Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Turbinando o seu hd


FernandoRD

Posts recomendados

Dei uma pesquisada e descobri uma coisa maravilhosa: o comando hdparm, que serve para configurar como o seu HD trabalha, configurando se vai querer ou não usar DMA, modo entre Ultra DMA 1,2 3,4 ou 5 e por aí vai, consegui aumentar a velocidade do meu HD em torno de 15x para um determinado tipo de benchmark:

hdparm -Tt /dev/hda

Timing buffer-cache reads:   128 MB in  0.70 seconds =182.86 MB/sec

Timing buffered disk reads:  64 MB in  1.37 seconds = 46.72 MB/sec

o primeiro ficava em torno de 140 Mb/sec e o segundo inicialmente estava dando 3,8 MB/sec, é claro que isso não demonstra toda a realidade mas pude perceber que o meu PC ficou bem mais esperto, quem quiser experimentar pode dar uma olhada em

http://linux.oreillynet.com/pub/a/linux/20.../29/hdparm.html

com o comando

hdparm -X69 -d1 -u1 -m16 -c3 /dev/hda

coloquei o meu hd no modo ultraDMA 5, ativei a uso de DMA, PIO, etc etc

só que tem um detalhe, quando se reinicia o PC tudo volta para as configurações padrão, por isso tenho de redigitar tudo sempre, aí faço a pergunta: Aonde fica o "autoexec.bat" do linux? aonde posso colocar este comando pra que ele seja executado automaticamente????

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...