Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações p/ donos de placas nforce2


sledgehammer

Posts recomendados

Com relação aquele jumper que os fabricantes omitiram nos seus produtos para resetar o FSB para 100MHz (apenas a MSI colocou), ele funciona mesmo no caso de a Bios vier a travar na hora do salvamento?

Falando da Asus A7N8X Deluxe 2.0, ela possui esse tal jumper? Eu estava dando uma olhada no manual dela que peguei via internet e vi um jumper ao lado do chip nforce2, referente a alteração do FSB. Uma posição deixava o FSB em 266/333/400 e a outra, deixava o FSB em 200... É esse jumper ai de quem tantos vocês falam?

Fora isso, entre a placa-mãe da Asus (A7N8X Deluxe 2.0) e a da MSI (K7N2 Delta-ILSR), qual vocês preferem? Eu sei que a diferença no desempenho das placas-mãe com nforce2 é insignificante, mas, mesmo assim, há uma pequena diferença (e, pelo que vi, tende para a placa da Asus). Além do uso normal (jogos, internet...), farei também alguns OCs leves de vez em quando (ninguém é de ferro né??  :))))))) )... Qual das duas vocês recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gaelra tenho uma MSI K7N2 DELTA ILSR, é uma boa placa mas tem erros, por exemlo o mult só vai até 13x, os ajustes de voltage não são muito agressivos com as das epox e abit e giga byte, mas do resto ela é tesão exemplo coisas boas:

dissipador nos mosfets, dissipador ativo na ponte Norte, aux de 12v, capacitor composto por resitencia "aquele quadrado perto do soketA", em termos de desempenho = bom, estabilidade = boa, mais um problema quanto ao seu sensor de temperatura= pessimo o user tem que usar a Bios v7.2 na minha opinião a melhor!

Tive problemas com uma k7n2 delta ilsr, troquei por uma igual ai veio uma que a trava do Socket é de plastico a antiga era de metal, dentro do socket tem um sensor que parece uma fita com uns fios dentro "creio eu que seja um sensor", a antiga não tinha, o nforce 2 é Ultra 400 escrito no CHIPest, o outro era escrito SPP mas era ultra pois era rev A1....

enfim estou satisfeito com a nova placa e sua alterações.....

não sei porque as diferenças pois não ouvi falar de rev de placa-mãe é possivel ?

o intervalo de tempo de uma para outra é de 4 meses e meio  

ela tem um jumper de safe mode !

MSI K7n2 delta ILSR essa eu recomendo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEXTO RETIRADO DA PAGINA ABAIXO

URL AQUI

ESTOU COM MINHA BIOS CORRMPIDA SERA QUE O METODO N° 4 DESTE TEXTO IRA FUNCIONAR NO MEU CASO A PLACA E UMA ABIT NF7-S V2.0

A besteira feita na minha placa foi que o tecnico quando terminou de instalar entrou na bios e na hora que a bios estava sendo salva ele simplesmente resetou a maquina o que não poderia ser feito de maneira alguma todas as pessoas que fizeram isso tiveram que regravar a bios , mais como moro em uma ciade que ninguém regrava sera que daria pra fazer algum desses metodos detalhes a maquina não da video....não sei ainda se o driver a fica ativo pois se ficar poderei tentar o metodo 4 deste tutorial.....alguem que já passou por isso poderia me dar uma luz?

OS METODOS PARA RECUPARAR A BIOS ESTA LOGO ABAIXO

A maioria das motherboards modernas possuem um BIOS reserva, que é ativado sempre que o principal tiver algum problema ou não existir. Esse BIOS reserva, permite que o computador seja iniciado, afim de que você recupere o BIOS original. Porém, esse BIOS só traz suporte ao drive de disquetes e a dispositivos ISA (nesse caso, sua placa de vídeo AGP ou PCI, não irá funcionar). Eis o principal problema. Para "flashear" o BIOS novamente, é necessário ter uma placa de vídeo ISA. Mas, como é uma placa relativamente difícil de encontrar (por ser muito antiga), às vezes é necessário recorrer a outros métodos, sendo que alguns são até caros. Confira os 4 métodos conhecidos para recuperar um BIOS apagado, danificado ou "flasheado" errado:

=> O que é necessário?

Em todos os métodos abaixo, você precisará de um disquete bootável, com o arquivo .BIN ou .ROM correspondente a sua placa-mãe, além do programa Award Flash (caso sua BIOS seja Award) ou Ami Flash (caso seja AMI Bios). Ambos programas você encontra no site do fabricante da sua placa-mãe.

1) Método 1: recuperando com uma placa de vídeo ISA

Nesse caso, você precisará obrigatoriamente de uma placa de vídeo ISA. Conecte-a a um slot ISA livre no seu micro e ligue o monitor nela. Inicie o computador pelo disco de boot e flasheie novamente seu BIOS através do programa "flasheador" correspondente à sua BIOS.

