Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias para o Athlon 64 Socket 754 e 939


Visitante

Posts recomendados

Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@27 de setembro de 2005, 12:28

Os novos divisores dos K8 que tem suporte a memórias DDR 500 MHz foram impostos a pouco tempo em uma nova revisão dos processadores. Se você souber qual processador comprar, não precisa saber se a placa-mãe aceita ou não, visto que isso agora é uma característica do próprio processador.

Abraços.

Pois é. Não é o processador que dita então o suporte à memória? Porque as pm vem escrito "DDR 400" na caixa? É pura enrrolação ou tem que existir um certo suporte da pm também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por x_x_et_x_x@27 de setembro de 2005, 16:08

Pois é. Não é o processador que dita então o suporte à memória? Porque as pm vem escrito "DDR 400" na caixa? É pura enrrolação ou tem que existir um certo suporte da pm também?

é um pouquinho placa mãe tambem, tem muitas placas por ai que tem certas imcompatibilidades com memória..

mais é sim o controlador de memória que comanda isso, Se eu não to enganado agora AS revisões E6 dos venice socket939 e sempron socket754 64bits tem suporte a memórias DDR500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@27 de setembro de 2005, 22:14

Se eu não to enganado agora AS revisões E6 dos venice socket939 e sempron socket754 64bits tem suporte a memórias DDR500.

É isso mesmo, os Sempron revisão E do socket 754 também trabalham com memórias DDR 500, assim como os Venice do socket 939.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal , bom , estou com um problemao no meu micro e creio que tem a ver com este tópico .. comprei um micro com processador athlon AMD 64 , uso uma placa mãe Asus K8VSE Deluxe , primeiramente comprei essa placa pensando que era dual channel , pois ela tem dois socketes amarelos e um azul para memória ... , bom , comprei 2 gb de ram ddr 400 , 2 pentes de 1 gb cada , se eu coloco os 2 pentes juntos , o windows detecta normamente , mas quando uso o computador de verdade ele trava ... se coloco apenas um pente , qualquer um dos 2 , em qualquer sockete .. fica ótimo .... , como faço para usar 2 gb em minha máquina ???? , lembrando que as memórias são genéricas ... , obrigado

Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@27 de setembro de 2005, 13:05

Como disse anteriormente, não é a placa mãe ( Chipset ) que controladora as memóras, mas sim, o processador, no caso, sendo essa placa mãe Socket 754P, então seu processador é um Athlon 64 754P, nesse Socket, a controladora deles é Single-Channel, ou seja, não tem como fazer Dual-Channel, pelo fato do próprio processador/controladora não permitir.

São Single-Rank ou Dual-Rank os módulos de memórias?

karas.. tenho o mesmo problema.. com os 2 pentes dá pau..

acusa despejo de memoria fisica e reinicia..

tenho um A64 3200 754 placa-mãe ASUS K8V-X SE(não deluxe) com 2 modulos de 512MB dual-rank DDR400 PC3200 kingstone..

as memorias sao novas e estão perfeitas.. usei durante 1,5 mes num p4..

como resolver isso?? upgrade de bios?? setar freqüências??(sei lá)

trocar de placa-mãe??(meio inviavel, falta $:()

to ficando louco já..

outra coisa.. minha placa tem chipset VIA VT800.. q eu sabia dá pra fz Dual Channel.. minha placa k8v-x SE tem só 2 slots DDR.. antes eu tinha uma k8v-x(não SE).. q tinha 3 slots DDR.. e q eu saiba ela tinha suporte para Dual Channel e é 754..

por favor me ajudem.. preciso resolver isso logo.. valeu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por phoenix_maximus@27 de setembro de 2005, 12:11

MESMO QUE EU DIMINUIR O CLOCK DELAS PARA 266mhz? estaria eu forçando elas?

teoricamente...

eu mudaria o FSB para 280mhz (eu teria que também DIMINUIR o HT para 400 ou 600mhz, para que este não passe os 1000mhz?)

(o meu FSB max, que posso botar é 300mhz)

133mhz + 80mhz = 213mhz = 426mhz....(memória)

e meu processador = 9 * 280mhz = 2.52ghz

(multiplicador travado no maximo)

Qual o risco de usar um FSB estão alto?? sendo que teoricamente, eu setei minhas memos a trabalharem a 266mhz e + OC... isso tem risco? qual??

agradeço a atençao...

