Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual linguagem é melhor para começar?


guilherme_botti

Posts recomendados

Olá pessoal. Eu sou um iniciante na área de programação, e me interecei por programação. Tenho apenas 13 anos e gostaria de saber qual a melhor linguagem para se aprender. Estou começando Java, mais achei meio doido, mais queria saber se é assim mesmo.

Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou aproveitar a pergunta do menino e acrescentar a minha:

eu sou estudante de economia e tenho interesse em desenvolver programas e ferramentas de estatistica/matematica/finanças.

as ferramentas q eu pretendia desenvolver seriam tanto programas "independente" (não sei se é o termo correto), quanto ferramentas para plataforma excel (porque é largamente usada no mercado de trabalho, mas outros editores de planilha tambem servem).

acontece que eu não sei nada de programacao, nunca estudei isso. seria bom comecar com c tambem? e depois vou pra que lado?

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sem nome@17 de agosto de 2005, 21:09

não comece com uma linguagem orientada a objetos (Java, C++...). tente C ou Pascal, dando preferência à 1ª.

Cara... Pascal não e orientado a Objeto? (Ou me confundi?). porque o Delphi que se usa pascal é orientado a objeto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que objeto não têm formato gráfico, como uma barra de rolagem ou uma caixa de texto. O objeto é como um bolo: com uma forma, se faz muitos; e cada um com um sabor, ou todos iguais.

A linguagem C pode ser um pouco desafiadora para iniciantes (sou iniciante, e enfrento alguns problemas com ele...); mas recomendo aos "agoniados" por programar, a estudarem primeiro Lógica de Programação, fundamental para entender como se programar em qualquer linguagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por igor.sch@22 de agosto de 2005, 00:43

Lembrando que objeto não têm formato gráfico, como uma barra de rolagem ou uma caixa de texto. O objeto é como um bolo: com uma forma, se faz muitos; e cada um com um sabor, ou todos iguais.

A linguagem C pode ser um pouco desafiadora para iniciantes (sou iniciante, e enfrento alguns problemas com ele...); mas recomendo aos "agoniados" por programar, a estudarem primeiro Lógica de Programação, fundamental para entender como se programar em qualquer linguagem...

Um objeto é uma instância de uma classe e nada mais.

Acho interessante ter um conhecimento de algoritmos antes de estudar a linguagem C;

Existe um software chamado Ambap, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas, que tem como objetivo o aprendizado de algoritmos.

Depois de dominar este software, tenho certeza que a linguagem C não será tão desafiadora no início.

Tópico sobre o Ambap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por sylvio guedes@19 de agosto de 2005, 01:01

vou aproveitar a pergunta do menino e acrescentar a minha:

eu sou estudante de economia e tenho interesse em desenvolver programas e ferramentas de estatistica/matematica/finanças.

as ferramentas q eu pretendia desenvolver seriam tanto programas "independente" (não sei se é o termo correto), quanto ferramentas para plataforma excel (porque é largamente usada no mercado de trabalho, mas outros editores de planilha tambem servem).

acontece que eu não sei nada de programacao, nunca estudei isso. seria bom comecar com c tambem? e depois vou pra que lado?

obrigado.

Já tentou usar o Excel? Se você souber dominar bem dá pra fazer muitas coisas... inclusive, além das funções matemáticas, ele têm funções de lógica de programação (importante para comparativos de resultados) e etc.

Se preferir algo independente, poderá começar com Pascal ou C, migrando para Delphi.

Mas se quiser uma solução a curto prazo, aprenda a usar o Excel para isso (com um pouco de empenho em poucos dias você já está fazendo inúmeras coisas com ele).

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se preferir algo independente, poderá começar com Pascal ou C, migrando para Delphi.

Com o C e Pascal de cara você vai se enbananar todo! Comece com uma linguagem bem mais amigável, como Delphi, VBasic, que são linguagens com pouca exigência de Estrutura de Dados.

Pascal, C, C++, exige experiência em Algorítmos e Estrutura de Dados! Se quiser arriscar a mexer com essas linguagens estruturadas, comece com o Pascal (eu aprendia a programar com ele...)

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Viny@24 de agosto de 2005, 09:11

Já tentou usar o Excel? Se você souber dominar bem dá pra fazer muitas coisas... inclusive, além das funções matemáticas, ele têm funções de lógica de programação (importante para comparativos de resultados) e etc.

eu sei como funciona, só que o excel para utilizacao mais avancada, fica meio debilitado. por exemplo, pra fazer analises de econometria (estatistica). eu não tenho nem ideia de como o excel pode fazer esse tipo de calculo, tanto que eu utilizo outro programa pra isso.

o que eu queria então é desenvolver ferramentas para excel para que ele fizesse esse tipo de coisa.

p.s.: valeu pra galera toda pelas dicas sobre por onde comecar. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sylvio guedes@24 de agosto de 2005, 23:10

eu sei como funciona, só que o excel para utilizacao mais avancada, fica meio debilitado. por exemplo, pra fazer analises de econometria (estatistica). eu não tenho nem ideia de como o excel pode fazer esse tipo de calculo, tanto que eu utilizo outro programa pra isso.

o que eu queria então é desenvolver ferramentas para excel para que ele fizesse esse tipo de coisa.

p.s.: valeu pra galera toda pelas dicas sobre por onde comecar.  :P

cara você pode aprender a linguagem de programação dos aplicativos do office que é o VBA é uma variação do VB (Visual Basic) se eu não me engano existe um livro de VBA só para Exel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEPA! QUE HISTÓRIA É ESSA DE QUE PASCAL não É ORIENTADO A OBJETOS????????? QUEM FOI QUE DISSE UMA BARBARIDADE DESSAS? ALGUEM já OUVIU FALAR DE TURBO VISION/FREE VISION???????????? PODE ATÉ SER QUE NEM TODOS OS COMPILADORES PASCAL SUPORTE OBJETOS, MAS PASCAL, PELO MENOS O FREEPASCAL E O TURBO PASCAL SUPORTAM ORIENTACAO A OBJETOS... E QUE FIQUE BEM CLARO QUE PASCAL não É UMA LINGUAGEM fácil.... PODE ATÉ SER NO COMECO, MAS DEPOIS QUE voce COMECAR A MEXER COM MATRIX, PONTEIROS E MAIS ALGUMAS COISINHAS, vocês VERAO COMO PASCAL não É ASSIM estão FACIOZINHO, MAS PARA QUEM QUER COMECAR A PROGRAMAR, EU INDICO O PASCAL SIM.... valeu... A GENTE "OUVE" CADA COISA.... já OUVI ATE DIZEREM QUE PASCAL É LINGUAGEM DE BAIXO NÍVEL, VE SE PODE......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEPA! QUE HISTÓRIA É ESSA DE QUE PASCAL não É ORIENTADO A OBJETOS????????? QUEM FOI QUE DISSE UMA BARBARIDADE DESSAS?

1o- ORIGINALMENTE o Pascal não é orientado a objeto. Algumas versões do Pascal, como o Visual Pascal e o Delphi é que são orientada a objetos.

2o- O Pascal não é difícil de trabalhar com matrizes, ponteiros e as mais outras coisinhas; pelo simples fato que a linguagem pascal tem uma excelente filtragem de erros de compilação. A linguagem Pascal foi justamente para isso.

Se você errar o índice de uma matriz, seguindo o exemplo do amigo "berrento", a linguagem Pascal dá erro de compilação, e não continua o programa. Enquanto no C, o compilador não verifica o indice dessa matrix, acessando endereços não reservados para o programa. Já imaginou a dor de cabeça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...