2) Método 2: hot-flash

Esse é o método mais complicado. Você precisará de uma placa-mãe idêntica à sua (e funcionando, claro) e de algum acessório para arrancar (sim, arrancar) o chip do BIOS da placa-mãe.

Faça assim:

a) Inicie o micro que possui a placa-mãe boa (a que está com o BIOS funcionando)

B) Com o micro ligado, tire o chip do BIOS da placa-mãe e coloque no lugar, o chip da placa-mãe com o BIOS perdido

c) Flasheie o BIOS.

d) Desligue o micro e coloque os dois chips BIOS de volta em suas respectivas placas-mãe.

Note que esse é o método mais complicado de todos. Ah, não me responsabilizo por eventuais danos ao seu micro que podem acontecer através desse método.

3) Método 3: gravador "de BIOS"

Esse é um método usado por técnicos, que possuem um aparelho capaz de gravar em chips EPROM (BIOS). Você leva o chip do BIOS danificado pra ele, e em um disquete, o arquivo .ROM ou .BIN que deseja que ele grave. Claro, vai lhe custa algo. Costumam cobrar cerca de R$ 30,00 ou R$ 35,00 para fazer isso.

4) Método 4: disco de boot automático

Ok, você não tem placa de vídeo ISA, não conhece ninguém que tenha uma placa-mãe igual à sua (ou não quer arriscar) e também não quer gastar R$ 30,00 pagando alguém pra gravar o BIOS pra você. E agora, o que fazer?

Bem, a placa de vídeo ISA serve apenas para VER o que está acontecendo. Um micro pode funcionar sem placa de vídeo, mas, claro, você não vê o que acontece.

Faça o seguinte:

a) Crie um disco de boot

B) Copie para esse disco o Awdflash.exe juntamente com o arquivo .BIN ou .ROM do seu BIOS

c) Edite o arquivo config.sys do disco de boot apagando TODAS as linhas dele. Salve-o (ficará com 0 bytes)

d) Edite o arquivo autoexec.bat apagando todas as linhas. Depois, coloque a seguinte linha dentro dele:

awdflash nome_do_arquivo.xxx /py/cp/cd/sn/R

(onde "nome_do_arquivo.xxx é o nome do arquivo que contém o seu BIOS. Por exemplo, 5eh1da1.bin, ds122d3.rom, etc....)

e) Coloque o drive no micro onde tem a placa-mãe com o BIOS que deseja recuperar, ligue-o e aguarde o show.

O BIOS será automaticamente atualizado e o micro será reiniciado assim que o processo for concluído, já com o BIOS novinho e funcionando beleza. )

OBS.: O exemplo usado acima foi com um micro usando BIOS Award. Caso você possua BIOS AMI ou outro fabricante, será necessário usar o programa correspondente (ao invés do Awdflash). Observe também que os parâmetros poderão ser diferentes de um programa pra outro.

Não me responsabilizo por qualquer eventual erro que possa ocorrer, e caso dê algum erro em qualquer um dos métodos, certifique-se de que o arquivo .BIN ou .ROM não está corrompido, é o correto para sua placa-mãe e você está usando o programa certo para o BIOS dela.

5) Método 5: disco com o arquivo do BIOS (p/ BIOS AMI) - Contribuição de Wagner Diniz

Para BIOS AMI é mais simples ainda recuperar sua BIOS danificada.

a) Formate um disquete e coloque APENAS o arquivo rom de sua BIOS renomeado para amiboot.rom

B) Insira o disco no drive e ligue o computador

c) Depois de alguns "bips", o micro reinicia sozinho e volta funcionando.

=> Para obter um BIOS atualizado para seu micro, visite o site do seu fabricante. Para descobrir o fabricante, use o Ctbios. Siga sempre à risca as instruções do fabricante da sua placa-mãe, para evitar atualizações mal sucedidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ahgmoreno, eu só tive uma vez problema com BIOS corrompida (tem problemas que a máquina não inicia, mas não é bios corrompida).

Foi em uma K7VTA PRO (antiga como você pode ver). Essa coisa que precisa ser uma placa de video ISA não é tão verdadeira. você conhece alguma placa que tenha slots ISA ainda? Já faz tempo que elas foram abandonada, então essa exigência não é verdadeira.

Comigo o boot block fez com que mesmo com uma GF3, AGP portanto, eu pudesse ler tudo o que era pedido. A máquina diz te pede um disco de boot do Windows e te dá uma funcionalidade mínima para você conseguir fazer o flash na BIOS corretamente (foi o que eu fiz).

Em alguns casos não aparece nada na tela (foi o que aconteceu com um cara aqui no fórum, com uma Soyo Dragon).