PHOENIX

alguem poderia me ajudar?

phoenix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeww galera quero saber uma coisa

como na ass tenho 512mb (256+256) em dual channel e ainda restam 2 slots para bota mais memo.

eu quero sabe se posso coloca 1 gb (512+512) nesses slots q faltam e se desse jeito tanto o 1gb como os 512mb fucionariam em dual channel. ou vocês acham melho vender esses 512mb e botar so 1gb(512+512)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por phoenix_maximus@27 de setembro de 2005, 12:11

tá deixa eu perguntar uma coisa..

como eu estou tentando deixar meu pc em "sintonia" é o seguinte:

minha placa-mãe ASUS A8V DELUXXE

meu HT é de 1000 mhz  e minhas memos ficam em DDR200, se eu aumentar o FSB para 250mhz automaticamente estarei aumetnando também a freqüência das memos... para DDR500 --> 200mhz +50mhz =250mhz x2 = DDR500..

quando fiz OC no meu PC eu pensei em diminuir a freqüência delas, p/ 333mhz, até que o OC ficou estável, porém, em alguns casos... ele simplesmente fecha os programas.... ou reinicia a maquina...

Como não queria arriscar meu equipamento, deixei o FSB em 233mhz, sendo que minhas memorias estão operando a 466mhz neste momento... o OC esta super estavel.... mas gostaria de aumentar o clock do processador, mas as memos irao aumetnar juntos...

MESMO QUE EU DIMINUIR O CLOCK DELAS PARA 266mhz? estaria eu forçando elas?

teoricamente...

eu mudaria o FSB para 280mhz (eu teria que também DIMINUIR o HT para 400 ou 600mhz, para que este não passe os 1000mhz?)

(o meu FSB max, que posso botar é 300mhz)

133mhz + 80mhz = 213mhz = 426mhz....(memória)

e meu processador = 9 * 280mhz = 2.52ghz

(multiplicador travado no maximo)

Qual o risco de usar um FSB estão alto?? sendo que teoricamente, eu setei minhas memos a trabalharem a 266mhz e + OC... isso tem risco? qual??

agradeço a atençao...

PHOENIX

Não tem risco nenhum esse seu overclock de 9x280 com as memórias setadas la em baixo.

você tem que fazer as contas e ver qual sera a freqüência final das memórias..

de uma olhada nesse link http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=4#04

explica certinho como você deve fazer para saber o clock delas.

Postado Originalmente por cereau+05 de outubro de 2005, 11:50-->
karas.. tenho o mesmo problema.. com os 2 pentes dá pau..

acusa despejo de memoria fisica e reinicia..

tenho um A64 3200 754 placa-mãe ASUS K8V-X SE(não deluxe)  com 2 modulos de 512MB dual-rank DDR400 PC3200 kingstone..

as memorias sao novas e estão perfeitas.. usei durante 1,5 mes num p4..

como resolver isso?? upgrade de bios?? setar freqüências??(sei lá)

trocar de placa-mãe??(meio inviavel, falta $:()

to ficando louco já..

outra coisa.. minha placa tem chipset VIA VT800.. q eu sabia dá pra fz Dual Channel.. minha placa k8v-x SE tem só 2 slots DDR.. antes eu tinha uma k8v-x(não SE).. q tinha 3 slots DDR.. e q eu saiba ela tinha suporte para Dual Channel e é 754..

por favor me ajudem.. preciso resolver isso logo.. valeu..

Não é a placa mãe que determina se tem ou não dual channel, e sim o processador..

E MAis uma vez dizendo processadores socket754 não possui dual channel.

Quanto os problemas nas memórias suas memórias são ddr400? se são baixe a freqüência delas para 333mhz que devera resolver o problema.

O controlador de memória do athlon64 socket754 é antiga, sendo assim tem certas imcompatibilidades com memória, Isso já foi corrigido agora com os novos semprons socket 754 com revisão E3 e E6..

Slpk@06 de outubro de 2005, 14:24

aeww galera quero saber uma coisa

como na ass tenho 512mb (256+256) em dual channel e ainda restam 2 slots para bota mais memo.

eu quero sabe se posso coloca 1 gb (512+512) nesses slots q faltam e se desse jeito tanto o 1gb como os 512mb fucionariam em dual channel. ou vocês acham melho vender esses 512mb e botar so 1gb(512+512)

Seu venice comporta 4 memórias ddr400 em 2T, o ideal seria vender essas memórias de 256MB e comprar um pente de 1GB, ou dois de 512MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu venice comporta 4 memórias ddr400 em 2T, o ideal seria vender essas memórias de 256MB e comprar um pente de 1GB, ou dois de 512MB

como assim 2T?

não sei o q e isso (na verdade eu sei q 1T e melhor que 2T + não sei o q isso significa)

se pude explica melhor agradeco.. :D

mas se eu não tirar essas (256+256) e botar + (512+512) não fica legal? afinal qnt mais memoria melhor... qual o problema de fica assim?

