Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias para o Athlon 64 Socket 754 e 939


Visitante

Posts recomendados

Memórias para Athlon64

Entre 1996 e 2003, os processadores exigiam memórias de 64 bits. Módulos de memória SDRAM e DDR operam com 64 bits. Por isso podemos usar um único módulo para formar toda a memória de um computador.

A partir de 2003 surgiram placas de CPU capazes de operar com memórias de 128 bits. Nessas placas é preciso utilizar módulos de memória aos pares, e devem ser idênticos (normalmente, isto depende do chipset e do processador). Por exemplo, para formar 512 MB, usamos dois módulos iguais de 256 MB. Por enquanto são poucos os casos de placas de CPU que operam com memórias de 128 bits:

Pentium 4: Placas com dual channel

Athlon XP: Placas com twin bank

Athlon 64 e 64 FX: Placas com soquete 939

O Socket 939, usado pelo Athon 64 FX e alguns modelos do Athlon 64, opera com dois canais de memória, com 64 bits cada um, totalizando 128 bits. As placas de CPU com este tipo de soquete possuem portanto bancos de memória em duplo canal. Os módulos devem ser instalados aos pares.

hard-01.jpg

Exemplo de placa mãe com Socket 939.

hard-02.jpg

Soquetes de memória em dual bank, em placa para Athlon 64 FX

Exemplo: Athlon 64, single channel

Comecemos tomando como exemplo a placa KV8-MAX3, da ABIT, para processadores Athlon 64 com Socket 754. Possui três soquetes DIMM/184 para memórias DDR. Esses modelos de Athlon 64 operam com memórias de 64 bits.

<div class='bbimg'>Imagem postada pelo usuário

Placas com o processador Athlon 64 suportam memórias até DDR400. O manual apresenta uma tabela com as opções de capacidades de módulos. De acordo com o manual, cada soquete suporta módulos de 128 MB, 256 MB, 512 MB e 1 GB. O manual explica que apesar de existirem três soquetes, a memória máxima é de 2 GB.

<div class='bbimg'>Imagem postada pelo usuário

Esta é uma limitação do controlador de memória existente dentro do processador Athlon 64. Tradicionalmente, os controladores de memória ficam no chipset (Ponte Norte). O Athlon 64 possui controlador de memória integrado, ou seja, as memórias são ligadas diretamente a ele. Nas atuais versões do Athlon 64, este controlador suporta no máximo dois módulos DDR400 de 1 GB. Podem ser usados os três soquetes, mas as capacidades e velocidades devem ser menores.

O manual mostra ainda uma tabela com os tipos de módulos que podem ser instalados em cada soquete. Esta tabela não é do fabricante da placa mãe, é da própria AMD, a fabricante do Athlon 64. Todas as placas de CPU para este processador devem obedecê-la.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-05.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>%7Boption%7D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade esta tabela está incompleta. Ela não cita as opções para módulo único, e sim aquelas com dois e três módulos. Usaremos então ao invés desta tabela, a tabela completa fornecida pela AMD.

É interessante estudar este exemplo detalhadamente pois ele se aplica a qualquer placa mãe para Athlon 64. A tabela abaixo está no manual deste processador, encontrado no site da AMD (arquivo 24659.PDF). Vemos opções para preencher um, dois e três soquetes. São feitas referências a três tipos de módulos:

* x8 single rank

* x16

* x8 double rank

hard-06.jpg

Módulos de face simples, ou seja, com chips em apenas um dos seus lados, são chamados de “single rank”. Dizer que são “x8” significa que cada um dos seus chips operam com 8 bits. Módulos DIMM/184 comuns operam ao todo com 64 bits, portanto precisam usar 8 chips. Em outras palavras, um módulo “x8 single rank” nada mais é que um módulo de face simples com 8 chips

Módulo “x8 sigle rank”: 8 chips em uma face, sem chips na face oposta.

OBS: Existem módulos deste tipo com 9 chips. Operam com 72 bits, e são chamados “módulos com ECC”, usados em servidores. São mais caros e difíceis de encontrar. O Athlon 64 suporta este tipo de módulo.

Módulos de face dupla, ou seja, com chips de ambos os lados, são também chamados de “dual rank”. Um módulo “x8 dual rank” possui 8 chips em cada face, como o mostrado na figura abaixo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-07.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

OBS: Existe módulos também de face dupla, com 72 bits. Possuem 9 chips em cada face. O Athlon 64 suporta este tipo de módulo, entretanto são raros e caros.