Eu apenas passei as recomendações para ele preparar um disco de boot, com o autoexec.bat para fazer tudo sem ele precisar mexer em nada. Funcionou.

você pode tentar isso, mas quando isso é possível, ao ligar a máquina com problemas ela fica acendendo o led do disquete, procurando o disco de boot. A sua acontece isso?

você já tentou ligar a máquina apertando a tecla insert do teclado (fique apertando e ligue a máquina). As vezes não funciona direito, ai tento ficar clicando e soltando muitas vezes (as vezes ele não percebe a tecla pressionada o tempo todo, é meio doido).

Tente isso primeiro, antes do disquete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por RC777+02 Nov. 2003,20:02-->
pedraozao@02 Nov. 2003,13:09

Que tecla insert é essa?  Na K7N2 L Delta existe isso? :ui:

!!!!!!!! Insert do teclado !!!!!!!!!!!!!

OK.  Desculpe a ignorância. É que estava tão absorvido nos problemas das placas que nem pensei nessa posibilidade. :estupido:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A K7N2 Delta ILSR possui dois jumpers para "ressetar" o FSB para 100 MHz.

A placa possui um desempenho muito bom e, como já foi reportado, algumas limitações também.

Existe uma RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE que deve ser bem esclarecida.

1 - Caso algum usuário esteja tentando um OC alterando FSB e outros parâmetros podem ocorrer três situações:

A - A MAQUINA FUNCIONA COM ESTABILIDADE. ÓTIMO E BOA SORTE NAS PRÓXIMAS TENTATIVAS!!

B - A MAQUINA NÃO REINICIALIZA E NEM DÁ SINAL DE VIDA (dá um gelo legal!!).

1 - Neste caso é preciso desligar e fazer o reset pelos tais jumpers (10 e 11) entrar no Setup e passar para 133 ou 100 MHz o FSB e reinicializar.

2 - Existe a alternativa do CLEAR CMOS, mas neste caso não é necessário, só altere os jumpers 10 e 11.

3 - Se tudo voltar a funcionar sem instabilidade, desligue e volte os jumpers 10 e 11 para o default.

4 - Pode-se voltar aos testes e tentativas de OC.

C - A MAQUINA REINICIALIZA MAS APRESENTA SINAIS DE INSTABILIDADE. ATENÇÃO!!!!

1 - CASO A MAQUINA REINICILIZE APÓS A TENTATIVA DE OC E APARENTAR SINAIS DE INSTABILIDADE, TIPO MENSAGENS DE ERRO, TRAVAMENTO OU IMAGENS ESTRANHAS DE VÍDEO, NÃO TENTE ENTRAR NO SETUP DE JEITO NENHUM!!!!!

2 - DESLIGUE PELO BOTÃO ON/OFF OU PUXE O CABO DE FORÇA.

3 - COLOQUE OS JUMPERS 10 E 11 PARA FSB 100 E SIGA OS MESMOS PASSOS, NO CASO ACIMA MENCIONADO, QUANDO NÃO REINICIALIZA.

4 - A TENTATIVA DE VOLTAR O FSB PARA 100 MHz PELO SETUP COM A MAQUINA INSTÁVEL PODE DAR CERTO, MAS O MAIS PROVÁVEL É CORROMPER A BIOS.

5 - NESTE CASO A MAQUINA NÃO REINICILIZA MAIS, NÃO DÁ SINAL DE VIDA E SÓ REGRAVANDO A BIOS (NÃO PRECISA TROCAR O CHIP DA BIOS).

6 - É BOM TER UM DISQUETE COM A ULTIMA VERSÃO DA BIOS. QUEM FOR GRAVAR TALVEZ NÃO TENHA E PRECISE DESTES ARQUIVOS.

Os métodos relatados pelo Moreno são válidos também e podem ser tentados se a BIOS já foi para o espaço.

A gravação simples não deve ultrapassar 20 reais e depois disso tudo continua normal, sem qualquer problema.

K7N2 Delta ILSR

XP 2600

2x 256 DDR 400 em dual

GF TI 4200 128 MB

Maxtor 40 GB ata 133

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Caráiooooo!!!! nem sabia disso tudo... fui pegando a minha Deluxe de descendo a lenha. :o

Teve umas vezes que não reiniciou mais, ficou lá adormecida, aí resetei a bios como o manual dela indica!