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@06 de outubro de 2005, 19:57

Não tem risco nenhum esse seu overclock de 9x280 com as memórias setadas la em baixo.

você tem que fazer as contas e ver qual sera a freqüência final das memórias..

de uma olhada nesse link http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=4#04

valeu, mt obeigado...

phoenix :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slpk+07 de outubro de 2005, 13:24-->
como assim 2T?

não sei o q e isso (na verdade eu sei q 1T e melhor que 2T + não sei o q isso significa)

se pude explica melhor agradeco.. :D

mas se eu não tirar essas (256+256) e botar + (512+512) não fica legal? afinal qnt mais memoria melhor... qual o problema de fica assim?

falou

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=3

Command Rate 1T, 2T

Um dos ajustes mais que influenciam no desempenho e na compatibilidade das memórias, é o Commant Rate, que possui os valores de 1T ou 2T. O ajuste 1T oferece o melhor desempenho. O ajuste 2T, não é tão rápido mas oferece maior compatibilidade, permitindo ocupar todos os slots de memória. O command rate 2T está disponível nos processadores AMD64 a partir da revisão CG............... ( mais no link que citei)

Influência no desempenho, se você colocar 4 memórias como você esta querendo colocar, vai rodar legal. porém vai rodar só a 2t( as vezes forçando 1T).

O ideal é você vender essas memórias e pegar 2 de 512MB ou um pente de 1GB ddr400 de preferência baixa latencia, sendo assim quando você quiser colocar mais memória é só adicionar mais 1Gb de memória..

Você faz como achar melhor, só citei um exemplo do que eu faria.

phoenix_maximus@07 de outubro de 2005, 14:09

valeu, mt obeigado...

phoenix  :-BEER

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slpk@08 de outubro de 2005, 10:02

opa então o ter q vende mesmo

mas você aconselha compraumas tipo kingston hyper x 2-2-2-5 ou pode ser umas tipo corsair xms 2-3-2-6 ou alg desse tipo?

porque as 2-2-2-5 sao bem mais caras...essa diferença de preço realmente compensa?

valeu pela ixplição

Na minha opinião conpensa..

Um exemplo, você poderia pegar essas memórias aí http://www.waz.com.br/memoria/geil_ddr_ult...p?codprod=86633

Tem um preço bem acessível, Tem baixa latencia, e é boa para overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião conpensa..

Um exemplo, você poderia pegar essas memórias aí http://www.waz.com.br/memoria/geil_ddr_ult...p?codprod=86633

Tem um preço bem acessível, Tem baixa latencia, e é boa para overclock.

podia ser uma dessas?

http://corsairmemory.com/corsair/products/...1024-3200xl.pdf

na A1nettrading US$229.00

ou

http://www.ec.kingston.com/ecom/configurat...=KHX3200ULK2/1G

na A1nettrading US$244.00

eu sei que a a1 tem esse problema todo agora mas eu num vou compra essas memorias imediatemente então ate la o preço isso tudo já deve ta resolvido...

mas me fala outra coisa essas memorias que eu tenho agora

http://www.ec.kingston.com/ecom/configurat...KHX3200ULK2/512

chegam ate qnt? sera q suportam ddr500 na boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa kingston que você tem pelo o que parece consegue chegar a ddr500 sim..

não sou o cara em questão de memórias de desempenho para overclock, sei só o básico.

mais da uma olhada neste tópico aí que você vai tirar toda a sua duvida, o Rosted que responde as perguntas la é fera, sabe tudo!

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=311960 :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fsy_ata@18 de outubro de 2005, 10:22

oi galera bom peço que pasem no meu topico para entender melhor o meu problema..

tp....  tenho ddr400 512MB

Amd Athlon 64 3200+ box s939

msi k8n diamond

minha placa-mãe aguenta 1000mhz FSB

so que no setup aparece so 200MHz

sera que e por causa da memoria?

1 - sua memória é ddr400, então:

200x2= 400mhz, as memórias ddr são Double data rate( dois dados por pulso de clock.)

E o fsb de 1000 que você falou seria o hyper transport..

ou seja, toda placa mãe tem um multiplicador do hyper transport, geralmente 1x 2x 3x 4x 5x. O seu htt ( que antes no Athlonxp sempron 462 e etc era fsb) é padrão 200mhz.

Então vamos agora calcular o hyper transport.

200 (seu htt do processador) x 5(multiplicador do hypertransport) = 1000mhz que é o valor do hyper transport..

se quiser aprender mais sobre hyper transport da uma lida aí http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=4

Tentei explicar bem resumidamente, qualquer coisa que não entendeu é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Querem uma recomendação minha ?

OCZ PLATINIUM SERIES Rev2 DDR400 OCZ4001024DCPER2-K / 2.2.2.5 - Overclock Full 640/320 Mhz @ 2.5.3.4.8-1T

Atual eu uso DDR500 / 2.5.4.3.8-1T e chego em:

Athlon64 2250 MHz DFI nF4 Series nForce4 Dual PC4000 DDR 6889 Mb/s

Isso que é memo !