Este tipo de módulo é formado por chips que operam com 16 bits. Quatro chips totalizam os 64 bits do módulo. Praticamente todos os módulos x16 são de face simples. A AMD não deixa totalmente claro entretanto, se módulos x16 face dupla podem ser usados. Seja como for, a esmagadora maioria dos módulos x16 são de face simples, você pode usá-lo sem problemas no seu PC com Athlon 64.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-08.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A tabela da AMD mostra que se quisermos instalar apenas um módulo, podemos usar qualquer um dos três soquetes disponíveis. O processador irá suportar módulos até DDR400. Podemos usar módulos de qualquer um dos três tipos possíveis, em qualquer um dos três soquetes.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-09.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A continuação da tabela da AMD mostra que para instalar dois módulos, podemos escolher dois soquetes quaisquer, e instalar em cada um deles, qualquer um dos três tipos de módulos. Todas as combinações são válidas. Entretanto algumas combinações devem ser evitadas porque limitam a velocidade máxima das memórias.

Por exemplo, devemos evitar usar DIMM2 e DIMM3 deixando DIMM1 vazio, pois desta forma a velocidade máxima será limitada a DDR333 ou até mesmo DDR200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-010.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

É totalmente desaconselhável usar os três soquetes de uma placa mãe com Athlon 64. A tabela da AMD mostra que se fizermos isso a velocidade será sempre limitada em DDR333 ou DDR200. Apesar desta limitação, que é bastante séria, podemos usar módulos de qualquer um dos três tipos permitidos, nos três soquetes disponíveis.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-011.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A tabela de opções de memória encontrada no manual da placa mãe do nosso exemplo não traz todas as opções encontradas no manual do Athlon 64. Significa que algumas dessas combinações não foram aprovadas pelo fabricante da placa mãe. Problemas de compatibilidade podem ter ocorrido.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-05.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Use preferencialmente as instruções de instalação de memória existentes no manual da sua placa de CPU. Se essas instruções forem inexistentes ou não forem bem detalhadas, tome como base as tabelas da AMD já apresentadas. Dê preferência a usar um só módulo, ou então dois módulos idênticos em DIMM1 e DIMM2.

O fabricante da placa de CPU sempre apresenta no seu manual, ou no seu site, a lista dos módulos que foram testados e aprovados para funcionamento com a referida placa de CPU. Esta recomendação pode não existir no caso de memórias mais lentas, como DDR266 ou DDR333, mas é crucial no caso de memórias mais rápidas, como DDR400 e superiores. Vemos ao lado a lista de módulos aprovados pela ABIT para a placa KV8-MAX3.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-012.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é utilizar módulos recomendados pelo fabricante da placa mãe. Caso essas recomendações não sejam fornecidas no manual da placa mãe, procure no site do seu fabricante. Se não encontrar, use a tabela de módulos testados e aprovados pela AMD, encontrada em www.amd.com

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-013.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Módulos DDR333 são menos críticos que os DDR400. A chance de um módulo genérico, não testado, funcionar é bem maior no caso do DDR333. Seja como for, se instalar módulos DDR333, procure escolher um dos recomendados pelo fabricante da placa mãe ou pela AMD (tabela ao lado). No caso do Athlon 64, dê preferência a módulos DDR400.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-014.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O ideal é que você não use módulos DDR266 para o Athlon 64, pois seu desempenho será prejudicado. Ainda assim, em caso de emergência, módulos DDR266 genéricos terão grande chance de funcionar. Se você possui alguns dos modelos testados pela AMD (tabela abaixo), dê preferência a eles.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-015.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Exemplo: Athlon 64 FX, dual channel

O próximo exemplo é a instalação de memórias em uma placa mãe com socket 939, para Athlon 64 e Athlon 64 FX. Processadores com socket 939 operam com duplo canal, ou seja, memórias de 128 bits. A placa do nosso exemplo tem uma configuração típica: dois canais, cada um formado por dois módulos de memória.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-016.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O manual indica os módulos que formam cada canal:

Canal A: DDR1 e DDR3

Canal B: DDR2 e DDR4

É preciso prestar atenção por dependendo da placa, o canal pode A pode ser formado pelos soquetes 1 e 2, enquanto o canal B é formado pelos soquetes 3 e 4. Na placa do exemplo, o canal A é formado pelos soquetes 1 e 3, enquanto o B é formado pelos soquetes 2 e 4.

Se instalarmos um só módulo, a placa irá operar com canal simples (64 bits). É também explicado que a placa não permite instalar três módulos.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-017.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O manual explica que podemos usar dual channel com dois ou com quatro pares de módulos:

Um par: Instalar módulos do mesmo tipo, velocidade e capacidade em DDR1 e DDR2.

