Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter filme de 25fps para 29.97 ...


Posts recomendados

Olha só ... eu to com um tópico criado aqui sobre GOPs, mas isso eu já resolvi ... no meio do tópico surgiu esse problema que ta difícil de resolver ... To com um avi em PAL (25fps)... quero passar pra NTSC (29.97fps). Usei o CCE da seguinte maneira ... abri o avi, e selecionei lá, 29.97 e mandei encodar ... acontece que quando vou no DVDlab, o tamanho do vídeo que antes era de 1 hora e 28 minutos, agora ta 1 hora e 13 minutos!!! Poxa, será q tem q fazer alguma coisa diferente disso ???Lembrando que o vídeo converteu legal pra NTSC porque aparece lá no DVDlab ... mas quando vou anexar o som, que também tem duração de 1 hora e 28 minutos, não vai casar é claro ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, quando eu faço esse script que você ta falando e abro ele no CCE, a duração fica a mesma de quando mando o CCE fazer direto ... se eu coloco o fps 23.976 aumenta um pouquinho a duração ... ta certo isso ????? e outra ... tem que fazer a mesma coisa pro audio ... tenho o Belight aqui ... ele teoricamente faz ... mas muda a duração do audio também ?? porque aqui já tentei e n mudou nada ... pra mim, n faz sentido mudar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por maorefice@05 de setembro de 2005, 20:10

Se um filme tem, digamos, 100.000 frames e roda a 25 frames por segundo, sua duração será 4000 segundos, certo? Se rodar a 23.976 fps, será 4170,83. Aumentou quase três minutos. Com o áudio vai ser a mesma coisa. Eu acabei de testar com o BeSweet e mudou sim.

Eu acho o GUI do Besweet muito confuso ... o Belight é bem mais simples ... de qualquer maneira, o Belight usa o BeSweet ... o q você mudou ai ?? apenas em present colocou PAL->NTSC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

People,

Não entendo quase nada do assunto que os mestres estão tratando... não fiz qualquer experiência no tema e então meus palpites devem ser vistos com reservas...

Mas quando se converte de um padrão para outro, ou são removidos frames ou são acrescentados frames, interlaçados, para compensar a diferença de tempo e NÃO alterar esse quesito... não tem sentido alterar o tempo de exibição... people, tem algo errado, e pode ser minha conclusão ou não !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amirati, também não sou mestre no assunto, apenas dei informações de como fazer a alteração via software. Mas acredito que não são inseridos nem cortados frames e o arquivo final realmente tem seu tempo de duração alterado (tanto áudio quanto vídeo). No caso do Rwebber, alterando de 25 para 29.97 fps, são apenas 5 frames por segundo, acredito que imperceptível para o olho humano. Agora em termos de tempo final... Um filme, por exemplo, "O Dia em que a Terra Parou" que eu tenho aqui em xvid com 131.867 frames rodando a 25 fps tem duração de 5.274,68 segundos (1h 27min 54,68seg), se convertido pra 29.97 fps passa a ter 4.399,97 seg (1h 13min 20seg), uma assustadora diferença de 14 min !!! Parece realmente estranho. Se você puder dar mais alguma informação será bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que falei bobagem no post anterior. O mais correto seria converter de 25 pra 23.976 fps. O exemplo anterior ficaria então: 131.867 frames a 23.976 fps, 5.499,96 segundos (1h 31min 40seg), aumentando "apenas" 4 min e aí converter pra 29.97 usando o "Pulldown". Esse sim deve inserir frames pois com ele a conversão é feita sem alteração da duração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maorefice, eu passei o frame rate pra 23.976 (pelo CCE direto v2.7) ... eu sei você sugeriu usar um script pelo avisynth, mas funcionou ... dai, ao jogar o arquivo mpv no DVDlab, na barra assets, nas propriedades do vídeo aparece 29.97 no fps ... eu não precisei usar o pulldown não ... quando eu usei, como você tinha falado, a duração continuou a mesma ... mas não fez diferença ao compilar no DVDlab. Eu apenas tive q passer o audio e legenda pra 23.976 ... Daí é q eu não entendi mais nada ... porque teoricamente tá em 23.976 o FPS ... Na realidade o tópico tinha como objetivo passar o vídeo de 25 para 29.97 ... mas eu queria no fundo era passar pra NTSC por causa dos menus q ficam todos errados em pal ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, NENHUM programa de autoração aceita 23.976 fps. O que talvez tenha acontecido é que no próprio CCE tem uma opção que diz "3:2 pulldown detection". Eu nunca usei mas provavelmente ele mesmo fez a transformação. Por isso que no lab aparece 29.97 fps. O áudio e a legenda sim, ficam em 23.976 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

maorefice,

Acho que falei bobagem no post anterior.

O Amigo nunca fala bobagem... mas eu não entendo muito do tema... já lí que é acrescentado frames entrelaçados entre os demais, para compensar a diferença de 5 frames entre os padrões citados... ou retirado, se o processo for inverso... mas como é feito e se de fato é feito, I don´t know...

Será que com algum pograma que se possa abrir uma sequência de 2 segundos de filme, pegando os dois trechos iguais e comparando visualmente frame a frame não dá para descobrir ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Só para curiosidade, tô usando o QuEnc e tive o mesmo problema, e posso garantir que o TMPEGEnc transforma de 25 fps pra 29,97 fps sem alterar nenhum segundo sequer na duração do vídeo e do áudio. Acredito que é só escolher Interlaced. Vou fazer um teste e mais tarde posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...