1º tira a cabo de força

2º retire a bateria

3º mude o jumper p/ a posição de clear cmos

4º aguarde uns segundos

5º volte o jumper p/ a posição normal

6º recoloque a bateria

liguei a placa normal, num aconteceu nada disso que vocês tão falando de corromper bios a tal... acho que foi pura sorte, e olha que teve umas vezes que subi a tensão do processador pra 1.7V e deu umas travadas na hora que estava mechedo nas configurações da bios, (depois de salvar e sair é claro) mas creio que isso foi devido ao aumento de temperatura né...

obs.: a minha A7N8X-Deluxe tem um jumper pra mudar o fsb 200 ou 266/333/400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom um tempo desse atras eu estava mexendo com over na minha e coloquei 215 de uma vez....(meu processador e minhas memos são podres pra over) bom quando salvei a bios a placa ficou bipando e não dava vídeo. Ela chegou ate a pedir o disquete de boot (apareceu la Award boot block). Ainda bem que o jumper do safe mode funcionou...mas to mais precavido agora....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ah... então era isso q estava acontecendo com a minha... como a minha é nforce2 ultra deve dar a mesmoa coisa... quando meu amigo alterava o fsb pra 200 a ficava tudo preto e não ligava kkkkkkkk tipo... quero fazer a miseria do oc pra o meu virar um xp 3200 mas não consigo... alguem pode me arrumar um tutorial do 2500+ pra 3200+ e onde devo prestar atençao pra não fuckar a minha MB o q é rmc?

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Nossa esse N-force2 é uma frecura com bios

já perdi duas placas e estou na terceira, da ate receio de tentar overclock

A primeira não foi bios, foi a ps2 que bichou, a segunda eu fui almentando aos poucos o fsb com a memoria em modo assincrono, quando cheguei a 230 Mhz a placa não deu mais boot e não tece Clear Cmos nem Insert que fizesse ela ligar, a bios bichou e foi pro rma... por enquanto to tendo sorte com essa 3° placa, so um clear Cmos bem sucedido em 2 meses e uns insert de vez em quando

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Zangrela@01 abr 2004, 21:55

Afffffffffffffffffffffff

Troquei a minha placa A7v8x-x por uma a7n8x-x e depois do que li vou deixa a bichinha quetinha aqui. Sem over , sem nada.

Deixa queto que tá funfando r0x

Falou ....

Eu.. pelo contrário.. eu quero é ver até onde a bixinha vai.. já pus meu xp600 a 2305Mhz.. mas tô achando pouco.. porém ele é travado né.. tem que ver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo eu fiz uns testes aqui, pra ver se vale a pena comprar uma ddr 333, e tipo meu atlhon é o 2400+ da assinatura, 15x 133.33, eu fiz ele rodar na boa a 12x e 166, só não deu certo no modo sincrono com as memórias genéricas 266... elas mal guentam 276mhz... E tipo tentei fazer ele rodar como o 2600 em 166 12.5x mas nunca fica.. sempre é ou 12x ou 13x... q estranho ele não aceitar, mas toda vez q eu boto 13x166.67, o bicho entra e depois congela... nem com insert funciona (insert provou ser útil quando eu colocava um valor alto pras memórias) somente o clear cmos deu resultado, tentei aumentar a tensão e enada, to com uma fonte de 230W (comprei o gabinete achando q era 400w, q roubada) mas já to providenciando uma 400w doctor hank, mais uma coisa, esse processador aguenta 13x166.67 (nem dá 200mhz de acréscimo) e meu cooler é super bom... ele sempre tá na casa dos 40-45ºC e com o aida32 acha isso também... mas em 12x166.67 eu usei ele por dias e não senti nada, só perda de desempenho (como as memórias são 133 e mantive elas a 133, os 3x 133 fizeram falta, já q os +33 não serviram pra NADA!!!!) to esperando chegar a fonte e a memória nova (ainda estou em dúvida de pegar uma 333 ou uma 400 e baixar ela pra 333, e depois baixar as latências) e testar essa config!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal este problema ocorre somente no NForce2 ou também ocorre no NForce 2 Ultra 400 ??

É que eu estou pensando em comprar um barton 2500+ para overclockar para 3200+(200X11) será que isso seria arriscado ?? Minha placa é a Asus A7N8X-E DELUXE Bios 1008.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal esse problema ocorre somente com o NForce2 ou ocorre também com o NForce2 Ultra 400 ?

É que eu estava pensando em comprar um Barton 2500+ para overclockar para 3200+(200X11) sera que isso seria arriscado ?? Minha placa é a ASUS A7N8X-E DELUXE Bios 1008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Pessoal,

Nesse fim de semana aconteceu esse bug na minha placa-mãe. Sem saber dessa questão eu troquei o FSB direto de 166 para 218 ... a placa informou sobre o perigo do overclock e restaurou as configurações originais, aconteceu isso por mais duas vezes quando baixei para 214 e depois para 211. Quando mudei pela última vez para 207 a placa não iniciou mais.

Então comecei a fazer todos testes possíveis, zerei a bios ... liguei com o insert pressionado, coloquei um duron 1.1 e passei o jumper do fsb para 100mhz, testei o módulo de memória na máquina de um amigo, etc.

Agora estou arranjando alguém em Porto Alegre para fazer a regravação do chip da BIOS, a chance da placa voltar a funcionar com esse procedimento é boa?

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...