Dois pares: Instalar um par de módulos do mesmo tipo, velocidade e capacidade em DDR1 e DDR2, e outro par em DDR3 e DDR4.

As tabelas que se seguem mostram as opções para instalação de módulos de memória. Para operar com dual channel temos três opções, usando módulos de face simples ou dupla:

a) Instalar somente um par de módulos em DDR1 e DDR2

B) Instalar somente um par em DDR3 e DDR4

c) Instalar um par em DDR1-DDR2 e outro em DDR3-DDR4.

Para operar em single channel temos três opções:

a) Um módulo em DDR1

B) Um módulo em DDR3

c) Módulos em DDR1 e DDR3.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-018.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Processadores muito velozes podem não funcionar com determinadas marcas e modelos de memórias. Você deve, antes de comprar memórias para placas de CPU avançadas, sobretudo do tipo DDR400 ou superiores, uma lista de módulos de memória compatíveis. Procure esta informação nos seguintes locais:

a) No manual da placa de CPU

B) No site do fabricante da placa de CPU

c) No site do fabricante do chipset (não se aplica no caso do Athlon 64)

d) No site do fabricante do processador

e) Nos sites de fabricantes de memórias

É mais fácil encontrar este tipo de informação no site do fabricante da placa de CPU. Por exemplo, a ABIT (www.abit-usa.com) apresenta excelentes tabelas de compatibilidade em

http://www.abit-usa.com/compatibility/.

Para placas de CPU de alto desempenho, sobretudo as que operam com duplo canal e DDR400, é recomendável escolher uma memória de boa qualidade. Podemos citar algumas marcas de boa qualidade:

Ø Kingston

Ø Kingmax

Ø Geil

Ø Hynix

Ø Nanya

Ø Twinmos

Ø Samsung

Ø Infineon

Ø Micron

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-019.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Conclusão

Já vai longe o tempo em que uma placa mãe podia funcionar com praticamente qualquer marca e modelo de memória. Hoje as velocidades são tão elevadas que os problemas de compatibilidade são mais freqüentes. As chances de incompatibilidade serão mínimas se forem usadas memórias homologadas pelo fabricante da placa mãe.

As memórias “genéricas”, bastante comuns atualmente, também têm chances de funcionar nas placas modernas, com alta velocidade. O fato de uma certa memória genérica funcionar em um Athlon 64 ou outro processador veloz, não significa que todas as memórias daquele modelo também funcionarão. Em alguns casos pode ser preciso fazer ajustes de timing no Setup, como aumentar as latências ou mesmo reduzir a velocidade. Processadores que exigem memórias velozes são bastante caros. Recomendamos que você procure utilizar memórias indicadas pelo fabricante. Se quiser correr o risco de usar memórias genéricas, procure uma que tenha pelo menos sido testada por um colega que já tenha tido sucesso em instalações semelhantes.

fonte: http://www.laercio.com.br/site2/artigos/HA...68/hard-068.htm

Bom galera, opiniões, dicas,duvidas podem postar!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo Gonçalves,

antigo Morpheus.... :P

o topico ficou mt bom... mas eu queria fazer uma implemntação rapida....

Memorias DDR acima de 400mhz funcionam perfeitamente a partir da Revisão E...

nas revisões antigas se você usase mais q 4 bancos de memorias de 400mhz a freqüência caia automaticamente para 333mhz... ou seja se você usase duas memorias (double sided= chips de memoria dos dois lados) essas memorias mesmo sendo 400mhz funcionariam a 333mhz, se fosse duas memorias sigle-sided não ocorreria nd, pois só dois bancos seriam usados...

mas esse problema foi resolvido na REvisão E...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.forumpcs.com.br/artigos/A64_files/image079.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

* só os processadores da revisão E

resumindo:

Entre os aperfeiçoamentos da controladora de memória dos processadores da revisão E destacam-se:

Melhor compatibilidade com módulos de capacidade diferentes no mesmo canal (ainda assim, é preferível usar memórias idênticas).

Capacidade de utilizar módulos de memória “double rank” (chips nas duas faces) em velocidade maior. Nos modelos da revisão E do soquete 939, por exemplo, é possível agora utilizar quatro módulos de memória “double rank” em DDR400 usando Command Rate em 2T, enquanto que as revisões anteriores quatro módulos “double rank” funcionavam em DDR333 e 2T.

Novos divisores oferecendo suporte nativo a memórias com frequência maiores, como DDR 500. É preciso que a versão do BIOS, ofereça esses ajustes.

falou

-Fumiko

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o a64 3000 venice e da revisao E? acho q sim.

eu tenho este numa chaintech vnf4-ultra com duas kingston ddr400 256mb 2-2-2-5.

se eu quiser fazer um upgrade e preencher os kuatro slots de mem devo comprar ddr400 de 256mb também? não posso fazer assim?

