MarcoJr,

Na minha opinião, se o raio tivesse danificado alguma coisa por ai, o estrago seria grande demais e não apenas o processador... se ele chegasse ao micro pela linha telefônica ou de energia, iria queimar muita coisa...

Na vida ocorrem coincidências que não vemos, acreditamos e nem desconfiamos... pode ter ocorrido uma pane no seu micro e depois (ou antes) o raio e você associou as duas coisas...

Não entendi se o processador queimou mesmo ou se saiu do soquete apenas...

Tente entender as duas coisas isoladamente, sem associação... ou então descubra mais um monte de coisas queimada por ai...

Mas, como tudo é possível nesse mundo, antes de remontar seu micro teste tudo, desde o NO-BREAK, pois se tiver mais alguma coisa danificada, você poderá queimar outras coisas novas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, numa das propagandas do Discovery Channel eu escutei que um raio é mais perigoso quando cai perto de um ser humano do que se cair em cima dele.Tem haver com particulas que trafegam pela umidade do ar....alguns baratos assim que sinceramente não vou tentar explicar porque só vi a propaganda :D

E outra: Algo parecido aconteceu com o meu decodificador Sky: Vi o raio cair e o decodificador estalar e ficar algumas horas "zuado" e depois voltar ao normal.

O que quero dizer é que o raio não caiu na minha casa, nem nos fios de eletricidade, nem telefônico.Ele caiu'bem próximo de casa e alguma coisa aconteceu.

Se o processador está queimado ? Não há indícios de que ele está queimado.Parece perfeito.Apenas não funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...