Podem comprar!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@05 de agosto de 2005, 00:55

O manual indica os módulos que formam cada canal:

Canal A: DDR1 e DDR3

Canal B: DDR2 e DDR4

É preciso prestar atenção por dependendo da placa, o canal pode A pode ser formado pelos soquetes 1 e 2, enquanto o canal B é formado pelos soquetes 3 e 4. Na placa do exemplo, o canal A é formado pelos soquetes 1 e 3, enquanto o B é formado pelos soquetes 2 e 4.

Se instalarmos um só módulo, a placa irá operar com canal simples (64 bits). É também explicado que a placa não permite instalar três módulos.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-017.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

O manual explica que podemos usar dual channel com dois ou com quatro pares de módulos:

Um par: Instalar módulos do mesmo tipo, velocidade e capacidade em DDR1 e DDR2.

Dois pares: Instalar um par de módulos do mesmo tipo, velocidade e capacidade em DDR1 e DDR2, e outro par em DDR3 e DDR4.

As tabelas que se seguem mostram as opções para instalação de módulos de memória. Para operar com dual channel temos três opções, usando módulos de face simples ou dupla:

a) Instalar somente um par de módulos em DDR1 e DDR2

B) Instalar somente  um par em DDR3 e DDR4

c) Instalar um par em DDR1-DDR2 e outro em DDR3-DDR4.

Para operar em single channel temos três opções:

a) Um módulo em DDR1

B) Um módulo em DDR3

c) Módulos em DDR1 e DDR3.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-018.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Processadores muito velozes podem não funcionar com determinadas marcas e modelos de memórias. Você deve, antes de comprar memórias para placas de CPU avançadas, sobretudo do tipo DDR400 ou superiores, uma lista de módulos de memória compatíveis. Procure esta informação nos seguintes locais:

a) No manual da placa de CPU

B) No site do fabricante da placa de CPU

c) No site do fabricante do chipset (não se aplica no caso do Athlon 64)

d) No site do fabricante do processador

e) Nos sites de fabricantes de memórias

É mais fácil encontrar este tipo de informação no site do fabricante da placa de CPU. Por exemplo, a ABIT (www.abit-usa.com) apresenta excelentes tabelas de compatibilidade em

http://www.abit-usa.com/compatibility/.

Para placas de CPU de alto desempenho, sobretudo as que operam com duplo canal e DDR400, é recomendável escolher uma memória de boa qualidade. Podemos citar algumas marcas de boa qualidade:

Ø        Kingston

Ø        Kingmax

Ø        Geil

Ø        Hynix

Ø        Nanya

Ø        Twinmos

Ø        Samsung

Ø        Infineon

Ø        Micron

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-019.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Conclusão

Já vai longe o tempo em que uma placa mãe podia funcionar com praticamente qualquer marca e modelo de memória. Hoje as velocidades são tão elevadas que os problemas de compatibilidade são mais freqüentes. As chances de incompatibilidade serão mínimas se forem usadas memórias homologadas pelo fabricante da placa mãe.

As memórias “genéricas”, bastante comuns atualmente, também têm chances de funcionar nas placas modernas, com alta velocidade. O fato de uma certa memória genérica funcionar em um Athlon 64 ou outro processador veloz, não significa que todas as memórias daquele modelo também funcionarão. Em alguns casos pode ser preciso fazer ajustes de timing no Setup, como aumentar as latências ou mesmo reduzir a velocidade. Processadores que exigem memórias velozes são bastante caros. Recomendamos que você procure utilizar memórias indicadas pelo fabricante. Se quiser correr o risco de usar memórias genéricas, procure uma que tenha pelo menos sido testada por um colega que já tenha tido sucesso em instalações semelhantes.

fonte: http://www.laercio.com.br/site2/artigos/HA...68/hard-068.htm

Bom galera,  opiniões, dicas,duvidas podem postar!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguém poderia me explicar o seguinte:

Vou comprar um AMD Athlon 64 3200+ - Socket 939 e junto um MB DFI LANPARTY UT RDX200 CF-DR, no site www.gravit.com.br vi que tem memórias DDR 3200 a DDR 4800. Posso usar uma memória DDR 4800 no meu micro?

Como são DDR 184 posso usá-las nesta MB e como o processador é que dita a velocidade, acredito que posso usar uma destas memórias mais rápidas (acima de 3200) ou estou errado?

Outra coisa, como vou saber quanto de velocidade o processador suporta, sei que o processador acima aguenta DDR 500 (PC4000), mas se eu quisesse usar uma memória de maior velocidade, como saberei se o processador aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...