DDR1: DDR400 256MB

DDR2: DDR400 256MB

DDR3: DDR400 512MB

DDR4: DDR400 512MB

ou poderia mudar a velocidade também

esta mb faz dual channel com os ddr1 e ddr2, ddr3 e ddr4

notem que os slots que estou usando agora são os ddr1 e ddr2

se souberem me reponder também estaria grato

estas memo tem latencias 2-2-2-5 mas no cpu-zz everest e cpuid seus timings estão 2-4-2-5 mas são identificadas como 2-2-2-5.

o q pode estar acontecendo?

eu criei um tópico sobre isso e um cara me falo pra ir na BIOS e coloca 2-2-2-5 mas ai vou ta "overclokando" elas não? pode ser um problema de config da mb?

eu consigui setar 2-2-2-5 mas num sei se é o recomendado

aqui a imagen do cpu-z mostrando isso:

http://usera.imagecave.com/slpk/cpu-z_mem.JPG

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

slpk

Mude no setup para 5.2.2.2 e salve as configurações no setup, va para o windows e veja se ficou estavel, se ocorrer tudo certo fique tranquilo que não tem problema deixar a essa latencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pela ajuda

já to com essa config e os programas não apresentaram nenhum problema até agora ainda num rodei nenhum programa de bench, porque ainda to esperando o velox, alem dum teste de performance do nTune que num leva nem 10 segundos...

mas eu quero entender o q aconteceu porque e muito istranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slpk@10 de agosto de 2005, 17:20

valeu pela ajuda

já to com essa config e os programas não apresentaram nenhum problema até agora ainda num rodei nenhum programa de bench, porque ainda to esperando o velox, alem dum teste de performance do nTune que num leva nem 10 segundos...

mas eu quero entender o q aconteceu porque e muito istranho

Não se preocupe, aqui na minha asus da minha asinatura em vez de reconhecer os 8.4.4.3 que é a latencia padrão dela ela reconhece como 9.4.4.3/2t

possivelmente a placa tenta ajustar as memórias de acordo com as necessidades dela e acaba errando.. mais é fácil, só ajustar manualmente la que esta tudo resolvido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@10 de agosto de 2005, 20:19

possivelmente a placa tenta ajustar as memórias de acordo com as necessidades dela e acaba errando.. mais é fácil, só ajustar manualmente la que esta tudo resolvido..

As vezes o bios desatualizado pode reconhecer através da opção By SPD timings incorretos, nesse caso uma atualização do bios ou configura-las manualmente resolve.

http://www.baboohardware.com.br/absolutenm...=9916&print=yes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

porque DDR500 seria no caso de ocs né?

o HTT (q seria o FSB) defult seria de 200MHz, ou seja mem. DDR400 no max. , você fazendo um oc passando o HTT p 250MHz, "automaticamente" as mem vão ter q trabalhar a 250MHz também! ou seja uma mem DDR500 seria exigida (isso no modo sincrono divisor de mem igual multiplicador do processador).

Com isso, essas mem são mais p quem faz oc no processador, porque não haveria significado alguém com o HTT defult usar uma mem DDR500 pois ela estaria trabalhando a 200MHz....

falou!!! T+ =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por johannesrs@04 de setembro de 2005, 20:57

Pergunta q deve ser meio *****...

se a freqüência de "saída" do athlon 64 é 1000MHz, e a partir da bendita revisão E eles entendem os maiores  q DDR400... porque diabos q mesmo quando se fala de Venice continua-se falando de DDR400 e não DDR500???

johannesrs, a frequência do HyperTransport não tem relação nenhuma com a frequência das memórias.

O controlador de memória funciona no mesmo clock do processador, por esse motivo existe um divisor para que a memória seja acessada como DDR 400.

Acontece que no Venice foi habilitado um divisor menor, permitindo o uso de memórias DDR 500 com o processador em stock, sem nenhum overclock.

Dá uma olhada neste link que você irá entender: http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1172315

Nesse artigo você encontra informações detalhadas de como o controlador de memória do Athlon 64 funciona: http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em dufult os A64 s939 já estão com o HT em 1GHz, e os s754 a 800MHz.

"HT = Multiplicador do HT (varia de 1 a 5) x HTT (FSB)"

o HT não tem nada a ver com a frequência das mem.

P ficar mais claro p você também recomendo q você vá na área de overclocks e veja como q funciona no A64, lá tá bem esclarecido....

falou! T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por x_x_et_x_x@26 de setembro de 2005, 21:11

Não sei se estou perguntando bobeira, mas quero fazer mais uma pergunta em relação às DDR500 com A64. As placa-mãe para 939 vêm todas com suporte à no máximo DDR400, estou certo? Não tem influência disso no desempenho/compatibilidade das DDR500?

Valeu,

e.t.

Não. Não é a placa-mãe ou melhor ( Chipset ) que define que tipo de memórias podem ser utilizados no caso dos K8, visto que a controladora da memória agora está no próprio processador e não mais no Chipset da placa-mãe.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal , bom , estou com um problemao no meu micro e creio que tem a ver com este tópico .. comprei um micro com processador athlon AMD 64 , uso uma placa mãe Asus K8VSE Deluxe , primeiramente comprei essa placa pensando que era dual channel , pois ela tem dois socketes amarelos e um azul para memória ... , bom , comprei 2 gb de ram ddr 400 , 2 pentes de 1 gb cada , se eu coloco os 2 pentes juntos , o windows detecta normamente , mas quando uso o computador de verdade ele trava ... se coloco apenas um pente , qualquer um dos 2 , em qualquer sockete .. fica ótimo .... , como faço para usar 2 gb em minha máquina ???? , lembrando que as memórias são genéricas ... , obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá deixa eu perguntar uma coisa..

como eu estou tentando deixar meu pc em "sintonia" é o seguinte:

minha placa-mãe ASUS A8V DELUXXE

meu HT é de 1000 mhz e minhas memos ficam em DDR200, se eu aumentar o FSB para 250mhz automaticamente estarei aumetnando também a freqüência das memos... para DDR500 --> 200mhz +50mhz =250mhz x2 = DDR500..

quando fiz OC no meu PC eu pensei em diminuir a freqüência delas, p/ 333mhz, até que o OC ficou estável, porém, em alguns casos... ele simplesmente fecha os programas.... ou reinicia a maquina...

Como não queria arriscar meu equipamento, deixei o FSB em 233mhz, sendo que minhas memorias estão operando a 466mhz neste momento... o OC esta super estavel.... mas gostaria de aumentar o clock do processador, mas as memos irao aumetnar juntos...

MESMO QUE EU DIMINUIR O CLOCK DELAS PARA 266mhz? estaria eu forçando elas?

teoricamente...

eu mudaria o FSB para 280mhz (eu teria que também DIMINUIR o HT para 400 ou 600mhz, para que este não passe os 1000mhz?)

(o meu FSB max, que posso botar é 300mhz)

133mhz + 80mhz = 213mhz = 426mhz....(memória)

e meu processador = 9 * 280mhz = 2.52ghz

(multiplicador travado no maximo)

Qual o risco de usar um FSB estão alto?? sendo que teoricamente, eu setei minhas memos a trabalharem a 266mhz e + OC... isso tem risco? qual??

agradeço a atençao...

PHOENIX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por x_x_et_x_x@27 de setembro de 2005, 11:14

Então porque os fabricantes de pm continuam colocando essa informação nas especificações da placa?

Os novos divisores dos K8 que tem suporte a memórias DDR 500 MHz foram impostos a pouco tempo em uma nova revisão dos processadores. Se você souber qual processador comprar, não precisa saber se a placa-mãe aceita ou não, visto que isso agora é uma característica do próprio processador.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jmquiroga+27 de setembro de 2005, 10:30-->
uso uma placa mãe Asus K8VSE Deluxe ,  primeiramente comprei essa placa pensando que era dual channel ,  pois ela tem dois socketes amarelos e um azul para memória

Como disse anteriormente, não é a placa mãe ( Chipset ) que controladora as memóras, mas sim, o processador, no caso, sendo essa placa mãe Socket 754P, então seu processador é um Athlon 64 754P, nesse Socket, a controladora deles é Single-Channel, ou seja, não tem como fazer Dual-Channel, pelo fato do próprio processador/controladora não permitir.

jmquiroga@27 de setembro de 2005, 10:30

bom ,  comprei 2 gb de ram  ddr 400 ,  2 pentes de 1 gb cada ,  se eu coloco os 2 pentes juntos , o windows detecta normamente ,  mas quando uso o computador de verdade ele trava ...  se coloco apenas um pente , qualquer um dos 2 , em qualquer sockete .. fica ótimo .... ,  como faço para usar 2 gb em minha máquina ???? ,    lembrando que as memórias são genéricas ... ,    obrigado

São Single-Rank ou Dual-Rank os módulos de memórias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...